Podia ter corrido bem melhor
Era importante garantir os 3 pontos e esse objectivo foi conseguido com relativa facilidade. Já vimos muito melhor no Dragão esta época. No entanto, não foi um jogo mau. Houve várias oportunidades que não foram concretizadas por erros de finalização e por causa da boa exibição do guarda-redes do Nacional. Deu sempre a ideia que as coisas estavam controladas e a única preocupação que ia surgindo na cabeça dos portistas eram as lesões. O relvado é novo mas cedo se percebeu que estava a causar problemas de tracção. Daí às lesões vai pouco. Primeiro foi Danilo a cair redondo no chão. «Não me digam que este gajo vai estragar o negócio Izmailov!». Mas o homem lá se levantou. Depois caiu Jackson. «Mau! Como vamos marcar na Luz?» É que Jackson é um máquina. Uma regularidade de facturação impressionante. Felizmente era outro falso alarme. Mas à terceira foi de vez. E logo o James, cuja entrada em jogo, decidiu o jogo do ano passado. As recentes exibições fracas de Varela e de Kelvin e a ausência de Atsu ajudam a tornar esta ausência numa semi-calamidade. Ainda por cima, qualquer necessidade que surja no jogo parece ser resolvida com o mesmo jogador: Defour. Ele até está a jogar bem, mas o esquema fica muito menos ofensivo e, consequentemente, temos menos oportunidades de golo. Esperemos que James seja recuperável. Neste aspecto as coisas podiam ter corrido bem melhor.
Quanto ao jogo em si, tudo dito. O adversário causou poucos problemas e apenas houve alguma incerteza no resultado por causa do nosso desacerto na finalização e por causa das estúpidas e desnecessárias faltas que fomos cometendo nas imediações da nossa área. Neste lances, podem acontecer dissabores...
Individualmente, gostei dos laterais e dos centrais. Temos uma defesa que tem dado garantias e Danilo deu muito andamento ao seu flanco, o que foi importante depois da saída de James. No entanto, o MVP é Jackson. Conseguiu meter lá a bolinha que valeu os 3 pontos e isso chegou. Pela negativa, Kelvin e sobretudo Varela. Não fizeram nada pelo segundo jogo consecutivo. Preocupante porque um deles será titular na Luz.
Na quarta-feira não haverá crónica. Eu, tal como grande parte dos portistas que trabalham, não vou ver o jogo. Sendo a competição que é, confesso que não tenho muita pena, mas convém ganhar visto que poderemos ter acesso facilitado à final.
Comentários
Prata, a exibição do Danilo fica manchada com dois ou três domínios de bola muito comprometedores...
O facto de não termos soluções no banco, de facto, preocupa... que James recupera... o que eu espero que aconteça...
Mas antes, quarta, é para ganhar... é uma taça que está em jogo... e temos que limpar tudo que houver para limpar...