Somos enormes mas ainda podemos ser maiores



Eu sei que já sabíamos isto. Cá neste país de medíocres e invejosos, conseguimos ser uma potência que seca tudo à sua volta. Recuperamos em 30 anos um score de títulos que muitos imaginavam irrecuperável em 50 ou 60. Temos o maior orçamento, os melhores jogadores, melhor estrutura directiva, etc. Mas lá fora somos aquela equipa do meio da tabela que luta e incomoda, mas que acaba sempre vencida perante os tubarões. É até simpático tanto empenho. Mas não nos aproximamos dos Srs. do futebol, o grande Barcelona. Essa equipa que troca a bola até à exaustão ou até chegar ao golo. Essa equipa que há de originar os livros que irão orientar o futebol do século XXI.


Foi isso que vimos ontem? Estamos a falar de posse de bola que acabou maioritariamente em alívios e em bolas para o pinhal. Sejamos claros: aquela assistência do numero 6 tirou o Barcelona de um buraco onde eles nunca pensariam alguma vez estar enterrados. Nem Real Madrid! O problema é que o numero 6 não era o Xavi. Era o nosso Guarín... E há os penaltis! O último é das coisas mais evidentes que vi em futebol até hoje! Não digo que não são melhores que nós. Não ando a dormir e adoro futebol. Sei que estamos bem longe. Mas se fosse marciano e aterrasse agora vendo apenas este jogo, ia precisar de mais provas! Afinal quem é melhor?

Comentários

Dragus Invictus disse…
Olá bom dia,

Ontem tivemos pela frente uma grande equipa, que com o seu futebol do tal "tiki e taka", segura muito bem a bola em zonas avançadas do terreno e torna difícil a tarefa das equipas adversárias.

Para anular este futebol, Vítor Pereira estudou uma das formas de puder travar esse futebol, colocando os nossos médios interiores, Moutinho e Guarin, nas zonas de acção onde o Barça constrói o seu jogo por vezes irritante.

Mas entrar preocupado em anular este jogo catalão, retirou nos o atrevimento ofensivo, de que eu estava à espera, aproveitando o facto do Barcelona ter indisponíveis os seus centrais.

Souza poderia ter tido ontem um papel mais preponderante, se tivesse a capacidade de saber lançar longo os seus colegas das alas, pois Moutinho e Guarin estavam "ocupados" nas tarefas defensivas. Muitas vezes a bola surgiu redondinha para Souza sair, mas ele era incapaz de o fazer.

Kléber eclipsou-se pois andou sempre também envolvido em tarefas que impedissem Marcherano ou Xavi de sair com bola. Havia um fosso enorme entre o nosso meio campo e o tridente ofensivo, e assim só em fugazes contra ataques, e nas investidas de Hulk, conseguímos criar algum perigo.

Na primeira parte, criamos duas boas oportunidades de golo, uma no remate de Moutinho e outra no remate cruzado de Hulk, depois de passar por Adriano de forma brilhante.

Depois surge o momento do jogo. Fruto da pressão alta do Barcelona, Guarin efectua um passe errado e isola Messi, que não perdoa.

Saímos para o intervalo com o sabor injusto do resultado.

Na segunda parte pensei que se iriam operar substituições, nomeadamente para ter alguém que levasse o jogo para a frente, refiro-me a Belluschi.
Jogar talvez em losango, deixando na frente dois homens (Hulk e Kleber)apoiados pelo Belluschi e com Hulk a deambular entre linhas.

Era notório que quando partíamos para cima da defesa catalã eles se borravam todos, e faziam atrasos para Valdés mandar para a bancada.

Não fizemos essa mudança táctica, no entanto criamos duas boas oportunidades na segunda parte, mais uma vez num remate de Moutinho desviado por Marcherano e depois num remate rasante de Guarin.

Depois de um jogo tão desgastante, a que os nossos jogadores foram sujeitos, surgiram as expulsões. Embora a de Rolando pudesse ter sido perdoada pelo árbitro, uma vez que é um lance normal.

Otamendi foi um senhor na nossa defesa e a par de Helton e Sapunaru, os três rubricaram uma excelente exibição. Sapunaru aniquilou Villa que acabou por ser substituído.

Fucile teve mais dificuldade pois o Barcelona estudou o FC Porto e explorou esse flanco, abrindo Dani Alves bem na linha. Aqui Cebola podia ter tido um papel mais pro activo impedindo as investidas do lateral, que muitas vezes fez o dois para um com Pedro diante de Fucile.

A derrota não nos envergonha. Fomos dignos e batalhadores. Travar o Barcelona, é tipo um gajo tentar tapar-se com um cobertor de metro. Tapa em cima, destapa em baixo e vice versa.

Lamento que o árbitro não tivesse assinalado o penalti claro sobre Guarin, que daria o empate. O outro penalti reclamado, não há uma imagem nítida, embora se veja o movimento do braço, não vê onde bate a bola claramente.

Lamento também ainda não termos ainda contratado um ponta de lança de nível mundial, e que as indefinições do mercado afectem o rendimento de alguns atletas.

Para consumo interno o que temos basta, mas temos de reforçar o eixo ofensivo para atacar a champions.

Enquanto treinador de sofá não percebi a não inclusão de James na convocatória. Mas também sei que o mister disse que só foram os que estavam em condições.

Jogamos com as armas que tínhamos, e foi pena não termos sido mais atrevidos no ataque, aproveitando a falta dos centrais titulares do Barça, para vencer.

E vamos ter paciência, esperar que o plantel seja fechado, ter tranquilidade e confiar na SAD e equipa técnica.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com
Pispis disse…
Q maneira horrível de perder uma final europeia...

Qt ao jogo, excelente a forma cm o Porto encarou a partida. Mérito ao Vítor Pereira. Defesa bem subida cm eu tinha pedido :-) e uma pressão tão alta q até a mim me surpreendeu, a forma cm o Kleber e um dos alas pressionavam o Valdes de forma a não poder passar aos laterais resultou em inúmeros passes errados logo à 'nascença'...

A posse de bola do Barcelona foi feita bem longe da área do Porto, gostei. Defensivamente n consigo apontar um defeito.

Ofensivamente faltou-nos um CR10 q conseguisse segurar a bola em vez de mandar bilhetes para a bancada, um Kleber q tb segurasse a bola e mais decidido a passá-la em condições e um Moutinho e Guarín a acompanhar mais o tridente ofensivo mas qd os nossos ataques são consequência de passes longos torna-se mais difícil este 'acompanhamento'...

Perante tanta disciplina táctica q o Porto apresentou custa-me q o Barcelona só tenha ganho esta competição europeia por um erro estúpido...
prata disse…
É isso. Faltou-nos poder de fogo na área.
Ficaremos para sempre a pensar se, não fosse aquela asneira do Guarin, não teriamos agora nas nossas vitrines a Supertaça. Secamos o jogo do Barça, não dominamos a posse de bola, mas dominavamos o jogo até sofrermos o golo.
miguel87 disse…
Perdemos da segunda pior maneira (a pior seria entrarmos em campo de maneira diferente da habitual e sairmos goleados - como já aconteceu num passado recente). Assim, foi com uma grande exibição mas com muito azar nas poucas falhas que cometemos - e isso é que custa - a primeira do Guarin (dejavu do passe de B.Alves para Rooney em Old Trafford) a segunda falha, também com Guarin, mas cometida pelo arbitro ao não assinalar o penalty que existiu e por fim o Fernando que parecia estar exausto 10 minutos depois de ter entrado em campo e não foi capaz de segurar uma bola que estava ao alcance e a deixou escapar para o Messi que acabou com a expulsão do Rolando e matou o jogo de vez.

De resto a equipa esteve excelente, começando pelo Vitor Pereira a mostrar que o Porto não se submete a ninguém e procura sempre impor o seu jogo, mesmo contra a melhor equipa da história do futebol - tiro-lhe o chapéu (ao VP isto é). Lances de azar aparte o Porto esteve brilhante, principalmente a defender - pressão muito alta, linhas juntas e subidas e, não é um pormenor: tirou 8 foras de jogo ao Barça - vejam as estatísticas e comprovem que não é um numero normal nos jogos deles!

Dos jogadores achei Souza um gigante, Kleber fez um grande jogo e Otamendi impecável e sem falhas (contra as minhas expectativas).

Agora só é pena que o jogo com o Leiria não seja já na 2ª feira para passarmos depressa por cima desta derrota.
miguel87 disse…
Estou agora a ver o Ch€£$ea a ganhar 2-1 em casa a um Norwich recem-promovido duma maneira incrível...depois de um golo saído do nada - remate de longe do Bosingwa - passaram o resto do jogo a ver jogar o adversário até ao empate destes e eis que de um momento para o outro a defender mais um canto, surje um contra-ataque (muito consentido - o gajo do Norwich parecia o Fernadno ontem a olhar para a bola) com Ramires isolado a sofrer penalty com expulsão do redes (injusta pois Ramires afastou demais a bola antes de ser derrubado e já havia um defesa a tapar a baliza) 2-1 feito e ultimos 15 minutos a jogar contra 10.

Isto para dizer o quê? Que um determinado sujeito que trocou recentemente o bairro mais caro do Porto pelo bairro mais caro de £ondre$ tem uma estrelinha incrivelmente gigante!
Eu tinha dito ainda na pré-epoca, a seguir ao jogo com o Lyon, que uma das diferenças para este ano era o pé frio do novo treinador... Depois do que vi ontem e o que tenho visto na liga inglesa estou cada vez mais certo disso!

PS. entretanto a jogar contra 10, lançados Mata, Anelka e Lukaku do banco, acabam por fazer o 3-1 final...resultado mais que enganador e injusto.
Lamas disse…
Pressão alta, defesa subida, táctica de coragem... embora tivesse resultado, bastava um erro na linha de fora de jogo para ser fatal... aí não houve erros, surgiu de Guarin e depois do Barça se meter à frente, as coisas seriam praticamente impossíveis...

Gostava de ter visto o FCP com posse nas situações possíveis, o que não aconteceu...

O penalty é escandaloso... é daqueles lances tipo do guarda-redes sair da baliza... o abidal perde o controlo da bola e vai com tudo para a recuperar, mas quando lá chega na bola ele não toca... em frente ao árbitro, ao fiscal de linho e ao outro meco que estava atrás da baliza... incrível...

MVP, para mim, Souza...

Outra nota... Vítor Pereira devia ter mexido na equipa mais cedo... principalmente ter refrescado o meio campo...