Uma segunda mão chega


Com certeza que não estávamos à espera disto, mas isto resolve-se a duas mãos. Talvez seja de mais pedir um 0-5 na Luz, mas não é que já não tenha acontecido...

Depois deste momento de optimismo, vamos ao jogo. Correu mal. Sob todos os aspectos. Jogámos pior que o adversário, sobretudo até ao momento que os vimos à distância de dois golos. Depois lá fomos fazendo qualquer coisa, sobretudo através de arrancadas de Varela e até podíamos ter marcado. Mas isso não mudaria muito a minha opinião sobre o que jogámos. Foi fraco. O meio-campo mal tocou na bola e o que mais vimos foram passes entre os centrais e Helton e passes dos laterais para os extremos. Assim é difícil... Dirão que foi uma vitória táctica de Jesus. Está bem. Até aceito. Descobriu que para ter um bom resultado no Dragão teria de jogar como jogava quando treinava o Belenenses ou o Amadora. E funcionou. E desta vez não irão dizer que inventou, mas eu nunca tinha visto o Peixoto jogar ali. O que me preocupa é que nós não consigamos dar a volta a esquemas destes. Pior. Preocupa-me que não tenhamos conseguido uma oportunidade de golo depois de ver o adversário reduzido a 10 elementos.  Villas-Boas diz que jogamos um futebol de toque. Depois de um jogo deste até cheira um pouco a sobranceria mas até percebo a opção e gosto do estilo em questão. Mas não podemos tocar para o lado até não termos outra alternativa senão pôr a bola para a frente ou para a bancada.  Não podemos sair tentar sair a jogar em lances onde se aconselha a 'bola pró mato' como o lance que origina o segundo golo. Tem de haver capacidade da equipa de reagir quando está a ser limitada na sua forma de jogar. É o chamado improviso. E isso não se viu ontem. Nem do banco. Um jogo para estudar muito bem, visto que vem aí uma eliminatória dificílima com o Sevilha

Individualmente o destaque tem de ser para um jogador que tem feito tanta asneira, que vai ser preciso um camião de disparates de Otamendi para que volte a ser titular. Chega de Maiconices! Depois, de positivo só Varela a espaços e Helton que fez uma defesa monumental que nos livrou de males maiores. Sereno assustou muita gente mas acabou por se sair razoavelmente. Mas também foi, junto com Fernando, um dos que não aliviou no segundo golo. James foi tenrinho e Rodriguez não trouxe muito mais. Falcao, volta que estás perdoado! Quanto mais não seja para ter Hulk de volta a terrenos onde possa render mais e onde não seja constantemente castigado com faltas (grande parte delas não marcadas). Hulk perante jogos destes tem tendência a tentar fazer tudo e às vezes dá em nada. Em suma, foi fraquinho para todos...

No Domingo voltamos à competição onde temos 11 pontos de vantagem sobre os visitantes. Bem mais confortável...

PS:  Crónica à sportinguista. Título: roubo de igreja! Há muito tempo que não me lembrava de um árbitro nos apitar duas vezes numa semana. Percebi a insistência. Boa Paulo Baptista! Vi uma agressão de Saviola, vi outra de Cardozo, vi um penalti de Coentrão que daria expulsão ainda na primeira parte, vi outro penalti sobre James, vi um fora-de-jogo vergonhoso a Belluschi e vi uma complacência constante com o anti-jogo, nomeadamente do Júlio César. E depois vi que deu de tempo de compensação o número de minutos que demorou a convencer o Coentrão a sair do campo. Enfim, uma vergonha que já nem é tão fora do vulgar como isso. 

PS2: Guardei a arbitragem para o post scriptum porque acho que é o resto que deve merecer reflexão. Arbitragens destas acontecem neste país. Importa neste momento focarmo-nos no que podemos mudar com o nosso trabalho e dedicação. Mas será também importante que estes erros sejam denunciados.

PS3: Mais um recorde em termos de segurança. Pela primeira vez vi 4 polícias a guardar o banco de suplentes de um equipa visitante. Cheira a mais um despacho de Ministro...

Comentários

Daniel disse…
Jogo péssimo do Porto!

Prefiro perder 1000 vezes em casa com o Nacional do que com estes cabeçudos!

Erros atrás de erros levaram a uma atitude vergonhosa e à consequente perda do jogo.

Começando por quem lidera a equipa, Vilas Boas esteve mal, a montar a equipa, a escolher os jogadores e não estou a falar do Sereno que até esteve razoável, para além das más substituições e desorganizção táctica perante 10 jogadores. Se Otamendi está bom para estar no banco tem de ser titular, Maicon à semelhança do que fez em Alvalade e noutros jogos, enterra até dizer chega, pensa que está a jogar futebol de praia, ele mais Rolando são manteiga, não atacam a bola, são passivos demais e não impõem respeito aos adversários.

Começo a questionar-me o porquê da saída da equipa de Guarin para a entrada de Fernando. James acusou a pressão e falhou um golo incrível, não entendi para onde foi jogar o Rodriguez, Falcao faz imensa falta.

Para o árbitro só posso dizer vai roubar o caralho, 2 pénaltis, cardoso na rua, queimar tempo de forma vergonhosa, são factores muito positivos para a sua ficha encarnada.
A.S. disse…
Qual segunda mão ? não conseguimos ter uma oportunidade de golo contra 10 e falamos em segunda mão ?
ainda vamos é levar 2 humilhações em Lisboa.
A Taça da Liga não era para ganhar pois não ? é preferivel deixar os outros vencer...agora vai esta...parece que também vi aqui escrito que a Liga Europa não era algo com muito valor...é também para os outros ganharem

nós...temos a equipa maravilha..os titulos são para os outros

vamos a ver o Campeonato..vamos a ver

achamo-nos superiores...ficamos a viver de coisas passadas enquanto outros vencem, o FC Porto que eu admiro arregaçava mangas num jogo destes

vamos continuar assim ...vamos por um belo caminho, de uma época que podiamos limpar tudo...vamos ver se ganhamos algo.

Não me convence uma equipa que vai ao topo da montanha e depois desce desta maneira, coitados de nós na Liga Europa e o Campeonato se for ganho é pela vantagem acumulada.

Vi muito no FC Porto...cresci com o Gomes , o Madjer , o Futre e companhia a darem espectaculo mas lembro-me que mesmo nos anos em que eramos muito superiores por vezes lá vinham os bloqueios mentais...o medo...a tremideira.

Talvez o Campeonato fique...sendo optimista....há muita gente no FC Porto que tirou férias a meio da época e vocês deviam falar disso, o Bewnfica com aquela equipa vulgar pode ter assegurado duas competições..coisa que não é para nós..somos importantes demais para essas Taças.

Assim não vamos lá.
Pispis disse…
Antes da partida, a maior parte dos adeptos portistas já não ia confiante: benfica em crescendo, Porto desfalcado, enfim, acho que pelo menos ninguém pensava em goleada.

Quando se soube os 11 iniciais temos uma só boa notícia: César Peixoto vai jogar. No Porto só más notícias: Sereno vai jogar, Falcao não vai jogar e até dou de barato o Maicon apesar de eu achar q facilitou nos 2 golos em Barcelos (no 2º, tal cm o Daniel diz, por não ter atacado logo a bola mal o gajo passou pelo Rafa).

Começa a partida cm seria de esperar: Porto a tentar manter posse cm sp faz em todos os jogos desde os centrais e a recorrer mt vezes a Helton, só q desta vez apanhou uma equipa mt subida e pressionante. Por mim tranquilo, gosto de equipas subidas no Dragão e isso dava mt mais espaço a Varela, Hulk ou James. O problema é oferecer golos e logo aos 5m, e o Maicon estendeu a passadeira ao Rod Stewart, nem sequer foi capaz de fazer uma placagem e proteger a bola para esta chegar calmamente ao Helton.

Eu até acho q o Porto reagiu bem, sp por iniciativa do Varela, e até ao 2º golo tivemos o livre do Hulk e um falhanço imperdoável do James após magnífica jogada entre Varela e Sapunaru. Eram dos tais golos q levavam a equipa para outro nível. Em compensação, mais uma má saída e o Javi c a parte interior do pé, portanto, um passe para a baliza do meio do meio-campo faz o 2º golo. Helton mal batido.

Tornamos a reagir bem. Mais uma grande jogada do Varela q depois remata ao lado, grande remate do Hulk, os lances na área (o James perde por fazer demasiado teatro, não marcava penalty) e a acabar a primeira parte mais um cruzamento do Varela em que a bola fica morta na área e n há um falcão que esteja por perto para a mandar lá para dentro.

Segunda parte começamos pressionantes, ganhamos uma série de cantos q n deram em nada mas começaram a sobressair as limitações: Sereno subia bem mas decidia mal e o Rodríguez apesar de mt mais em jogo q o James foi completamente inconsequente. Com a expulsão e a saída do Belluschi o jogo acabou.
LC disse…
Pior que um mau jogador é um jogador teimoso, e o maicon, o rolando, o helton e o fernando são teimosos. Fartaram-se de fazer asneiras o jogo todo e continuaram a insistir com a mesma displicência. O mesmo se aplica ao treinador, o walter não é opção? então que não o convoque mais e que tivesse "pedido" um ou dois avançados. O guarin estava motivado com excelentes jogos e o que aconteceu? chegou o fernando e banco com o colombiano. o james nunca jogava, o empresario queixou-se e pimba, joga sempre. o rodriguez não joga puto mas sempre que recupera de lesões...joga. parece-me que esta teimosia é propria da juventude do andré, mas como o meu pai costumava dizer "está na fase da estupidez, é normal!". Abre esses olhos vilas boas e deixa-te de teimosias parvas, não podes entrar nos joguinhos da direcção do nosso clube.
Baresi disse…
Vamos ter calma, crl!! É uma merda perder contra estes panascas do sul, mas não é o fim do mundo!

De facto fizémos um mau jogo com lapsos inacreditáveis de alguns jogadores, quer a defender mas também a atacar, e com algumas opções do AVB que em meu entender pecaram por tardias.

No último jogo com o Nacional fizémos uma exclente 1ªparte pelo que numa semana não vamos passar de bestiais a bestas, calma, rapaziada!

Temos muito para ganhar este ano e estamos bem encaminhados.

Foi um mau jogo que acontece e como diz o CR7, "vamos levantar a cabeça e trabalhar"...

Apenas deixo um reparo de carácter urgente ao AVB, por favor mete o Maicon a descansar durante umas jornadas...

Vamos Porto, Sempre a Vencer desde 1893!!!
prata disse…
Não percebo como se põe tudo em causa depois de um jogo. Agora vamos apanhar duas sovas na Luz? Dos mesmos gajos que ontem remataram 3 vezes à baliza? Jogámos pior mas não alinho em histerismos...

Quem lê o blog regularmente tem visto muitas críticas à equipa desde Novembro. Tal não implica que este jogo seja completamente fora do contexto do que se tem feito.
Anónimo disse…
Eu odeio o benfica mas como é possível queixarem-se da arbitragem de ontem??? Aquilo são penaltys (James e Beluschi)?
Cardoso na rua pq?
O Coentrão foi bem expulso???
Pispis disse…
Sim, Maicon tem q encostar…

E não me choca o Walter não ser opção, nunca gostei de jogadores c mais de 100kg :-) o q choca é n se ter tratado de arranjar uma solução mas enfim, q o Falcao recupere rápido…

Prata, este histerismo é igual ao q se viu no estádio ontem, qq passe entre os centrais ou o Helton o estádio parecia q vinha abaixo… esqueceram-se q a primeira fase de construção do Porto sp começou ali…

Um anónimo a dizer “Eu odeio o benfica mas…”, vi logo que vinha merda :-)
prata disse…
É... Se calhar é sportinguista.

Estive mesmo para nem falar da arbitragem. Mas não consegui. Não é por jogarmos mal ou pior que o adversário que perdemos o direito de falar nos lances em que somos prejudicados.
Lamas disse…
Custou, mas tou com o Baresi... não é o fim do Mundo... Tudo correu mal, eles marcaram demasiado cedo e na nossa resposta (que foi boa) a bola não entrou... eles poucos depois voltam a marcar (e da forma como se viu) e voltamos a reagir (bem na minha opinião) e a bola não entrou... o futebol anda muito há base de factores psicológicos e a bola não ter entrado quando reagimos foi decisivo...

A segunda parte foi para esquecer e quebrou totalmente quando as rotinas do meio campo acabaram com a saída do Belluschi... o único lance de registo nosso na segunda parte foi o livre em que ele tentou surpreender o Julio Cesar...

Correu mal, bastante mal... Álvaro Pereira e Falcao não explicam tudo, mas também ajudam a explicar alguma coisa...

Ainda temos, pelo menos, mais dois jogos contra eles o que é uma excelente notícia...

Ontem perdemos, mas continuo a achar que somos mais fortes...
riskolas disse…
Meus amigos, o Baresi tem toda a razão!

Confesso que tinha dito ao Tuta que não tinha fé... A probabilidade de ganhar 3 clássicos consecutivos é quase nula... Ou seja, neste momento, acredito que vamos virar a eliminatória e quiçá ganhar lá para o campeonato.

Quanto ao jogo, o Pis já fez uma bela análise.
Mas concordo com o Prata no que toca a arbitragem. NÃO foi pelo árbitro que perdemos mas ajudou... e muito! A título de exemplo deixo o lance no primeiro minuto em que o Hulk é barrado pelo Luisão à entrada da área. Livre perigosissimo e quiçá vermelho... Adiante!

Só quero deixar mais um reparo ao André. Até pode jogar com o Kieszek a ponta de lança que eu não me importo mas dizer que tinhamos soluções atacantes no banco referindo-se ao CR10 e ao Mariano é atirar-nos poeira para os olhos!!!
O Hulk desvaloriza-se 80% a jogar no meio sozinho. Se fosse num sistema de 2 avançados já seria bom!

O Sereno não comprometeu.

Para terminar, SAPUNARU a capitão!!! A forma como ele encarou o coentros na expulsão é PORTO!!!!!
prata disse…
Também gostei da ombrada de Guarín que virou o Luisão quando a intenção dele era exactamente a de intimidar o nosso jogador.
miguel87 disse…
Caralho, ta tudo uma grande merda e é melhor despedir o Mestre André e ir buscar o Jesualdo!!!

Só falta vir com esta, não?

Ontem perdemos da mesma maneira que tinhamos perdido com o nacional - com 2 erros nossos que deram 2 golos - com a agravante de não termos conseguido a acutilância atacante qb para fazer golos, muito pela falta de Falcao e A.Pereira. Mesmo assim acho que tivemos mais oportunidades do que eles, a começar pelo falhanço do James á boca da baliza, remates a razar do Hulk e Varela e o estouro do Hulk que o meco só teve tempo de meter as mãos á frente.

De resto estou de acordo com o Mestre quando diz que não se deve exagerar nos elogios á tactica dos gajos porque na realidade, pouco mais fizeram do que aproveitar as nossas falhas e depois foi bater em tudo o que mexe - impressionante como o Javi chega ao fim sem 1 cartão amarelo, sem falar na agressão do Cardozo, que dá amarelo!! - e uma coisa é certa, eles até rebentar correm que se fartam!

Só é pena o próximo jogo ser só daqui a 70 e tal dias...Se ontem eles tavam num dia bom, então o Porto num dia bom espeta-lhes perfeitamente 3 golos. Vamos aguardar. Para já é ganhar ao Rio Ave no domingo, e aqueles que vão para lá assobiar a posse de bola dos nossos jogadores, peço-lhes: fiquem em casa e tentem apanhar na net os jogos do Panathinaikos para ver as transições rápidas e chutos para a frente!
prata disse…
O teu amigo Juju ainda te vai dar a alegria de ser despedido duas vezes numa só época... Ontem foi a Taça, no último minuto e com um frango. Ganhou 3-2 fora e não fosse esse golo e dava a volta a um resultado igual ao nosso de ontem que foi de 0-2 na primeira mão
miguel87 disse…
Perdeu com um frango??? Azar do caraças... logo na semana que dispensou o Daniel Fernades!! O gajo tem mesmo pata fria!
Muito me surpreende se ele conseguir acabar a época no Pana.
Mas a verdade é que ele a leva toda... já de Málaga deve ter saido com a carteira recheada!
Salgas disse…
Perdemos porque a defesa entrou displicente e a confiança em demasia com equipas que pressionem alto (Cardozo e Saviola correram bastante)dá, com frequência, mau resultado.
Os centrais e os laterais, pressionados pelos avançados ou médios alas, não conseguiam colocar as bolas jogáveis nos médios, sobretudo em Fernando e o jogo emperrava...

A posse de bola é importante mas às vezes é preferivel jogar simples e feio. Se assim tivessem feito Maicon (demasiada sobranceria) e Fernando, não teriamos sofrido nenhum dos golos e teriamos mais que tempo para ganhar o jogo.

Pensei que ao intervalo o AVB fosse conseguir mudar o rumo dos acontecimentos, mas, não foi isso que aconteceu...

AVB nunca imaginou (não era provável) estar a perder por 2 e muito menos que iria jogar contra 10, cerca de 30 min, pois, se o soubesse, e por mais que lhe custe a reconhecer, certamente teria convocado o Walter.

Jogamos contra 10 e não criamos uma única oportunidade de golo... sintomático.

Contudo, estamos no final da primeira parte e continuo a achar que é possível marcar 3 golos para irmos à final.

Força FCP
Daniel disse…
Fucile justificou a sua ausência no jogo de ontem por opção técnica, aqui estou inteiramente de acordo com AVB, se a falta de atitude e raça de alguns jogadores foi má, com ele em campo seria pior, atendendo ao seu historial este ano não entendo como ainda está no Porto e com contracto renovado, deviam ter-lhe feito a vontade e deixá-lo ir embora!
AVB pensa pela sua cabeça e tem ideias definidas para o quer e quem quer no Porto, ontem correu mal, mas penso que as suas ideias já estão a ser assimiladas e alguns começam a acusar a pressão...
A saída ao intervalo com o Nacional já quis dizer algo.

Pena foi termos perdido o Rafa, esse sim estava a crescer e a mostrar serviço.
A.S. disse…
O problema é que dizemos " então agora por um jogo vamos colocar tudo em causa ? "
Mas...será que é mesmo só por um jogo ou não queremos ver a realidade ? contra o Sporting não ganhamos pelo Maicon e pela expulsão, contra o Nacional foi por outra razão qualquer , contra o Beira-Mar não gostei da atitude de marcamos um golo e toca a desligar...e nem falo da vergonha do jogo que fizemos contra o V. Setúbal.

Aceito que não devemos criticar a equipa por um fracasso mas começam a ser muitos jogos em que há negligência e alguns ganhamos porque a sorte esteve connosco a continuarem essas atitudes vamos sofrer amargos de boca.

Uma pergunta simples que faço : há algum motivo racional para Maicon ter lugar na equipa ?

Peço a todos...não vamos entrar nas vitórias morais..se isto ou aquilo acontecesse , fizemos isso aquando do Sporting...olhemos antes a que a equipa tem que mudar de atitude , existem sinais que na alta competição se podem pagar bem caro.
Luís Avelino disse…
Sinceramente na minha opinião o Maicon tem mostrado mais qualidade que o Otamendi, é claro que estas enterradelas borram e muito a pintura, mas não esqueçamos o bom exemplo do Pepe.
Sou também da opinião que deve encostar às boxes nos próximos jogos para reflexão.

Quanto ao jogo acho que todos os que comentaram em cima têm a sua razão e para o resto da época (Campeonato e Liga Europa...) devemos ter ambição porque temos uma boa equipa mas só porque jogamos melhor que na época passada não faz de nós o Barcelona nem do AVB um "mestre".
prata disse…
Já ouvi essa de «o Pepe também errou no início» com o Stepanov e não deu em nada. Começo a pensar que o Pepe foi mesmo a excepção.
A.S. disse…
Estes Maicon , Fucile e outros do mesmo calibre ainda me dão mais saudades de equipas como esta

http://www.youtube.com/watch?v=eDybVcBypbM
A.S. disse…
André Villas Boas descarta o cenário de uma crise mas há muito tempo não me lembro de perder 2 competições seguidas em casa, perdemos 2 jogos foram praticamente 2 objectivos ao ar, outros perdem 4 e 5 jogos e continuam nelas, essa é outra : outros podem perder várias vezes que os objectivos mantêm-se enquanto nós cada jogo que perdemos é um objectivo que foge.

2 derrotas = 2 objectivos perdidos.