De volta à normalidade


Depois da aberração que foi o jogo com o Sevilha, tudo voltou ao seu estado normal. O FCPorto voltou a repetir o bom jogo que havia feito em Braga, voltámos a ter múltiplas oportunidades de golo e muito futebol ofensivo e, ainda por cima, Falcao voltou aos golos. Boas notícias para os portistas. Dá toda a ideia que vamos ter um final de temporada mais parecido com o arranque de época do que com o arranque de 2011.

Mas o que mais me impressionou no Algarve foi a capacidade que a equipa foi mostrando que ir empurrando o adversário cada vez mais lá para trás e de lhe ir criando cada vez mais problemas. Na primeira parte tivemos Hulk a carregar na defesa contrária. Na segunda parte tivemos a ajudar James e Falcao. Na primeira parte apenas tivemos um lateral a ajudar lá na frente. Na segunda parte tivemos dois. Na primeira parte tivemos o esquema habitual. Na segunda parte Villas-Boas reformulou a equipa e baralhou o esquema contrário. Julgo que a única coisa que não correu bem foi o facto de termos demorado tanto tempo a marcar. Mas valeu a pena esperar. Que golaço! Belluschi já vinha merecendo. Tem sido dos jogadores que mais vezes tem estado acima da média e ultimamente tem sido o grande motor deste arranque para a ponta final que se está a operar. Mais importante se torna agora que Moutinho não tem estado tão inspirado. Não que jogue mal, e isso já sabemos que ele não consegue. Simplesmente não tem estado tão influente na construcção. Talvez por isso, Villas- Boas sentiu a necessidade de lançar mais um organizador em jogo e com grande sucesso. James entrou muito bem e deixa mais uma vez a ideia que é uma óptima opção para jogar no meio. Talvez melhor ainda que uma opção nas alas. 

Individualmente, além do MVP Belluschi e do goleador Falcao e do miúdo James, destaco Hulk. Desequilibrador nato e julgo que o amarelo foi dispensável. Ele que não se preocupe muito com o período de seca porque a jogar assim, não demorará muito a marcar. Destacaria por último Fernando que para mim, e apesar de algumas limitações ao nível da organização, é dos melhores que tenho visto na primeira pressão ao contra-ataque adversário. Normalmente demora segundos a chegar a pressão ao primeiro organizador de jogo. É um trabalho quase invisível mas que para mim chega para pôr o Guarín no banco. E que luxo que é ter jogadores como ele e James e Fucile no banco! De resto não posso dizer que não tenha gostado de alguém. Nem Varela. Não esteve soberbo mas até me lembro de um lance em que deu um golo feito a Hulk.

Agora é aproveitar esta rara semana sem jogo a meio para voltarmos em força contra o Vitória. Sem Hulk mas com Varela, Falcao e James. Prevejo que nem se vai notar a ausência do melhor marcador e melhor jogador do campeonato.

Comentários

Lamas disse…
A falta de Hulk nota-se sempre...

Estava a começar a ficar sofrido o jogo, mas o FCP conseguiu não perder a paciência...

Golão para desentupir o marcador... Belluschi já merecia...

James tem uns pézinhos e Falcao, que notoriamente ainda não está bem, faz dois golos e manda outra ao poste... isso diz tudo do nosso número 9...
Daniel disse…
Entrada de James fundamental para uma vitória importantíssima, golo de bandeira do Belluschi, com Falcao a começar a facturar e Hulk a jogar muito, só faltam os golos, pode ser o inicio da caminhada final para o título.

Ontem deu-se mais um episódio do processo pastilha elástica, tira põe na boca, tudo normalíssimo para o clube do milhafre e comunicação social deste país desenvolvido, a justiça funciona de maneira diferente para uns e outros, como tal cada qual tem de jogar com as armas que tem ao seu dispor, eu vou começar a jogar golf urbano...
Anónimo disse…
http://www.youtube.com/watch?v=c4xF5eWDoYo

Impunidade total ?!
Anónimo disse…
O nosso F.C.Porto tem tudo para ser o campeão 2010/2011! A equipa parece carburar de novo com a mira acertada e jogadores fundamentais, como Álvaro Pereira e Falcão, parecem regressar às habituais exibições.
Quanto ao Benfica, anda nervoso e, diga-se, o seu treinador já devia ter sido suspenso, no mínimo, até ao final da época. Isto de se armar em Scolari tem que ter o seu preço imediatamente. Toda a gente viu.

OGajoQueAdoraOSotaqueDeUmaNortenha
riskolas disse…
Com Falcao é logo outra fruta! Não tem comparação!

É, na minha opinião, o jogador mais importante na equipa. Todos os outros têm substitutos... mesmo que não sejam tão bons, fazem o seu papel!

Falcao não tem substituto e potencia a qualidade de todos os outros!

El Samurai está a fazer uma época fabulosa!

Quanto ao chiclete, algo me diz que vai dar o real peido quando lá formos! Vai ser a humilhação da década! os 5-0 do Dragão vão parecer brincadeira de criança!!

Só não vou à cesta de pão porque tenho amor à vida mas, sobretudo, porque quero ver a minha filhota a crescer!!! Mas que vai ser uma guerra, disso ninguém tenha dúvidas!!!
Prata, concordo e não tenho nada a acrescentar.

Um abraço
Anónimo disse…
Hi I am so happy I found your web site, I really found you by accident, while I was browsing on Digg
for something else, Regardless I am here now and
would just like to say kudos for a incredible post and a all round exciting blog (I also
love the theme/design), I don't have time to read through
it all at the moment but I have saved it and also added in your RSS feeds,
so when I have time I will be back to read a great deal more, Please do keep up
the great job.

Feel free to visit my homepage ... diendanxuongrong.com, ,