Tirem-nos deste filme


Esta Liga Europa é um nojo! Meia dúzia de equipas com nível, competição preliminar desequilibrada e quase sem interesse, más equipas, maus árbitros, maus campos, o que resulta numa competição que praticamente só tem interesse a partir das meias finais. Agora comparem com a nossa Taça da Liga. Não encontram assim tantas diferenças, certo? Reparem que a nossa equipa para ser verdadeiramente posta à prova, tem que ser prejudicada pelo árbitro contra os Turcos ou tem de jogar num batatal como o da Bulgária. E isto não é uma daquelas pieguices sportinguistas do género, 'somos sempre roubados e está tudo contra nós'. É sim uma constatação, visto que só no jogo de ontem é que isso nos impediu de ganhar. E ainda assim podíamos ter ganho na mesma. Nem vou falar se a bola entrou, por muito que tenha parecido. Isso até servirá para explicar ao Sr. Platini que vai ter de continuar a lamber as botas dos responsáveis dos países de Leste para continuar à frente da UEFA, porque eu imagino que o G14 já esteja farto destas medidas estapafúrdias como os árbitros de baliza, que vemos que pouco fazem, ou a reforma na fase de grupos da Champions que torna quase impossível que uma equipa de um país da Europa Ocidental não se classifique pelo menos para a Liga Europa, tal vai acontecer com o Braga. Palpita-me que o Braga vai acabar este grupo com 6 pontos. Oxalá me engane. Mas para não termos de aturar isto, vejam lá se evitam o terceiro lugar na Liga nos próximos anos...

Vamos ao jogo. Foi fraquinho. Não ganhámos porque não buscámos o suficiente pelo segundo golo sobretudo na primeira parte. Foi um bocadinho como em Guimarães. Também não ajudou o facto de Rodriguez ter respondido a uma provocação de um Turco quando já tinha visto injustamente um primeiro amarelo. Alguma ingenuidade para quem quer ganhar um lugar... Destaques pela positiva os dois laterais. Muito bem, sobretudo a atacar. Depois gostei do Hulk que acabou por ser poupado num altura em que se o mantivéssemos em campo nos arriscávamos a ganhar. Mas essa substituição não me chocou. Eu nem o tinha posto a jogar de início... O que me faz alguma confusão é o Guarín a 6. Não acho que ele consiga fazer a posição. Tem dificuldades no posicionamento defensivo, e fica muito longe da área contrária para poder aplicar o seu remate e as suas arrancadas. Souza será a opção menos arriscada para substituir Fernando. Não vi ainda muito do Otamendi mas parece que é especialista em entradas em voo picado. Daquelas tão vistosas que, se não se acertar na bola, é certo que há amarelo ou vermelho. Ontem acertou todas na bola, mas até quando? Por último, Falcao esteve um bocado trapalhão e Rúben continua a não fazer sombra a Belluschi.

Mas o que interessa é que já estamos classificados e devemos passar em primeiro lugar. Objectivo mínimo conseguido. Agora é descansar para o clássico que apenas decide o futuro da instituição.

Equipa para Domingo (os habituais):

Helton; Sapunaru, Rolando, Maicon e Palito; Fernando, Belluschi e Moutinho; Varela, Hulk e Falcao.

Comentários

miguel87 disse…
Não concordo com este discurso de desvalorizar as competições onde estamos inseridos. Não é a Champions? claramente que não e não tem metade do prestigio, mas sou da opinião de que se lá estamos é para ganhar sempre!
Qaunto ao jogo em si, acho que tentamos fazer a gestão para domingo sem perder de vista a vitória, que não aconteceu por mero acaso.
Nada a apontar ao discurso para fora do Mestre André , mas espero bem que lá dentro do balneario tenha dito das boas ao Cebola.
Otamendi continua a arriscar e falhar passes sistematicamente (Maicon tem 1 ou outra falha destas ocasionalmente, não por sistema), o Alvaro parece cansado e o Ruben a subir gradualmente de forma. Quando se juntam Ruben, Moutinho e Belluschi, este meio campo fica a dever pouco ao tiki-taka do Barça :)
Lamas disse…
Guarin esteve especialmente mal na primeira parte... falta-lhe algo para ser 6... características físicas tem, mas falta alguma disciplina táctica e maior discernimento na primeira fase de construção...

Subscrevo as palavras do miguel no que toca ao tiki-taka com aquele meio campo... e depois na frente Falcao e HULK... teremos um 4-4-2 temível...
prata disse…
Que é para ganhar já sabemos. Mas para mim uma vitória contra os olhanenses da Europa não tem o mesmo sabor...
VOCES SAO MESMO CEGOS... disse…
falar de mais um penalti inventado pelo arbitro é que ta quieto...

aprendam a ver futebol de uma vez por todas ó ceguinhos corruptos !!!
Lamas disse…
Ya, o gajo já está em queda e por isso, mesmo que o GR o atropele, não é penalty queres ver...

O redes sai da baliza com todo gás, não chega à bola, leva o FALCAO à frente, querias o quê, que o lance passasse impune, mesmo nas barbas de um dos quintos árbitros... chiça...
miguel87 disse…
Passado uma semana não vale a pena tar a falar do penalty inventado contra o Paços de Ferreira na luz...
Daniel disse…
Para além do péssimo árbitro de ontem que deixou o cebola ser ceifado duas vezes e não fez nada! Um turco mete-se com ele e este vê segundo amarelo injusto após um primeiro ainda mais inacreditável!

Reacção dos Jogadores do Porto aos turcos a meterem-se com o Rodriguez, tirando o Falcão, ZERO! Inadmissível, só me apetece dizer, cambada de paneleiros, vão ser solidários ao c...., não sabem o que é uma equipa nem defender as nossas cores, o Antero Henrique devia era ter dito ao árbitro para ter calma em vez de o dizer ao cebola!

Para os mouros, no domingo vão ser comidos à bruta, como vocês gostam!
??????? DA-SE !!! disse…
é incrivel como ainda ha cegos que dizem que aquilo é penalti...
A.S. disse…
Não entendo desvalorizarem tanto a liga Europa...então a liga Europa não é a sucessora da Taça UEFA ? alguma vez a Taça UEFA foi fácil ? acho que com tanta desvalorização dos próprios adeptos ainda vamos ter uma desilusão com uma qualuer equipa " que consideramos fraquinha".
Uma nota especial sobre Fucile resultante da minha observação em vários jogos esta época : Fucile é um caso disciplinar dentro da equipa...se não quer jogar á bola mais vale dizer e os adeptos não podem continuar a contemporizar com um sujeito com postura de estrela e rendimento baixissimo, Sapunaru é muito melhor profissional que Fucile, chega a irritar a postura deste por ex ontem numa recepção de bola endossada por Helton...no FC Porto que eu conheço não há lugar para jogadores com postura de vedetas e todos os adeptos deviam reagir á sua atitude.
em relação ao jogo até compreendo alguma poupança mas no FC Porto ganha-se os jogos sejam eles quais forem e se os suplentes não sabem aproveitar as oportunidades se calhar não são suplentes por acaso.
prata disse…
E o lance em que Fucile tira em carrinho o golo ao avançado turco? Nesse lance 1 em cada dois defesas marcava na própria... Aí foi mau profissional? É claro que o Sapunaru é o titular neste momento e é justíssimo que o seja. Mas o Fucile é um jogador com uma garra imensa e que se voltar ao seu nível vai pelo menos pôr em causa essa titularidade. Mania de por sempre esse estigma nos jogadores cobiçados. Não tem nada a ver com o caso do Meireles no ano passado.

E já agora, na Taça Uefa era a eliminatória que iam crescendo de dificuldade. Uma equipa como o Rapid Viena nunca chegaria a Dezembro a participar numa competição europeia.
Penta disse…
«o pior cego é aquele que não quer ver», lá diz o ditado.

porém, fica difícil avaliar com coerência alguns lances polémicos quando as "lentes" que usamos tendem mais para o encOrnado.

a mim surpreende-me que ainda haja quem duvide da legalidade do penalti de ontem. devem ser daqueles que também consideram que o David Luiz não comete agressões, antes exagera na forma como abre os braços quando um adversário está por perto. enfim, conversa de passarinho/lampião/calimero frustrado...

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I
Bruno disse…
Sente-se de facto que a Liga Europa, não é a nossa praia, não é aí que deveriamos estar, mas uma vez presentes teremos que encarar cada jogo como se fosse um da champions, isto para mostrarmos aos mouros que conseguimos fazer o que eles tentaram, ganhar a competição.
Quanto a destaques do jogo de ontem, Rolando e Otamendi estiveram bem, embora este ultimo falhe alguns passes. Palito, cansado e não teve uma noite de grande trabalho. Fucile, ainda com muitas paragens cerebrais. Guarin, muita força mas muita burrice na abordagem a todos os lances defensivos, dando smp ao portador da bola o pior lado (para quem defende, o mais directo para a baliza). Ruben nao me convence, sem garra, nao corre e discute em todos os lances. Para finalizar Cebola, deveria ter sido mais controlado. Sei que é dificil dps de ver um cartão ridiculo, de ter sofrido entradas quase todas mercedoras de cartão.
Domingo, voltamos com o 11 habitual, e vamos mostrar o que é jogar futebol!!
Quero ver o Carlos Martins a chorar!!
Penta disse…
falando de Futebol, e entre portistas ;)

é óbvio que cada um de nós tem um "não sei o quê" de treinador e comentador que emerge antes, durante e após os encontros onde participa a equipa do nosso coração. penso que é (também) por essa razão que nos chamam de adeptos ;)

portanto, é compreensível que discorde da análise do Prata relativamente ao Guarín, por exemplo. vimos o mesmo encontro, mas a nossa percepção difere, o que é compreensível (digo eu, respeitosamente). o moço é esforçado - não há dúvidas disso -, não joga na sua posição de raiz (totalmente de acordo), mas ontem até fez esquecer (por momentos) o Fernando. por vezes tem é uns "momentos" que deitam tudo a perder - quando resolve (in)tentar a meia-distância à base da força.

por outro lado, considero que o Otamendi é um central "rijinho" e que ontem pautou pela mesma "bitola" de quem substituiu [Maicon]: rigor, concentração, poder de choque, antecipação, bom tempo de salto. é destas "dores de cabeça" que os treinadores gostam, digo eu.

para finalizar, não poderia estar mais de acordo com o Prata relativamente à análise ao figurino actual das competições da UEFA. é também por pensar dessa forma (e perdoem-me a imodéstia)que considero que o objectivo mínimo do FCP, na Liga Europa, é atingir a final. "pressente-se" que é um clube com outra "rotina" na Europa.

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I
Penta disse…
só uma última observação: o passe que isolou o Falcao perante o guardião turco (e que deu origem ao penalti que "alguns" - para aí seis milhões - não aditem que tenha existido) teve a assinatura do Otamendi.

PS: recomendo a leitura atenta deste belíssimo trabalho de investigação aos «gloriosos» adeptos que gravitam por estas bandas e que nos tentam atribuir o epíteto de «corruptos».

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I
prata disse…
E o passe que isola o Ruben é do Guarín. Gosto dele mais à frente.
ENFIM... disse…
Que tem o Publico, Record, Ojogo e Abola em comum????
dizem todos que não é penalti.
mas os morcoes cegos que aqui debitam merda é que sabem...
CAMBADA DE INFELIZES !!!!
Penta disse…
@ enfim

pah, eu nem estava para me chatear, mas enfim...

o que têm em comum os nomes dos jornais que referiste? o facto (curioso) de todos eles se terem "esquecido" de referir que o primeiro golo do Coentrão, ante o Lyon, foi marcado num escandaloso fora-de-jogo.

enfim... vives feliz assim, a (in)tentar mudar opiniões em blogues portistas e depois...

já agora: aparece pelo Dragão, este Domingo. para além de um cravo, também te ofereço um óculos graduados do meu avô.

@ prata

gostos não se discutem, certo? ;)
«enfim» ;)

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I
Luís Avelino disse…
Apesar de ser óbvio que esta competição não é a CL, é nela que por culpa própria estamos envolvidos e por isso não adianta dizer que esta "não é a nossa praia" armados em putas finas...

A taça é para trazer para o Porto e senão for pelo menos chegar bastante longe. Resta saber quem virá da CL, o pormenor que desprestigia esta competição e que faz com que abertamente a UEFA diga que quem entra na 1ª fase desta competição seja o refugo da
Europa.

Abraços e parabéns pelo novo aspecto