Step(a) by Step(a) vai-se aproximando a saladeira



Lamento desde já o jogo de palavras fraquinho que usei do título. A verdade é que queria destacar o jogador que melhor aproveitou as oportunidades que Janeiro trouxe aos menos utilizados do plantel. Não bastando as exibições sólidas na Taça da Liga, Stepanov arrancou ontem uma exibição muito boa, limpando toda a sua área de acção com vigor sobretudo com grande segurança e autoridade. Já aqui vínhamos dizendo que se trata de um jogador capaz de tudo, seja exibições como a de ontemm, seja um penalti desnecessário no último minuto de um jogo. Mas uma coisa não podemos deixar de notar, no ano passado, sempre que errava dava em golo do adversário o que fez com que se esquecesse quase tudo o que de bom tinha feito até aí. Tal raciocínio poderia levar-nos a ponderar se teria sido precipitada a sua retirada do onze, mas estamos num clube onde não se pode tolerar erros daqueles. Rolando também é jovem e no entanto nunca o vimos perder a compostura ou a concentração. Por isso é o titular. Jesualdo arriscou e ganhou. Mas a vantagem destas exibições de Stepanov é que, em caso de necessidade, lançá-lo na equipa já não será tão arriscado, sendo até capaz de fazer com que não se note a ausência do colega. Quem dera que outros tivessem aproveitado desta maneira. Guarín tem vindo a afogar todo o entusiasmo que muito tínhamos com o seu potencial por entre inúmeras trapalhadas. Mariano continua a ser primeira solução para mexer no ataque mas está a anos de luz dos titulares. Farias será sempre refém da nossa forma de jogar. Tommy Costa é um jogador certinho e percebe-se que equilibra a equipa quando entra, mas também parece estar longe da qualidade de Lucho e Raul Meireles. Quanto aos outros… Para mim, tirando Pedro Emanuel não contam. Não espero nada de Sapunaru, Benitez, Bolatti, etc. É de mim ou só fizemos duas substituições? Sintomático…


Vamos ao jogo. Marcámos muito cedo o que fez com que o Leixões tivesse que fazer pela vida, posição em que não se sente muito bem. Até porque não tinha um único avançado disponível. Não é que o Mota lhes tenha dado muito uso preferindo aproveitar-se das potencialidades de Wesley que é o chamado 9 e meio (Chumbinho não parece capaz de fazer o mesmo papel). Assim, tivemos do outro lado, tal como em Braga, uma equipa com um meio-campo capaz de abrir espaços mas sem poder de fogo lá na frente. E perante a nossa dupla de centrais, está claro que não poderiam haver muitas oportunidades de golo para o Leixões. Teve duas de cabeça que Nuno defendeu bem. Uma surgiu de um incrível e invulgar passe errado de Bruno Alves. A segunda surgiu quando Stepanov estava a ser assistido fora do campo. Mais nada e apesar das dezenas de cruzamentos, Cantos e remates de fora da área. Mais uma vez apesar de permitirmos muita posse ao adversário e apesar de termos alguma peças menos eficazes a jogar, não permitimos muitas oportunidades ao Leixões que estava obrigado a procurar o golo. Mas este posicionamento recuado no campo preocupa-me um pouco. Pensei que teria acontecido em Braga que ficaria por aí, mas ontem aconteceu o mesmo. Valeu-nos mais uma vez a dupla de centrais e o meu segundo destaque de ontem: Raul Meireles. Bom jogo a trinco. Joga de maneira diferente de Fernando mas a eficácia foi a mesma dando até a ideia o seu raio de acção chega até ao apoio aos laterais o que é importante. Mas julgo que faz falta mais à frente sendo o jogador que melhor complementa Lucho. Num segundo plano, gostei de Mariano na primeira parte e Nuno que fez bem o seu papel. Todos os outros roçaram entre mediania e a mediocridade. Mesmo assim voltamos a desperdiçar várias oportunidades de golo. Parece que estamos destinados à relação de um golo por cada seis oportunidades claras falhadas.


A verdade é que o nosso calendário não pára. Nem dá para sentir a curta distância a que já se encontra o estádio de Oeiras. Depois de Braga, vem a mais um jogo de título. Espera-se uma equipa ultra-defensiva, que requer portanto, outro tipo de jogo. O tal que não funcionou frente a Marítimo e Trofense. Recomendo um Lucho mais avançado e a aparecer mais sobre a direita tal como tem acontecido, mas só a espaços. E atenção aos amarelos visto que deve ser nomeado um artista com dedo tremulo no gatilho dos amarelos a Lisandro e Hulk…


Equipa para Belém:


Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Fernando, Raul Meireles, Lucho e Rodriguez; Hulk e Lisandro.

Comentários

miguel87 disse…
Realmente, começa a passar o limite do aceitavel este tipo de jogo que a equipa tem feito! Qualquer dia mudamos o equipamento para preto e branco axadrezado ou metemos um rato no lugar do dragão...!!

Tou farto deste fdp de treinador com mentalidade e tacticas retrogradas e cagonas.

Tou convencido que a jogar assim não vamos a lado nenhum contra o Atelico de Madrid, e mesmo na liga com o Sporting e Benfica não vai ser fácil pois Liedson, Vuk e Suazo por ex. não são propriamente Chumbinhos ou Reguilas!

Gostei de ver o Leixões jogar á bola e tenho pena que este jogo não tenha acontecido na final da competição. E é bom lembrar que jogaram sem o Wesley e sem o Braga.

Dentro da realidade tristonha da nossa equipa, algumas notas: é de rever se a subida de rendimento de Lucho não estará relacionada com o facto de ontem não ter estado preocupado em ter o Fernando atrás dele; que o Lisandro rende muito mais jogando no meio; que o Hulk tambem tem direito a dias não; que o Fucile está um Berdadeiro jogador á porto!; que estamos bem servidos de centrais (alem do mais acho que o Bruno Alves tem sido o menos certo ao longo da época); mas no geral mete dó ver o porto sujeitado á merda do treinador que tem. Quem não reparou na confusão que o gajo armou quando ia meter o tommy, depois era o farias, depois não meteu ninguem... não sabe o que faz o gajo?? Quem pode levar o gajo a sério??

E quem lhe dá mérito no suposto crescimento de jogadores como B.Alves, Rolando, Meireles, etc... para mim é tudo treta! São casos de jogadores com potencial e praticamente feitos que apenas precisam de jogar regularmente para estabilizar. Senão vejam o Guarin por ex e mesmo o Hulk, gajos cheios de potencial e que após meses de treino e jogos continuam muito imperfeitos taticamente.

E nem quero falar na delapidação do plantel que temos tido, em grande parte devido ás escolhas do cagão - Ibson, P.Machado, Vieirinha, B.Gama, H. Barbosa, etc...
Lamas disse…
Jogamos qb e o golo cedo ajudou bastante...

Penso que é justo destacar a segunda parte... aí crescemos e fizemos um bom jogo e não houve aquela tremideira dos últimos minutos...

Penso que faltou alguém que pegasse no jogo no meio campo, não é que o Fernando o faça, mas o Meireles devia ter assumido mais o início das transições e tal não aconteceu... partiu quase sempre dos centrais...

"invulgar passe errado de Bruno Alves"... não me parece... acho que quando arrisca no passe muitas vezes falha... não estou a dizer que é uma nódoa, mas não acho que seja uma característica que se destaca nele... é, digamos, "normal" nesse aspecto...

Uma nota ainda para os dois primeiros cantos apontados pelo Tommy... mesmo, mesmo à minha frente e incrivelmente bem batidos... depois enterrou-se todo nos a seguir, naqueles 27 cantos consecutivos que tivemos...

Última Nota: Só nós e o MU é que ainda estamos em todas as frentes...

P.S. Guarin tem um enorme potencial... só falta deixar de ser "burro"... fintar na defesa??? tem de crescer... mas acho que vai ser um grande jogador...
prata disse…
Não me lembro de ver Bruno Alves falhar passes no meio campo defensivo. Quando arrisca o passe longo é que tem falhado mais mas julgo que é normal.

Quanto à forma de jogar e de dar a iniciativa ao adversário, apesar de não gostar, prefiro compara-la à das equipas italianas de topo e não a um clube em vias de extinção...
riskolas disse…
Relativamente ao jogo de ontem - e a muitos outros - estou plenamente de acordo com o miguel87.

Não o conheço de lado nenhum mas tenho notado nas suas intervenções neste e noutros espaços semelhantes e fico contente por, caso eu seja tolo ou ceguinho, não serei o único...

Voltando ao jogo de ontem, o Stepa esteve imperial! Exibição fabulosa, ao nível das que o vi fazer no Europeu Sub-21 em Portugal.

O Benitez esteve melhor e tem melhorado aos poucos. Merece, no minimo, a mesma paciência e as mesmas oportunidades que outros têm tido e que não saem da cepa torta! Falo de Mariano! Que jogador execrável! Péssimo! Horrível! Falha redondamente nos dois princípios básicos do jogo. Passe e recepção!

O Guarín é vitima da sua juventude mas é, claramente, um grande jogador em potência! Fez meia dúzia de passes rasteiros muito bons!

O Fucile parece estar de volta ao seu melhor nível.

Quanto ao Jesualdo,... bem, o homem enganou-me bem nos últimos tempos!
Se é verdade que concordei com a necessidade de ganhar jogos e pontos para restabelecer os níveis de confiança necessários, nesta fase, já se exigia outro futebol e, sobretudo, outra postura!

Então o gajo volta a colar o Hulk à faixa?!!?!!? Assim, o homem tem que fintar meia equipa adversária!! Ou seja, vai perder bolas em catadupa! O Porto não tem plantel para 4x3x3!!! Toda a gente já percebeu isso! Até eu, que sou tolo! Foda-se!

Prata, as equipas italianas não jogam bonito mas também não deixam jogar! E o Leixões fez um belo jogo! E os avançados do Leixões não são como o Cardozo, Liedson, Suazo, Aguero, Forlán e outros que tais!

Vamos lá ver se o tio Jaime não nos vai dar uma fodinha daquelas...
miguel87 disse…
Riskolas, não te preocupes com a sanidade mental pois podes ter a certeza que exitem muitos mais portistas como nós... Tambem não é mentira que há muitos que se contentam com o 1º lugar no campeonato por 1 ponto e em chegar aos oitavos na champions, mas esses certamente não estão tão atentos á qualidade geral dos adversários em Portugal, principalmente quando comparada com a qualidade dos vários planteis que temos tido.

Prata, quando escrevi sinceramente que pensei na hipotese da comparação com o "catenacio" das equipas italianas, mas pensei como o Riskolas acabou por escrever: "Prata, as equipas italianas não jogam bonito mas também não deixam jogar! E o Leixões fez um belo jogo! E os avançados do Leixões não são como o Cardozo, Liedson, Suazo, Aguero, Forlán e outros que tais!"

Além disso, duvido que o Atl. Madrid ganhe a um Roma, Bolonha ou Sampdoria por ex. (já para não falar de Milan, Inter ou Juve que a esses, por muito maus que estiovessem, nunca os comparava a este Porto do Jesualdo) e já a nós não sei não como vai ser com os colchoneros.

Acreditem que quero que o Porto ganhe sempre, mas mesmo que isso suceda, a jogar assim, nunca será a mesma coisa... Imaginem que era Grego, tinha ficado feliz por ter ganho o Euro2004, sim, mas nunca tinha ficado satisfeito com o futebol apresentado.
prata disse…
Perdoem-me por não gostar de comparações com o Boavista. Simplesmente faz-me impressão e é até um sacrilégio para um portista...

No entanto, no post escrevi que não gosto desta forma de jogar. Não está em causa o contra-ataque. Então no ano passado não marcávamos grande parte dos golos em transições rápidas? Não era preciso jogar tão recuado... O problema deste 4-3-3 de Jesualdo é muito permeável pelas alas. Já acontece há anos. Os bailes que levamos do Paulo Bento não estão esquecidos. Jesualdo primeiro resolveu com a inclusão de Tomás Costa, e agora com o recuo da equipa. A minha solução de leigo é na transição defensiva transformar o 4-3-3 em 4-4-2 à inglesa com Rodriguez e Lucho a fechar nas alas.

É de facto um problema mas também não dramatizo ao ponto de dizer que não temos jogado nada e que não apresentamos futebol nenhum e que para o Atlético vai ser como limpar o rabo a meninos... Calma! Basta que Jesualdo note o problema e corrija o posicionamento dos médios. Veremos se será capaz. Já por várias vezes provou ser capaz de ajustamentos.
prata disse…
Já agora, aguardo pacientemente pela opinião do portista/leixonense Pispis...
riskolas disse…
Prata, andas a ver muitos jogos com o Moutinho! :P

Mas temos de ter crença na equipa, sem dúvida!

Até ao fim!
Anónimo disse…
29-01-2009 LABAREDAS
Merece comentário?

Depois de uma entrada em cena que dispensou aviso prévio, tempo agora para as apresentações: sou o Labaredas e estou pronto para soltar fogo sobre temas da actualidade que envolve o F.C. Porto. Os Portistas podem esperar chamas atentas e oportunas. E há muito desvario para «chamuscar».

O calendário desportivo avança e o F.C. Porto permanece em quatro frentes competitivas. Contra tudo e contra todas… as opiniões. À míngua de argumentos para desdizer os feitos da nossa equipa, os comentadores apostam cada vez mais na falta de vergonha. É uma enxurrada patética.

Diz hoje um senhor que costuma debitar conhecimento na rádio do Estado e que até alimenta um blog, que o Nuno Gomes devia vir ao Dragão de elmo e armadura para enfrentar Bruno Alves…

Na TV igualmente paga pelos portugueses, a tal onde as dúvidas são transformadas em penáltis inequívocos, até os pivots estão preocupados com o facto de um treinador ter sido mais brando do que antes na análise ao jogo da sua equipa contra o F.C. Porto. Pudera, até ele ficou com dúvidas, ao contrário do que sucedera na reclamação anterior…

Outros ainda, no ambiente cabo que os amantes da bola pagam religiosamente para alimentar o negócio, confundem isenção com fanatismo, dando amiúde a cara como anti-fãs do F.C. Porto numa rubrica de jornal desportivo…

Também no cabo, há um comentador que consegue ser o único habitante do planeta a não ver motivo para grande penalidade num lance em que o jogador do Braga é arrancado pela raiz. Haverá jarra para tamanha falta de visão?

De quem narra os jogos da Taça de Portugal nem vale a pena falar… Não há palavras para descrever ou tempo para dispensar a quem se entusiasma com «o grande futebol» dos adversários do F.C. Porto, estejam eles a jogar bem ou não…

Enfim, o costume. Acicatado pelos sucessos do F.C. Porto e exacerbado pela pobreza de espírito.


Site do FCP


Dá-lhes LABAREDAS.
Anónimo disse…
Ò Miguel87, controla-te porque sabes pouco disto.

Vierinha? H.Barbosa?
miguel87 disse…
Ò anonimo, já que sabes muito disto, diz-me quando e como é que o Mariano fez mais ou melhor do que esses dois...
riskolas disse…
Anónimo é um nome giro...

Quase tão giro como Riskolas...

Podias entrar comigo num espectáculo do La Féria.
Pispis disse…
Acho q foi um belo jogo onde as ekipa saíram satisfeitas, uma por passar e a outra pela exibição... Relembro q o Leixões estava mt limitado, nem avançados tinha: Wesley e Marques transferidos, Braga e Roberto lesionados e Rodrigo ainda n está inscrito.

Tb é certo q o Leixões criou perigo e atacou mais pk foi obrigado a isso em virtude do golo sofrido mt cedo mas demonstrou akilo q já tinha feito no Dragão e akilo q tem vindo a fazer no campeonato: muita posse de bola c qualidade e fantástico preenchimento de espaços, faltando só poder de finalização q Wesley colmatava...

Chumbinho fez um grandíssimo jogo e deu água pela barba a Meireles, brincou inúmeras vezes c ele...

Mota erra ao colocar tão cedo Sandro: a ekipa estava a segurar bem a bola e chegava c maior ou menor dificuldade à área portista, mas ao tirar Diogo Valente perdeu um flanqueador e um gajo q segura bem a bola, se fosse eu só metia o Sandro aos 85m e tirava um lateral, assim n tirava gajos da frente e o rapaz n seria tão bem manietado pelos centrais do Porto q estiveram em grande (até o Nuno esteve).

Qt ao Porto começa a assustar os últimos jogos no Dragão: Marítimo, Trofense e mm Setúbal e Académica...

Meias-finais a duas mãos... é bem... só favorece os grandes!
prata disse…
Favorece os mais fortes que lá chegarem, sejam "grandes" ou não, e evita estatutos de finalistas pura e simplesmente ditados pela sorte no sorteio... Concordo plenamente com esta alteração.
Anónimo disse…
Mas a "alentejana" há algumas semanas que anda muito, muito calma e isso é muito, muito, muito estranho!!!!!!!!!
Anónimo disse…
Quem diz mal do Mariano não percebe nada de futebol.É inconstante mas deu-nos momentos de grande futebol.Pormenores só ao alcance de grandes jogadores. Quem diz mal do nosso futebol e do nosso treinador também não percebe nada de futebol, já que era impossível estarmos melhor do que estamos. Stepanov foi enorme neste jogo!!
Tony Silva disse…
Não concordo com a taça a duas mãos, ou pelo menos com a taça a duas mãos só na meia final.

Sempre achei que as eliminatórias a uma mão favorecem (e ainda bem que assim é) os mais pequeninos, quando tem a sorte de receber em casa equipas maiores mas desprevenidas, ou em dia mau. Só desta forma é que se consegue que um Valdevez por exemplo, tenha chegado a esta fase. E a taça é mesmo isso, é uma prova "popular" para o grande e o pequeno. Se assim não fosse, dificilmente se veria entre os vencedores muitas equipas que não os 3 grandes. Para isso já temos o campeonato :)

Independentemente de se optar por uma ou duas mãos, o que é completamente desprovido de logica é o facto das duas mãos serem só na meia final. Qual o sentido?
Tony Silva disse…
Artur, acho que a regularidade é uma das caracteristicas no futebol e no desporto em geral.
De que adianta o Mariano ter um grande pormenor se a seguir tá a cometer um erro de iniciado?

Não é jogador para o Porto!
Tony Silva disse…
caracteristicas mais importantes (de um jogador) queria eu dizer :)
prata disse…
Podes ter razão no facto só apenas as meias finais serem a duas mãos. Por muito que se goste de ver equipas pequenas chegar tão longe não podemos correr o risco de ter um vencedor da Taça que o seja por uma combinação astral qualquer. Se queremos levar uma competição a sério temos de premiar o mérito e os melhores em campo e não na sorte ao sorteio. As duas mãos reduzem possibilidade de um campeão aleatório...
riskolas disse…
Prata, discordo completamente da tua perspectiva.

Eu defendo que a taça devia ser jogada só a uma mão e sempre no recinto da equipa do escalão inferior.

É uma óptima oportunidade de jogadores de escalões inferiores se mostrarem e para equilíbrios já chega o campeonato. Taça é festa! Ou vais-me dizer que ontem não eras do Atlético de Valdevez desde pequenino?!?!?
riskolas disse…
ANDRÉS MADRID NO PORTO!!!

FINALMENTE!!!

QUE GANDA JOGADOR!
prata disse…
Bolatti vai no sentido inverso? Negócio bizarro... Porque é que não jogava no braga? Parecia um jogador ideal para o sistema do Jesus...
miguel87 disse…
Excelente reforço para a taça carlos alberto :) ou será que os regulamentos não deixam??
Pispis disse…
Prata, tás a dar uma importância desmesurada ao factor casa!!! Os melhores em campo saem vencedores 90% das vezes!!! Eu entendo isto cm mais uma estrategiazinha de só ver grandes em finais e c isso obedecer a todos os interesses extra-futebol presentes em competições cm esta ou ainda mais escandalosa, a Taça da Liga, em q está tudo feito para os grandes estarem nas meias...

Lembro-te q a única Taça do Leixões foi conquistada contra o Porto... nas Antas! E só não deixaram ganhar a segunda no Jamor pk n marcaram fora-de-jogo ao golo do Jardel :-)
prata disse…
Não acho que seja competitiva uma competição que permite ter numa final uma equipa que jogou todos os jogos em casa com equipas de escalões inferiores, frente a uma que que já eliminou, Sporting, Benfica e FCPorto. E isso podia acontecer no ano passado. Com as duas mãos mantém-se a identidade da competição e ameniza um pouco o imponderável do sorteio. E isto para além de evitar aquelas estratégias das equipas que jogam para os penaltis...Podia era aparecer nos quartos e nos oitavos.
Tony Silva disse…
Prata, uma equipa grande ou se preferires qualquer equipa da primeira divisão tem a obrigação de ganhar ao Valdevez, quer seja em casa, quer seja fora.
É obvio que não é bom para a nossa liga ter um Valdevez na Taça Uefa, mas se por um acaso acontecesse, tinha de se dar o mérito.

Para prova de regularidade, em que para ganhar tem de se ser o melhor durante a maior parte da prova, já temos o campeonato. O deste ano não sei se vai ser ganho pelo melhor, ou se pelo "menos mau"...

A taça é diferente. É surpresa, imprevisibilidade. E se há equipas "MENORES" que chegam lá acima, na maior parte das vezes é pq os "MAIORES" facilitaram e levaram a 2ª ou 3ª equipa.
No fundo quem desprestigia a competição "Taça de Portugal" são os próprios clubes grandes.

Para rodar planteis e testar jogadores existe a Intercalar.
Apito Final - Tribunal Constitucional considera escutas telefónicas ilegais30 de Janeiro de 2009, 19:49Porto, 30 Jan (Lusa) - O Tribunal Constitucional (TC) rejeitou o recurso do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e considerou definitivamente ilegal a utilização das escutas telefónicas do Apito Dourado no âmbito do processo de corrupção desportiva Apito Final. Segundo noticiou hoje o Porto Canal, estação de televisão regional do Norte, o TC validou a decisão do Supremo Tribunal Administrativo (STA) de 03 de Novembro de 2008, que considerou as escutas telefónicas ilegais, possibilitando a João Bartolomeu, presidente da União de Leiria, recorrer do castigo que lhe foi aplicado pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga.João Bartolomeu foi punido, em Maio de 2008, com um ano de suspensão e multa de quatro mil euros no âmbito do processo Apito Final, em que União de Leiria e o seu presidente foram acusados de corrupção, na forma tentada, no jogo com o Belenenses da época 2003/04. Da decisão, resultou ainda uma multa de 40 mil euros à SAD.Com esta decisão do TC - de que já não há recurso -, o FC Porto e o seu presidente Pinto da Costa, a quem foram aplicados pela justiça desportiva a perda de seis pontos no campeonato de 2007/08 e uma suspensão de dois anos ao dirigente, podem solicitar a anulação dos castigos.Do mesmo modo, o Boavista, que desceu à Liga de Honra, decisão tomada também com base nas escutas telefónicas, poderá igualmente apelar.Contactada pela Agência Lusa, fonte ligada ao processo confirmou que no despacho de quarta-feira (28 de Janeiro), o TC "decidiu não tomar conhecimento do objectivo do recurso interposto pela FPF, por constatar que o Supremo Tribunal Administrativo não recusou a aplicaçao de qualquer norma constante de acto legislativo".De acordo com o acordão do Supremo Tribunal Admnistrativo de 2008, a FPF foi intimada a proceder à devolução das escutas telefónicas a João Bartolomeu. À FPF resta solicitar uma conferência de juizes do próprio TC para se pronunciar sobre este despacho.

E agora como vai a Liga descalçar a bota?

Um abraço
Anónimo disse…
É IMPORTANTISSIMO não esquecer que a interpretação do teor das escutas relativas ao FCP, foi efectuada pela "escritora"!!!!!!!!!!.........
policy10 disse…
prata, tira essas letras garrafais... fdx.. assim n dá pra ler!!!