Linhas Tortas
Por duas jornadas consecutivas houve um jornal desportivo que usou o mesmo título para resumir a luta pelo primeiro lugar da Liga Sagres: «Líder por linhas tortas». Querem com isto fazer crer a falta de merecimento do clube que ocupa a liderança por causa dos erros de arbitragem de que beneficiou. E isto como se fossem perfeitamente comparáveis as duas situações. Pois não são. Na jornada anterior os erros de arbitragem permitiram ao Benfica ganhar um jogo que em que nada fez por merecer a vitória. Foi superado em tudo pelo adversário e ainda por cima jogava em sua casa e como tal, os erros de arbitragem transformaram o resultado numa aberração quando comparado com o que realmente se passou nas quatro linhas. Pois no Sábado em Braga não foi isso que se passou. Espicaçado com o jogo anterior, o Braga entrou com tudo no jogo e acabou por pagar por isso no fim da primeira parte. No entanto, o sufoco foi grande. Estava a ver o jogo com um assíduo frequentador deste blog e dizia-lhe que se aquele ímpeto do Braga não desse em golo rápido, dificilmente não ganharíamos aquele jogo e foi o que sucedeu. Jesus tentou jogar tudo naqueles primeiros minutos: o orgulho ferido dos seus jogadores, superioridade numérica no meio campo, a estreia de fogo de Cissokho tentando pressioná-lo ao máximo, etc. Nessa altura soubemos segurar o jogo através dos suspeitos do costume nestas ocasiões: Bruno Alves, Rolando e Fernando. Foi o trabalho destes jogadores que permitiu que a equipa fosse ganhando metros atrás de metros até aparecer o elemento desequilibrador: Hulk. As nossas primeiras oportunidades passaram todas pelos seus pés e já antes do golo, tinha criado numa jogada bem parecida uma situação de golo eminente, coisa que o Braga apenas conseguiu por uma vez já perto do final do jogo. É óbvio que o golo é precedido de fora-de-jogo, mas ao contrário do que diz Jesus, o golo adivinhava-se e surge pela forma como virámos o ímpeto do adversário contra si próprio. E por isso não foi surpresa nenhuma o segundo golo. Surpresa foi o facto de não termos conseguido aproveitar o espaço que tivemos para alargar o resultado. Se o tivéssemos feito, não teríamos que aturar as bocas que vamos ouvir durante a semana. Seria apenas um erro com influência no resultado e não dois, três ou quatro, dependendo do grau de discernimento dos adeptos dos outros clubes. O referido jornal considerou que foram erros suficientes para considerar que as linhas vão tortas. Eu cá acho que dado o passado recente, o facto de termos sido beneficiados nalguns lances neste jogo só poderia servir para endireitar um bocadinho essas linhas que têm vindo bem tortas e quase sempre em nosso prejuízo… São formas de ver as coisas e cada um puxa pelo seu clube. O problema é que eu sou um adepto e o outro é um jornal desportivo a quem se requer menos paixão clubista. Isto nem que seja para disfarçar…
Vamos à exibição da nossa equipa. Gostei de todos os titulares sem excepção. Especial destaque para o fenomenal Hulk, para o regresso de Lisandro aos golos e para o nosso trio de betão no centro da defesa. Por último gostaria de destacar as duas fantásticas arrancadas dos nossos laterais. Nenhuma resultou em golo mas servirão para que os dois jogadores ganhem confiança. E bem precisam visto que hoje em dia são duas posições de risco tal é a forma como os adeptos estão escaldados com as consecutivas opções falhadas. Cissokho só pode estar confiante. Foi posto à prova constantemente e respondeu à altura. Veremos o que pode dar mas repito o que já aqui disse: as expectativas são tão baixas que só pode surpreender. Por último, gostaria de destacar mais uma vez a entrada desastrada de Guarín que voltou a dar mão na área num lance incrivelmente ingénuo. Seria menos preocupante se tivesse sido a primeira vez que aconteceu…
Para a festa da Taça recomendo uma equipa pelo menos com grande parte dos titulares. Nem é preciso relembrar que há contas para ajustar…
Equipa para a recepção ao Leixões:
Ventura; Fucile, Stepanov, Bruno Alves e Cissokho; Fernando, Tommy Costa e Lucho; Rodriguez, Lisandro e Hulk.
Comentários
Quanto aos lances, o 1o golo é fora de jogo claro e não há desculpa para não ser anulado. A seguir ao segundo golo, Lisandro aparece isolado e é mal marcado um fora-de-jogo num lance de golo iminente. O golo de Tomás Costa parece bem anulado. Na segunda parte, há um suposto penalty de Cissokho mas que a ser seria fora da área. Mas deve ser explicado ao jogador que não deve pôr as mãos ali porque arrisca-se a ter dissabores. Depois há o lance de Helton que não me parece ser penalti mas tenho dúvidas. Há mais uma vez um toque perfeitamente evitável de Helton mas que em nada impediu o remate de Meyong que nada fez para evitar o contacto. Mas vamos supor que era mesmo penalti e até nem me chocava se fosse marcado. Nunca seria como sugerido num resumo julgo que da rtp, penalti e expulsão. Ou esquecem-se que o lance estava completamente controlado pelo defesa que acabou por substituir o guarda-redes? Depois há o lance de Guarin onde não é claro que ele dê mão. Mas também parece difícil não ter dado...
Resultado - 3 a 1 em prejuízo do Braga mas repito que só uma equipa poderia ganhar aquele jogo. Mas sinceramente prefiro ganhar limpinho e sem espinhas.
Que foi aliás como o Porto ganhou este jogo ao Braga... Como diriam os outros "há coisas fantásticas!"
Se a bola for cruzada para trás tb é considerado fora-de-jogo? Eu acho q n é fora-de-jogo no 1º golo... mas para n me considerarem parcial, acho q é penalty do Helton e do Guarín :-)
Prata, Ventura e Stepanov na Taça é cagar no Leixões... Exige-se respeito para quem já deu um festival de bola como poucos deram em pleno Dragão...
Portanto, se há jogo para descansar é o jogo em Alvalade onde podes colocar toda a ekipa B, de resto não vejo nenhum motivo para os meninos andarem cansados...
apenas uma pergunta..alguem consegue ver a mao do guarin...???
E, de facto, n e' perceptivel qq mao do Guarin embora de a entender isso e tendo em conta o historico de penaltis estupidos deste menino e' bem capaz de ter sido mao :-)
Analisando o jogo, que vi no estádio e depois na TV, o Braga começou mais forte, apesar de não ter criado muito perigo, mas com o passar do tempo o jogo começou a equilibrar e surgiram 1-2 lances de golo para o Porto. Nasce então o golo do FCP em fora de jogo (impossível de não ver pelo fiscal de linha) que altera obviamente o jogo a partir daí. Dizer que o FCP foi justo vencedor porque depois de um golo assim controlou o jogo (e há que reconhecer isso) não faz grande sentido tal como não faz sentido dizer que por causa dos lances de golo do FCP, o golo destes se adivinhava... A partir do golo do Braga foi quase 0 até aos últimos 10 min de jogo. A palavra justiça num jogo destes é complicada de ser usada.
Quanto aos lances vê-se perfeitamente o Hulk em fora de jogo, o do Tomás Costa penso ser fora de jogo, mas não reclamava se não fosse assinalado, no entanto acredito que este lance apenas foi assinalado porque o FCP já vencia por 2-0. Quanto aos penalties acho que o do Meyong-Helton não é falta mas o Alan é puxado fora e dentro da àrea (estupidez do lateral esquerdo do Porto) e é claramente mão do Guarin (é mesmo à minha frente), apesar de não ser muito perceptivel na TV. É novamente impossivel o fiscal de linha não ter visto estes dois últimos lances...
PS - nunca gostei muito do FCP mas reconhecia-lhes uma humildade que foi completamente apagada e substituída nos últimos anos por uma enorme arrogância tanto de adeptos como de dirigentes.
PS2 - não se devem criticar jornais apenas pelas capas. Se a noticia d' A Bola tivesse sido lida era bem visivel que eles admitem os erros de arbitragem mas reconhecem ao FCP o mérito de ter jogado bem e ter controlado o jogo.
PS3 - "mas Jesus tem de perceber k para ganhar ao poderoso terá de jogar como pekenino e encostar se lá atrás." Nem sei o que dizer desta afirmação mas cá está a arrogância que falava e além disso se calhar o Braga já não é tão pequeno...não o deixam é ser maior.
PS4 - os grandes continuam a ser beneficiados em detrimento dos "pequenos"
Abraços a todos..
Quanto ao número de adeptos no estádio isso levava a outra discussão que nada tem a ver com a grandeza do clube nem da equipa.
Já agora fica outra nota. Apreciei bastante quando no final do jogo, durante um bocado gritaram olés. Só não percebi se era para a troca de bola entre os jogadores do Porto se para a exibição da fantástica equipa de arbitragem.
Quanto à falta de humildade de que falas, prefiro encara-la como um nível de exigência que espero que se mantenha sempre alto. De tal forma que muito temos criticado durante este ano a equipa o treinador e administração. Isto tudo apesar de atenuantes como a perda de 3 jogadores nucleares, processos de "tribunais" no mínimo pouco coerentes, etc.
Por último não me peças para ler o interior do jornal a bola... Teria de comprar e eu tento não comprar jornais desportivos. Mas atenção que o teu treinador dá bastante importância às "portadas"...
Antes de avançar para a minha análise, tenho de perguntar ao Che se escreve enquanto braguista, benfiquista ou uma mistura dos dois?!?!?
Também acrescento que não vou citar regulamentos porque isso é a especialidade do Babalu!
Também não vou procurar desculpas nem atenuantes para a equipa de arbitragem.
Assim, vamos lá desmistificar algumas coisas:
1- Offside do Hulk: Sim! É óbvio que está em posição ilegal! É óbvio que o árbitro auxiliar devia ter assinalado a respectiva infracção! É óbvio que marcar um golo em fora-de-jogo não é a mesma coisa que um jogador, que está em offside, fazer um passe para outro jogador que, no meio de 3 defesas, dá show e faz um golo fantástico.
2- Offside do Tomy: Nada a dizer. Boa decisão.
3- Golo do Lisandro: Moisés gatuno! Moisés devia ir para a jarra!!!
4- Penalti reclamado sobre Meyong: Ridículo! Toda a vida li e ouvi (se quiserem saber qual a lei respectiva, perguntem ao Babalu) que se o jogador que sofre uma eventual carga não puder atingir a bola, a falta não deve ser marcada. Ou seja, mesmo que se considerasse falta do Helton, a verdade é que a defesa do Porto tem o lance controlado e o Meyong com ou sem carga não alteraria nada na jogada. Concluindo, boa decisão.
5- Alan vs Cissokho: O árbitro é burro! Se houver alguma falta é um puxão na camisola do Alan que acontece FORA da área!!! O Alan não cai com o puxão, logo não pode cair também com as mãos na anca! Isto é futebol, não é basquetebol! O árbitro é burro porque, nestes lances, se não marca penalti tem de mostrar amarelo ao avançado! Assim, limparia a sua imagem. Se não marca falta nem penaliza o simulador, enterra-se!
6- Mão do Guarín: Não há uma única imagem que prove que Guarín jogou a bola com a mão!!! Mais, não há sequer uma imagem que prove que a bola bateu no braço!!! Finalmente, mesmo que a bola batesse no braço só seria falta se ele mexesse os braços para desviar a bola ou se tivesse os braços abertos. Ora, parece que ele tem os braços ao longo do tronco que é a posição "natural" dos braços, logo, NUNCA seria falta! Repito, parece! E, se parece, não é porque se fosse não parecia... ERA!
7- Esta estratégia do Porto tem resultado nos jogos fora mas eu detesto ver o Porto a terminar os jogos com menos de 40% de posse de bola. É muito pouco... Não gosto nem um pouco deste tipo de jogo, nem o reconheço como estilo de jogo do Porto.
8- De qualquer maneira, tenho de dar os parabéns ao Jesualdo pela forma como tem defendido a equipa e pela evolução fantástica de jogadores como o Hulk, Fernando e Rolando.
9- Não vou voltar a bater no ceguinho relativamente ao treinador que já é mais do que sabido que, apesar de ser o melhor dos 3 grandes, não é treinador suficientemente ambicioso para ser o nosso líder.
10- Há uma agressão bárbara do Rochemback ao Ruben Micael que não foi mostrada em nenhum resumo televisivo!!! (a não ser que a agressão se devesse ao nome ridiculo do gajo... nesse caso, já entendo)
11- Quanto ao Néné, já aqui disse, mais do que uma vez, que era uma boa solução para o banco do Porto...
12- Quando é que a SAD vai tomar uma posição sobre a escandaleira que tem sido este campeonato!?!? Temos todos os meios de comunicação a desvalorizar os benefícios constantes ao SLB e ao SCP e, em contraponto, a recalcar os eventuais benefícios a favor do FCP!
13- Catarro e C.ia: Ide para a grande puta que vos pariu!
De facto, fomos favorecidos… é claro… mas, sinceramente, e não podendo deixar de concordar com o Che no que toca ao facto do golo do FCP ter alterado os ritmos de jogo a partir de então, também estava, à semelhança do Prata, que o jogo estava de feição para o FCP e que o golo ia surgir… surgiu foi logo e daquela maneira… mas o FCP é muito forte nas transições rápidas, nomeadamente com Hulk e Rodriguez… Antes desse golo, a pressão ofegante do Braga (entrou muito bem no jogo) não deu, em termos práticos, em nada… estivemos muito bem defensivamente e depois desse pressing inicial, o Braga começou a diminuir o ritmo e o FCP a aparecer… até aqui estamos todos de acordo… depois surgiu o golo e a partir tudo muda, obviamente, o FCP ainda ia se sentir mais à vontade para aplicar o seu jogo, como aconteceu… poucos minutos depois, o enterro “ENORME” do Moisés mata o jogo e é que não foi devidamente enfatizado…
A partir daqui o FCP podia ter alargado a vantagem e depois sim, surgem os penalties, os quais poderiam ser todos marcados que não seria nenhum escândalo… para mim os dois primeiros são forçados (no primeiro é bastante claro o teatro do Meyong, no segundo destaco a burrice do Cissohko) e o último parece-me claro (não é virgem no Guarin), embora não seja visível na TV… aproveito até para parafrasear um dos comentadores de arbitragem da RTP no Domingo Desportivo que bastante me irritou: “Eu não consigo ver a mão, mas não tenho dúvidas que é penalty”… para comentar na TV, devia-se tentar deixar, pelo menos um bocadinho, o clubismo de lado… pelo menos evitar dar tanto nas vistas…
Gostei do FCP… senti coeso e determinado na vitória… com atitude de campeão… estamos mais fortes… foi o que mais gostei do jogo… algo naturalmente menosprezado na imprensa que eu vi (não li nenhuma)…
P.S. O Jesus dá importância às “portadas” ou foste demasiado perspicaz Prata…
Argumentou em todos lances polémicos e gostei da forma que o fez, justificando todos os pormenores... contudo, continuo com a opinião que se fossem marcados não seria demasiado escandaloso para aquilo que se vê...
contudo, tb continuo a achar o Cissokho burro como uma porta, a par de Guarin que é incrivelmente imaturo em lances dentro da área: Arsenal, Setúbal e agora... mesmo que a bola não lhe tenha batido na mão nestes dois últimos jogos... mas a maneira com que se faz ao lance tem de ser diferente para não dar qq hipótese aos gajos de preto de assinalarem penalty...
Se fosse marcados, não era escândalo nenhum!!!
O que não pode ser escandaloso é não marcá-los!!
Eu creio que houve, de facto, uma intenção deliberada de afastar o Braga da luta pelo título!
Não posso provar mas são coincidências a mais.
Quanto ao Guarin, por muito que o Cruz dos Santos seja imprudentena analise, parece mesmo falta e acredito que no campo se tenha visto e bem. Até acho que ele faz um movimento em direcção à bola. Enfim... Eu inscrevia já o Guarin na lista de espera para transplante de cérebro. Teriamos um fora-de-serie...
Não sei se já viram a convocatória e vão mesmo haver poupanças. Preocupa-me é que se poupe logo o Fernando que me parece que vai fazer muita falta...
Ah, tambem estou curioso para ver quem vai á baliza.
a minha equipa (dentro dos convocados):
Ventura; Tommy, Rolando, Bruno Alves, Fucile; Bolatti; Guarin, Meireles; Lucho; Lisandro e Hulk
Tommy, Pedro Emanuel, Stepanov, Benítez;
Bolatti, Guarín e Meireles;
Farías, Hulk, Mariano.
Quanto ao lance do Guarin o que se passa é que o cruzamento é em arco e o jogador queria cortar o lance com o peito. Quando vê que a bola lhe vai a fugir começa a inclinar o corpo para chegar à bola. O "problema" é que só chega a ela com o braço... É burro, mas é penalty.
Quanto aos comentários nas TV's tenho de concordar com vocês. É tanto idiotice dita... O Rui Santos chegou a afirmar categoricamente que o lance do Tomás Costa era fora de jogo quando a imagem que tinha na TV só mostrava praticamente a cabeça do jogador e estava completamente inclinada.
Beto
Laranjeiro, Élvis, Nuno Silva, Bryan
B. China, Roberto Sousa, Hugo Morais
Zé Manel, Chumbinho e Diogo Valente
Braga lesionou-se... tenho pena, era mais uma oportunidade de se mostrar ao Prata :-)