Estalou o verniz...

A expressão é do comentador de serviço na RTP 2 e serve para relatar as incidências quentes vividas no Feyenoord - FC Porto de 1993, onde estava em jogo o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões... Depois da vitória caseira por uma bola (golo de Domingos), a banheira de Roterdão estava ao rubro para decidir o apuramento para a Liga dos Campeões... o lance envolve Fernando Couto e serve, não só para relembrar, mas também homenagear um homem do nosso clube que terminou a carreira recentemente, facto este que passou despercebido do grande público...

A cena é caricata e vale a pena recordar nos vídeos made in basculação...



Notas...

- lances típicos de centrais e pontas de lança, em que Couto não é excepção, mas que desta vez é mais vítima...

- depois a experiência do número 5 do Feyenoord, que dá uma excelente joelhada em Couto como se nada fosse com ele...

- o nosso Bicho não estava a passar ao lado do jogo e foi logo lá impor respeito (não percebi o que fez)... o 5 ainda reage e tenta acertar-lhe com a bola...

- depois o vídeo termina com Secretário a tentar explicar àquela estaca que no futebol é para se jogar à bola, até que chega o nosso capitão e, em bom português, diz o que aquele holandês merecia ouvir e ainda termina com um gesto com a mão dizendo: "Daqui a pouco vais ver como elas mordem..."

Comentários

riskolas disse…
O árbitro é o Kim Nielsen, não é?

LOL...

Que palhaçada! Parece o SLMerda!!!

Um árbitro a sério punha os dois filhos da puta do Feyennoord na rua!
Pedro disse…
Muito bom. Este jogo é o do 0-0 , com Ivic e 6 ou 7 defesas no 11 inicial.
Olha, bom bom era teres o golo do Domingos da 1ª mão. Nao deu na TV esse jogo e lembro-me que vibrei com o golo na rádio, aos 90m.
Secretário olé. tenho saudades :)
Anónimo disse…
Vejam o que se disse e se escreveu quando o Rui Costa terminou a sua carreira e quando o Fernando Couto terminou a sua.
Apenas para destacar algumas efemérides... uma carreira de 2 décadas, 110 internacionalizações, 1 campeonato do mundo de sub-20, 1 Liga Espanhola, 1 Scudetto, 2 Taças das Taças, 1 Taça UEFA e... o mais importante de tudo... 3 campeonatos nacionais da primeira divisão pelo FCP.
Muito oportuno este vídeo pois permite invocar "um homem do nosso clube" que recebeu esta semana o Prémio Carreira da Associação de Jornalistas Desportivos. Mas como temos muito bons jornalistas em Portugal, é natural que esta homenagem tenha sido abafada.
Mais uma palavra para o nosso grande capitão João Pinto... um verdadeiro senhor.
prata disse…
Uma pérola este vídeo! O holandês conseguiu enganar o árbitro mas Jorge Costa não. Isto é o FCPorto. Na banheira de Roterdão com um dos públicos mais fanáticos daquela zona da Europa, não há receio nenhum. O Bicho prega uma merecida chapada no tipo e o capitão ameaça um holandês com o dobro do tamanho com um elucidativo:«Espera lá que quando te apanhar a jeito...» Dois grandes capitães! Que saudades...

Quanto a Couto, confesso que nem sabia que tinha arrumado e até me considero uma pessoa atento a essas coisas. Justiça lhe será feito no nosso blog através do nosso especialista Pispis...
Anónimo disse…
Boas,
Lembro de ver este jogo num hotel
de Gaia numa tv estrangeira marada!
Raça era o que não faltava!!!
Já que no Nosso Mágico FC PORTO
andam tantos a mamar que nunca deram nada ao Clube,peço ao muy
nobre e querido JNPC que não se
esqueça do Fernando Couto !!!

CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
desde - 1 8 9 3
Pispis disse…
Ora aí está uma pressão positiva, Prata :-)
Lamas disse…
Uma pressão com muita classe...

Simões (Pedro), penso que não tenho esse golo do Domingos... quase que garanto, mas ainda vou vasculhar no baú...
Anónimo disse…
23-01-2009 LABAREDAS
Contaminação?

O F.C. Porto Ferpinta lutou até aos últimos segundos pela presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal de basquetebol. Contrariando previsões tolhidas pela cor clubística, os Dragões exibiram qualidade e ambição, forçando uma decisão no limite e resistindo enquanto a contenda se manteve na argumentação desportiva. O sucesso tinha tudo para ser azul e branco.

Infelizmente, numa altura em que apenas e só a fortuna podia interferir e desequilibrar a partida, o dedo divino de terceiros contaminou a Taça de Portugal e adiou a decisão para prolongamento. Em escassos segundos, um toque ligeiro no braço foi facilmente detectado, enquanto um contacto claro pura e simplesmente passou despercebido. Para um dos lados houve olho de lince; para o outro uma espécie de cegueira momentânea. Até a realização foi contaminada pela péssima decisão da arbitragem, uma vez que não houve direito a repetição para reapreciação do lance. Não deixa de ser estranho. Ou talvez não…

O desatino parece estar a propagar-se do relvado para os pavilhões, como um vírus que se dissemina ao ritmo da falta de decoro. A tendência e os factos não deixam margem para dúvidas. É a contaminação generalizada. Os Portistas, todavia, estão vacinados. E atentos. A vacina do sucesso deixa-os imunes ao ridículo.

site do FCP
Anónimo disse…
Comunicado da F.C. Porto – Basquetebol, SAD

Face a uma sequência de ocorrências pouco abonatórias para a modalidade e que culminaram ontem, com decisões incompreensíveis da equipa de arbitragem presente no Benfica-F.C. Porto Ferpinta, dos quartos-de-final da Taça de Portugal, vem a Administração desta sociedade comunicar o seguinte:

1 – A F.C. Porto – Basquetebol, SAD vai vetar a presença nos seus jogos dos árbitros Pedro Coelho e Carlos Santos, tendo em conta o comportamento de ambos no encontro com o Benfica, para a Taça de Portugal, e do último na partida F.C. Porto Ferpinta- CAB Madeira, a contar para a Liga Portuguesa de Basquetebol;

2 – A F.C. Porto – Basquetebol SAD vai ficar a aguardar, expectante e atentamente, pela posição que o presidente do Conselho de Arbitragem da FPB vai tomar, depois de este ontem, no final do encontro, ter pedido desculpa aos representantes do F.C. Porto e ter reconhecido que, dentro das quatro linhas, os azuis e brancos justificaram a vitória. Será interessante constatar se o Eng.º Rui Valente considerará que foi «um crime» assinalar uma falta a dois segundos do fim ou então, crime ainda maior, fechar os olhos a outra mesmo em cima do apito final;

3 – A F.C. Porto - Basquetebol, SAD não pode deixar de chamar a atenção para aquilo que parece ser uma confusão reinante da FPB no que respeita à organização das competições. Além de a Liga ter permitido que já se tenha realizado o jogo Física–Benfica da última jornada do campeonato, quando ainda estamos a entrar na segunda volta, com evidente prejuízo da verdade desportiva, também o incrível aconteceu antes da Final 8 da Taça de Portugal, quando a equipa do F.C. Porto Ferpinta não pôde treinar de véspera no Pavilhão Municipal Luís Carvalho, no Barreiro, para cumprir a habitual adaptação ao recinto;

4 – A F.C. Porto - Basquetebol, SAD constata que os jogos da Liga Portuguesa de Basquetebol não foram alvo de qualquer transmissão televisiva após a realização do Benfica-Ovarense, jogo que motivou troca de “galhardetes” entre a FPB e o Benfica. Face ao contrato existente entre a FPB e Sporttv para a emissão de jogos da respectiva Liga, o F.C. Porto vai exigir da FPB a divulgação das razões da não transmissão de qualquer encontro, após o que se realizou no Pavilhão da Luz.
Esta situação, naturalmente, acarreta graves prejuízos para a modalidade, impedindo os clubes de dar o devido retorno aos seus sponsors e patrocinadores.

5 – A F.C. Porto – Basquetebol, SAD decidiu ainda não participar no próximo «Dia das Estrelas», enquanto a FPB não garantir um seguro de acidentes pessoais e de trabalho para os seus atletas, registando não ter sido ainda ressarcida dos prejuízos materiais resultantes das lesões que os atletas Paulo Cunha e Nuno Marçal contraíram ao serviço do País. Isto para não falar ainda dos evidentes prejuízos desportivos que a situação acarreta ao F.C. Porto e aos próprios atletas;

6 – Perante os factos atrás descritos, A F.C. Porto – Basquetebol, SAD vai aguardar a posição oficial da Federação Portuguesa de Basquetebol, de modo a definir futuras atitudes e posições.

Porto, 23 de Janeiro de 2009

A Administração da F.C. Porto – Basquetebol, SAD
Anónimo disse…
24/07/2008 FUTEBOL
Depois de rescindir contrato com o clube
"O FC Porto sempre me tratou bem", diz Paulo Assunção
Alegou a chamada "Lei Webster" para rescindir contrato com o FC Porto em Maio passado, vinculando-se pouco depois ao Atlético Madrid. Porém, Paulo Assunção garante que sempre se sentiu muito bem no clube "azul-e-branco", ao qual assume que deve muito da sua evolução enquanto futebolista.

Porquê então alegar a polémica lei que permite a um jogar ficar livre após três anos num clube desde que tenha mais de 28 anos? A resposta de Paulo Assunção, em entrevista ao diário espanhol As: "Levava quatro anos no FC Porto e podia recorrer a esta lei e foi isso que fiz. Falei com o meu representante e entendemos que tinha de fazer o melhor para mim. Tenho 28 anos e possivelmente estou no melhor momento da minha carreira. O meu objectivo é ganhar títulos numa Liga nova como a espanhola e ter novas experiências".

De qualquer forma, fica as plavras elogiosas para com o FC Porto: "Sempre me tratou bem, sobretudo os adeptos e os companheiros. É um clube ao qual devo muitas coisas e terá sempre o meu carinho. Deixei lá muitos amigos, mas não me sinto em nenhum momento obrigado com o clube".