A surpresa

Anda tudo inquieto por causa da surpresa que o nosso Presidente nos prometeu. Aceitam-se apostas. Mas se olharmos para o plantel que seguiu para estágio salta à vista uma lacuna (ou várias!!! Mas disso falaremos mais à frente…): Falta um avançado. Por isso, julgo que a surpresa poderá passar por aí. Como tal apresento uma lista dos que se falam que ordeno segundo o meu critério de utilidade:

Manutenção de Quaresma – Seria uma grande notícia, mas já sabemos como funciona (ou não funciona) a cabeça do ciganão. Dá toda a ideia de que contrariado não vai jogar nada…

Jogador incluído no negócio Quaresma – Júlio Cruz (improvável) com 30 e tal anos ou Suazo trariam um upgrade claro de qualidade ao plantel.

Miccoli – Falta-nos um avançado e seria mais uma estocada no nosso inimigo de morte…

Duda – Faz sentido. Jogador interessante, português, portista e com características que faltam no plantel nomeadamente as bolas paradas.

Maniche – Não estou a ver o interesse a não ser que estejamos a negociar algum dos nossos médios…

Tiago – Gosto especialmente deste jogador (que também é portista) mas aplica-se o mesmo raciocínio que no caso do Maniche.

Simão Sabrosa – É um rumor que corre e ao qual não dou grande importância. No entanto não gostaria nada! Há jogadores que simplesmente não têm os requisitos de carácter para vestir a nossa camisola…



Mas não é só a surpresa que me inquieta. Prestem atenção à equipa que alinhou ontem. Pontificam 6 (!?) Argentinos… Olho para o plantel e dificilmente encontro os pilares sólidos de Portismo que encontrava no passado. Encontro o Pedro Emanuel sobretudo, e encontro o Bruno Alves já num patamar bem abaixo em termos de carisma. E o resto? Vejo meia dúzia de portugueses no plantel e isso preocupa-me. Tudo bem que temos estrangeiros de grande qualidade mas e os outros? Não arranjávamos portugueses (da formação ou não) que rendessem pelo menos o mesmo? Vamos aos factos estatísticos relativos ao plantel que seguiu para estágio:

Guarda-redes:
Helton, Nuno e Ventura;

Defesas:
Fucile, Sapunaru, Bruno Alves, Stepanov, Rolando, Pedro Emanuel, Nelson Benítez e Lino;

Médios:
Bolatti, Fernando, Tengarrinha, Raul Meireles, Tomás Costa, Lucho Gonzalez e Fredy Guarín;

Extremos:
Ricardo Quaresma, Mariano Gonzalez, Tarik Sektioui, Cristián Rodriguez, Alan e Candeias;

Avançados:
Lisandro Lopez e Farías.

Em suma:

- 9 Portugueses - 34,62% (estou a incluir Ventura, Tengarrinha, e Candeias…)

- 7 Argentinos – 26,92%

- 4 Brasileiro - 15,38%

- 2 Uruguaios – 7,69%

- 1 Colombiano – 3,85%

- 1 Marroquino – 3,85%

- 1 Sérvio - 3,85%

- 1 Romeno - 3,85%

Ou seja e em linhas gerais, temos 35% de Portugueses, e agora vem o nº assustador: 54 % de sul-americanos… Custa-me entrar em alarmismos mas, na minha opinião, a tradição Portista no plantel está em causa. Falam-me muito no caso do Arsenal que tem uma excelente equipa com 0 ingleses. Mas aquilo é um exemplo? Já não podemos falar do Arsenal sem falar de Wenger, aliás, podemos mesmo falar do Wenger Futebol Clube… Eu não quero um FCPorto assim. Quero mais jogadores portugueses e sobretudo quero mais jogadores portistas! Que tenham isso em conta em vez de andarem preocupados com surpresas…

Comentários

Anónimo disse…
"Encontro o Pedro Emanuel sobretudo, e encontro o Bruno Alves já num patamar bem abaixo em termos de carisma" - Eu vi o Pedro Emanuel em Milão contra o Inter no chão, lesionado gravemente!Ao ver a bola encaminhar se para a nossa baliza,levanta-se e a coxear atira se de carrinho em honra do nosso clube!!Se isto é estar num patamar abaixo..Quanto à surpresa gostaria que fosse o Ronaldinho Gaucho.Afinal entre ir para o Manchester City e vir para o Porto axo k ele não tinha dúvidas!!A atitude do cigano já me cansa...
prata disse…
Não percebo ou não me expliquei bem. Cá vai o ranking do carisma: 1º Pedro Emanuel e depois bem abaixo Bruno Alves que está sempre a falar em ir embora...
Anónimo disse…
Assim tá bom!!Por acso o Bruno desiludiu me um bocado!!Mais carisma tem o Lisandro, o único k poderia kerer sair e nunca disse nada!!
Lamas disse…
Prata acho que está bem explícito... o Rei Artur é que deve ter lido a correr...

Para mim a surpresa será o Micolli, mas o grande reforço é, sem dúvida, a não saída de Lucho... viram o golo??? Parece fácil... muita classe...

Partilho da tua preocupação... começam a faltar referências... se poucos são os portugueses, pelo menos há que ir buscar Jorge Costas e Companhia para implementar esses ideais nos jogadores...
miguel87 disse…
Tambem eu fiquei particularmente alarmado ao olhar para a constituição da equipa neste primeiro jogo de preparação!
Resumindo, concordo completamente com o post, acrescentando que vejo no Lisandro e no Fucile o mais parecido que temos com o famigerado "jogador á porto".

Quanto á surpresa, tambem espero que seja um avançado, e dos nomes que se ouviram até agora, gostava mesmo era do Adriano do Inter, mas se vier o Suazo, nada mal.
Tiago Araújo disse…
Tambem eu fiquei particularmente alarmado ao olhar para a constituição da equipa neste primeiro jogo de preparação!
Agora neste ganhámos 4-1.

Visitem o meu blogue:

http://www.campeoesfcporto.blogspot.com
Artur lembro-me desse lance do P. Emanuel. É esse e o do Lisandro o ano passado no jogo contra o Benfica. É de uma raça e de uma entrega fantástica. E o Fucile também se começa a adaptar e a envolver mais no Porto, para além de ser um jogador muito lutador.
Quanto ao Quaresma digo sinceramente que quero que seja vendido. Que venha depois a tal surpresa, que eu acredito também ser um avançado, e depois acabar em beleza com o Duda.
Maniches, Tiagos ou mesmo Pedro Mendes, agradam, mas só se saísse Lucho ou Meireles, porque de resto não vejo utlilidade.

E o Tiago é mesmo Portista? Não sabia dessa.
prata disse…
Depois da decisão de hoje, a surpresa deve estar mesmo a aparecer...
The Turk disse…
O Quaresma deve ficar. O Inter já contratou o Mancini para a posição de extremo e o Real Madrid está concentrado no Ronaldo. Para vir um jogador do Inter creio que só mesmo o Pelé, os outros devem ter salários incomportáveis. Para não falar em vontade de mudar do Calcio para a (des)liga portuguesa.

O Miccoli parece-me caro para um jogador que só poderia aspirar a ser suplente do Lisandro. Para além disso já tem 29 anos.

O Duda não tem nível para jogar no Porto. Não é melhor do que o Alain. Basta ver o seu rendimento (ou falta dele) na liga espanhola.

Maniche, Tiago, Simão, para além do problema dos salários, não gostava de ver nenhum deles no Porto.

"Não arranjávamos portugueses (da formação ou não) que rendessem pelo menos o mesmo?"
É só ir contratá-los ao Manchester, Chelsea, Inter ou Real Madrid. Duvido é que haja guito para isso.
Quem são os portugueses que tinham lugar no Porto? Espero que não venham com exemplos como o Miguelito há umas temporadas atrás. Nem no SLB conseguiu ser titular, quanto mais no Porto.

Olhando para o actual plantel só há espaço para um 10 ou um ponta-de-lança. Será o Renteria ou virá outro jogador? O colombiano fez uma boa época em França, marcou 9 golos numa equipa que desceu de divisão.

Em relação às nacionalidades, só posso dizer "a tradição já não é o que era". Os únicos mercados acessíveis ao Porto são o brasileiro e o argentino. E mesmo assim nem dá para ir buscar jogadores do nível do Thiago Neves ou do Riquelme.
Demasiados sul-americanos? Manchester, Lyon, Inter, Real Madrid, Bayern, PSV, actuais campeões dos respectivos países, todos com sul-americanos nos planteis.
prata disse…
Sul Americanos acho bem mas QB... Aliás tal como acontece nos clubes que referiste (a excepção será o Inter). Além disso esses clubes apostam bastante nos jogadores dos seu países e investem neles, basta ver o benzema e ben arfa do Lyon, o affelay e o bakal do psv, o shweinsteiger o lahm e o podolskiy no bayern. Tudo prata da casa ou jogadores nacionais contratados.

Quanto aos portugueses que falas que estão nos grandes clubes internacionais, pensa de que clube vieram quase todos eles. Esse mesmo que estás a pensar. Aliás os nossos melhores negócios foram na venda dos melhores portugueses do nosso campeonato, e alguns formados no nosso clube. Portugueses que escasseiam cada vez mais no nosso plantel... Se não os há no mercado português, terá a ver com a enchurrada de sul-americanos que temos nos nossos clubes. Por que não sermos nós a apostar na inversão desta tendência com uma aposta clara nos nos jogadores portugueses?
Anónimo disse…
Se tudo correr bem, a supresa será o Pablo Aimar.. :) E aí seria a maior chapada que se podia dar ao benfica.. :)
Anónimo disse…
Nãe estou a perceber o que se passa aqui!!Por um lado queremos ser campeões europeus e por outro queremos jogadores portugueses e da formação!Estarão a sonhar????Os únicos jogadores portugueses que teriam lugar no Porto sao caros e estão em grandes clubes europeus!!Sul Americanos??Argentinos??Mas afinal os melhores jogadores sao donde??Da alemanha??preocupava me se tivessemos oito americanos...isso sim era preocupante
miguel87 disse…
"Nãe estou a perceber o que se passa aqui!!Por um lado queremos ser campeões europeus e por outro queremos jogadores portugueses e da formação!Estarão a sonhar????"

Então da última vez que fomos campeões europeus tinhamos 8 Argentinos no 11 base ou eram 8 PORTUGUESES???

É incrivel como as pessoas têm contra os jogadores da formação o argumento do "já mostraram que não servem"...como??? se uns nunca tiveram hipoteses de jogar na equipa mais de escassos minutos de alguns jogos e outros nem sequer no plantel ficam!?

E o que jogam ou não nas equipas onde estão emprestados não pode ser argumento, uma coisa é estar inserido nessas equipas com poucos recursos, outra é estar numa equipa com estrutura como o Porto.

Se estamos á espera que os jogadores evoluam nas equipas onde andam emprestados nunca vamos ter nenhum deles a jogar na equipa do Porto - veja-se o caso H.Barbosa: o melhor da Academica e um dos melhores do campeonato que quando chega ao Porto nem sequer lhe dão hipoteses de jogar!

Quais foram os jogadores, que no Porto, e mesmo depois de serem vendidos conseguiram manter uma boa carreira? Rui Barros, F.Couto, V.Baia, S.Conceição, R.Carvalho... Que têm em comum? todos feitos no Porto

E os outros? Emerson, Paredes, Doriva, Zahovic, Derlei, Carlos Alberto... Que fizeram eles lá fora? desapareceram!

Somos todos portistas e muitos temos opiniões diferentes sobre os mesmos assuntos, mas que é triste não ver jogadores da casa na equipa, isso é obvio que é...
prata disse…
Concordo. Ninguém está aqui a defender uma política igual à do Sporting, que aliás tem os resultados que se vê...

Agora, tem de haver equilíbrio no plantel, como houve num passado recente entre portugueses
e estrangeiros ambos de qualidade. De resto prefiro dar oportunidades a jogadores portugueses, da formação ou não, a arriscar constantemente em jogadores sul americanos que serão sempre uma incógnita dadas as diferenças que existem para os campeonatos de onde vêm. Por exemplo: é muito menos arriscado trazer o Guarin do St. Etienne do que trazer o Tomás Costa ou o Bollatti da Argentina. Menos arriscado ainda seria trazer um jogador que vimos jogar imensas vezes como são os das escolas e os do campeonato Português... É isso que defendo. Não digo que não se recorra à america do sul(é bem mais barata...). É preciso dosear o risco e para mim essa é a melhor maneira de o fazer.

E dizer que não há portugueses capazes de tirar o lugar a Alan, Lino, Bolatti, Mariano e companhia é no mínimo rebuscado... E nem estou a incluir as contratações deste ano. De certeza que vão desiludir, no mínimo 2 ou 3.
Anónimo disse…
Nisso tens razão!!Em vez de preencher o plantel com maus jogadores estrangeiros dava se a oportunidade a jogadores da formação!!Em vez de Alan,Maciel,Lino, etc...poderia dar se a oportunidade aos nossos jovens, mas isto para uma segunda linha numa primeira fase!Até pk como diz o Mourinho para seres bom tens de tar todos os dias com os bons e não por aí a treinar e jogar sem condições!!