A surpresa
Anda tudo inquieto por causa da surpresa que o nosso Presidente nos prometeu. Aceitam-se apostas. Mas se olharmos para o plantel que seguiu para estágio salta à vista uma lacuna (ou várias!!! Mas disso falaremos mais à frente…): Falta um avançado. Por isso, julgo que a surpresa poderá passar por aí. Como tal apresento uma lista dos que se falam que ordeno segundo o meu critério de utilidade:
Mas não é só a surpresa que me inquieta. Prestem atenção à equipa que alinhou ontem. Pontificam 6 (!?) Argentinos… Olho para o plantel e dificilmente encontro os pilares sólidos de Portismo que encontrava no passado. Encontro o Pedro Emanuel sobretudo, e encontro o Bruno Alves já num patamar bem abaixo em termos de carisma. E o resto? Vejo meia dúzia de portugueses no plantel e isso preocupa-me. Tudo bem que temos estrangeiros de grande qualidade mas e os outros? Não arranjávamos portugueses (da formação ou não) que rendessem pelo menos o mesmo? Vamos aos factos estatísticos relativos ao plantel que seguiu para estágio:
Guarda-redes:
Helton, Nuno e Ventura;
Helton, Nuno e Ventura;
Defesas:
Fucile, Sapunaru, Bruno Alves, Stepanov, Rolando, Pedro Emanuel, Nelson Benítez e Lino;
Fucile, Sapunaru, Bruno Alves, Stepanov, Rolando, Pedro Emanuel, Nelson Benítez e Lino;
Médios:
Bolatti, Fernando, Tengarrinha, Raul Meireles, Tomás Costa, Lucho Gonzalez e Fredy Guarín;
Bolatti, Fernando, Tengarrinha, Raul Meireles, Tomás Costa, Lucho Gonzalez e Fredy Guarín;
Extremos:
Ricardo Quaresma, Mariano Gonzalez, Tarik Sektioui, Cristián Rodriguez, Alan e Candeias;
Ricardo Quaresma, Mariano Gonzalez, Tarik Sektioui, Cristián Rodriguez, Alan e Candeias;
Avançados:
Lisandro Lopez e Farías.
Lisandro Lopez e Farías.
Em suma:
- 9 Portugueses - 34,62% (estou a incluir Ventura, Tengarrinha, e Candeias…)
- 7 Argentinos – 26,92%
- 4 Brasileiro - 15,38%
- 2 Uruguaios – 7,69%
- 1 Colombiano – 3,85%
- 1 Marroquino – 3,85%
- 1 Sérvio - 3,85%
- 1 Romeno - 3,85%
Ou seja e em linhas gerais, temos 35% de Portugueses, e agora vem o nº assustador: 54 % de sul-americanos… Custa-me entrar em alarmismos mas, na minha opinião, a tradição Portista no plantel está em causa. Falam-me muito no caso do Arsenal que tem uma excelente equipa com 0 ingleses. Mas aquilo é um exemplo? Já não podemos falar do Arsenal sem falar de Wenger, aliás, podemos mesmo falar do Wenger Futebol Clube… Eu não quero um FCPorto assim. Quero mais jogadores portugueses e sobretudo quero mais jogadores portistas! Que tenham isso em conta em vez de andarem preocupados com surpresas…
Comentários
Para mim a surpresa será o Micolli, mas o grande reforço é, sem dúvida, a não saída de Lucho... viram o golo??? Parece fácil... muita classe...
Partilho da tua preocupação... começam a faltar referências... se poucos são os portugueses, pelo menos há que ir buscar Jorge Costas e Companhia para implementar esses ideais nos jogadores...
Resumindo, concordo completamente com o post, acrescentando que vejo no Lisandro e no Fucile o mais parecido que temos com o famigerado "jogador á porto".
Quanto á surpresa, tambem espero que seja um avançado, e dos nomes que se ouviram até agora, gostava mesmo era do Adriano do Inter, mas se vier o Suazo, nada mal.
Agora neste ganhámos 4-1.
Visitem o meu blogue:
http://www.campeoesfcporto.blogspot.com
Quanto ao Quaresma digo sinceramente que quero que seja vendido. Que venha depois a tal surpresa, que eu acredito também ser um avançado, e depois acabar em beleza com o Duda.
Maniches, Tiagos ou mesmo Pedro Mendes, agradam, mas só se saísse Lucho ou Meireles, porque de resto não vejo utlilidade.
E o Tiago é mesmo Portista? Não sabia dessa.
O Miccoli parece-me caro para um jogador que só poderia aspirar a ser suplente do Lisandro. Para além disso já tem 29 anos.
O Duda não tem nível para jogar no Porto. Não é melhor do que o Alain. Basta ver o seu rendimento (ou falta dele) na liga espanhola.
Maniche, Tiago, Simão, para além do problema dos salários, não gostava de ver nenhum deles no Porto.
"Não arranjávamos portugueses (da formação ou não) que rendessem pelo menos o mesmo?"
É só ir contratá-los ao Manchester, Chelsea, Inter ou Real Madrid. Duvido é que haja guito para isso.
Quem são os portugueses que tinham lugar no Porto? Espero que não venham com exemplos como o Miguelito há umas temporadas atrás. Nem no SLB conseguiu ser titular, quanto mais no Porto.
Olhando para o actual plantel só há espaço para um 10 ou um ponta-de-lança. Será o Renteria ou virá outro jogador? O colombiano fez uma boa época em França, marcou 9 golos numa equipa que desceu de divisão.
Em relação às nacionalidades, só posso dizer "a tradição já não é o que era". Os únicos mercados acessíveis ao Porto são o brasileiro e o argentino. E mesmo assim nem dá para ir buscar jogadores do nível do Thiago Neves ou do Riquelme.
Demasiados sul-americanos? Manchester, Lyon, Inter, Real Madrid, Bayern, PSV, actuais campeões dos respectivos países, todos com sul-americanos nos planteis.
Quanto aos portugueses que falas que estão nos grandes clubes internacionais, pensa de que clube vieram quase todos eles. Esse mesmo que estás a pensar. Aliás os nossos melhores negócios foram na venda dos melhores portugueses do nosso campeonato, e alguns formados no nosso clube. Portugueses que escasseiam cada vez mais no nosso plantel... Se não os há no mercado português, terá a ver com a enchurrada de sul-americanos que temos nos nossos clubes. Por que não sermos nós a apostar na inversão desta tendência com uma aposta clara nos nos jogadores portugueses?
Então da última vez que fomos campeões europeus tinhamos 8 Argentinos no 11 base ou eram 8 PORTUGUESES???
É incrivel como as pessoas têm contra os jogadores da formação o argumento do "já mostraram que não servem"...como??? se uns nunca tiveram hipoteses de jogar na equipa mais de escassos minutos de alguns jogos e outros nem sequer no plantel ficam!?
E o que jogam ou não nas equipas onde estão emprestados não pode ser argumento, uma coisa é estar inserido nessas equipas com poucos recursos, outra é estar numa equipa com estrutura como o Porto.
Se estamos á espera que os jogadores evoluam nas equipas onde andam emprestados nunca vamos ter nenhum deles a jogar na equipa do Porto - veja-se o caso H.Barbosa: o melhor da Academica e um dos melhores do campeonato que quando chega ao Porto nem sequer lhe dão hipoteses de jogar!
Quais foram os jogadores, que no Porto, e mesmo depois de serem vendidos conseguiram manter uma boa carreira? Rui Barros, F.Couto, V.Baia, S.Conceição, R.Carvalho... Que têm em comum? todos feitos no Porto
E os outros? Emerson, Paredes, Doriva, Zahovic, Derlei, Carlos Alberto... Que fizeram eles lá fora? desapareceram!
Somos todos portistas e muitos temos opiniões diferentes sobre os mesmos assuntos, mas que é triste não ver jogadores da casa na equipa, isso é obvio que é...
Agora, tem de haver equilíbrio no plantel, como houve num passado recente entre portugueses
e estrangeiros ambos de qualidade. De resto prefiro dar oportunidades a jogadores portugueses, da formação ou não, a arriscar constantemente em jogadores sul americanos que serão sempre uma incógnita dadas as diferenças que existem para os campeonatos de onde vêm. Por exemplo: é muito menos arriscado trazer o Guarin do St. Etienne do que trazer o Tomás Costa ou o Bollatti da Argentina. Menos arriscado ainda seria trazer um jogador que vimos jogar imensas vezes como são os das escolas e os do campeonato Português... É isso que defendo. Não digo que não se recorra à america do sul(é bem mais barata...). É preciso dosear o risco e para mim essa é a melhor maneira de o fazer.
E dizer que não há portugueses capazes de tirar o lugar a Alan, Lino, Bolatti, Mariano e companhia é no mínimo rebuscado... E nem estou a incluir as contratações deste ano. De certeza que vão desiludir, no mínimo 2 ou 3.