Mais uma semana


Este FCPorto de Conceição tem alguns defeitos, mas não se rende! Se querem que esta vergonha de Liga continue, vão ter de ficar expostos a ela até à última jornada! Hoje, por exemplo, podíamos ter facilitado. Um 'empatezinho' até serviria para se antecipar a festa e os meninos escusavam de estar tão nervosinhos, de tal forma que até precisaram do habitual empurrão arbitral. Tal como tinham precisado em Braga e na Feira e em todo o sítio onde tiveram dificuldades nos últimos tempos. E não foram poucos... Passam dificuldades porque os meninos são de ouro mas o futebol é de lata. Tem-lhes valido uma invulgar capacidade de concretizar as oportunidades que têm caído do céu, da cidade do futebol, dos pés dos defesas contrários, etc.. Até jogadores que sempre tiveram muita dificuldade em concretizar, conhecidos entre os adeptos benfiquistas como tal, como Rafa e Seferovic, têm mantido uma capacidade concretizadora assinalável, que tem vindo a esconder as muitas dificuldades que têm sentido e a degradação do seu futebol deste o jogo no Dragão. Este tem sido um fim de campeonato difícil, porque é inglório. E os adeptos têm de compreender isso em vez de exigir mais, seja nas redes sociais, seja no estádio, de tronco nu e a bater no peito. Ponham-se no lugar de um atleta de alta competição que ontem deu tudo para garantir a vitória na Madeira, aterra e vê o lance do segundo golo benfiquista. Não será humano que fique desanimado? Quantas vezes enfrentámos um adversário que apenas perde 2 pontos numa segunda volta inteira? E se esse adversário enfrentou nessa sequência de jogos 6 dos 7 primeiros classificados? Isto até poderia contribuir para dar algum mérito ao adversário, mas só para quem não tem estado atento aos seus jogos. Mesmo assim, não desistimos, vamos à luta e estamos vivos até à última jornada! Ponderem isto, agora que se aproxima a fase de balanço da época. O FCPorto dos últimos 30 anos criou uma cultura de exigir sempre mais, mas é preciso ter a noção de quando é demasiado. Fica para reflexão.

Divagações à parte, o jogo foi descansado. Tirando um lance oferecido por Militão e Vaná e tirando os problemas que o Marega do Nacional foi causando, sobretudo a Manafá e Felipe, tivemos uma tarde descansada e pontuada por bons golos. Golos bonitos e representativos das nossas melhores armas. Tivemos dois golos de bola parada, um que resulta de um ataque à profundidade de Marega e outro de Oliver, resultante de uma recuperação de bola em zona adiantada do terreno. O FCPorto tinha razões para demonstrar nervosismo, mas o Nacional também e conseguimos jogar bem com esse facto. Foi também uma boa resposta às ausências de Brahimi e Herrera. Foi uma vitória segura e por números adequados. Mais uma. Ouvi várias vezes que o Nacional falhou a primeira oportunidade do jogo e que isso foi decisivo. Na verdade, a primeira oportunidade é de Otávio, que não acertou nem na baliza nem em Soares. Fica a correcção

Individualmente, dou o MVP a Oliver. Na dúvida, damos-lhe, por decreto. Muito mais se marcar golos, algo tão raro nele e também tão criticado. Já sabem que eu acho que o FCPorto é sempre melhor com Oliver e o jogo de hoje não fugiu à regra. Gostei também da exibição de Marega apesar de ter apresentado mais um festival de golos perdidos. Acaba com um golo e um assistência, o que não é nada mau. Destaque também para Alex Telles que fez uma boa exibição coroada por um grande golo, que desbloqueou o jogo. As restantes exibições foram regulares com erros pontuais, alguns graves. Lembro-me de erros comprometedores de Militão, Vaná, Felipe e Danilo. Mas foram pontuais. No caso de Manafá foi uma exibição mais cinzenta e com mais erros, até ofensivamente. Julgo que o mais seguro será termos Militão nessa posição nos próximos dois jogos, que são de dificuldade superior.

Ganhámos mais uma semana. Estamos vivos e ainda podemos ver noticiários, por mais um tempinho...

Comentários