Aberração


Este resultado de ontem é mesmo uma aberração. Mas estes jogos acontecem. O problema é a desvantagem que já tínhamos e que nos impedia de ter percalços destes. Não convém 'atirar a toalha ao chão', blá, blá, blá. Teremos de seguir esperando pelo milagre...

Apenas uma equipa jogou à bola. Outra dava porrada e tentava ganhar cantos e lançamentos. Nada contra. O Marítimo está muito fraco e tem de jogar com as suas limitações. Nós é que temos de ter capacidade para contrariar isso. E tivemos. Não consigo fazer grandes críticas à equipa e à equipa técnica. Foi mesmo uma aberração de resultado.

Individualmente gostei de Quaresma e de Jackson. Não gostei de Casemiro. Foi dos mais nervosos e golo surge da posição que ele deveria estar a ocupar. Quintero e Herrera também não estiveram bem.

Comentários

Lamas disse…
Azia... pouco a acrescentar... ainda bem que já há jogo a meio da semana...
Anónimo disse…
Quintero só pode jogar ao meio e 30m...
Pispis disse…
Inacreditável, inacreditável...

As duas derrotas do campeonato foram muito injustas...

Vou entrar em black-out por uns tempos enquanto me preparo para o bi dos lampiões...
levezinho disse…
ya tranquilo... o treinador é bom.. os jogadores são bons... siga.

Nem vou ver quando é que o fonseca ficou a 9... se é que ficou.
prata disse…
Essa do treinador ser bom , não ouviste aqui...
riskolas disse…
Lev, o comentário é inócuo mas como gostas de estatísticas...

Em 2013/14:

PF à 18ª:
12v 3e 3d = 15pts perdidos

JJ à 18ª:
13v 4e 1d = 11pts perdidos

Em 2014/15:

JL à 18ª:
12v 4e 2d = 14pts perdidos

JJ à 18ª (admitindo vitória logo)
15v 1e 1d = 5pts perdidos

Nós não mudamos muito. Temos apenas a melhoria na CL. Eles melhoraram e muito no campeonato.

Fico parvo é com a forma como já se pede demissões e eleições por essa web fora.

Este é um projecto novo e precisa de estabilidade! Vejam bem o percurso do JJ no fifica por quem tantos "portistas" agora clamam.
Haja decoro!

Tem-nos faltado estrelinha mas, sobretudo, competência. Há muita imaturidade na equipa e isso resolve-se com tempo.

Em breves notas:
- Casimiro é uma decepção desde o inicio salvo uma outra excepção.
- Ruben Neves é uma grande surpresa desde o inicio e merecia a titularidade.
- Quintero não sei o que é.
- Tello tem o defeito do Quaresma. É burro.


Mudar de treinador agora seria uma enorme asneira e o verdadeiro sinal de benfiquização/sportinguização do nosso clube.

Vamos ter calma e dar tempo ao tempo.
Não será nem a primeira nem a ultima vez que ficaremos 2 ou 3 anos sem sermos campeões. Não podemos é dar tiros nos pés constantemente que nos vão fazer ficar 20 ou 30 anos sem ser campeões!
levezinho disse…
riskas ou seja mesmo sem contar com o benfica estão quase iguais... a diferença é como o outro diz... um tinha tremoços.. outro tem lagosta.

Aprecio esse achar que não é com a mudança de treinador que se resolvem as coisas.. e até estaria de acordo contigo... se esse critério se mantivesse com os treinadores anteriores...

O que eu não percebo é como é que os mesmos que criticavam constantemente VP e PF... agora são tão tolerantes com JL.
levezinho disse…
Mas sabes que gosto de estatisticas e então:

Por exemplo na sua última epoca VP... à 18º jornada tinha

14v 4e = 8 pontos perdidos

além disso ocupava a 1ª posição... e muitos dos que defendem hoje lopetegui.. eram muito criticos de VP.

prata disse…
O treinador só deve sair após a avaliação de uma época perante os objectivos a que se propôs ou, excecionalmente, se se perceber que a equipa já não responde aos seus estimulos e à sua liderança. Ora, nesta altura, não se põe nem uma coisa nem outra.

Mas vou dizendo uma coisa. Nunca nos foi dito que este era um projeto a médio-prazo. Por isso, a juventudo e inexperiência do treinador e da equipa, não podem servir de desculpa porque foram contratados para apresentarem resultados já esta época.
riskolas disse…
Lev,
Eu criticava e critico PF e VP porque não gostava da forma como a equipa jogava.
Se no caso do PF, de facto, teria um plantel pior do que JL (o onze já é mais discutível! Tinha Otamendi, Mangala, Fernando e Lucho!) o VP tinha um onze bem mais forte do que JL.

A razão de eu dar margem de manobra a JL e não ter dado aos outros tem a ver com o facto de os outros terem equipas consolidadas ou que deviam estar consolidadas. Com JL vieram muitos jogadores novos e novos de idade.

Só por isso reclamo mais tempo para ele até porque as empatias não entram nesta discussão. Tenho enorme empatia por ele e nenhuma com VP ou PF. Por exemplo, tenho enorme empatia com MS e zero com JJ!

Já agora, recordo um episódio com quase 10 anos! Lembro-me de ter comentado com o Tosta que o JJ (estava em Belém!) era bom treinador e o único dos treinadores de clubes pequenos que naquela altura poderia ter sucesso num grande. O Tosta discordou...
levezinho disse…
Tenho que discordar riskas.. quanto à força do plantel e comparando com o benfica... este é claramente o ano em que o nosso é superior...

Com paulo fonseca era claramente inferior.. e com VP... era tb provavelmente inferior... ou pelo menos muito semelhante.

quanto a equipa consolidada... pahh tb não me convence.

De indiscutiveis da epoca passada só perdemos (que me lembre) fernando e Mangala).

PF tinha perdido James e Moutinho...

quanto à idade é outra tanga.. o porto sempre contratou chavalos.. esta época não me parece diferente...

aliás a diferença entre esta época e as outras... é que nas outras percebia-se que alguns teriam sido contratados para evoluir.. e era preciso dar-lhes tempo... enquanto esta época (até porque alguns são apenas emprestados) fiquei com a clara ideia que os objectivos desta época eram imediatos.

por isso continuo sem perceber a paciencia que há com lopetegui por aqueles que não tinham paciencia para os anteriores.
levezinho disse…
já agora fica a idade de alguns dos reforços:

Fernandez - 28
Ricardo - 32
Evandro - 28
Marcano - 27
Lopez - 27
Angel - 25
Brahimi - 24
Aboubakar - 23

dá quase um 11 de jogadores com idade razoavel contratados...

Casemiro, Tello, Oliver... são emprestados.. por isso presumo que o objectivo principal não seja apenas faze-los evoluir.
riskolas disse…
Repito:

Plantel: JL>VP>PF
Onze: VP>JL=PF

O plantel do fifica é mais limitado mas existe uma equipa. Há rotinas bem definidas que permitem que haja jogadores importantes a sair sem que a equipa se ressinta. O JJ é o líder reconhecido e tem poder. Com a qualidade que ele tem consegue esses resultados, apesar de nas Champions as prestações serem fracas.

Aliás, isto é um pouco semelhante ao que fomos nos 90's e 2000's em que a nossa estrutura permitia a troca de treinadores de 2 em 2 anos e os resultados apareciam.

Dizes que sempre tivemos jovens mas também tínhamos "dinossauros" a recebê-los.

Neste momento não temos referências. O paradigma implodiu! Até o Reyes já foi capitão!! Há 10 anos, para não recuar mais, isto era impossível!

Ainda assim, o JL tem uma carreira tão curta que somos obrigados a dar-lhe tempo para podermos ajuizar correctamente a aposta que foi feita.

Em clubes praticamente não existe e na selecção fez um trabalho excelente.

O pior disto é que quem sofre somos nós.

Eu apoio o Lopetegui e acho que vamos ter sucesso com ele! :)
riskolas disse…
Desses, 2 são gr e nenhum jogou ontem...

Curiosamente, ando entusiasmado com o puto mexicano da B. Mais putos! E quero ver o Gonçalo mais vezes, bem como o Ivo, o André Silva e o Rafa. :)

Se calhar, eu é que já me sportinguizei...:/
riskolas disse…
Fomos incompetentes em momentos decisivos mas o fifica também o foi.

A diferença é que a "mão invisível de Adam Smith" (leia-se "apitos bem visíveis") compensou-os...
levezinho disse…
mais uma estatistica interessante que não é coincidencia.. mas um reflexo claro da forma de jogar da equipa.

No campeonato 1/3 dos nosso golos é marcado nos últimos 10m...

Quando a tactica é cansar o adversario a correr atras dela... porque mais cedo ou mais tarde abrirão espaços... o resultado é este.

E isto parece-me até ser assumido por ele.... já não é a 1ª vez que ele afirma que os golos da 2ª parte.. foram resultado do trabalho efectuado na 1ª parte (apesar de não termos marcado na 1ª parte).

O risco é que provavelmente algumas vezes não vamos marcar nesses últimos 10 minutos.... ou porque a bola bate no poste... ou no gr ou porque o arbitro anula.... e deixar tantos jogos à mercê da sorte acho que não é uma boa politica.... tem essa vantagem para ele.. que não se ganha.. mas o pessoal fica sempre com a ideia que foi por falta de sorte.... eu prefiro um futebol menos vistoso.. mas com mais oportunidades desde o 1º minuto.
riskolas disse…
agora estou 100% de acordo contigo.
prata disse…
Estou a gostar e estou mais com o Levezinho. Alguma vez haveria de acontecer.. :)

Se a aposta era numa época de reforma estruturante com resultados a médio-prazo, deveriam ter assumido isso. Não penso que seja esse o caso e a política de receber jogadores emprestados é um sinal disso. Outro sinal foi a faculdade que foi dada ao treinador de preencher as lacunas que identificou no plantel com jogadores da sua confiança e que já tinha treinado. Já o checiam a ele e os seus métodos o que idica que vieram para terem aproveitamento imediato.

Também já tenho visto repetido que nós praticamos melhor futebol, mas que os outros são mais eficazes. Não sei se é assim. Vejo muita bola a sobrevoar os nossos jogadores mais criativos, como Oliver. Esse não é um futebol tão diferente do que criticamos noutras paragens. Por ser Espanhol, não quer dizer que conheça nem o Tiki nem o Taka. Só se o Tiki for o Maicon e o Taka for o Tello a a correr atrás do chutão...
Mirone disse…
Os reforços vieram de grandes clubes, isto não significa que sejam grandes jogadores. Não me lembro de ver jogar o Casemiro no Real. O Tello entrava às vezes no Barça e o Adrain tb pouco o vi no Atlético o ano passado. Basicamente fomos buscar o refugo, que nem segundas escolhas eram.

O Casemiro já devia ter dado o lugar ao Rubén, e o Tello já me começa a enervar também, não consegue dar sequência a nenhuma das arrancadas, no entanto ainda tenho esperança nele.

Os melhores que vieram na vaga espanhola ainda foram o Oliver e o Marcano.

Os escaravelhos estão muito eficazes este ano, e nós não estamos tão fortes como seria de esperar.

Resta saber se vai haver motivação para o resto da temporada, com jogadores a quererem sair e outros em empréstimos que acabam no final da temporada.
Anónimo disse…
"o VP tinha um onze bem mais forte do que JL"....LOL é verdade o Janko fazia toda a diferença nessa altura. Logo a noite vão ver o benfica a meter chutão para o Lima e Jonas e a dar mais 4 ao Paços. Nós temos de rodar a bola pela equipa toda para ganharmos cantos. Não que não goste de ver isso. Gosto muito mas quando se está a perder é preciso objectividade.

Artur
riskolas disse…
Artur, no jogo em que o JJ ajoelhou, o onze inicial foi o seguinte:
Helton
Danilo
Alex Sandro
Mangala
Otamendi
Fernando
Moutinho
Lucho
James
Varela
Jackson
Anónimo disse…
Esse era um grande 11 mas o do primeiro ano não era tão bom certamente.
Eu gosto do lopetegui mas há Alturas dos jogos em que temos de ser mais directos, temos de jogar para o golo rápido e isso não conseguimos fazer.
prata disse…
Continuo a não perceber onde vêem esse futebol de posse... Faz lembrar o Freitas Lobo. Ontem estava com a mania que só jogávamos pelas alas porque o maritimo não deixava que jogássemos pelo meio. Como se aproveitássemos o meio noutros jogos...
prata disse…
Isto acalmou... Paços?
Unknown disse…
Não sou capaz de compreender como é que o indi falhou aquele golo MAIS-QUE-FEITO. Nem consigo perceber como é que o quaresma foi o único da nossa equipa que tinha vontade de fazer alguma coisa.
Pispis disse…
O Quaresma quis fazer tanto que preferiu fazer uma trivelada em vez de assistir o Oliver para um golo 'mais-que-feito'...

Mas será que nenhum clube turco o quer levar?