Aberração
Este resultado de ontem é mesmo uma aberração. Mas estes jogos acontecem. O problema é a desvantagem que já tínhamos e que nos impedia de ter percalços destes. Não convém 'atirar a toalha ao chão', blá, blá, blá. Teremos de seguir esperando pelo milagre...
Apenas uma equipa jogou à bola. Outra dava porrada e tentava ganhar cantos e lançamentos. Nada contra. O Marítimo está muito fraco e tem de jogar com as suas limitações. Nós é que temos de ter capacidade para contrariar isso. E tivemos. Não consigo fazer grandes críticas à equipa e à equipa técnica. Foi mesmo uma aberração de resultado.
Individualmente gostei de Quaresma e de Jackson. Não gostei de Casemiro. Foi dos mais nervosos e golo surge da posição que ele deveria estar a ocupar. Quintero e Herrera também não estiveram bem.
Comentários
As duas derrotas do campeonato foram muito injustas...
Vou entrar em black-out por uns tempos enquanto me preparo para o bi dos lampiões...
Nem vou ver quando é que o fonseca ficou a 9... se é que ficou.
Em 2013/14:
PF à 18ª:
12v 3e 3d = 15pts perdidos
JJ à 18ª:
13v 4e 1d = 11pts perdidos
Em 2014/15:
JL à 18ª:
12v 4e 2d = 14pts perdidos
JJ à 18ª (admitindo vitória logo)
15v 1e 1d = 5pts perdidos
Nós não mudamos muito. Temos apenas a melhoria na CL. Eles melhoraram e muito no campeonato.
Fico parvo é com a forma como já se pede demissões e eleições por essa web fora.
Este é um projecto novo e precisa de estabilidade! Vejam bem o percurso do JJ no fifica por quem tantos "portistas" agora clamam.
Haja decoro!
Tem-nos faltado estrelinha mas, sobretudo, competência. Há muita imaturidade na equipa e isso resolve-se com tempo.
Em breves notas:
- Casimiro é uma decepção desde o inicio salvo uma outra excepção.
- Ruben Neves é uma grande surpresa desde o inicio e merecia a titularidade.
- Quintero não sei o que é.
- Tello tem o defeito do Quaresma. É burro.
Mudar de treinador agora seria uma enorme asneira e o verdadeiro sinal de benfiquização/sportinguização do nosso clube.
Vamos ter calma e dar tempo ao tempo.
Não será nem a primeira nem a ultima vez que ficaremos 2 ou 3 anos sem sermos campeões. Não podemos é dar tiros nos pés constantemente que nos vão fazer ficar 20 ou 30 anos sem ser campeões!
Aprecio esse achar que não é com a mudança de treinador que se resolvem as coisas.. e até estaria de acordo contigo... se esse critério se mantivesse com os treinadores anteriores...
O que eu não percebo é como é que os mesmos que criticavam constantemente VP e PF... agora são tão tolerantes com JL.
Por exemplo na sua última epoca VP... à 18º jornada tinha
14v 4e = 8 pontos perdidos
além disso ocupava a 1ª posição... e muitos dos que defendem hoje lopetegui.. eram muito criticos de VP.
Mas vou dizendo uma coisa. Nunca nos foi dito que este era um projeto a médio-prazo. Por isso, a juventudo e inexperiência do treinador e da equipa, não podem servir de desculpa porque foram contratados para apresentarem resultados já esta época.
Eu criticava e critico PF e VP porque não gostava da forma como a equipa jogava.
Se no caso do PF, de facto, teria um plantel pior do que JL (o onze já é mais discutível! Tinha Otamendi, Mangala, Fernando e Lucho!) o VP tinha um onze bem mais forte do que JL.
A razão de eu dar margem de manobra a JL e não ter dado aos outros tem a ver com o facto de os outros terem equipas consolidadas ou que deviam estar consolidadas. Com JL vieram muitos jogadores novos e novos de idade.
Só por isso reclamo mais tempo para ele até porque as empatias não entram nesta discussão. Tenho enorme empatia por ele e nenhuma com VP ou PF. Por exemplo, tenho enorme empatia com MS e zero com JJ!
Já agora, recordo um episódio com quase 10 anos! Lembro-me de ter comentado com o Tosta que o JJ (estava em Belém!) era bom treinador e o único dos treinadores de clubes pequenos que naquela altura poderia ter sucesso num grande. O Tosta discordou...
Com paulo fonseca era claramente inferior.. e com VP... era tb provavelmente inferior... ou pelo menos muito semelhante.
quanto a equipa consolidada... pahh tb não me convence.
De indiscutiveis da epoca passada só perdemos (que me lembre) fernando e Mangala).
PF tinha perdido James e Moutinho...
quanto à idade é outra tanga.. o porto sempre contratou chavalos.. esta época não me parece diferente...
aliás a diferença entre esta época e as outras... é que nas outras percebia-se que alguns teriam sido contratados para evoluir.. e era preciso dar-lhes tempo... enquanto esta época (até porque alguns são apenas emprestados) fiquei com a clara ideia que os objectivos desta época eram imediatos.
por isso continuo sem perceber a paciencia que há com lopetegui por aqueles que não tinham paciencia para os anteriores.
Fernandez - 28
Ricardo - 32
Evandro - 28
Marcano - 27
Lopez - 27
Angel - 25
Brahimi - 24
Aboubakar - 23
dá quase um 11 de jogadores com idade razoavel contratados...
Casemiro, Tello, Oliver... são emprestados.. por isso presumo que o objectivo principal não seja apenas faze-los evoluir.
Plantel: JL>VP>PF
Onze: VP>JL=PF
O plantel do fifica é mais limitado mas existe uma equipa. Há rotinas bem definidas que permitem que haja jogadores importantes a sair sem que a equipa se ressinta. O JJ é o líder reconhecido e tem poder. Com a qualidade que ele tem consegue esses resultados, apesar de nas Champions as prestações serem fracas.
Aliás, isto é um pouco semelhante ao que fomos nos 90's e 2000's em que a nossa estrutura permitia a troca de treinadores de 2 em 2 anos e os resultados apareciam.
Dizes que sempre tivemos jovens mas também tínhamos "dinossauros" a recebê-los.
Neste momento não temos referências. O paradigma implodiu! Até o Reyes já foi capitão!! Há 10 anos, para não recuar mais, isto era impossível!
Ainda assim, o JL tem uma carreira tão curta que somos obrigados a dar-lhe tempo para podermos ajuizar correctamente a aposta que foi feita.
Em clubes praticamente não existe e na selecção fez um trabalho excelente.
O pior disto é que quem sofre somos nós.
Eu apoio o Lopetegui e acho que vamos ter sucesso com ele! :)
Curiosamente, ando entusiasmado com o puto mexicano da B. Mais putos! E quero ver o Gonçalo mais vezes, bem como o Ivo, o André Silva e o Rafa. :)
Se calhar, eu é que já me sportinguizei...:/
A diferença é que a "mão invisível de Adam Smith" (leia-se "apitos bem visíveis") compensou-os...
No campeonato 1/3 dos nosso golos é marcado nos últimos 10m...
Quando a tactica é cansar o adversario a correr atras dela... porque mais cedo ou mais tarde abrirão espaços... o resultado é este.
E isto parece-me até ser assumido por ele.... já não é a 1ª vez que ele afirma que os golos da 2ª parte.. foram resultado do trabalho efectuado na 1ª parte (apesar de não termos marcado na 1ª parte).
O risco é que provavelmente algumas vezes não vamos marcar nesses últimos 10 minutos.... ou porque a bola bate no poste... ou no gr ou porque o arbitro anula.... e deixar tantos jogos à mercê da sorte acho que não é uma boa politica.... tem essa vantagem para ele.. que não se ganha.. mas o pessoal fica sempre com a ideia que foi por falta de sorte.... eu prefiro um futebol menos vistoso.. mas com mais oportunidades desde o 1º minuto.
Se a aposta era numa época de reforma estruturante com resultados a médio-prazo, deveriam ter assumido isso. Não penso que seja esse o caso e a política de receber jogadores emprestados é um sinal disso. Outro sinal foi a faculdade que foi dada ao treinador de preencher as lacunas que identificou no plantel com jogadores da sua confiança e que já tinha treinado. Já o checiam a ele e os seus métodos o que idica que vieram para terem aproveitamento imediato.
Também já tenho visto repetido que nós praticamos melhor futebol, mas que os outros são mais eficazes. Não sei se é assim. Vejo muita bola a sobrevoar os nossos jogadores mais criativos, como Oliver. Esse não é um futebol tão diferente do que criticamos noutras paragens. Por ser Espanhol, não quer dizer que conheça nem o Tiki nem o Taka. Só se o Tiki for o Maicon e o Taka for o Tello a a correr atrás do chutão...
O Casemiro já devia ter dado o lugar ao Rubén, e o Tello já me começa a enervar também, não consegue dar sequência a nenhuma das arrancadas, no entanto ainda tenho esperança nele.
Os melhores que vieram na vaga espanhola ainda foram o Oliver e o Marcano.
Os escaravelhos estão muito eficazes este ano, e nós não estamos tão fortes como seria de esperar.
Resta saber se vai haver motivação para o resto da temporada, com jogadores a quererem sair e outros em empréstimos que acabam no final da temporada.
Artur
Helton
Danilo
Alex Sandro
Mangala
Otamendi
Fernando
Moutinho
Lucho
James
Varela
Jackson
Eu gosto do lopetegui mas há Alturas dos jogos em que temos de ser mais directos, temos de jogar para o golo rápido e isso não conseguimos fazer.
Mas será que nenhum clube turco o quer levar?