Sono tranquilo
O jogo foi um pouco entediante, há que reconhecer. Não é um drama. Por vezes, as facilidades do jogo convidam a equipa a temperar esforços. Pensarão: «se a cada vez que lá vamos, ou marcamos ou criamos lances de perigo, vamos doseando o esforço». Não gosto, mas também não me choca. Sobretudo se não permitirmos oportunidades ao adversário e se a equipa tiver o jogo sob controlo. Foi o caso.
É de assinalar o facto de termos chegado ao golo muito cedo e em cada uma das partes. Suficiente para evitar calafrios. Pelo meio, tédio q.b.. Havendo pouco a falar sobre o jogo sobram duas questões que me ocorreram pelo meio do sono no Dragão:
- Será que temos guarda-redes à altura do FCPorto?
- Será que estas constantes facilidades perante equipas como esta, que era o sétimo classificado, e o notório fosso entre os da frente e o resto do campeonato, vai fazer com que o campeonato se decida apenas nos jogos entre essas 4 equipas?
Começando pelo primeiro tema, direi que não consigo ter opinião definitiva. Para já, confio no Fabiano, mas não consigo tirar razão a quem se queixa de erros decisivos que teve e da sua dificuldade de encaixe no estilo de Lopetegui, que exige qualidade no jogo com os pés. Há erros em jogos em que perdemos pontos como Alvalade, Estoril e nos dois golos do Benfica no Dragão. É o suficiente para que eu o avalie como um bom Guarda-Redes, não sendo um craque (por falar em craque, estejam atentos ao miúdo mexicano que tem intercalado boas exibições entre os juniores e a equipa B). Concluindo, há que ter a noção de que não podemos ter craques em todas as posições, mas há que estar atento às posições em que podemos melhorar. Na baliza e no colega do Indi, há margem para melhorar.
Quando às assimetrias do campeonato, é algo que me preocupa mais. Temos de recuperar seis pontos e apenas temos uma palavra a dizer em três deles. Tudo o resto está dependente de confrontos do nosso adversário, com adversários de um nível bem fraco. Facilmente se obtém séries de seis vitórias consecutivas e com números 'gordos'. E isso é o verdadeiro fenómeno motivacional em futebol. Não é o treinador psicólogo, nem os 'mind games', nem a 'santinha do caravaggio'. Eles já levam uma série de oito! Os portistas olham para a nossa equipa e acreditam. Se calhar se prestassem mais atenção à qualidade das equipas a partir do quinto lugar, acreditavam menos...
Individualmente destaco Jackson como MVP e as desconcertantes arrancadas de Herrera por entre o lateral esquerdo e o central. Não gostei particularmente das exibições de Tello e de Quaresma. Este último fez o seu teatro habitual na saída mas, entre os dois, qualquer um servia... Fabiano teve dois lances para intervir e arranjou trapalhadas nos dois. Adrian entrou com vontade e não gostei do tom de troça com que o Dragão brindou as suas arrancadas. Pode ter sido impressão minha mas, se percebi bem, é tão nocivo como os assobios que tem ouvido...
Na terça-feira, mais um jogo de treino para assistir. Lá estarei.
Comentários
Nunca senti tanta vergonha de fazer parte dos adeptos no Dragão. Estúpidos contra os seus, bananas com os de fora.
É essa a cultura de exigência.
Abraço Azul e Branco,
Jorge Vassalo | Porto Universal
É tudo treta! Quem acompanhar, tantos os blogs como as paginas do FB associadas aos Super... todos esperam mt dele, tenho visto até msg´s de apoio! Aqueles bruásss foram espontâneos por ele ter entrado bem!
Sinceramente, nao me pareceu gozo!
Taqui
Artur
O golo do Oliver aniquilou o jogo...
Também não estou a ver onde eles vão perder pontos, mas, como se sabe, é continuar a preocuparmos connosco e ganhar os nossos jogos... enfim a "lengalenga" do costume, mas é mesmo isso...