Tetra?
Se julgam que vou responder à pergunta, podem ter a certeza que não vou! Prognósticos, só no fim, mas de preferência antes do minuto 92... A propósito disso, já tenho discutido com amigos portistas a importância desse 'momento k'. Não ponho em causa a importância desse momento sobretudo pelo carácter orgásmico quase irrepetível que proporcionou. Ainda assim, espero que não se endeuse demasiado porque, para mim o FCPorto não é só aquilo. É certo que é um momento que representa a perseverança e o acreditar de uma equipa como dificilmente vemos por outros lados. Ainda assim, um campeonato ganho à FCPorto, é um campeonato ganho a vários jogos do final! É feito com uma equipa que prova ser melhor ao longo da maior parte do campeonato e uma equipa que não está dependente de um momento de inspiração individual. Por muito que seja um momento único e simbólico! Poderei parecer um 'desmancha prazeres' mas identifico-me mais com um festejo em estágio num hotel a várias jornadas do final do que com o famoso 'momento k'.
Com isto pretendo introduzir a minha 'não resposta' à pergunta do título. Estou convencido que, este ano, tal como nos dois anteriores, se ganharmos, terá de ser fruto de uma ponta final forte e talvez de um outro momento de inspiração individual. E por isso tenho dificuldade em responder. Poderia estar com mais pontos de atraso, mas se notasse alguma tendência evolutiva no nosso jogo, teria mais tendência para acreditar. Este ano, tal como nos anteriores, estamos a conduzir a época de forma a mantermos o objectivo à vista para um assalto final. É demasiado arriscado e algum dia há de falhar...
Perguntas que temos de fazer: Temos equipa? Isso sim. Mesmo sem mais reforços e partindo do princípio que não sai Jackson nem um dos laterais, julgo que temos equipa. Paulo Fonseca tem à sua disposição maior qualidade nas segundas linhas e em jogadores que batem à porta do onze. Não está mais forte em jogadores nucleares do que no ano passado. Bastaria Moutinho para que nem houvesse discussão sobre duplo pivot. Não acho que Paulo Fonseca tenha à sua disposição uma equipa melhor do que a dos anos anteriores. Tem um plantel mais equilibrado e que poderá dar frutos a médio prazo.
Temos treinador? Para mim o problema não é só se joga Licá, Josué, Kelvin ou Carlos Eduardo ou se jogam em losango, triângulo ou paralelipípedo. Tenho as minhas ideias sobre as opções mas não é isso o que mais me preocupa. O problema é ver jogadores que sabemos que são de grande nível a jogarem bem abaixo das suas capacidades. Isso assusta-me porque um treinador tem de conseguir tirar o melhor dos seus jogadores e com os melhores é bem mais fácil... Paulo não o consegue sob vertentes tácticas e motivacionais e isso põe em perigo o Tetra.
Por isso, entendo que o próximo mês ditará facilmente se conseguiremos atingir os objectivos. Mais que uma aproximação quero ver Mangala, Jackson, Maicon, Alex Sandro, Danilo e Lucho de volta ao seu rendimento normal e não nesta versão esforçada mas desinspirada. Uma equipa que meta medo aos adversários e não aos sócios. Se não o conseguirmos a breve prazo, mais vale começar a preparar a nova época com outro treinador. Paulo tens um mês para nos convenceres que estamos errados!
PS: Não vi o jogo de hoje e como tal não há crónica mas há satisfação pelo regresso do cigano aos golos e aos momentos de inspiração.
Comentários
Gostei também da vontade, em particular após a pausa, de se querer marcar mais e principalmente de passar a marca dos 3, o que se sentiu também nos festejos do quarto golo...
Estou curioso para o 11 que vai aparecer no domingo... arrisco em Josué a 10 e Quaresma... esta última já não é arriscar, é quase uma certeza... E possivelmente Maicon no lugar de Otamendi...
Quanto ao jogo, houve outra vez duplo pivó, é gritante! Houve também vontade, sobretudo de marcar golos que era o que se precisava!
Depois, ha a questao do relvado: antigamente podia chover o que chovesse que aquilo era sp excelente! Agora?! miséria!