Golos


É a melhor maneira de ultrapassar o trauma que acumulámos esta época. Precisamos de empolgar a equipa e consequentemente os adeptos. Por isso não podemos deixar de valorizar a veia goleadora que temos demonstrado no Dragão. Depois dos desaires com Nacional e Áustria de Viena, temos vindo a subir de produção no Dragão e é bom que se consiga trasnformá-lo novamente numa fortaleza.

O jogo de hoje foi entretido. Há ainda muitas dúvidas sobre o que Quaresma pode fazer pelo nosso futebol. E faz sentido. Estávamos habituados a um daqueles jogadores que nos vai irritando até ao momento em que decide o jogo. Um jogador que o faz constantemente. Mas trata-se de um extremo que nunca foi muito veloz, quanto mais com esta idade e com o período de paragem que teve. E depois há aquele feitio especial. Será que aqueles 'pézinhos' chegam para compensar os handicaps que traz? Bem, para já... tenho de dizer que sim. Jogou três jogos incompletos. No primeiro teve mais acções ofensivas que Licá e Varela juntos. Não fosse a noite desastrada do árbitro e teria deixado marca no jogo. Contra o Penafiel regressou aos golos no Dragão e hoje regressou às assistências. Para já tem o factor de fantasia que nos faltava, mas a breves prazos. Veremos se o consegue fazer ao longo dos noventa minutos. Pelo menos parece que acordou Varela, do outro lado.

Vamos ao jogo. Não deu para testar bem a reacção da equipa ao desaire da semana anterior. O golo surgiu cedo e chegou para um Setúbal que não vinha preparado para isso. No entanto, sentiu-se até ao golo de Varela, algum desleixe que poderia facilmente ter criado problemas. É um fenómeno que não consigo explicar e que acontece consecutivamente. A partir daí foi um passeio. Nada de grandes brilhantismos. Aproveitamos apenas o espaço disponível para criar algumas oportunidades, desperdiçadas com alguma 'nabice'.

Individualmente gostei de Fernando e Varela. O MVP acaba por ir para Varela pela participação activa nos dois primeiros golos, mas Fernando é claramente o nosso jogador em melhor forma. Gostei também de Mangala, Alex Sandro e da primeira parte de Quaresma. Jackson não esteve brilhante mas trabalha tanto que é difícil dar-lhe notas medianas. Pela negativa apenas aquele lance ridículo entre Maicon e Helton..

O jogo acabou por valer pelos dois últimos golos. Grandes golos para jogadores que precisavam de aumentar a moral. No fundo, toda a equipa precisa de moral. Eliminar os vasquinhos da Taça da Liga pode trazer mais alguma. Mas espero que o façamos dando novas oportunidades a jogadores que têm feito por jogar mais como Defour, Josué, Kelvin, Ghilas e alguns da equipa B como Tozé e Victor Garcia.

Comentários

Lamas disse…
Foi um pouco disso... Que sarda o golo de Varela, sem esquecer a arrancada e a determinação que antecederam o remate... concordo que a chegada de Quaresma o tenha espevitado...

Quaresma traz magia... nós queremos que a bola lhe chegue para ver o que acontece e é algo que nos últimos tempos só acontecia no Dragão quando Quintero estava em campo... mas já sabemos que quando as coisas não tiverem a correr bem é daqueles "gajos" que tem tudo para nos irritar...

Que golão de Carlos Eduardo a finalizar e uma última nota para os 33 de El Comandante...
Taqui disse…
Pegando na nota do Lamas, uma pergunta: O que se passa com lucho? Parece que já nao lhe vemos aquela vontade aquele gosto de jogar...
Quanto ao jogo, aquilo que o Quaresma provoca no minimo é a libertação do Varela! Ao nao estar sempre em jogo, deixa o fresco de pernas e de descernimento e saem grandes golos e grandes jogadas/cruzamentos!
Dizem que o setúbal nao jogou nada, na verdade nao jogou, pq o Porto ontem nao deixou, nao deu moral! Entrou forte, marcou e imprimiu sempre velocidade e intensidade, principalmente na perda! Espero que se consiga sempre isto até ao fim, já que se encontrou a equipa titular ao fim de 6 meses!
Já agora, permitam-me recuar, alguem percebeu a opção Otamendi no galinheiro?
Abraço
Tony Silva disse…
"Handicaps do Quaresma"?!?!?
Oh Prata, quais handicaps?
Para quem está habituado a ver por ali um Licá, não consigo ver handicaps no Quaresma. :)
O Licá é um gajo esforçado e pouco mais, o Quaresma traz muito mais qualidade e até o Varela joga melhor com ele em campo.

É evidente que o Quaresma não vai fazer tudo bem, mas é aquele jogador que se em 10 tentativas, conseguir passar pelo adversário em 3 vezes, nessas 3 vai dar no minimo 2 golos. É claro que vai haver pessoal a assobiar nessas 7 tentativas frustradas (já era assim com o Hulk por exemplo) mas o que contará serão os 2 golos.
Em boa hora o foram resgatar e só não irá ao mundial se o Bento for casmurro.

A falha do Maicon é "normal". Falhou mas rapidamente voltou à jogada e tinha a coisa controlada. Ridicula foi a saída do Helton. Não tinha de o fazer pq o Maicon estava a cobrir...
Tony Silva disse…
PS: parece entender-se bem com o Danilo.
Do lado esquerdo ainda não percebi bem mas será igual ou ainda melhor já que o Alex Sandro é craque.

Estou optimista para a segunda volta. Não é a chegada do Quaresma que vai resolver todos os problemas da falta de jogo colectivo da equipa, embora também não a prejudique claro (pelo contrario), mas ele traz aquele tipo de qualidade individual que resolve (alguns) jogos. Coisa que não temos tido quando precisamos.

Outra coisa, jogos em casa Kelvin tem de estar sempre na convocatoria.
prata disse…
E porque não no onze? Vêm aí muitos jogos e Varela e Quaresma não vão ter de jogar sempre...
prata disse…
Quanto a Licá, há que esperar. Não desisto já dele. Lembro-me de um jogador não muito agradável à vista e que foi fundamental num título: Tarik Sektioui
Mirone disse…
O Licá poderá ter a mesma progressão que o Lisandro Lopez, começou a extremo mas acabou a ponta de lança. Não creio que tenha a mesma qualidade que o Lisandro, mas a extremo nunca dará nada. Se calhar é uma opção bem mais valida a ponta de lança que o Ghilas.

O Tarik tinha qualidades de extremo (técnica e poder de desequilibro) coisa que o Licá não tem.

prata disse…
Ambos extremos e patinhos feios, mas jogadores bem diferentes.