Salão de festas
Quem diria? Em semanas deu-se a volta ao campeonato. De 5 de desvantagem passámos a 3 de vantagem. São 8 (?!) pontos recuperados em 3 jornadas. O futebol é, de facto, um desporto apaixonante e cheio de surpresas. Eu normalmente acho que o FCPorto é capaz destes feitos. Este ano ando menos confiante. Não acho que o nosso treinador tenha unhas para o nosso Ferrari e até acho que o carro que lhe deram tem alguns defeitos de fabrico apesar dos retoques em Janeiro. Mas mais forte que isto tudo é a nossa cultura de clube. Esta capacidade de chegar a estes jogos e apresentar tudo o que valemos e até excedermos as nossas capacidades. Este ano ainda não tinha acontecido, mas parece que a mística apareceu na altura certa.
Que grande jogo fez o FCPorto na sexta-feira. Entrou com tudo e Hulk fez questão de o mostrar à bomba. A cada número destes lembro-me logo dos dois ou três atrasados mentais que estão perto de mim no Dragão e que insistem em assobiá-lo. Como é possível ser-se tão burro e tão ingrato. Para mim foi este o click que fez com que a equipa acreditasse que era possível vencer o jogo. Isto apesar de se ter recuado em demasia na primeira parte. No entanto, no final do primeiro tempo já estávamos a tomar conta do jogo e já tínhamos criado 3 das melhores oportunidades do jogo e todas de seguida. Nessa altura, lá sacaram uma 'chouriçada' e, de um lance de remate 'só para despachar', fez o injustíssimo golo do empate. Pior que isso, a segunda parte arranca com o segundo golo sofrido. Com tantos cantos e com tantos livres laterais cuidadosamente assinalados, era um risco que corríamos. A defesa não ficou bem na fotografia. Mas ainda tínhamos a arma secreta no banco. James veio reacender o rastilho que Hulk já acendera e, a partir daí o jogo foi todo nosso. Mais outra obra prima de golo e estava lançado o pânico nos milhares de cabeçudos. Hulk tratou de nos pôr em vantagem e Maicon concretizou um golo que deveria ter acontecido minutos antes por Hulk de penalti...
Individualmente, não gostei de Djalma e é essa a única excepção. Percebo que tenha jogado mas foi um jogador a menos. Sempre que recebia a bola virava-se de costas para a baliza. Chegava a ser irritante. De resto para mim o MVP neste jogos é sempre o mesmo e é o MVP da época: Fernando. Exibição perfeita coroada com uma assistência para o golo de James. Depois temos Hulk, James e Maicon. Os dois primeiros por razões óbvias, e o último, brilhou a partir do momento em que passou para o meio, como não poderia deixar de ser... Quanto a VP, acho que mexeu bem no jogo apesar da habitual trapalhada no escalonamento do onze inicial. Maicon é central!!! Enfim... De resto, a opção Djalma percebe-se mas falhou como falharia a opção por CR10. São opções medíocres quando se tem James e Varela. Mas como não tínhamos...
Agora, o primeiro grande passo está dado. O calendário é muito complicado até ao final, mas de certeza que não haverá jogos tão difíceis de ganhar como o de sexta-feira. Acreditem!
PS: Estou a adorar o pós jogo. As choraminguisses com a arbitragem nunca pareceram tão ridículas. De tal forma que o presidente das papoilas, começou a sua lista de lamúrias com um: «Vocês já sabem que eu não falo de arbitragem». Depois abriu o livro como só ele sabe. Priceless!
PPS: No início do post ficou a imagem da azia dos adeptos das papoilas saltitantes bem expressada pelo seu orgão de comunicação oficial e no final fica a imagem da 'vontade' dos jogadores do FCPorto aqui representada por Janko:
Comentários
É O MAICON ELE É ELE É O MAICON!
Aqui fica feita justiça neste jogo, claro, vindo de um sócio que tanto te critica.
Mais, para mim o melhor em campo foi o Maicon!!
Fdx este é o meu PORTO!!!
Quanto aos erros de arbitragem, deixo apenas um penalty por marcar pela duas mãos do cardoso e o 2º golo do sl merda nasce de uma falta que não existe, o Djalma não faz qualquer falta dobre o gaitan.
Parabéns meu Porto!!!
Eu não gosto do VP mas, neste jogo, ele tem muito mérito! Deu um banho ao mestre da táctica jj!!! A substituição do Rolando pelo James foi fabulosa mas melhor foi a do Moutinho pelo Kléber! Aí disse à equipa que era para ganhar!!!
VP ao fim de não sei quantos jogos foste DRAGÃO!!!! Parabéns e obrigado!
Quanto ao resto, é sempre excelente sinal ver os encornados aziados!!!!
P.S. Cuidado com o Braga!!!!
"Na 23ª jornada do conturbado Campeonato grego, o Panathinaikos, comandado pelo português Jesualdo Ferreira, foi derrotado em casa por 0x1 pelo PAOK Saloniki, perdendo assim a liderança da Liga para o Olympiakos.(...)
Com esta derrota, o Panathinaikos cai para o 2º lugar, com menos um ponto que o Olympiakos, que ontem venceu fora o OFI por 0x2."
Ou seja, e depois de afastado da pre-eliminatória da champions e da liga europa, continua a demonstrar toda a sua regularidade na hora H!
Mas fico-me por um, o jogo foi ganho a partir do banco, VP teve-os no sítio e quis ganhar mais que todos os outros, fosse Mourinho a passar Djalma para defesa direito e tirado Rolando e teria sido uma mexida de mestre...
Agora é continuar assim até ao título!
A ganância matou...
A substituição do James por um dos centrais comentei com quem estava comigo que era o que iria acontecer caso as coisas tivessem a correr mal... a surpresa, para mim, foi ser o Rolando a sair... a do Moutinho pelo Kleber surpreendeu-me... GOSTEI... como Riskas diz, pelo que ele transmite à equipa com isso... essa não estava à espera... sempre pensei que ia refrescar o meio campo trocando o defour pelo Moutinho/Lucho como normalmente acontece...
Do que vi na televisão, destaco a excitação do Freitas Lobo no segundo golo do Benfica... a jogada super estudada que ele referiu mil vezes, em especial o bloqueio de Luisão a Rolando impedindo este de chegar à bola (ou seja, falta), acrescentado praí na quarta vez em que repete esta fantástica jogada estudada que o impediu de ir à bola, mas de forma legal... fantástico... :) :) :)
LFL é um escroque. E mais não digo...
O Maxi Pereira dá cornadas no Janko e pontapés no James e ainda consegue acabar o jogo, enfim...
O q conta é a grande vitória e ainda por cima dp de estarmos a perder na 2ª parte! Espero q seja o suficiente para ganharmos 'moral' para varrer tudo o q vem pela frente (inclusive mais uma festa no nosso salão preferido) :-)
Mas quero deixar uma pergunta no ar: será que nao ter o bigodes ao lado dele no banco, influenciou alguma coisa?
Eu acho que sim...
o que acham?
Abraço
Ou será pelo Semedo? é que agora é ele que dá o aquecimento aos suplentes! :)
PS.É O MAICON ELE É ELE É O MAICON!
É O MAICON ELE É ELE É O MAICON!
O Lyon já lá vai,e se não tinham Falcao, tinham Lisandro, mas nem aquela mijeira do penalty a bater no poste, costas do redes e entrar os safou do mesmo destino do Porto.
Seria o VP que estava no banco do Lyon esta noite??
PS.ali ao lado do Chipre, dêem uma vista de olhos pelos resultados e classificação da última jornada da liga Grega...