Ainda não é desta
Mais um título que se esgueira pelo ralo. Confesso que não morro de amores por esta Taça da Liga, mas estávamos nas meias finais e este título falta no nosso cardápio... Fazia sentido que não se desvalorizasse, nem previamente nem posteriormente, o encontro. São desculpas e esse não é bem o nosso estilo... Ainda por cima, o jogo era no nosso salão de festas! Se bem que, desta vez, o efeito casa não funcionou a favor de ninguém. O jogo foi dividido descontrolado e com grande ascendente de ataques sobre defesas. E nisto chego ao ridículo da noite. O fanfarrão do técnico das papoilas saltitantes veio com aquelas tonterias do costume. Que não tinha ficado convencido, que se provou que eram melhores, que o FCPorto teve muita sorte. Provavelmente, em termos de sorte, estará a falar das bolas nos ferros. Visto de forma isolada até parece sorte. No meio de uma primeira parte em que o FCPorto tem 4 ou 5 oportunidades claras de golo falhadas, parece que afinal a sorte não é assim tanta. E depois a história de não estar convencido é mais uma daquelas coisas que faz com que ele seja um treinador eternamente limitado ao consumo interno. Será possível alguém evoluir sem que tenha noção dos seus erros e das suas limitações? Eu acho que não. Quer esta suprema e multilingue inteligência convencer-nos que, por nos derrotar na taça da liga num jogo que só por um erro de palmatória de Mangala caiu para um dos lados, vingou uma derrota para o campeonato onde perde a liderança e em casa. Brilhante, meu caro mentecapto! Continua assim que a tua audiência não é daquelas que puxa muito pelos neurónios...
Vamos ao jogo. Tal como já referi foi descontrolado e emotivo. Não é bem o meu tipo de futebol. Gosto disto quando o FCPorto não está envolvido. Caso contrário prefiro sempre valorizar o nosso controlo de jogo e a forma inteligente como jogamos. Quanto a isso, nada a assinalar no jogo de ontem. Nem controlo, nem inteligência. Jogámos da forma descontrolada como joga habitualmente o nosso adversário de ontem, que lhe valeu recentemente a perda de 8 pontos de seguida e que lhes valeu uma desvantagem de 20 pontos no campeonato passado. Mas é futebol espectáculo... O problema é que nestes jogos é mais fácil que aconteçam acidentes. E os acidentes até poderão passar impunes porque no resto do tempo houve emoção. Por exemplo, Mangala ofereceu dois golos ao adversário. Mas no resto do tempo jogou muito bem e até marcou o seu golo. Nota negativa? Eu dou. No entanto, imagino que os analistas não pensarão assim. No mínimo um Suf-. Alex Sandro também ataca bem. No entanto defende com a intensidade absolutamente nula. Alvaro jogou mais adiantado. A ideia seria a de ajudar um pouco mais os sobrecarregados médios nas tarefas de transição defensiva. Não me pareceu que tenha resultado. Alvaro foi extremo e até foi mais ofensivo que Djalma e CR10. Sapunaru estava com uma vontade imensa. E fez um bom jogo. Das novidades falta Kleber e Bracalli. Kleber foi uma nulidade naquilo que se lhe pede, que são finalizações remates, golos. Esse tipo de 'cenas'... Quanto a Bracalli, ficou-me a sensação que podia ter feito mais no terceiro golo onde se cola a um poste e permite que a bola entre por esse lado e sobretudo no primeiro onde não encurta bem o ângulo. Dos habituais titulares, Gostei de Moutinho e de Hulk.
E é isto, no próximo ano há mais. Começa a ser altura de nos fazermos a esta Taça. A desculpa de que não tem interesse ou que não é prioritária não vai colar para sempre...
Comentários
Demos ânimo aos vermelhos quando os devíamos ter enterrado e vez...
Que fdputa de discurso é este? Estamos habituados a esta falta de ambição? Será que estamos em várias frentes para poder abdicar da taça da liga?
Fdx eu já vi o PdC a chorar por ter ganho esse troféu "importante" que é a supertaça... Então este volta a não contar? Vão para o caralho!!
O Clube que eu conheço entra em campo todas as épocas para ganhar as competições em que participa, ou será que este ano era necessário desculpar antecipadamente, jogadores e equipa técnica.
Sobre a não prioridade, há um facto que me confunde um pouco, isto é, depois de ver por exemplo os jogos contra a Académica e Nacional fiquei com a impressão que a prioridade era a taça da liga, pois nesta competição fizémos jogos bem razoáveis, tal como o de ontem.
Vamos então fazer "all in" no campeonato esperando que o jogo que temos nas mãos, ou neste caso específico, nos pés não seja um "bluff".
Para mim o Kleber é superior ao Janko (sem que isto faça dele um grande jogador), falta-lhe é um golito para animar. O Bracalli também é um bom guarda-redes, não pelo que se viu no Porto até agora nno pouco que jogou, mas pelos bons anos que teve no Nacional.
Só um pormenor delicioso dos nossos amigos da Sic no "fora de jogo" do Hulk, de entre todas pérolas que vomitaram durante o jogo:
" é possível que o Hulk esteja fora de jogo... os adeptos do FCP dirão que não... enquanto que os do Benfica dirão que sim" - este cabrão revelou-se subtilmente!
Mangala teve erros inadmissíveis... principalmente alguma displicência em alguns lances... mas o gajo tem tudo para ser um grande central... rápido, duro e bom no jogo aéreo... até pézinhos parece ter... agora não pode é abusar como fez ontem...
O nosso capitão sempre foi exemplo de bravura, de garra, de querer, de ambição... do "mais vale quebrar que torcer"...
Lembram-se da garra do João Pinto??... Dos berros do Jorge Costa a puxar pelos companheiros e a pô-los no sitio... Da alegria do Baía por mais um título conquistado fruto da sua imensa ambição!!!
O que falta à nossa equipa, ao nosso balneário é a mística!!!
Pensem nisso...quando o jogar com mais carácter do grupo é o Moutinho...está cá a apenas 2 anos... Dá que pensar... não dá?
É mt mt fraquinha, ou pelo menos o "prof" transformou-a numa equipa fraca. Diz o jumento que temos tido alguns problemas no meio campo!!!!!Mas ele não concordou com a dispensa de 3 médios??? Ele dá alguma oportunidade ao Iturbe? Porque sisma com Rolando e Alvaros?? O problema es tu VP, pq a mim e a quase todos os portistas já não chega ganhar o campeonato!!!
P.S. Artur, ja vamos com 7 ou 8 derrotas.
tal como o Kléber - apesar da (aparente) nulidade que evidencia nos últimos jogos em que entrou.
o que me parece - e vou voltar a bater no "ceguinho" - é que o (ainda) nosso treinador não me parece ser capaz de motivar e de rentabilizar a matéria-prima que tem em mãos.
mais um exemplo: que motivação terá o Iturbe para o que resta da presente temporada?
somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!
saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
Miguel | Tomo II
Artur, dedico-te a derrota de ontem!
A unica diferença que acbou por ser visivel no resultado foi que os gajos tem Cardozo e nós... Kléber!
Assunto:Bloqueio nas bolas paradas
O 1º golo foi um chouriço de todo o tamanho. A bola ia para muito longe da baliza. O único golo decente foi o 2º, fruto de uma bola parada.
Já o Benfica teve 3 bolas aos ferros e marcou 3 limpos, dois de bola corrida.
E o melhor é não falarmos da oportunidades flagrantes de parte a parte.
Depois do 2-1 tivemos tudo para matar o jogo mas nos últimos 10m da 1ª parte houve um desequilíbrio tal q até podíamos ter ido para a 2ª parte já a perder… Q raio de equipa é esta q perde por completo o controlo das operações durante uma 1ª parte sem substituições ou alterações de maior?
Depois ouço falar em gestão inteligente dos jogadores… O Maicon n está castigado para o jogo c o Paços? Pk raio n jogou ele em vez do Rolando por exemplo?
Iturbe na Luz para jogar 6 minutos? Há coisas q vão mt além do meu entendimento...
Pis, o regulamento obriga que joguem dois tugas no mínimo. Foi por isso que jogou o Nelson Oliveira, por exemplo, e não por causa da fé cega que o mestre da táctica tem nas suas capacidades. Dessa crítica o VP tá safo...
Em resposta às acusações de Vítor Pereira, Jorge Jesus negou que as suas equipas trabalhem os bloqueios ofensivos como estratégia de jogo, mas alguns jogadores que no passado foram treinados por ele contrariam-no. O enfoque nas bolas paradas é, dizem, uma das chaves do seu sucesso. E os ditos bloqueios podem não ser uma invenção dele, mas fazem parte da estratégia usada para vencer jogos.
Luís Filipe, lateral do Olhanense, nunca tinha ouvido falar de tal coisa antes de ser treinado por Jesus. André Leone já os conhecia do Brasil, mas aprofundou a técnica no Braga. "Treinávamos, e muito! Até era ele [Jesus] que nos atirava a bola com a mão, para ser mais preciso do que se fosse com o pé", frisou. "Eu até podia cair no lance, mas o que importava era tapar o caminho ao adversário. Nem me preocupava com a bola. Virava-me de costas para ela e abria os braços em direção ao adversário", explicou a O JOGO. O ex-árbitro Jorge Coroado não tem dúvidas: se é isso que Jesus pede, então os árbitros pecam ao não assinalar falta. "Jesus é inteligente no aproveitamento do que é a regra, que, não sendo específica, atira para o primeiro parágrafo da Lei 5: a opinião do árbitro", explica, acrescentando que no clássico, como noutros jogos do Benfica, deveriam ser assinaladas várias infrações: "Fazem mais faltas nestas situações do que as outras equipas."
A fronteira entre legal e ilegal provoca desacordo entre os jogadores ouvidos por O JOGO. A estratégia é clara, mas a forma de a explorar só choca João Guilherme, do Marítimo, e Gaspar, do Rio Ave. "O Benfica não faz falta uma, duas ou três vezes; faz sempre. Ainda não vi nenhuma assinalada. No final de uma recente reunião de arbitragem, o próprio Vítor Pereira [líder do Conselho de Arbitragem] disse que bloqueios acontecem no basquetebol; no futebol, chamam-se obstruções. Se o avançado mete a bola na frente e é obstruído, marcam falta. Por que não o fazem também quando se trata de um lance de bola parada?", pergunta o defesa do Rio Ave, que recorda os tempos de Belenenses e a insistência com que Jesus abordava esse tipo de trabalho. "Se eu fosse árbitro e visse um defesa de costas para a bola, ficava duplamente atento. Se não olha para a bola é porque só procura obstruir o homem", justifica. João Guilherme partilha da opinião. "O Benfica faz muito isso. Mas é falta. Se os árbitros não marcarem, eles ficam com grande vantagem. Senti isso em todos os cantos e livres dos jogos frente ao Benfica", reclama o maritimista.
O FC Porto acredita no mesmo. Antes de Vítor Pereira o denunciar, já se temia o uso abusivo dos ditos bloqueios e, na reunião que antecedeu o jogo, o delegado portista tratou de pedir especial atenção ao árbitro Artur Soares Dias.
IN OJOGO
________
Retive isto:
"....Na reunião que antecedeu o jogo, o delegado portista tratou de pedir especial atenção ao árbitro Artur Soares Dias."
E SoaresDias o que fez ?!...
E as equipas de arbitragem durante o campeonato e os responsaveis de arbitragem como ficam com estA ENORME DISTRACÇÂO ???!!!
E oscomentadores de arbitragem ?!...
Nunca ninguem viu nada ???!!!
TOTAL INCOMPETENCIA ???!!!
E a tão falada Verdade Desportiva ?!
Jorge Coroado, ex-árbitro
"Se não disputam a bola, é falta"
1 - Nos bloqueios de que Vítor Pereira se queixa, qual é o limite da legalidade?
O bloqueio será sempre considerado falta quando o jogador não tem objetividade na disputa da bola e antes e só na perturbação do adversário. É falta sempre que um jogador se interpõe entre o adversário e a bola, não se preocupando em jogá-la e sim em travar a marcha do adversário.
2 - Neste clássico, houve faltas desse género não assinaladas?
Houve. Nas bolas paradas, o Benfica tem uma forma de colocar os seu jogadores de forma a que estes bloqueiem os que mais apetência têm para chegar à bola alta. Colocar dois jogadores na ilharga de um adversário é uma forma sub-reptícia de evitar que ele dispute a bola. É uma ação inteligente, porque vai criar um aglomerado e perturbar a ação da equipa de arbitragem.
3 - As queixas de Vítor Pereira podem levar os árbitros a outros cuidados no futuro?
Há muitos macaquinhos de imitação, mas só se dá relevo a Vítor Pereira porque é o treinador do FC Porto. A verdade é que os árbitros podem, têm e devem ser eficazes e rigorosos na aplicação desta Lei do Jogo.
in OJOGO