Gracias Mister, por me quitar del banquillo




Nem sei se isto se diz assim, mas dá para perceber a ideia. Na semana passada, James começou um dos jogos mais importantes da época no banco de suplentes. Não fosse ele fazer daquelas 'cenas' dele, tipo resolver jogos... Já nos basta o Hulk para esses despautérios... De facto o seu rendimento não tem sido constante, mas um momento de James vale por um jogo inteiro de correrias e trapalhadas de Cristian Rodrigues e de Djalma. E não me venham com essa história de não termos esquema para James jogar ao meio. Poderá jogar melhor a 10 mas decide igualmente na ala e tem de jogar sempre que estiver apto. Vitor, poupa-nos e, sobretudo, poupa-te de maiores dissabores...


Quanto ao jogo, Q.B. O Rio Ave é a equipa mais simpática do campeonato e fez jus a isso. O FCPorto teve bons momentos no jogo, mas desligou várias vezes o que pode causar dissabores perante adversários mais valorosos. Ainda assim uma vitória segura que era o que se pretendia. Por falar em dissabores, perdemos Hulk. Esperemos que não seja por muito tempo. A época já tem sido atribulada o suficiente para ficarmos apenas com um jogador disponível para a posição de ponta-de-lança. A saída de Hulk trouxe uma mudança táctica interessante, mais visível na segunda parte. Belluschi jogou mais perto da direita e James foi para o meio em apoio a Kleber. Resultou bem e James deciciu o jogo com aquela simplicidade própria dele.

Individualmente, além do MVP James, Fernando continua numa forma incrível. Tem-nos segurado a equipa de uma forma notável. Também gostei de Alvaro apesar de estragar alguma jogadas com cruzamentos tecnicamente muito fracos. Pela negativa, não gostei do Kleber. Pode fazer muito melhor. Também não gostei de Iturbe que só fez disparates, ao contrário de Varela que entrou bem melhor. Maicon parecia que estava a tentar meter a bola na VCI. Não conseguiu, mas tentou várias vezes. Rolando fez uma dupla burrice ao distrair-se e ao fazer falta num lance que nada afectaria a vitória.

Na taça da liga espero já ver Danilo e mais de jogadores que prometem muito como Mangala, Alex Sandro e Iturbe.

Comentários

prata disse…
Nem com Domingos os vasquinhos se safam. Só conseguiu adiar 3 semanas o habitual natal sportinguista. LOL
Baresi disse…
Alguém compreendeu o porquê do Samurai ser substituido e começar a disparatar em todas as direções?

Todo o banco a dar-lhe "mimos" para ele se calar... Ficou fodido por sair?? Na minha opinião este senhor nem deviar é ter entrado vai para 5 ou 6 jogos!!

Onde está a autoridade??

Se estiver enganado quanto ao motivo do protesto, peço desculpa.

Quanto ao jogo, mais um sem grande chama, com poucas oportunidades, mas fica a vitória.
Lamas disse…
Valeu a classe do miúdo e o Djalma ter ido para a CAN... :)
prata disse…
Já me falaram disso do belluschi. Não vi. Mas deve ter a ver com o facto de o mister o pôr a jogar fora de posição e o substituir de seguida. Como é óbvio, é burro porque o Defour já voltou e o Guarin está a regressar e assim dá mais uma razão para ir parar ao banco.
miguel87 disse…
Eu, ao contrário do Prata, espero não ver Danilo, Mangala, Alex Sandro ou Iturbe contra o Estoril no Dragão, simplesmente porque é muito arriscado submeter os miudos á pressão das bancadas... é surreal a atitude de muita gente nas bancadas para com alguns jogadores do próprio clube!

Viu-se no sábado como as coisas não correram bem ao Iturbe e à 2ª ou 3ª vez lá se começaram a ouvir uns assobios... inacreditavel!

Isto já para não falar do Maicon, que apesar de estar a jogar numa posição adaptada e não perder um único lance a defender, houve alturas que a bola ainda não lhe tinha chegado aos pés e já se ouviam assobios e vaias!

Acho que dava matéria para um estudo.
prata disse…
Miguel, se assobiam o Hulk estavas à espera que não assobiassem um dos patinhos feios?
riskolas disse…
Ver este Porto entusiasma ZERO!

Não temos fio de jogo nenhum e foi preciso o nosso melhor jogador lesionar-se para vermos algum futebol colectivo!
riskolas disse…
Off-topic:

Prata, a propósito da conversa de balneário de há uma semana, compara o trabalho do Leonardo Jardim com o do Domingos e o destaque que a imprensa dá a um e a outro.
Relembro que o Braga, só do onze habitualmente titular, perdeu o GR, o DD, 2DC e o Trinco!
prata disse…
Até posso concordar, mas tenho a ideia que o Braga do ano passado fez uma grande segunda volta e uma grande Liga Europa. No final fazemos as contas. Mas também não há treinador que resista à fraca cultura de clube dos vasquinhos e já agora a um João Pereira. Que calamidade!
Mirone disse…
Dizemos mal dos vasquinhos mas a verdade é que não conseguimos ir lá ganhar... e eles com um defesa brazuca pré-reformado e um matacão de futebol americano com 100kg .

Em relação ao Belluschi, apesar da reacção de estrela, havia gente em campo bem pior. Ele falha porque tenta geralmente fazer passes de rotura na defesa adversária, agora o belga como só passa para o lado não falha um mas também nada produz (apesar de ter funções mais defensiva). O Rodriguez foi outro que teve uma actuação típica, corre corre corre e nada!

Já deveriamos apresentar um futebol mais convincente nesta altura. Jogo após jogo só se vê o Alvaro Pereira a correr e a centrar para ninguém!
prata disse…
http://www.ojogo.pt/28-16/artigo965822.asp

«O presidente santista, Luís Álvaro de Oliveira, foi de férias para Salvador, deixando a ordem aos directores do clube para que não libertassem Danilo, baseando-se numa cláusula do contrato de venda que garantia a permanência do atleta por mais seis meses caso o Santos não vencesse o Mundial de Clubes. A família do jogador garante ter recebido a palavra da direcção de que essa cláusula não seria aplicada. "Para nós, a palavra de um homem vale mais do que qualquer papel", sublinhou a mãe de Danilo.»

O quê? Quando acaba este circo? Pagamos a pronto e atrasamos outros pagamentos, por um jogador e aceitamos uma clausula em que o gajo pode ficar lá um ano? Digam que esta palhaçada é mentira!
miguel87 disse…
Prata, de certeza que a culpa é do VP :)
riskolas disse…
Miguel, explica a razão dessa ironia.
Todos os pró-VP dizem isso como que a querer desculpá-lo de tudo.
Obviamente, o VP não é culpado de tudo que de mau está a acontecer. Aliás, só o culpo de uma coisa: do futebol fraco, sem força e sem fio que o Porto apresenta jogo após jogo. Tudo o resto é culpa de quem manda!
Pispis disse…
Mas alguém tem dúvidas q para o VP continuar a colocar o Maicon a defesa-direito pediu ao presidente do Santos para libertar o Danilo só daqui a 6 meses? :-)

Foi uma exibição qb, no início já estávamos a cair no erro de esperar q o Hulk resolvesse e qd acabou substituído temi o pior… A 2ª parte acabou por ser mais bem conseguida porque estávamos em vantagem e mais tranquilos! Inacreditável cm um jogador cm o James n é titular de caras no 11 do Porto, e n é só pelos golos pk aí tb houve mt demérito do Tiago Pinto, é mt mais por aquilo q joga e faz jogar…
Baresi disse…
Caro Mirone,

Não é a 1ªvez que falo do Samurai, pois além de errar passes a 5metros está completamente irreconhecivel quando remata, quase parece propositado.

Penso que 2 médios (Fernando e Moutinho) com o James a nº10 seria suficiente, pelo menos para os jogos em casa contra equipas tipo Rio Ave. Assim, o Hulk poderia ser deslocado para uma das alas e lá teriamos o Kleber a ponta-de-lança.
Fernando B. disse…
O futebol tem destas coisas... Se calhar, vamos jogar sem o Hulk mais algun(s) jogo(s), e a coisa vai correr bem...
Tira-lo do lugar dele foi o maior disparate do ano, mas encontramos muita gente Portista que o acha fantastico a ponta de lança, com aqueles argumentos que eu detesto, sobre o autor de tão luminosa ideia, " se ele está lá, é porque sabe" !!! Quem também estava lá porque sabe, era o Comandante do Navio Costa Concórdia !!!
Ao que vou vendo e lendo VIVAM os treinadores de bancada !!!
Tony Silva disse…
Oh Miguel, claro que a culpa do Danilo ainda não poder jogar não é do VP mas... quando se tem dois laterais direitos que seriam titulares em qualquer equipa da liga portuguesa (excepto no Porto pelos vistos) e se prefere jogar lá com um central adaptado, suponho que essa deva ser uma opção do mister e de mais ninguém.
miguel87 disse…
Eu só posso usar a ironia para responder às criticas que acho exageradas e desajustadas.

Ainda agora acabamos de ter este exemplo do Fucile e do Sapunaru, o primeiro capaz de ir do 80 ao 8 na opinião geral dos comentadores (deste e doutros blogs) e o segundo que nunca foi consensual, mas mesmo assim servem de arma de arremesso ao treinador, com o cumulo do jogador que está a fazer a posição deles não ter tido falhas nas suas exibições (ao contrário do que já aconteceu com o Fucile esta época por ex.)!

Não acho que o VP esteja isento de qualquer responsabilidade, claro que não, mas para o considerar fraco treinador só se o visse fazer o que tem feito com o Falcao no plantel e sem os amuos de alguns jogadores.
Mas como o Falcao já cá não está e pior ainda, não temos nenhum substituto à altura, e como ficou à vista que uma vez acabados os amuos dos jogadores se viu a equipa a subir de rendimento (como antes disso já se tinham visto bons jogos no inicio da época) acho que o treinador tem feito um bom trabalho e se mais não faz é porque não tem condições para isso - não tem ponta de lança à altura para manter o estilo de jogo do ano passado, tirando o Mangala não teve um reforço de qualidade insuspeita para melhorar uma defesa que desde a época passada é consensualmente considerada como a parte menos forte da equipa, não tem um médio capaz de pegar no jogo e manter a posse de bola sem desbaratar passes, o nosso camisola 7 tem sido uma lástima, o Guarin lesionado, o Moutinho atingiu um momento de forma tão baixo como nunca se tinha visto, Defour mostrou alguma qualidade mas tambem já esteve lesionado...
miguel87 disse…
...mais, na frente? James não fez a pre-epoca em condições, já foi expulso e já esteve lesionado; se no sábado fez um grande jogo, outros já houve este ano em que rendeu tão pouco que até teve direito a criticas!
Sobre Varela nem vale a pena falar...
C.Rodriguez, este ninguem me convence que a única razão para que esteja na equipa não seja por imposição da SAD - basta ver os timings em que jogou: 1 jogo contra o Barça antes do fecho do mercado, seguido de um longo periodo fora dos convocados, para voltar à equipa na altura do mercado de inverno! Só para quem quiser acreditar em coincidencias...
Iturbe tambem já começava a ser objecto de critica e admiração por demorar tanto a entrar na equipa, o resultado esteve à vista no jogo passado, e parece que todos se esqueceram de como James entrou na equipa na época passada.
Até do Hulk se tinham ouvido rumores que andava a jogar lesionado... esta lesão muscular só veio dar fundamento a isso.
miguel87 disse…
Fora isso, tambem acho que VP é responsavel por coisas menos boas, não duvido que lhe falte algum pulso para controlar o balneario e tenho quase a certeza que o discurso dele não tem a força motivadora necessária e que houve na época passada.

Tambem não me convence com algumas escolhas que tem tido para titulares, mas com todos os contras que tem tido, no computo geral não acho que seja tão mau como grande parte dos portistas o pintam.
Anónimo disse…
O problema do treinador não é o Maiocon a defesa direito, ou o djalma ou o cr. Isso não me chateava nada se a equipa jogasse à bola a sério, com dinamica e velocidade. O que me custa é jogar em Alvalade de pontapé para a frente e não sermos capazes de nos impormos com distinção perante uma equipa que é inferior à nossa. Aos adeptos do treinador só digo isso: há muitos erros de planeamento dos dirigentes, faltam alguns jogadores e outros estarão a mais, mas com os que cá estão temos tudo para jogar melhor e para não irmos saindo de todas as competições e nos irmos distanciando lentamente no campeonato.