Cócegas
Foi o que se viu de futebol ofensivo em Alvalade. Não que as duas equipas não quisessem ganhar. Deu mais a ideia que não queriam perder. As oportunidades de golo surgiram em bolas paradas e contra-ataques. Que os vasquinhos joguem assim, não choca ninguém. Já o meu FCPorto... Digamos que me choca a mim da mesma forma que me vem chocando nos últimos tempos. Continua a tendência perigosa que receio. Pouco a pouco vamos falhando objectivos. Taça de Portugal, fase seguinte da Champions e agora perdemos o primeiro lugar. Nos proximos jogos devemos ganhar, voltar a reacender a esperança de recuperação, até mais uma leve desilusão. E no final do ano, nada! Tragicamente, neste clube as épocas de transição que se seguem às grandes campanhas, são assim. Ainda quero acreditar que este ano pode ser diferente, mas tenho dificuldade. Perguntarão porque raio é que estou aqui com este discurso derrotista quando até nem jogámos assim tão mal e mantemos o primeiro lugar à curta distância de dois pontos. Simplesmente não consigo estar optimista com o futebol de fogachos deste FCPorto. Um jogo jogamos bem, no seguinte pior. Num jogo jogamos em posse, noutro jogamos na expectativa e em transições rápidas. Num jogo jogamos em equipa e noutros estamos entregues apenas ao génio de Hulk. Pode ser que com as entradas de Danilo e regresso de Guarin isto mude, mas para já estou assim.
No sábado entrámos em campo com uma surpresa. Rodriguez, o Cristian, na ala. Estando Djalma na outra, um pensamento assolou a nação portista: se sair alguma coisa, vai ter de ser do Hulk... E foi o que aconteceu. Continua a valermos o nosso super-heroi. Mas a bola não entrou nas poucas jogadas em que conseguiu espaço e em que não foi violentamente abalroado. Quando assim acontece, não admira que marquemos zero golos. A entrada de James e a boa exibição de Alvaro ainda trouxeram perigo extra, mas não o suficiente. E não se pode dizer que tenha havido uma má exibição. Por exemplo, Djalma, CR10 e Maicon, compensam em empenho o que não produzem em futebol. Mas será que isso chega para jogar no FCPorto? Destaques positivos: Hulk, Helton, Alvaro e Fernando. Pela negativa, só Vitor Pereira e pelas razões do costume.
Que venha rápido o próximo jogo, que este deixou-me desanimado.
Comentários
Tambem a meter nojo houve 2 dos nossos, mas abstenho-me de nomear.
Depois o nosso maior craque entrou mal no jogo, parece um daqueles casos que não rende como suplente.
Frustrante.
PS. Arbitragem cheia de proe(n)zas disciplinares!
Hoje falo do Samurai, não acerta um passe a 5 metros, à entrada da área 3 pontos para o Pais de Gales...
Continuamos com a táctica do Hulk contra o Mundo, pois o Djlama e o Cebola não aparecem.
Sinceramente não compreendo que um onze/esquema talhado para um jogo mais defensivo e saídas rápidas, utilizado pela 1ªvez na Ucrânia, seja neste momento o nosso 11/esquema titular durante 70 minutos, mesmo em encontros contra equipas de menor dimensão e jogando em casa.
O Palito, sobe, sobe, para quê? Quem está na área? Será que falta um ponta de lança, se calhar e como pensa o professor, NÃO!!!
Por aqui me fico... Quisémos acima de tudo não perder, bela mentalidade!
Abraço
É frustrante ver o Hulk contra o Mundo! O Djalma esteve bem e foi o primeiro a sair, claramente, por falta de estatuto.
O CR10 é mais um CRZERO! O Palito só tem força para subir, já que para defender custa mais. Ironia do destino salvou um golo feito em cima da linha.
O Belluschi está uma nódoa!
Não percebo como é que o James não é titular, como o Iturbe não é convocado, como o Mangala não é titular, como o VP ainda é treinador e outras coisas que não dizem respeito a este post.
Olhando ao parágrafo anterior, tenho de concordar com o PdC: Não percebo nada de futebol! Ou o 5por7ing é um colosso ou nós jogamos muito... é... não percebo nada.
1º um exercício de memória: recuando ao jogo do ano passado, tambem na altura ficou a sensação de frustração, pelo resultado, exibição e arbitragem.
2º um exercício de estudo estatistico :
http://www.lpfp.pt/liga_zon_sagres/pages/MatchCenter.aspx
de todos os médios titulares em todos os jogos da jornada até agora (falta só 1) o top 3 invertido no item do Total de Passes (certos %) é o seguinte:
H.Castro (Feirense) - 20 (50%)
Ludovic (Feirense) - 19 (52%)
Belluschi (FCP) - 23 (53%)
Com excepção destes 3 mecos a percentagem de passes correctos dos médios que jogaram nesta jornada ronda os 70% e com muito poucas excepções abaixo dos 60%.
Bem sei que a estatistica em muitos casos é irrelevante, mas neste caso concreto é como o algodão: não engana e explica em parte a ineficiência no último terço do nosso ataque.
Se nos jogos em casa os 3 da frente ainda vão trocando de posição ainda permite ao Hulk estar na posição onde rende mais, agora nestes jogos mais rasgadinhos os alas tem mt mais preocupações defensivas e querem lá saber de troca de posições e o resultado é meter o Hulk a correr q nem tolo a um lado e a outro à espera q resolva a falta de soluções ofensivas…
Maicon ser a melhor alternativa no plantel para defesa-direito há tanto tempo é incompreensível mas, vá lá, desta vez n enterrou cm no ano passado…
Penso que a culpa da fraca produção teve sobretudo no nosso meio campo. Bellushi e João Moutinho não conseguiram criar uma oportunidade e a defender também estiveram muito tenrinhos. Faltou raça...
Não podemos estar à espera que seja o Hulk a resolver o jogo com um lançe individual, a equipa tem de ter um fio de jogo e este ano ainda não se viu nada.
Enfim...
A lógica do VP é mesmo esta. Como do lado esquerdo é só atacar (Alvaro), do lado direito só se defende. Faz todo o sentido!!!!
Faz todo o sentido mas na prática... É UMA VALENTE MERDA!
Será que ele é o unico que não vê isso?
James entrou mal no jogo e custou um pouco a engrenar mas a diferença de classe é notória.
O Cebola e o Djalma são jogadores "abnegados". Esforçam-se mas não se pode pedir mais do que aquilo que dão actualmente.
A equipa é que tem de jogar mais. Para isso é importante ter os jogadores correctos nos lugares certos, não as adaptações que temos a defesa direito e PL.
Este campeonato tem tudo para ser o mais equilibrado e monótono dos ultimos anos/decadas. Vamos acabar por ter um campeão que mais do que ser "melhor que os outros", será o "menos mau". E nesse aspecto acho que estamos ao nivel do Sporten e do Benfas. Pode cair para qualquer um dos três. Na realidade até é um bom ano para um Braga fazer um brilharete ao estilo de um Boavista há uns anos valentes atrás, mas até nesse aspecto não os vejo a chegarem lá.
Veremos qual será o menos mau de todos...
Off-topic: destaco apenas a pergunta surreal que ouvi ontem o Henrique Mateus fazer ao Jesus na Flash Interview no final do jogo... "Alguma sensação especial por ser o Campeão de Inverno?"... fiquei estupefacto... normalmente é uma expressão utilizada antes das férias natalícias e, se assim fosse, o campeão de inverno teríamos sido nós... por outro lado até aceitaria esta expressão no final da primeira volta, mas a primeira volta, que eu saiba, ainda não acabou... por último e, apesar de esta expressão não ser literal, só nos restaria a opção de ontem ter sido o último jogo de Inverno, o que também não aconteceu... enfim, estava bem patente a alegria desse jornalista ontem no final do jogo...
Acho deveras cómico, que noutros blogs quem critique o treinador seja considerado anti-portista! Eu sou portista desde que me conheço e VP não é o primeiro e infelizmente tambem não será o ultimo que é vaiado. E porquê? Porque não é preciso tirar o curso de treinador no ISEF para ver que a nossa equipa joga para não perder em vez de jogar para ganhar!
Mas como tambem VP não pode nem deve ser o bode expiatório, acho que é hora de despacharmos o Belluschi, o Otamendi causa arrepios e o Maicon nem é peixe nem carne, embora eu seja um admirador dele a...defesa central, e o Kleber é o nosso flop 2011/12!!!
Passo todos os dias no Dragão e ainda hoje me lembrava: cm é possível termos o orçamento mais caro de sempre, uma brutalidade, e não termos um ponta-de-lança e um defesa-direito? Porque precisamos de ser coxos? Inacreditável...
Otamendi defendeu onde não tinha de defender...
Notas:
-Pintar areia de verde é próprio de crianças que usam máscaras
-A Prosegur devia começar a ser boicotada pelas atitudes com o Porto, pode ser que lhes corra mal
-Villas Boas devia preocupar-se mais em defender o seu 4ºlugar em vez de andar a destabilizar meia equipa do Porto
-Parabéns ao portistas que foram a a alvalade e que acreditam na equipa