Marca e Mundo Deportivo

Em Espanha, há muito tempo que se (con)vive com os jornais desportivos clubísticos. Na imagem é possível ver a capa do Mundo Deportivo a vibrar com a goleada sofrida pelo Real Madrid em Liverpool. Mil vezes melhor esta situação no país vizinho do que aquela que encontramos em Portugal onde todos os diários pregam a isenção. Qual isenção? Grande moral a do Vítor Serpa ficar admirado pelo Porto não dar cavaco aos seus jornalistas depois de todas as capas diárias vergonhosas.

Tudo isto no seguimento da disputa entre Manuel Tavares e Vítor Serpa sobre os túneis. Vamos ver como o Serpa reage a isto:

A Bola corre o risco de deixar de ser redonda
MANUEL TAVARES

O director de A Bola, Vítor Serpa, pode ficar descansado quanto ao pãozinho da equipa de O JOGO: recebemos sagradamente, uns dias antes do fim de cada mês, e já agora adianto-lhe que a empresa proprietária deste jornal fechou o ano de 2009 com lucro -- pequeno mas lucro. Nos dias que correm...

Portanto, as manchetes que publicamos não têm que ver com qualquer necessidade, apenas com factos sejam eles pintados da cor que for. Por isso insisto na manchete da edição de anteontem: as imagens que pudemos ver domingo passado na SIC negavam a capa de A Bola do passado dia 3 de Janeiro, a qual reflectia um texto em que o jornal da Travessa da Queimada garantia que nas imagens do túnel da Luz se via um pontapé de Helton "no baixo ventre do coordenador dos stewards" e que essas mesmas imagens "mostram claramente" (sic) agressões de Fucile e Rodriguez a outro dos funcionários de segurança.

Como todos nós, adeptos do futebol, pudemos ver e rever as imagens em questão, abstenho-me de outros comentários para além deste: só vê as agressões que A Bola viu quem for daltónico.

Não me vou embrenhar no discurso ditirâmbico das virgens ofendidas do tempo em que o jornalismo desportivo era A Bola e o resto paisagem. Fica aqui apenas o meu ponto de vista sobre essa questão maior da cidadania: compreendo a subserviência de quem tem fome, mas não a entendo quando ela deriva de causas humanas mas menores como o clubismo.

Comentários

prata disse…
A última frase é muito forte. Mas também é aplicável ao jornal O jogo. Concordo com o Pis que é melhor o esquema espanhol que esta isenção travestida. Mas preferia mesmo que houvesse isenção a sério...
Lamas disse…
Plenamente de acordo... o que custa mais é mesmo o facto de se denominarem "isentos"... publiquem o que quiserem e compra quem quiser e vanguardear-se que são isentos é que não vale a pena... quando existem factos que não são estritamente objectivos (e mesmo quando são às vezes é complicado), cada um irá empurrar para o seu lado...
Anónimo disse…
I was curious if you ever thought of changing the structure of your blog?
Its very well written; I love what youve
got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect
with it better. Youve got an awful lot of text for only having 1 or 2 pictures.
Maybe you could space it out better?

Here is my web blog cash advance payday loan
My website: cash advance companies
Anónimo disse…
Hey there! I realize this is sort of off-topic however I needed to ask.
Does operating a well-established blog such as yours require a lot of work?
I am brand new to operating a blog however I
do write in my journal daily. I'd like to start a blog so I can share my experience and thoughts online. Please let me know if you have any kind of suggestions or tips for new aspiring bloggers. Thankyou!

Look into my web-site ... pay day loans no credit check
Anónimo disse…
Thanks a lot for sharing this with all of us you really understand what you're speaking about! Bookmarked. Please also discuss with my site =). We could have a link change contract between us

Also visit my site: you have to see this
Also see my page :: homepage