Que curioso... Fernando Couto!

Na sequência duma certa ‘pressão positiva’ exercida por um dos basculantes, a curiosidade desta semana vai para Fernando Couto cujo terminus de carreira a muitos passou ao lado e assim, de certa forma, o basculacao.blogspot.com presta a sua homenagem a um carismático jogador do nosso clube que ainda no último Domingo viu o clássico junto de Vítor Baía.

Desde já, devemos prestar a devida vénia ao site não oficial www. Fernandocouto.com onde podemos encontrar tudo sobre o ex-jogador e cuja mensagem muito nos diz: Força, talento, raça, integridade, coragem, carisma, humildade. Por tudo isto e muito mais este site é dedicado a Fernando Couto.

Podemos começar pelo palmarés: por entre 8 troféus conquistados com a camisola azul-e-branca, o nosso Fernando conquistou 20 Taças, das quais não nos podemos esquecer do Campeonato do Mundo de Riade, Taças das Taças e até uma Taça Uefa. Aliás, foi Campeão e venceu a Taça em todos os países por onde passou: Portugal, Espanha e Itália.

Recuando um pouco no tempo, Fernando Couto começou nas camadas jovens do Espinho, depois passou pelo Lourosa até ser descoberto pelo nosso clube. Em 87/88, na época que tinhamos o título europeu, foi promovido aos séniores. Por ser pouco utilizado, no ano seguinte foi emprestado ao Famalicão, e em boa hora o fez porque as suas exibições levaram-no a Riade no final dessa época onde viveu um dos momentos mais marcantes da carreira. Apesar de Campeão do Mundo, viria a ser novamente emprestado, desta vez à Académica de Coimbra, e só na época seguinte (90/91) pega de estaca na defesa portista.

Com o grandíssimo Aloísio a seu lado, Couto cresceu muito e em Dezembro de 1990 já se estreava na Selecção A num jogo contra os EUA na Maia que Portugal venceu por 1-0 e, adivinhem lá quem também se estreou nesse jogo... Vítor Baía e Jorge Couto!

Quem o conhece diz que é uma pessoa muito tímida e tranquila, nada consentâneo com a atitude dentro do relvado levando muitas vezes a agressividade ao extremo, mesmo a níveis que roçavam a violência mas no fundo só demonstrava de que raça são feitos os verdadeiros jogadores à Porto!
O resto da história já é mais recente: Couto é transferido para o Parma, entretanto vai para o Barça onde encontra Baía, Figo e Mourinho; volta para Itália para a Lazio onde fica por sete épocas até voltar para o Parma em 2005/06 onde acabaria a carreira em 2008 muito perto de fazer 39 anos de idade.



Pelo meio ficam dois fantásticos Campeonatos da Europa, principalmente em 2000 quando fez dupla com o nosso Bicho.



Muitas outras curiosidades ficam por contar deste brilhante jogador mas aqui ficam mais algumas: foi o primeiro jogador português a atingir as 100 internacionalizações, em adolescente queria ser ginecologista (isto só prova que teve uma infância igual a qualquer outro miúdo); ganhou pela Lazio a última Taça das Taças e o capitão Nesta envergou a camisola dele no momento da entrega do troféu porque momentos antes... tinha atirado a camisola para os adeptos; o último jogo que disputou pela Selecção foi na meia-final do Euro-2004 contra a Holanda.


Fernando Couto já prometeu ficar ligado ao futebol mas ainda não se sabe como. Já há uma escola de defesas-centrais no ‘Vitalis Park’?


Comentários

prata disse…
«... em adolescente queria ser ginecologista (isto só prova que teve uma infância igual a qualquer outro miúdo)...» LOL

Há dias vi o destaque que se deu a Pauleta, o jogador da história que mais golos marcou ao Luxemburgo, Malta, Lichenstein, Ilhas Faroé, etc. E ainda mais me indignou a forma discreta como este campeão acabou a carreira. Fernado Couto é a face mais visível dessa equipa de Riad, da emergência de uma segunda grande equipa após a conquista de Viena e o símbolo de um FCPorto capaz de produzir dos melhores centrais do Mundo, sendo ele o primeiro entre várias gerações seguidas onde se destacam também Jorge Costa, Ricardo Carvalho, e Bruno Alves, sendo que se percebe que neste último há muitos traços de comparação entre o seu jogo e o do grande Fernando Couto.

Quanto ao repto que lanças no final do post, parece-me que tem muito para ensinar e que faz falta ao futebol de preferência no seio do nosso FCPorto.
prata disse…
Espero não me esquecer mas espero falar na próxima crónica sobre o nascimento da rubrica Labaredas no site do FCPorto...
riskolas disse…
A pressão positiva faz-te bem Pis!

Mais um belo texto!

P.S. Há alguma greve neste blog??? Tem tido pouco ou nenhum movimento!!! Que se passa????

P.P.S Pis, também tens de molhar a pena nos posts dos teus amigos! Não fizeste qualquer comentário ao clássico de Domingo!
Anónimo disse…
10-02-2009 LABAREDAS

Palmas para quem?!?

Acham normal um presidente de uma autarquia defender uma ilegalidade? É com estes discursos que incentiva os jovens de Sintra para os princípios do desporto? E a mentira? Como pode dar eco televisivo a algo que lhe sopraram ao ouvido com intenções manipuladoras? O Labaredas deitou-se tarde para escutar mais um debate futebolístico, mas valeu a pena.

«Aplaudo as claques do Benfica, comportaram-se exemplarmente». Importa-se de repetir, Dr. Fernando Seara? Onde estava quando foram lançadas várias tochas no sector visitante? Como pode bater palmas a algo que não existe? Como jurista e presidente de câmara devia saber que, ao contrário do F.C. Porto, o seu clube não tem associações de adeptos oficiais. Não quiseram legalizar-se, lembra-se? Como pode defender publicamente uma ilegalidade?

O desplante já se arrasta desde a semana passada. «Aquela explosão nos No Name e na bancada central (…) da claque do Benfica e da sua adesão permanente, mesmo nos momentos difíceis e nos locais difíceis (…)». Como na Trofa, quando lançaram uma tocha ao guarda-redes da equipa da casa? Os jovens de Sintra estão orgulhosos dos gostos pirotécnicos do seu presidente. O futebol com chama fica muito mais interessante, mas não é este fogo que o dinamiza.

Gostos não se discutem, mas mentiras não podem passar em claro. Para defender as claques ilegais do seu clube, o Dr. Fernando Seara referiu que estavam apenas cinco stewards no momento da revista aos adeptos. Na realidade eram 18, número considerado suficiente face à experiência do F.C. Porto decorrente da organização de eventos internacionais, entre os quais meias-finais da UEFA Champions League, merecedores de rasgados elogios por parte da UEFA.

Claro que o seu clube não sabe o que isso é. E, por isso, fica mal lançar um papagaio verde de bico encarnado para dar lições de uma moral que não conhece. Mas ao louro perdoa-se a ignorância. A um homem das leis é mais complicado.
miguel87 disse…
Grande Couto, só tive pena que não regressasse ao Porto no inicio da decada. Antes de Ricardo Carvalho foi o meu central preferido.

Sobre o ostracismo a que foi votado o seu final de carreira, nem vale a pena perder tempo...é mais do mesmo dessa corja nojenta que domina os media.
miguel87 disse…
As laberadas até têm sido bem lançadas, pena que não tenham difusão mais alargada.
As lamparinas até fazem conferencias de imprensa para pregar a "moralização" da arbitragem, enfim...
Lamas disse…
Pormenores como o do Nesta ter vestido a camisola dele quando levantou a Taça das Taças são deliciosos...

Lembro-me de um episódio marcante da sua carreira no FCP que foi o jogo na Luz na época 1993/94 em que perdemos por 2-0, um célebre jogo em que F. Couto foi expulso após cotovelar Mozer... na conferência de imprensa Bobby Robson rasga-o completamente, chegando ao ponto de dizer, no seu mau português da altura... Mozer 2 - Couto 0... não o convocou nos jogos a seguir e talvez o tenha feito crescer...

Mais tarde foi-o buscar para o Barcelona, numa das minhas equipas de sonho, com Baía, Couto, Guardiola, Figo e o Fenómeno Ronaldo... nessa altura, de facto, futebol espectáculo era na TVI...
riskolas disse…
Este Labaredas precisa de mais difusão.

Precisa de uma pessoa a lê-lo diariamente em conferência de imprensa!

Vamos fazer frente a esta corja toda!
prata disse…
Ok. Posso falar já sobre o assunto. Não gosto. Não pela pertinência dos assuntos mas porque é virado para dentro, ou seja, para os adeptos do clube. O importante era fazer passar a informação a outros e de uma forma que tenha eco na imprensa. Mas isso está apenas entregue a Jesualdo, e apesar de este fazer tudo o que está ao seu alcance e até mais, não chega. No entanto, também não quero uma estratégia de comunicação como a do Benfica através daquela diarreia verbal de um inenarrável director de comunicação. No meio estará a virtude e estando impedido o nosso Presidente, deveria falar alguém com nome e com responsabilidade e não um pseudónimo sem rosto. Se Antero Henrique tem tanta influência na parte desportiva do clube, porque não pega ele nessa incumbência?
Pispis disse…
Fdx, Riskas, passo o dia em Favaios, vou para o curso de espanhol, vou ganhar mais um jogo ao Salgas na Liga MAFATE, faço dois artigos até às 3h da manhã, e ainda queres q comente um jogo q meteu dó ver o Porto?

Pró crl! :-)

Lembro-me desse jogo na Luz e salvo erro Couto agride Mozer num canto a favor do Porto minutos depois de Mozer o ter provocado num outro canto...
Lamas disse…
Não foi num canto, mas amanhã confirmas no vídeo made in basculação da semana...

A conferência de imprensa do Bobby Robson é fantástica...