Intensidade


O estudo da intensidade foi celebrizado pelo grande portista Pôncio Monteiro quando participava como comentador num programa semanal de debate sobre futebol (desde então não voltamos a ter um representante tão bom em programas do género). Mas não é dessa intensidade que falo. Não foi a intensidade com que Yebda tentou impedir Lisandro de prosseguir o lance que decidiu o jogo. O que decidiu o jogo foi a quebra de intensidade no nosso jogo nos últimos 10 minutos da primeira parte. É esse o factor preocupante do jogo de ontem. Foi isso que equilibrou um jogo que não devia ter sido equilibrado. A diferença entre os onze que entraram em campo devia ser maior. Os nossos jogadores tinham a responsabilidade de provar isso e não o conseguiram. Mais próximo do fim do jogo o mesmo problema. O empate deveria ter sido um tónico para atacar o resultado com vigor. Pois deu até a ideia que foi antes um alívio... É isso que me custa no jogo de ontem e que me deixa apreensivo para o que aí vem e nem é preciso relembrar que no próximo mês se decide a época.

Vamos ao jogo. Mais do mesmo. Mais uma entrada forte num jogo em casa, meia hora pressionante e com várias oportunidades de golo, e o resto do jogo a perder gás e a perder o controlo emocional. Mas desta vez com uma agravante. Do outro lado estava uma equipa que apesar de ter passado toda a primeira parte a perder tempo e a tentar ganhar cantos. A certa altura e aproveitando o afrouxar do nosso jogo lá conseguiu dois seguidos e marcou. Nada de alarmante não fosse o facto de todos sabermos que o FCPorto gasta todos os cartuchos na primeira meia hora. Confrimou-se. A partir daí não jogamos nadinha. Futebol atrapalhado e em esforço. Não tivemos o mínimo controlo das operações perante um adversário com uma táctica que não deixa nada a dever à do Trofense... E nisso foram inteligentes dado que é fácil de perceber que não nos damos bem com este tipo de jogo. A meio da segunda parte Jesualdo faz uma substituição interessante e que não tem feito nos últimos jogos. Faz entra Mariano e tira Meireles (eu teria tirado Fernando), passando a jogar num 4-4-2 à inglesa para tentar abrir o jogo. Notaram-se logo diferenças. O problema é que quando chegamos ao golo jogamos como se estívessemos contentes com o resultado, que é uma coisa que me deixa doido! Porque não partir para cima deles? Não faz sentido... Tirar o nosso melhor concretizador de campo, então... Que péssima opção!

Individualmente, gostei dos dois laterais com especial destaque para Fucile. E não é por acaso que destaco este jogador porque intensidade nunca lhe há de faltar. Meteu num bolso o Reyes chegando a relegá-lo para constante trabalho defensivo. Gostei de Helton que esteve bem quando foi chamado a intervir. Gostei também da primeira parte de Lucho e de Meireles e pouco mais. Não gostei de Hulk que se ficou por dois remates perigosos quando se esperava bem mais dele. Lisandro também não esteve inspirado mas é um jogador que dá muito mais trabalho, de tal forma que até conseguiu arrancar o penalti que fez o resultado. Não gostei de Fernando. Aimar teve sempre espaço o que diz tudo sobre o trabalho do nosso trinco. Por último, convém referir que não parece haver penalti no lance de Lisandro. De facto há uma palmada de Yebda no peito mas não parece ser suficiente para a queda. Já o lance sobre Lucho na primeira parte é mais que claro e nunca poderia ser usado contra o jogador o facto de tentar continuar com o lance. Errou o arbitro acabando por compensar o erro da primeira parte. O que mais me irritou, para além daquela falta inacreditável que marcou mesmo no fim do jogo à beira da nossa área, foi o facto de ele não punir convenientemente os avançados do Benfica que constantemente chegavam atrasados na pressão e carregavam os nossos defesas já com a bola bem longe. Aconteceu à minha frente várias vezes.

Mas nem tudo é mau. O Sporting cansou-se tanto ao 'esmagar' os nossos suplentes a meio da semana que saiu derrotado em casa. Tal faz com que continuemos em primeiro com a mesma vantagem mas nunca satisfeitos, perdida que está a oportunidade de começar, desde já, a definir a classificação que acredito que se vai traduzir no Tetra. Mas é preciso pôr mais garra em jogo e aprender com estes precalços.

Equipa para a recepção ao último classificado:

Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Fernando, Raúl Meireles, Lucho e Rodriguez; Lisandro e Hulk.

Comentários

prata disse…
Hoje até postei bem cedinho. Ninguém tem nada a dizer?

Nem sobre a capa do record onde escandalosamente se manipula o momento da paragem da imagem para tentar insinuar que nem sequer há toque no lance do penalti?

Faltou falar do problema recorrente da falta de banco para fazer face a resultados adversos em casa.
riskolas disse…
Infelizmente, foi mais do mesmo.
Nos jogos a doer, naqueles jogos em que temos de demonstrar, de forma categórica, a nossa superioridade, simplesmente, falhamos!

Não interessa falar nos falhanços do Lucho ou do Licha, ou da cabeçada do Rolando. Simplesmente, falhamos (quase) sempre!

Com toda a conjuntura que nos envolve nos últimos anos, em virtude do processo "Apito Dourado", temos falhado constantemente contra esta agremiação representada no símbolo por um milhafre...

Passamos uma vergonha na última 4ª feira para sermos recompensados neste jogo. Todavia, passamos 2 vergonhas em menos de uma semana! Sim, para mim, é uma vergonha não massacrar a associação dos 6 milhões!

Quanto a exibições individuais, destaco os laterais, o Meireles e a vontade do Hulk e do CR10. O Licha fez o pior jogo dos últimos anos. O Lucho continua muito longe do que pode e deve fazer. O Fernando só começou a jogar depois de ver o cartão amarelo. Estranho...

Mariano voltou a mostrar o que eu tenho dito e escrito. Parece sempre que vai causar um desequilíbrio qualquer mas as suas acções são, invariavelmente, inconsequentes.

Voltamos a sofrer um golo de bola parada e só não sofremos 2 por mera sorte.

O Jesualdo ficou ofendido com o jornalista que lhe perguntou porque continua o Porto a defender à zona. Replicou, afirmando que as melhores equipas da Europa defendem à zona. Ora, meu caro Jesualdo, não basta defender à zona, é preciso saber defender à zona! E o facto é que o Porto não tem sabido defender à zona.

Outro ponto é relativo ao Adriano. O que fez ele para não merecer a confiança do treinador??? Não temos ninguém no banco para ajudar a equipa, quando é necessário apostar mais no ataque.

Quanto à imprensa do regime, já vamos tarde na constituição de um departamento de comunicação forte e audível!

Já é mais do que premente, criar um departamento que venha todas as semanas, ou todos os dias, denunciar o tendenciosismo bacoco e insultuoso com que somos afrontados diariamente. Esta primeira página do Record é só mais uma...

Não temos ninguém que diga alto e em bom som que não há Lei da Vantagem, em matéria de grandes penalidades. Ou seja, há um penalti escandaloso, na primeira parte, sobre o Lucho.

O penalti do Licha não devia ter sido assinalado e o Jesualdo não tinha nada que fazer a figura de urso e vir falar da mão do Yebda! Qualquer pessoa que defende que é penalti do Yebda sobre o Licha está a defender o penalti do Tomy sobre o Moutinho, o penalti do Pedro Emanuel sobre o Polga, o penalti do Sapunaru sobre o Postiga, etc, etc, etc. e eu não os defendo!

Temos de ser coerentes!

P.S. 5ª feira estreia o "Lobo Míope"!
miguel87 disse…
Prata, eu como sempre visitei o blog cedinho, mas sinceramente já não há muita vontade para falar nesta deilusão de equipa que temos... Foi mais um jogo para juntar ao rol dos "melhor o resultado do que a exibição".
riskolas disse…
Ah, e depois do golo do empate o Moreira não fez uma única defesa!!!

Como é possível???

Fiquei muito triste, mesmo...

P.S. Parabéns Braguinha! Parabéns Jorge Jesus! Não sabe falar mas sabe treinar, liderar e motivar!
riskolas disse…
Outra coisa, alguém me explica porque é que ele tirou o Meireles?

Ele "só" estava a ser o nosso melhor jogador!!!!

Estou chateado!
Anónimo disse…
09-02-2009 LABAREDAS

Terão existido dois jogos?

Confesso que a leitura diária dos jornais me reconforta. É interessante perceber que a inveja continua a comprometer a seriedade e a cegueira a subverter os princípios da profissão. Será sempre assim no caso do FC Porto. É um excelente reflexo da nossa competência e não costuma justificar mais que um encolher de ombros. Esta segunda-feira, todavia, detive-me na primeira página da O Jogo. Fogo nela!

«Erro confirma líder». A manchete é suportada pela unanimidade do Tribunal de Árbitros, mas esquece que, aos 18 minutos, Reyes rasteirou Lucho González, como confirmam as opiniões dos três ex-juízes. Apesar de concordar com a decisão de Pedro Proença, António Rola diz que Lucho sofreu de facto um toque, mas deixa no ar a lógica da lei da vantagem. Não há lei da vantagem numa grande penalidade, caro Rola!

O Jogo fechou os olhos a duas evidências: uma grande penalidade e uma entrada violenta de Sidnei sobre Lucho González, que se enquadrava num cartão vermelho. Tudo isto ainda na primeira parte, com um empate sem golos. Não acham que mudaria por completo o clássico? Talvez o lance aludido na capa de hoje não merecesse sequer referência nas páginas interiores… Mas que importa isso? Para quem não é isento, de facto, não conta para nada… De relevar, isso sim, apenas o tom da ocorrência.

Será sempre assim, já o disse. O fogo do Labaredas, porém, não pode ser reprimido. É que no preciso momento em que lia os jornais, passei os olhos pelo resumo da RTP. A mesma lógica, desta vez com uma agravante: nem uma referência ou imagem do penálti sobre Lucho González. Perfeito para agradar a quem manda! O F.C. Porto, de facto, serve-lhes para tudo. Menos para serem felizes.
miguel87 disse…
http://www.chelseafc.com/page/LatestNews/0,,10268~1551166,00.html

"Scolari dismissed"

Agora para ser perfeito, era virem contratar o Jesualdo!! :))
prata disse…
LOL

Ainda bem que não apostei. Teria apostado tudo no despedimento antes do natal...
miguel87 disse…
Eu confesso que tambem não esperava que passasse do natal! Superou as minhas expectativas.
Em parte terá a ver com o facto do Manchester andar para ai desde novembro com 2 ou 3 jogos em atraso (neste momento só tem 1 e já ia a 7 pontos)...

Até nisso o gajo perdeu... antes do natal a Libra estava muito mais alta que agora :D
Lamas disse…
Ainda o jogo e os meus tardios desabafos...

1.º Penalty sobre o Lucho é claro... há quem diga, como ouvi no Domingo Desportivo, Lucho foi demasiado correcto e não se atirou para o chão, enganando o próprio árbitro que não tinha sofrido falta... MAS ELE NÃO CAIU??? Ele apenas se levantou depois de ter caído para continuar a jogada... mas CAIU... e acrescento, se o FCP marcasse aí, até que ponto não tínhamos uma noite de goleada... infelizmente o FCP tem mostrado incapacidade para dominar um jogo, mas continua muito forte nas transições rápidas, vulgo contra-ataque...

2.º É lógico que o penalty sobre o Licha é forçado... tal como foi o do Sapunaru e do Pedro Emanuel na quarta anterior... mas só ontem é que foi ESCÂNDALO??? Até no Jornal "O Jogo" era manchete... e a imagem que fica do Yebda é a sua estupefacção na flash interview ao referir mil vezes que não fez penalty??? coitadinho... e falarem da sua ingenuidade, vulgo BURRICE PURA, de meter o braço à frente do Licha em plena grande área??? Ah, o Lucho enganou o árbitro por se ter levantado e ele, bem, não assinalou o penalty... o Yebda também meteu o braço onde não devia e o árbitro bem MARCOU PENALTY... mais... o troço que o Yebda estava a distribuir até aquele momento merecia que tal lance fosse o 2.º amarelo e vinha para a rua...

3.º E falando do jogo... o Benfica esteve bem... dominou o jogo e podia muito bem ter ganho com justiça... foi confrangedor a forma como o FCP não conseguiu assumir o jogo... o golo do Lucho caiu do céu e da raça de Licha e evitou males piores... Esta época o FCP já evoluiu bastante, tendo que encontrar, rapidamente outra maneira de jogar em casa... Será necessário flanqueadores, o que, como sabemos, não temos, para abrir a defesa adversária que vem jogar fechada ao Dragão... cheira-me que, em casa, o Hulk vai ter que cair mais para a linha, pois é o único do plantel que pode desequilibrar aí... Rodriguez não me convence nessa posição... precisávamos de ter o Tarik do ano passado ou um Mariano sem trapalhadas... também não sei o que Jesualdo pode fazer, mas tem de fazer algo para em casa sermos mais fortes e dominadores...