Plantel à prova




Este ano vão ser assim os jogos da Taça de Portugal e da Taça da Liga: testes à qualidade e homogeneidade do plantel. Foi nessa perspectiva que os portistas viram o jogo de sábado. Há que analisar as segundas linhas e tentar perceber até que ponto podem entrar facilmente num jogo de responsabilidade superior. Em seguida faço a minha análise aos jogadores em campo com excepção dos já sobejamente conhecidos Hulk, Rolando e Nuno, tentando identificá-los em 3 níveis desenvolvimento:

- À porta do onze principal

Guarín - Foi muito elogiado por Jesualdo e não é para menos. Tem sido uma ascensão meteórica nos últimos jogos tendo passado de fora dos convocados para a primeira linha das opções a lançar na partida. É ainda um pouco trapalhão mas tem características físicas invejáveis e que não encontramos noutro jogador do meio-campo. Consegue ainda aliar a isto uma técnica apreciável e uma velocidade que se faz notar especialmente na forma como chega em contra ataque à área adversária como uma flecha. Recorde-se o lance do segundo golo no Bonfim. A câmara focou no Hulk e por instantes parecia quando ele decide travar e passar ao lado, era improvável que algum jogador tivesse conseguido acompanhar a passada desconcertante de Hulk. Pois já lá estava Guarín. Continuo com espectativas altas em relação a este jogador.

Pelé - Estará nesta condição mais pelas suas características do que pelas últimas exibições. Percebe-se que leva o jogo mais à frente que Fernando e com muito mais certeza, nomeadamente do passe longo e no remate de longa distância. A sua aparição na equipa como suplente utilizado coincidiu com as melhores exibições de Fernando o que para já tem adiado a sua integração na equipa. No futuro julgo que a utilização destes dois jogadores será intercalada consoante as características do adversário. Por exemplo, com o Estrela será melhor apresentar Fernando. Já com o Marítimo em casa, Pelé seria uma boa opção.

Tommy Costa - Acho que não é deslumbrante em nada a não ser na versatilidade. Mas é preferencialmente um numero oito rápido, certinho e um jogador que não deixará ficar mal o treinador em qualquer circunstância. Até agora o jogador que mais se aproxima da titularidade e isso diz tudo.

Candeias - Dos extremos apresentados no sábado foi o único que abanou com o jogo. Muito rápido e com fome de bola parece, agora que Hulk é indiscutível, e que Tarik anda desaparecido, a aposta ideal para agitar um jogo a partir do banco.


- Meros jogadores de plantel

Mariano González - É esforçado e tal, mas já chega! Pede-se muito mais a um jogador do FCPorto que o mero empenho. Até com o Cinfães insiste nas trapalhadas! Fez uma boa jogada que resultou em golo e o resto do jogo não esteve lá. Ainda se apresentasse características únicas no plantel. Não é o caso e como tal, para mim, Mariano só deverá ser utilizado em último caso ou nestes jogos.

Farias - Voltou a fazer uma primeira parte horrível tal como tinha acontecido no último jogo em que tinha sido titular. A verdade é que, na segunda, fez o que se lhe exigia: marcou e esteve nos golos. Mas estas são excepções que confirmam a regra que é a de um jogador demasiado desligado do jogo. Depende demasiado dos seus colegas do meio campo. Se estes não estiverem a jogar Farias também não resolve nada, ao contrário do que acontece com outros avançados do plantel. É no entanto um jogador com faro de golo e apesar se prever que nunca possa ser um titular, percebe-se que poderá saltar do banco quando for preciso reforçar a presença na área.

Stepanov - Nem nestes jogos parece completamente seguro. Tem características interessantes para a posição: envergadura, velocidade e alguma técnica. Mas insiste nos erros pontuais mas comprometedores, como passes errados e coisas do género. Inicialmente julguei que seria outro Pepe, ou seja, um jogador que com paciência e com algum tempo seria um caso sério. Pois Rolando não teve tempo e impôs-se. Havendo ainda a experiência e o coração de Pedro Emanuel, sobra apenas o estatuto de quarto central do plantel.

Tarik - Este Tarik desmotivado e desaparecido do jogo não pode estar na primeira linha das opções de Jesualdo. Ainda por cima apagou-se na altura em que a equipa mais precisava dele. Não tivesse aparecido Hulk...

Rabiola - É muito jovem e parece ter características interessantes. Ainda não se viu nada e na ausência de grande opções para esta posição deveremos ver como evolui na Taça da Liga.

- Jogadores a despachar rápido

Lino - Todos os problemas que tivemos surgiram por causa da fraquíssima capacidade defensiva deste jogador. Se nem um extremo rápido da III divisão se consegue controlar para quê manter este jogador no plantel? Todos os problemas que o Cinfães apresentou têm o dedo de Lino.

Tengarrinha - Desde que existe o projecto Visão 611 de integração de jovens na equipa principal, apenas Candeias teve oportunidades a sério. E percebe-se porque este ano temos tido necessidades nas alas. O que não se percebe é a integração de mais este trinco quando no plantel há tantas soluções para essa posição. Que tal tentar jogar com as lacunas do plantel nomeadamente nas laterais. É que o jogador acaba por ser adaptado a essa posição tornando mais difícil ainda que se adapte e que traga alguma coisa à equipa. Se é para isto prefiro que seja emprestado.

Bolatti e Benitez - Se nem num jogo destes têm lugar...

Equipa já para quarta-feira na Amadora:

Helton; Sapunaru, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Fucile; Fernando, Raúl Meireles, Lucho e Rodriguez; Lisandro e Hulk.

Comentários

Lamas disse…
Mais notas soltas...

Guarin - De facto tem características fantásticas... rápido, força e até técnica... ganhou mil e um ressaltos... pode ser que confiança o jogo atrapalhado desapareça...

Farias - é um homem de área... se a bola não chegar não aparece... penso que não teve culpa de não ter aparecido na primeira parte... gostei da sua segunda parte, principalmente mo golo do Candeias...

Lino - Toda a gente sabe que ele é mau a defender e isso ficou bem evidente... mas tem pés para as bolas paradas... o Guarin marcou dois, mas o Lino também o assistiu as duas vezes... não acho que seja por isso que se deve manter no plantel, mas é preciso que encontremos alguém decente para as bolas paradas...

Candeias - mexeu com o jogo... é muito rápido, mas terá algo mais para ficar no FCP?

Equipa para a Amadora - Eu acho que o Pedro Emanuel vai para a esquerda e o Sapunaru não calça... e eu concordo...
prata disse…
Parece que o Sapunaru ainda está lesionado. Prefiro Fernando a lateral e Pelé a trinco.
riskolas disse…
Além da exibição do Guarín, em quem também deposito muitas esperanças, o que mais gostei do jogo foram as declarações do Jesualdo.

Muito bem!

Será que alguém pega no Bolatti? O rapaz deve ganhar bem... foi disputado com o Depor.
Quanto ao Lino, nada de novo... Mau de mais!
prata disse…
É de mim ou o Riskas elogiou Jesualdo em 2 posts consecutivos? Claramente um sinal do Apocalipse...LOL

Estou a brincar Riskas! Eu concordo contigo. O homem tem estado bem pena é que venha um pouco atrasado. Mas antes tarde que nunca.
riskolas disse…
Prata, é mesmo isso!

Ele é o treinador do Porto há 2,5 anos e só há 1 mês é que aceitou o óbvio.

Se quiseres um 3º elogio, até te digo que fiquei surpreendido por um homem com a idade dele mudar de estilo nesta fase da vida dele. Afinal, há velhos que não são tão casmurros! :)

Eu gosto é de janeiras em Dezembro. Sábado foi noite de "Reyes", não foi? LOL
Lamas disse…
acho estranho o Pis ainda não ter vindo falar do São Beto!
riskolas disse…
Isto é off-topic mas, segundo esta noticia publicada no site d'ABOLHA o Podolski pode ir para o Marselha.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=154643

O FCP não é melhor do que o Marselha?!?!?!?!?
Pispis disse…
Eu até gostei do Seara, ontem, virado para os outros dois comentadores: "O Leixões já foi ganhar ao Dragão e a Alvalade, nós conseguimos dois empates..."

Quanto ao Beto prefiro q n vá à Selecção... pode vir cm o Ricardo ou o Quim :-)

Para terminar, vejam cm o pp Leixões já tem uma grande claque: http://portugalultrastv.blogspot.com/2008/12/indito-mfia-vermelha-obtm-material-de.html
miguel87 disse…
Vi agora a convocatória para amanha e não acredito como é possivel deixar o Pelé de fora!!
Se é certo que o Fernando tem estado a cumprir bem e tem potencial para melhorar ainda mais, tambem é certo que Pelé é actualmente muito mais jogador. Não há justificação para nem ao banco ir.

Quanto ao jogo da taça, se o treinador criticou a atitude dos jogadores, eu tambem critico o facto de esta equipa nunca ter jogado junta, e isso foi notório em vários lances do jogo. Lembro-me sempre do que disseram o Ibson e o B. Moraes, sobre o Jesualdo ter o seu grupinho base e cagar d'alto pro resto do plantel.

Além do mais não percebo as criticas ao Tarik, foi sempre o mais inconformado na 1ª parte, além do facto de mais uma vez (como na 1ª temporada de Jesualdo) ter sido proscrito sucessivamente nas escolhas quer para o 11, quer nas substituições, sem qualquer razão válida, principalmente olhando à forma de Rodriguez e Mariano. Do mesmo modo como não se compreende como estes dois últimos terem lugar na equipa sistematicamente e um jogador como o Candeias não ter hipoteses de jogar, sem sequer falar no golo, demonstrou que tem velocidade, técnica, objectividade e acima de tudo, muita atitude para jogar no Porto!

Para acabar:
Farias, é tipicamente "vitima do sistema", pois é um jogador de area por natureza, que tem a infelicidade de jogar numa equipa de contra ataque, que não utiliza jogadores fixos na frente, nem para jogar com equipas de valor nitidamente inferior.

Lino, pode ser fraco a defender, mas ninguém no plantel faz cruzamentos como ele, para não falar das bolas paradas, que como aqui já escreveram deu 2 assistencias só neste jogo.

Ah, e o Bolatti, enquanto não tiver tido metade das oportunidades que já teve o Mariano, ninguem me convence que não seja bom jogador!
prata disse…
Tem de haver história com o Pelé. Não se percebe.
miguel87 disse…
Para isso tambem tinha que haver história com o Ibson, com o Bruno Moraes, com o Luis Aguiar, Leandro, Pitbull, etc. etc...
Enquanto ninguem apresentar uma explicação plausivel em relação à dispensa/não utilização destes jogadores, a única explicação válida é a incompetencia do treinador, neste caso ao nivel da avaliação e aproveitamento de jogadores.
riskolas disse…
Ainda ontem comentei com o Lamas que o Pitbull encaixava que nem uma luva neste sistema de jogo, enquanto alternativa ao Licha e ao Hulk.