Chorou em vez de fazer chorar


-->

É uma semana de emoções fortes. Jesualdo ajoelhou-se perante a vitória na Turquia porque sabia que estava consumada a viragem no rumo da equipa. Viragem que coincidiu com o primeiro objectivo cumprido da época. Ontem Rodriguez chorou ao atingir o que perseguia desde que as primeiras dúvidas sobre o seu real valor se instalaram nos adeptos. Rodriguez sempre tenta e tenta incessantemente, mas não tem chegado. Tenta com tanta vontade que o que tem sobressaído acabam por ser as trapalhadas, que é o que normalmente acaba por acontecer a quem tenta mais com o coração, do que com a cabeça. Ontem mesmo o golo é o que se pode salvar de uma exibição que oscila entre a garra, a velocidade e as trapalhadas e os inúmeros lances perdidos. Ainda assim tem vindo a melhorar as suas prestações e espera-se este golo lhe traga a tranquilidade que lhe tem faltado. Aí sim poderá justificar o salário, o valor astronómico da contratação e mais importante ainda, fazer os adeptos de um certo clube chorar em vez de chorar ele.
Relativamente ao jogo de ontem, mais uma vez tivemos uma exibição Q.B. Jogamos o suficiente para vencer e nada mais. Ainda assim há algumas considerações a tirar sobre o jogo. Em primeiro lugar Hulk. No ano passado olhávamos para Quaresma quando sentíamos que era necessário algo diferente para abanar o jogo. E lá vinha um malabarismo, um drible ou uma trivela. Este ano, olhamos para Hulk. E lá aparece um remate potente, uma arrancada em força e sobretudo o que pedíamos a Quaresma: imprevisibilidade. É essa a chave futebol moderno. Todos os melhores treinadores tentam construir a equipa mais sólida e estável possível lançando dois no máximo três jogadores com o poder de dar uma sapatada no jogo. Nós, na ausência de Lucho, temos Lisandro e temos Hulk. Destes três jogadores vai depender o que o FCPorto vai valer este ano. Como tal todos esperamos que Lucho acorde… Enquanto isso não acontece os suspeitos do costume vão segurando a equipa. Estou a falar de Raul Meireles, Bruno Alves e Lisandro com o recente aditivo de irreverência de Hulk e de garra de Fucile. De resto, voltámos a sofrer mais um golo pelo lado de Sapunaru. Já começa a ser muita coisa e parece vamos mesmo ter de ir ao mercado procurar um lateral… Fernando também tem muitas culpas no lance. Não consigo perceber porque é que Jesualdo não fez mais substituições. São assim tão maus os que temos no banco? Não servem para jogar contra dez? Não dá para perceber.
Uma coisa está clara: a nossa tendência está a ser claramente a inversa à dos nossos adversários. Dependemos só de nós próprios para sermos campeões. É a isto que estamos habituados.
Ronaldo venceu como esperado o prémio de melhor jogador do mundo da France Football, que é claramente o mais importante prémio individual que um jogador pode atingir. O prémio da FIFA é bem mais político e como tal menos importante. Tal como já aqui tinha dito é um prémio justíssimo por mais que muitos defendam que Messi é melhor jogador, tipo:«Ronaldo foi melhor este ano, mas Messi é melhor.» Não concordo. Por muito que ninguém goste da personalidade de Ronaldo por muito que este ano a selecção não tenha tido o melhor dele, Ronaldo é um jogador de futebol e não um jogador de fogachos como muitos apregoam. Não que Messi o seja mas Ronaldo é bem mais completo. Messi é imparável no um para um e em velocidade, enfim um futebol excitante, mas Ronaldo não faz mais coisas? Faz todas as posições da frente de ataque, marca livres, marca de cabeça tem muito mais poder de choque. Nas duas últimas épocas jogou sempre mais 50 jogos (Messi faz no máximo 15 até se lesionar) e marcou pelo menos 30 golos (quantos marca Messi?). E estamos a falar de um extremo numa equipa que tem Rooney, Tevez e agora Berbatov. Tenho insistido neste ponto porque não percebo este unanimismo em Portugal relativamente às reservas quanto a Ronaldo. Pelo menos o unanimismo que havia em relação a Figo e que não há agora em relação a Ronaldo. Dizem até que Figo é que era um verdadeiro capitão da selecção. Um senhor no futebol ao contrário do pirralho Ronaldo. Fico doido. Não estamos a falar do jogador em que mais se notava a diferença de rendimento entre clube e selecção. Até parecia que estava a fazer um frete. E quanto a personalidade… Estamos a falar só de um jogador assinou por dois clubes e que aproveitou um impasse eleitoral no Barcelona para assinar pelo arqui-rival. Quanto a personalidade estamos conversados. País estranho este…
PS: O destaque ao frango de Quim soa a desresponsabilização da equipa que ia atacar o Olimpo e acabou parcialmente arrasada como a Acrópole…
Equipa para Setúbal:
Helton; Fernando, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Fucile; Pelé, Raul, Lucho e Rodriguez; Lisandro e Hulk.

Comentários

Anónimo disse…
Ronaldinho Gaúcho será sempre o melhor do Mundo!!
prata disse…
Se fosse assim eu escolhia Deco...
Lamas disse…
As lágrimas de Cebola demonstram o que tu mesmo disseste… quer muito, mas não tem conseguido… olho para ele e não vejo apetência para desequilibrar… as fintas são demasiado previsíveis, não vejo que sozinho possa decidir o jogo… a sua arma é a velocidade e aí assim, é onde se pode tirar maior partido dele… era importante que jogasse mais no meio e que conseguisse outro golo mas na sequência de um remate numa jogada construída e finalizada por ele… com confiança podemos avaliar melhor o verdadeiro Rodriguez…

Quanto ao jogo, a nulidade de Lucho foi evidente… esperemos que a má fase passe rápido… Meireles também me pareceu cansado… Lisandro é incansável, Hulk já solta mais e está cada vez melhor… Fucile também está cada vez melhor… e uma palavra para Fernando, que depois de ter quase partido a perna fez questão de regressar ao relvado, pois nota-se que não quer perder por nada deste mundo a oportunidade que lhe estão a dar e esta atitude é, sem dúvida, fundamental nos dias de hoje…

Para mim Ronaldo não é o melhor jogador do Mundo, mas é, sem margem de dúvida, o melhor jogador do Mundo em 2008, tal como Deco deveria ter sido em 2004… definir o melhor jogador do mundo é complicado porque mete aquilo que é difícil de quantificar, isto é, subjectividade… mas quando referimos a um ano concreto, temos de analisar os factos, e Ronaldo além de ter sido soberbo foi o Melhor Marcador da Europa, ganhou Liga e Champions… só lhe faltou algo mais no Europeu...
Anónimo disse…
O Lisandro será então o próximo melhor jogador do Mundo.Campeão Portuges, vencedor da Taça,Vencedor da taça da Liga,Vencedor da Supertaça Europeia,Vencedor da Supertaça de Portugal, Campeão Europeu e Melhor Marcador de tudo!!Espectáculo. Melhor do Mundo então era o Maradona que jogava no meio de mancos e mesmo assim ganhou tudo em Italia e na Argentina
Lamas disse…
mas esse é mesmo o melhor do Mundo... embora meta subjectividade :-) ... mas para mim é...