Fim-de-semana correu mal
Não será um fim-de-semana negro mas não correu nada bem.
Tudo começou no sábado. Jesualdo resolve inventar. Muda para um 4-4-2 para fazer face ao suposto poder ofensivo do adversário que apresentava 4 homens na frente com Reyes, Aimar e Di Maria no apoio a Cardozo. A mudança em função do adversário é, por si só, coisa de treinador receoso, mas não foi só isso. Foram lançados 2 jogadores que se estrearam neste jogo com a camisola do FCPorto e que se estrearam também em jogos de dificuldade máxima. Lançados às feras, portanto… Apesar de ter tudo para dar em desgraça, acabou por correr bem e não foi por eles. Não terá sido milagre até porque Rolando e Fernando tinham dado boa conta de si na pré-época, no entanto, não deixou de ser um risco elevado, ainda por cima com mudança da disposição táctica. Este sistema, apesar de soltar Lucho que está cada vez a jogar melhor, apesar de ter caído um pouco na segunda parte, deixa Lisandro e Rodriguez quase entregues a si próprios para segurarem a bola enquanto esperam pela chegada dos médios que a defender quase que se colaram aos centrais. Com isto controlamos o jogo? Não! O jogo nunca esteve controlado nos primeiros minutos e perdemos ao mesmo tempo poder de fogo na frente. O lance do penalti, esporádico naquela altura, veio poupar-nos umas dores de cabeça. A ganhar tornou-se bem mais fácil criar perigo mesmo tendo apenas 2 elementos na frente e na defesa sobretudo Bruno Alves, Rolando e Fernando começavam a controlar as operações com alguma facilidade e só de bola parada é que o perigo rondou a baliza de Helton. Preparávamo-nos para aumentar a vantagem e já Rodriguez e Lisandro tinham falhado oportunidades incríveis quando Helton se lembrou de equilibrar o jogo. Começa a ser preocupante a forma como Helton insiste em ser protagonista nos grandes jogos. Lembro o jogo em Chelsea e contra o Shalke, lembro o jogo do ano passado em Alvalade, etc. A um guarda-redes do FCPorto não se pedem fintinhas e rodriguinhos, pede-se discrição e pede-se que esteja lá nos raros momentos em que se lhe exige trabalho. Se nesses momentos Helton falha consecutivamente, temos de considerar seriamente a sua titularidade. Eu por mim começava a preparar um guarda-redes jovem para a sucessão. Depois do golo de Cardozo e Helton a meias e da expulsão de Katsouranis (mais outro a quem parou o cérebro) deu-se o apagão. Lucho tocou mais 1 ou 2 vezes na bola, Hulk e Candeias têm muita dificuldade em trocar a bola com os colegas e Rodriguez e Lisandro desapareceram do jogo. Os jogadores do Benfica acusaram o esforço da primeira parte e começaram a cair como tordos e a perder tempo, e nem assim conseguimos dar a volta ao texto. Faltou sobretudo jogo em equipa que é normalmente uma das nossas imagens de marca.
Ontem vieram mais duas mais notícias deixamos de ser lideres e já o éramos praticamente desde que Jesualdo pegou na equipa, o que é de realçar. Mas não é grave visto que não acredito que o Sporting consiga ganhar em Braga. Cuidado com este Braga. Muito bom plantel, treinador muito organizado, segundo me dizem alguns especialistas.
Por último a pior das notícias do fim-de-semana: a saída de Quaresma. Por muito que a novela à volta disto nos fizesse desesperar pela sua saída, não posso deixar de lamentar quando um dos nossos melhores jogadores, um dos melhores no mundo na sua posição, um dos maiores prodígios técnicos que alguma vez tivemos no plantel é transferido. Os números parecem baixos mas também me parece óbvio que o negócio não se resume aos 24,6 milhões mais 6 (pendentes do cumprimento de objectivos). Cheira a manobra financeira de qualquer espécie. Até o passe de Pelé me parece desvalorizado. No entanto, para mim até os 40 milhões eram insuficientes mas é assim a lei do futebol. Seguirei sempre a carreira de Quaresma com atenção e ao contrário de muitos, acredito que ele vai vingar no estrangeiro e que Mourinho vai fazer dele ainda melhor jogador.
Até sempre Quaresma!
Ps: Ao benfiquismo de Miguel Prates no comentário já estava habituado, mas o William é extremamente irritante… Ando eu a pagar Sport TV para isto? Não arranjavam mais ninguém?
Ps2: Alguém percebeu porque é que Tomás Costa saiu ao intervalo? Eu até gosto mais do Guarín mas acho que queimamos uma substituição.
Ps3: Estou quase a perder a paciência com as invenções de Jesualdo e ainda estamos na segunda jornada… Mas já se viu como vamos jogar fora na champions e em Alvalade… De forma cautelosa à boa maneira do nosso pouco audaz treinador.
Comentários
Jesualdo escalonou uma equipa que me agradou mas... Não teve a pré-época toda para treinar este sistema??? Lembrou-se de inventar mais uma vez num jogo importantissimo! Depois do que nos fizeram este verão tinhamos de os humilhar!!
Mas o jogo teve muito de casual.
Aos 4' a lamparina grande e feia agride o Sapunaru e não se passou nada...
Aos 11' o amigo Katso dá-nos um penalti! Faltou foi o vermelho...
E aí sim pudemos jogar... Mas, e se não houvesse o penalti? A equipa que entrou em campo revelava o medo que o treinador tinha e iamos ser bastante pressionados. O penalti mudou tudo... caiu do céu para ajudar o prof...
Depois, o melhor árbitro português (não estou a ser irónico) lembrou-se de mostrar aos nossos jogadores quão bonito era o amarelo de uma cartolina que transportava no bolso... o amarelo mostrado ao Sapunaru, então...
O Licha voltou a falhar um golo escandaloso... O Tomás Costa foi substituido porque estava a falhar muitos passes e o Guarín tem tudo para ser um ídolo do Dragão!
O Helton, como não tinha o Zé Pedro para dar duas de treta, deu uma frangalhada! Como não gosto nada de nada de nada de nada, nadinha mesmo, do Nuno gostava de ver o Ventura a ser lançado às feras... Pior que o Patricio não é de certeza...
Agora, apetece-me questionar outra coisa... Esta alteração táctica estava prevista ou foi o que se arranjou por o Mariano estar lesionado????? Foi a sapiência ou o desenrasque do prof. que funcionou? Eu diria o desenrasque...
Quanto aos comentadores, é tudo igual... gostava que uma televisão turca comprasse os direitos do campeonato português para eu ver os jogos em paz... Chegam a ofender todos os que não sejam lamparinas!
E o Diabo de Gaia??? Se fosse o Dragão de Gaia, dava, pelo menos, para a derrota do FCP na secretaria já que aquele aperto seria considerado coacção... Neste caso, foi só um cumprimento de velhos amigos...
Quanto ao Quaresma, ADEUS!!!!
Acho que fizemos um bom negócio! O Inter tinha a faca e o queijo na mão! O jogador pressionou quanto pôde e quanto quis! O Pelé é um rejeitado da Luz por isso é craque de certeza!
Ou seja, com o plantel que temos, o 4x4x2 é obrigatório! Temos dois jogadores para cada posição do meio campo. O Mariano pode jogar também no meio-campo. Sendo o Rodriguez um falso avançado, e tendo a equipa rotinas de 4x3x3, basta tirar um médio e meter um extremo para alterar o desenho táctico! Isso torna-nos imprevisiveis... e o maior problema do FCP é que o seu jogo é óbvio, é previsivel e é por isso que o Sr. Tranquilidade caga-nos na tola...
Só um aparte... o preparador fisico das papoilas saltitantes não é o melhor do mundo?!?!? 2ª Jornada, 60' de jogo e meia equipa de rastos!?!?!? Nunca vi... nem no clube baliense!!! Nem eu na FEP League!!! :D
Apesar de tudo, acho que seremos campeões. Na champions, vamos suar e bem!
Esqueci-me de dizer. O raul não jogou nadinha. Se era pra sair alguém ao intervalo era ele e não o Tomás Costa. Mesmo assim acho que o jesualdo se precipitou na sustituição ao intervalo.
Já agora, acho que devemos jogar em 4-3-3 com Mariano ou Tarik. Hulk precisa de perceber que tem colegas em campo com quem pode trocar a bola... Quanto à alternativa 4-4-2 parece muito cautelosa para o tipo de adversário que enfrentamos no nosso campeonato. Não me importava que fosse uma opção se fosse planeada e testada. Também não parece ser o caso...
O Hulk é um portento! Só precisava de ter um treinador que fizesse de conta que se importava e lhe mandasse dois berros!
O Jesualdo não levantou a peida 1 vez! Foda-se! Desperdiçamos 30' e ele foi incapaz de se levantar e dar ordens!
As invenções do Jesualdo já eram de esperar, o benfiquismo da C. Social também, os erros de arbitragem também, o que me chocou de tal forma foi o péssimo negócio que fizemos com o mágico Quaresma e todas as consequências que podem daí advir.
Foi terrível!
abraço da equipa do LegionofDragons.Blogspot.com
No FCP o princípio é dos treinadores durarem 2 anos, mas este "escova" deve trabalhar bem...
Quanto à Com.Social são os imbecis do costume, mas desta vez e é de louvar, colocaram um Portista a dividir os comentários, para equilibrar as merdas que dizem por aquelas bocas deslavadas.
O resultado de qualquer forma foi bastante injusto para as nossas cores, mas faltando o Comandante e este sim é que faz falta e não Quaresmas ou outrso crls., a equipa acusa o toque mesmo jogando contra 6 e isto porque têm o melhor preparador físico do mundo, senão tinhamos jogado a partir dos 70m, apenas contra o Quim.
Campeões Allez!!
Acho que o Pelé é um bocado caro para 21,4 milhões mas talvez no final do ano dê o salto para um clube russo por 30 ou 40 milhões :-)
Qt ao jogo: por força (ou não) do Porto o q é certo é q o Benfica foi 0, só em lances de bola parada criou algum perigo. Tivemos ocasiões para matar o jogo e não o fizemos e acabamos por sofrer um golo consentidíssimo que começa no Sapunaru, passa pelo B. Alves (dou-lhe o benefício da dúvida pk acredito q o Helton tenha falado) e acaba no Helton.
Foi um jogo facílimo para sair com mais uma vitória, enfim...
Notas soltas:
1 - Grande, grande primeira parte de Lucho... do melhor q já se viu, levou a ekipa às costas, recuperou e distribuiu jogo, eclipsou-se na 2ª parte...
2 - Lançar às feras Rolando e Fernando neste jogo foi de loucos e podia comprometer a época destes dois meninos caso desse para o torto... deu certo e ganhamos mais duas opções muito válidas (não sei se o Pelé vai ter lugar) :-)
3 - Também acredito q se o Mariano tivesse disponível jogaríamos em 4x3x3
4 - Meio Hulk custou 5,5, logo pode individualizar um bocadinho (ainda individualiza muito); mas Candeias veio do Varzim, logo tem é q passar a bola e individualizar só mm um bocadinho de nada
5 - Para o ano vai haver mais um pesetero na Luz: Katso
6 - Eduardo Luís nunca mais vai comentar jogos na Sportv, isso é certo :-)
Não gostei nada do Quaresma esta época...
No jogo contra o Schalke mostrou o que ele sentia pela camisola... absolutamente nada! Para ele marcar um golo decisivo ao Schalke, quando toda a equipa fazia uma exibição fabulosa, em inferioridade numérica, era exactamente a mesma coisa que marcar à Académica no fds seguinte, e até marcou mas para mim... acabou nessa altura.
Vale 5 a 10 golos por época e o dobro de assistências mas nunca te vi queixar do individualismo dele... ele, até nas bolas paradas, era invejoso!!!!!
Perdemos um jogador talentoso mas acredito que a equipa beneficia, até porque sabe que tem de trabalhar muito porque não há um "galáctico" que pode resolver o jogo num instante qualquer...
O Jesualdo nunca o encostou porque sabia que o rapaz "escondia" muitas das borradas tácticas e estratégicas que fazia!
E o Pelé de hoje vale bem mais do que há 1 ano atrás! Tem um ano de Série A, na equipa campeã, jogou na CL, jogou jogos importantes a titular, como por exemplo, a final da taça!
E não entendo como se chora tanto a partida de um gajo que não era metade do DECO e sobrevivemos à saida deste!
Mas custa ver um jogador como o Quaresma quase que desprezado à saída depois do que fez pelo clube. Foi uma das traves mestras do tri. Desemperrava os jogos quando o colectivo não chegava, deu e marcou golos e jogou com uma consistência nunca antes vista nele. Fez-se jogador no FCPorto. Mas a cobrança é sempre maior para os artistas e é isso que me custa. Em quantas posições no plantel podemos dizer que tinhamos um dos melhores do mundo na sua posição? Hoje em dia jogadores de nivel mundial só Lisandro, Bruno Alves e Lucho. Até ontem tinhamos Quaresma...
Quanto ao individualismo, surge com o estatudo dentro da equipa. Permite-se individualismo aquele que se for preciso resolve jogos e não a miudos que chegaram há um mês à equipa...
O gajo não vale a pena...
Deviamos ter ido para cima no final do jogo... bombeado bolas para área... pôr o B. Alves a avançado... ter feito de tudo para ganhar... ter mostrado atitude... já sei que racionalmente não deviamos ter feito isso, mas era o que o meu coração pedia... fiquei lixado por não termos mostrado algo mais depois da expulsão... tudo bem que o Benfica fechou e tornou as coisas mais difíceis... até podiamos ter empatado, mas pelo menos ter mostrado a tal atitude que falei...
Quanto ao árbitro faltou referir mais uma expulsão para o Nuno Gomes... que depois de ter calcado o B. Alves lembrou-se de quase partir a perna ao Sapunaru...
Agora já foi, mas carago, custa muito lembrar e saber que não ganhamos a mrd do jogo...