Reforços


Muito temos falado de reforços. Na maior parte das vezes, e dado o passado recente, falamos com alguma desconfiança. Isto porque dá sempre a ideia que o conhecimento que temos deles é exactamente o mesmo que têm os nossos técnicos, ou seja, zero… No entanto, parece que este ano teremos reforços mais cedo se compararmos com a época anterior. No ano passado começamos por ter o reforço Tarik, regressado de um empréstimo. Mais tarde, apareceu Stepanov em bom plano até que após 2 ou 3 paragens de cérebro (recorrentes até hoje) saiu da equipa para não voltar. Depois apareceu Farias com uma série de 5 golos em Janeiro, mas também sem continuidade. No final da época apareceu Mariano facto que lhe valeu a sua contratação em definitivo embora por um preço que não lembra a ninguém… Ou seja, tirando Tarik não tivemos qualquer reforço que vingasse.

Este ano as coisas parecem diferentes, apesar de continuarmos a contratar mais em quantidade que em qualidade… Para além de alguns dos reforços do ano passado aparecerem em bom plano, nomeadamente, Mariano e Farias, há já boas perspectivas para pelo menos 4 reforços: Guarín, Sapunaru, Fernando e Rodriguez. Proponho uma avaliação um a um dando uma nota de 1 a 10:

Guarín (8): O meu preferido. Apesar de Jesualdo ver nele o que mais ninguém vê, ou seja, um nº6, está ali um grande reforço em potência. Todos os portistas com quem falei me falam das semelhanças com Emerson e de facto há muitas. Muita pujança física, velocidade, bom toque de bola, facilidade de remate… Enfim, parece o jogador perfeito para dar luta a Meireles por um lugar ou, se necessário, reforçar um 4-4-2 deixando Lucho liberto para acções ofensivas.

Rodriguez (8): Não foi por acaso que os Portistas rejubilaram com esta contratação. Não foi só por irmos buscar um dos melhores jogadores de um adversário, é que arranjamos um que encaixa no nosso esquema na perfeição. Ainda sonho com um 4-3-3 com Cebola e Quaresma, mas parece que é difícil… De resto todos o conhecíamos: Velocidade com a bola colada ao pé, remate fácil e forte, garra, técnica e bom drible.

Fernando (8): Parece que vai ser um regresso com entrada directa no onze, aliás como aconteceu com Tarik. Eu pessoalmente já adivinhava que seria ele o sucessor do ‘pesetero’ Paulo Assunção. Tal como no ano passado, está a fazer uma grande pré-epoca. Tem tudo o que tinha Paulo Assunção, apesar de lhe faltar experiência ao mais alto nível, no entanto é mais jovem, parece mais rápido e é polivalente. Com trabalho táctico pode ser um fora-de-serie.

Sapunaru (6): É pena não ser esquerdino porque, mais uma vez, vamos ter de encostar Fucile à esquerda. De resto e pelo pouco que vimos, parece um defesa capaz de dar mais segurança e apoio a Pedro Emanuel, mas também capaz de atacar com critério.

Candeias (5): Só dou 5 porque só lhe vi 20 minutinhos. Mas chegou para impressionar. Rápido, bom drible. A rever…

Tomás Costa (5): Apesar de parecer bom jogador, não me entusiasma. Primeiro porque me parece que corre muito e nem sempre bem, sobretudo a defender. Mas isso corrige-se. Parece-me um reforço a médio prazo, como Mariano… Depois há outra coisa: para estar ele no plantel não está Ibson que me parece melhor jogador. Mas se fossemos por aí…

Rolando (5): Também parece ser um bom jogador, mas tal como Stepanov, não parece ser um jogador que ponha em perigo a titularidade de Bruno Alves e Pedro Emanuel.

Alan (4): Nota essencialmente pelo empenho, porque é um jogador que conheço bem e do qual não espero mais do que o que ele mostrou até agora. Para muito clubes seria óptimo, mas para o FCPorto não chega. Recomendo o seu empréstimo a um dos concorrentes do Guimarães: Braga, Belenenses, Marítimo, etc.

Benitez (3): Tal como se previa não trouxe nada à equipa. Apesar de não estar a jogar tão mal como tenho lido n‘O Jogo’, também não está a mostrar nada. Se se quiser afirmar vai ter de arriscar muito mais como estão a fazer Lino e Alan, por exemplo.

Quanto aos restantes, gostaria de destacar Lino que apesar de limitado, sobretudo a defender, quer agarrar um lugar na equipa a todo custo. Poderá ser uma opção para os jogos mais fáceis em casa. Será que isso chega para estar no plantel? Também estou a gostar do arranque de Mariano e Farias.

No entanto há alguns jogadores que me começam a dar a sensação que não dão mais que aquilo que deram até agora, ou seja, pouco. Estou a falar de Stepanov e de Bolatti. Um não consegue manter o mesmo nível durante todo o jogo, outro não consegue largar a mediania. E ambos já tiveram diversas oportunidades…

Em conclusão, temos um plantel que chega para a ‘concorrência’ interna, no entanto, notamos que há posições que podiam sestar melhor preenchidas como a de defesa esquerdo e a de avançado (para já só há 2). Além disso e para já, não me satisfazem as alternativas aos nossos centrais titulares. Há ainda a situação de Quaresma, que se sair como se adivinha e se apostarmos no 4-3-3, vamos ter outro buraco para preencher porque não conto com Alan e porque não podemos exigir muito de Candeias. Nem sequer quero falar da eventual saída de Lucho…

Ou seja, o plantel para já, parece mais forte, mas falta ver se seguramos os jogadores essenciais e falta a surpresa que se diz que vai chegar no jogo da apresentação. Assim, é difícil prever o que vai valer esta equipa mas não será difícil prever que, de qualquer forma, partiremos como favoritos no ataque ao Tetra.

Comentários

Anónimo disse…
Boas,

Visita o meu blog:

LegionofDragons.blogspot.com

Sou leitor deste e tenho-o referenciado no meu blog.

Podes colocar o link do meu aqui?

Cumprimentos
Tiago Araújo disse…
ola

podia visitar o meu blog:

http://ww.campeoesfcporto.blogspot.com

Sou leitor do meu blog e agora vou linka-lo no meu blog!!

Podia linkar o meu blog aqui?

Abraços
Tiago Araújo disse…
enganei-me numa coisa:

http://www.campeoesfcporto.blogspot.com
Anónimo disse…
concordo com a análise. talvez não desse uma nota tao baixa ao Rolando, de resto... muito bem.

Falta mesmo um avançado...

Sábado lá estaremos a aplaudir a nossa equipa

RUMO AO TETRA
Anónimo disse…
É com tristeza que vejo o blog
Campeoesfcporto.blogspot.com
a publicar somente conteúdos de outros blogs Azuis, com destaque para o meu. E fazendo passar os conteúdos como se fossem dele!
É repugnante o comportamento desta gentinha, ainda para mais, sendo presumivelmente adeptos do FC Porto.

Visitem LegionofDragons.blogspot.com e comentem. Posso-vos assegurar que o meu propósito não é roubar matéria de "outros". E tudo que possa ser retirado de outro sítio será devidamente assinalado com a fonte.
Abraços
prata disse…
Esse tipo já uma vez usou as nossas preciosodades/videos no seu blog... Enfim a liberdade da blogosfera também dá nisto.
Lamas disse…
Guarin = Emerson... exactamente o que eu pensei na primeira vez que o moço tocou na bola... Vi uns breves minutos do primeiro jogo televisionado contra o PAOK e pensei nisso mesmo... este gajo é o Emerson...

Estou preocupado com a ala esquerda...
Ultrasfcporto disse…
SAUDAÇÕES

PORTISTAS VISITEM ESTE BLOG,DEIXEM O VOSSO COMENTÁRIO,SE ACHAREM QUE O DEVEM FAZER.

O SEU CONTEÚDO É PRINCIPALMENTE A TITULO INFORMATIVO DO FC PORTO, COM HUMOR À MISTURA E OUTRAS NOTICIAS INTERESSANTES.

http://ultrasfcportomatosinhos.blogspot.com

PARA ALGUMA INFORMAÇÃO ADICIONAL ENVIEM MSG

ORGULHO EM SER TRIPEIRO