Férias

É essa a palavra-chave para o que se passou ontem e na última semana.

Tudo começou na segunda-feira quando o nosso FCPorto autorizou em plena semana de preparação para uma final da Taça de Portugal, que um jogador perdesse alguns treinos para ir a Londres fazer testes médicos e assinar com o Chelsea. No mínimo surreal, tendo em conta que o jogador só será do Chelsea na próxima época. Dirão que não ia haver tempo por causa da selecção, mas se o FCPorto põe jogadores a fazer testes médico na Argentina, não me venham com essa… Tudo isto foi fulcral ontem. Demos umas férias ao Zé Bosingwa sem que tivéssemos opções sequer à altura. Eu pessoalmente até escolhia o João Paulo em detrimento do Lino, mas a questão aqui é que a equipa perdeu uma das suas armas ofensivas e nem ficou a ganhar muito defensivamente… Isto para não falar da paragem de cérebro do João Paulo que era de todo imprevisível.

Continuando no tema férias, grande parte dos nossos melhores jogadores entrou de férias desde o jogo com o Nacional até aos 60 minutos de jogo de ontem… A equipa estava a dar sinais de despertar um pouco antes da expulsão, mas só acordou mesmo nessa altura. É incrível como é preciso ficar com 10 para que passemos a jogar com o colectivo que nos deu 20 pontos de vantagem sobre o adversário de ontem. Esperamos que este fim de época dê para reflectir um pouco sobre os níveis de intensidade que uma equipa do FCPorto tem de pôr, sempre e sem excepção, em campo…

Quem não estava de férias era o Sporting. Estavam até bem empenhados, mas viu-se que o seu empenho versus a nossa displicência não chegaram para fazer a diferença num jogo que apenas foi decidido por razões extra…

E aqui chegamos às férias com mais influência no resultado de ontem. Refiro-me às férias do cérebro do Olegário! Parto do princípio que o homem é sério e portanto chego à conclusão que em vez de corrupto e permeável a pressões de apitos ele é incompetente. É que além do erro da dispensa do Bosingwa, além da falta de atitude, o que decidiu o jogo foi o árbitro e não o Sporting. Chegava até a ser caricata a forma como o Sporting alvejava a baliza. Mesmo contra 10 eram só chutinhos disparatados e correrias inconsequentes… O Sporting ganhou claramente o confronto directo com o FCPorto este ano, sem nunca ter mostrado ter futebol sequer para empatar (tirando ontem). Na Supertaça ganhou com um fogacho nunca mais visto a Izmailov e com uma ajudinha do Paixão, no Dragão perdeu naturalmente, e em Alvalade foi um dos resultados mais enganadores que eu alguma vez vi. Ontem não fugiu à regra: era um jogo para empate sem que nenhuma das equipas merecesse mais que a lotaria dos penaltis. Ainda não vi o jogo na TV mas não preciso disso para saber que houve 2 penaltis sobre o mesmo jogador no lance que precede a expulsão justa de João Paulo. Não preciso de ver na TV para saber que o Abel deveria ter visto o segundo amarelo quando cortou um contra ataque, julgo que de Quaresma. E então o lance de Lisandro e Polga é inacreditável e é um tique muito vulgar nos nossos árbitros. Na dúvida se é dentro ou fora da área preferem nem marcar… É de doidos! Como é possível não considerar no mínimo falta? Quando a inteligência tira férias sobra o Chicoespertismo…

Concluindo, se tínhamos ganho ontem nos penaltis ia ficar tão desiludido com a equipa como estou agora, mas não posso deixar de falar na influência que o árbitro teve. Que os jogadores do FCPorto tenham uma coisa bem assente nas cabecinhas: é por estas e por outras que não nos basta ser melhores! Temos de ser muito melhores!

Comentários

Anónimo disse…
Eu gosto do Prof.Jesualdo.

Mas faltou talvez RECONHECER que muitos dos nossos jogadores estão FATIGADOS, porque trabalharam TODA a ÈPOCA NOS LIMITEs.

E apresentar uma equipa do genero da que apresentamos em Guimarães "UMA MESCLA" de titulares e suplentes,mas MUITO MAIS FRESCA E DISPONIVEL para ojogo.

E assumir isso publicamente e antecipadamente.

Nota. Quanto ao J.Paulo(de quem eu gosto) fez opapel do R.Costa no tempo de Mourinho, quando iamos à capital.
Anónimo disse…
O "Cego" Olegário, teve grande influência no resultado final, no entanto, em termos de jogo jogado, estivemos irreconheciveis (nem o patrão Lucho se safou), e desrespeitamos os mais de 15mil adeptos que se deslocaram à merda da capital.

Claramente a equipa aos 30 minutos tinha de ser mexida, que faz o Prof.? Nada, impávido e sereno! Acho que até ele não queria ganhar, será que pensou desde início nas séries de grandes penalidades (fez-me lembrar o SK04).

Quanto aos jogadores, é necessário mais empenho para merecer o esforço dos adeptos, e deixar de lado os "egos" superiores.

Quanto a mim o scp foi superior (na 1ª parte podiamos estar a perder por mais de 1 golo) e acabou por merecer o "caneco".

Abraço
Anónimo disse…
Já agora quando o Prof. diz que a equipa esteve bem e deu os parabéns pelo esforço, eu devo ter visto outro "filme"... Mto fraco este Prof.! 3 centrais contra o segundo classificado da Bwin Liga, com 20 pontos de avanço? Mto mau Prof.! Para que servem os laterais esquerdos de raiz do plantel? Sempre a inventar em jogos decisivos, Prof.!

Enfim é um treinador para 1 título por época.....
Tony Silva disse…
Mais uma vez o Jesualdo meteu água.
Pq é que sempre que jogamos contra o Sporting tem de mexer no onze?
Tarik no banco e Bruno Alves a defesa esquerdo?!?!?
O Lino não vale um chaveco mas é defesa esquerdo...
Tamos a jogar contra o Sporting não é contra o Milão crl!
O Sporting é que tem que se adaptar a nós e não nós a eles.
Que vá Inventar pro crl!

Jesualdo é mais um daqueles treinadores que pode sempre ser campeão, simplesmente pq está no FCP, mas isto só nos anos em que os adversários dão abébias.
Concordo com a análise com excepção do Zé Bosingwa.
O problema é que ele já não estava cá há muito tempo e exemplo disso é jogo com o Nacional.Aí ele não tinha ido a Londres e foi o desastre que se viu. Aliás eu acho isso das imposições do Chelsea uma balela, caso contrário os ingleses como resolviam o problema agora que ele vai para o europeu?
Cumprimentos
Pispis disse…
A não inclusão do Bosingwa, para mim, seria um mal menor pk coitado de nós se dependessemos dum defesa-direito para ganhar a uma ekipa q ficou a 20 pontos e massacramos em plena Alvalade. Colocar o João Paulo a defesa-direito tb n me assustava embora preferisse o Marek ou o Lino nos lugares habituais... Agora, colocar o João Paulo a fechar o meio tendo em conta a táctica de 2 avançados do Sporting é q n tem lógica. Para quê? Para o Paulo Assunção n descer tanto e ganharmos a luta do meio-campo? Para o Raúl Meireles desgastar-se a fechar o corredor esquerdo e algumas vezes ir à linha de fundo? Para colocar o Quaresma na direita qd rende mais na esquerda? Para desequilibrar toda a ekipa? Não se percebe...

Associado a isto tivemos jogadores completamente irreconhecíveis, a começar no Pedro Emanuel q logo no 1º minuto ia enterrar... Quanto ao João Paulo, sinceramente, eu acho q ele queria jogar a bola e falhou completamente o lance, ao mesmo tempo q não atinge o Moutinho. A entrada só por si acho merecedora de vermelho mas não acredito q o tenha feito c intenção de atingir o Moutinho, se acertasse na bola era um lance apenas mais ríspido.

A fechar, acho que a data da final da taça deve ser reconsiderada pk n tem lógica os jogadores do Porto estarem a descomprimir há dois meses, pk mm sendo profissionais no subsconsciente a concentração não é a mesma, e estão a treinar para um jogo no final da época e quando meia ekipa já está a pensar q no dia a seguir tem q ir pra Viseu para a Selecção (viram o Veloso e o Quaresma a combinarem os shampoos q iam levar no final do jogo?)... Metam a final da Taça antes do campeonato acabar, é uma competição secundária, tratem-na cm tal. Se no ano em q fomos Campeões Europeus, a data da Taça fosse outra, o Benfica n lhe metia a mão...
prata disse…
Lino ou João Paulo, não interessa. Ia ser sempre um 'ai jesus'... o Problema esteve na forma como se tratou a transferência do Ze Bosingwa. E não acredito nessa tese de que foi o Chelsea a impor que não jogasse...
Anónimo disse…
Vejam no "Sou portista com muitoorgulho" a analise pormenorizada dos ultimos 4 jogos como Sporting em termos de arbitragem. E não está lá ojogo da època passada para evidenciar aquele Penalty perdoado por P.Henriques ao Sporting sobre oPEPE,mesmo a acabar o jogo.
Anónimo disse…
Gastei pouco mais de € 60,00 pra ir ao Jamor, incluindo € 40,00 pró bilhete (é o que faz não ser sócio, tá-se sujeito à roubalheira, paciência...). Só não gastei mais porque almocei e jantei de borla (o pai de um amigo meu pagou o leitão na Mealhada, bendito seja). E, claro, não me passava pela cabeça ao almoço que comer leitão na Mealhada era a melhor coisa que me ia acontecer no Domingo.

Cheguei ao Jamor por volta das 14h, já com os parques cheios. Vi muita alegria e sã convivência entre adeptos das 2 equipas, como se quer na festa do futebol. Até o tempo tava porreiro, ou pelo menos não chovia.

Enfim... nada fazia antever o dilúvio.

Depois de ter tido o azar de assistir à pior exibição da época, em pleno Dragão, contra o Nacional, não me passava pela cabeça que tal se pudesse repetir, pois julgava eu que os jogadores tinham aprendido a lição, tal foi a vergonha.

Engano meu: o nosso FCP entrou muito mal no jogo, a iniciativa de jogo foi quase toda do Sporting e, não fosse o São Nuno, podíamos tar a perder e bem ao intervalo.

Atitude fraca, pouco empenho (mesmo dos jogadores habitualmente mais empenhados, digo Lucho e Lisandro), parecia que não queriam vencer o jogo e trazer mais um caneco pro Norte. E, claro, o péssimo exemplo do treinador, a assistir aos acontecimentos impávido e sereno no banco, à espera de um milagre.

Até a falange portista parecia que adivinhava: sempre mais calados que os lagartos. Pudera, a equipa não puxava, não mostrava fôlego...

A dada altura, praí aos 10 ou 15 minutos da 2ª parte, dou por mim a fazer o seguinte comentário pró meu parceiro do lado: da maneira que tamos a jogar, só ganhamos nos penalties, que ao menos é 50/50 e os répteis não se dão bem com eles.

E, realmente, parecia que a equipa tava a jogar prós penalties, dada a escassez de oportunidades e de jogadas com princípio, meio e fim (até jogadas com meio eram raras, quanto mais com fim).

É certo que o jogo teve casos, como de costume. E é certo que mais uma vez fomos gamados contra o Sporting, como em quase todos os jogos esta temporada. Mas custa-me falar de arbitragem quando, claramente, a única equipa que fez por merecer a vitória foi o Sporting.

Ainda por cima, depois do 1º golo começou a chover e bem, mais uma série de adeptos a perderem a paciência e a começarem a arrancar e atirar cadeiras - ao menos aquela parte do estádio vai ser remodelada :) - logo a seguir vem o 2º golo e a minha boleia diz-me: tá na hora de bazar, quisto já cheira mal.

Em resumo, o leitão foi mesmo o melhor acontecimento do dia. Mas o do almoço escorregava melhor que o do jantar...

Enfim, valeu pelo cumbíbio e pró ano há mais! Uma coisa é certa: prá Supertaça quero vê-los a comer a relva, carago!

Abraços
Anónimo disse…
APITO FINAL

- 2 pénaltis por assinalar, um antes da expulsão do João Paulo, o árbitro até teve repetição nesse lance. Outro do polga sobre o Lisandro em cima da linha com o árbitro a assistir na 1ª fila, logo o polga não devia ter acabado o jogo, só que ainda não existe duplo vermelho.
- abel não vê o 2º amarelo
- Raul Meireles vê um amarelo por levar com o braço do tonel e cair ao chão
- tonel calca lisandro de propósito e não vê amarelo
- grimi devia pensar que estava na argentina e podia fazer as faltas que quisesse
- Uma dualidade de critérios gritante!

Posto isto, quem desrespeitou ( roubou ) os adeptos e o Porto foi um benfiquista convicto de seu nome olegário.
Se fosse o Porto a vencer com a baixaria que foi ontem, este jogo iria ser alvo da super equipa (PGR), dando para todas as capas de pré época dos jornais para ignorantes, como não foi, tratou-se de um jogo bem jogado pelo sporting, em que o árbitro teve os seus erros, mas nada que influenciasse o resultado... Mais um para somar à supertaça e ao jogo do ano passado no Dragão.

E sim, eu vi que entramos mal na 1º parte e alguns jogadores não estiveram bem, mas chegava para ganhar. Jesualdo tinha que mexer na equipa, não tinha o Bosingwa, portanto ia sempre levar nas orelhas, o Zé só não jogou porque tem um problema, fala demais!

Parabéns ao vencedor do jogo, o árbitro!
miguel87 disse…
Perdemos porque os nossos jogadores não foram melhores. Melhores que o Sporting, melhores que os erros do arbitro, melhores que a visão limitada de um treinador medroso e incapaz. Porque J.Paulo (apesar de um excelente central) não foi nem lateral nem central desequilibrando a equipa, porque Lucho não podia com um gato pelo rabo e jogou parado, porque Quaresma não se convence que está numa equipa com mais 10 jogadores, porque Mariano, por muito que se esforce e mostre serviço, só joga até o treinador achar por bem, porque Lisandro na única bola que recebeu não matou, porque a vontade e raça de Meireles não valem por 11, porque Emanuel é um fraco central que, apesar de toda a experiencia, não conseguiu antecipar-se ao Tíuíuí no lance do golo...enfim, porque não. Como sempre ouvi dizer: desculpas não se pedem, evitam-se. E o Porto, neste jogo, como em muitos outros decisivos nestas 2 últimas épocas, não evitou uma série delas.
prata disse…
Emanuel é um fraco Central??? Calma lá! Está mais lento mas é muito importante e estou contente com a sua renovação. Aliás nem sabia que ele estava com o contrato a acabar.
miguel87 disse…
Para quem acha que um central duro de rins, lento, faltoso, enfim "á boavista" não é mau, então peço desculpa, o P.Emanuel é um central de topo. E ser lento não é de agora, ainda á pouco tempo vi um jogo do boavista na RTP memoria e única diferença era a camisola que ele vestia. A comandar a defesa, unir o balneario, e falar aos jornalistas: sim sr. muito bom...agora dentro de campo...Deixem mas é o Stepanov evoluir.
prata disse…
Já aqui tinha escrito que temos de ir introduzindo o Stepanov na primeira equipa gradualmente e no lugar do Pedro Emanuel. Mas não porque ele é fraco... Simplesmente porque não dura para sempre. Não será um Jorge Costa, um Pepe, um Ricardo Carvalho ou um Bruno Alves, mas quem dera a muitos... Tem outras características e muitas delas faltam em grande parte do plantel com garra, liderança, coração, posicionamento. E não é por perder um lance com um perneta como o Tiuí que vou mudar aminha opinião sobre um jogador... Além disso é o capitão e depois da saída de Bosingwa o único elo de ligação com os campeões europeus.
Lamas disse…
Apenas li isto tudo hoje... De tudo já se falou um pouco...

Eu resumo, perdemos porque não mostramos que queriamos ganhar e para ajudar ainda tivemos um empurrãozinho.

Lucho apresentou-se num estado lastimável.

Mariano, que era o que parecia correr mais saiu por causa de não ter estatuto.

Licha, também apagado, não foi matador.

Olegário, pelo menos que marcasse canto.

P. Emanuel, não é um grande central, mas tem tudo para ser um Grande Capitão e Líder de balneário.

P.S. Será que o Quaresma combinou levar o champô com sabor a Maracujá?
miguel87 disse…
Lamas, afinal concordamos praticamente em tudo em relação a esta derrota. Quanto ao P.Emanuel, não é por este lance que tenho esta opinião sobre ele, mas por muitos outros lances iguais em praticamente todos os jogos, só que nem sempre esses lances têm dado golo, este, para nosso azar, deu. Do Quaresma já não consigo dizer mais nada, e receio que vamos ter que levar com ele por mais uns tempos...