Por falar em astrologia…



Ainda ontem falávamos aqui que para repetir a nossa caminhada na Europa de há uns anos atrás, não basta ter alguns dos melhores jogadores que alguma vez passaram pelo clube. Eu não tenho dúvida que Lisandro, Quaresma, Lucho ou Paulo Assunção são do melhor que alguma vez passou pelo clube. E nem estou a falar do treinador. Às vezes é preciso que as coisas saiam da forma certa e na altura certa. É a tal circunstância de alinhamento entre a Lua, Marte e Júpiter…

Ontem isso não estava a acontecer. Era um daqueles dias. Mas o que mais me impressionou é que ninguém se rendeu a essa evidência. Mesmo quando passamos a jogar com 10 empurramos furiosamente o adversário para a sua área. Que tremenda injustiça aconteceu ontem! Hoje acordei de forma diferente. Não liguei a TV com o volume nas alturas para acordar como é meu costume. Nem liguei o rádio no caminho para o escritório. Não quero ouvir falar sobre o que se passou ontem. Só tenho uma palavra para os jogadores que ontem defenderam as nossas cores: Heróis! Mais que em qualquer outro dia tenho a sensação que somos diferentes e não é só em Portugal. Mais que nunca é um orgulho ser Portista. Foi por isso que não saí do meu lugar enquanto o último jogador do FCPorto não saiu do campo. Queria aplaudi-los a todos sem excepção.


Ps: O árbitro mais uma vez não esteve à altura do jogo com um erro grave a nosso favor e uma mão cheia em nosso desfavor.

Ps2: Lamentável a debandada geral que houve no estádio quando Lisandro falhou o seu penalti. Será que a equipa merecia? Valeu a pena chegar 10 minutos mais cedo a casa?

Ps3: O post abaixo é muito injusto…

Comentários

Anónimo disse…
Para além de injusto, é despropositado e ridículo!!Jesualdo construiu o melhor FCP de sempre!Fantástico!!Único erro que Jesualdo poderá cometer no futuro: "Quaresma não deveria jogar mais com a nossa camisola"!!Sugestão:"Faze-lo rodar na Liga Intercalar e na Liga MAFATE".Egoísta de merda!!
Pispis disse…
Não há palavras para descrever o desânimo... Tão fácil, era tão fácil...

Banalizamos estes alemães, perdemos golos feitos, desperdiçamos o acesso aos quartos num ano em q parece q os tubarões querem ser eliminados...

A 1ª mão estragou tudo...

Grande Assunção e formidável Lucho! Fucile com uma crise de confiança tremenda e Quaresma com mais do mesmo... No lance em que se isola o Farias devia ter sido mt mais rápido a dar-lhe uma linha de passe mas o cigano não lhe ia passar a bola e não...

Mariano entrou mt bem, gostei!

E agora? Contentamo-nos c o k? Liga mt fácil e ainda falta tanto para a Taça...
Lamas disse…
A alma dói... dói muito...

Ontem sofri muito... muito mais que se tivesse no estádio... tive exame às 18h30, mas eram 19h55 e já estava cá fora... e aquilo só terminava às 20h45... as minhas pernas não paravam de tremer...

Fui para a sala de convívio da FEP, televisão avariada... segunda opção foram os computadores... a imagem parava de 5 seg em 5 seg... os nervos aumentavam ainda mais... fiquei-me pelo rádio e terminei de ver o jogo em casa...

Ontem era, até aquele momento, o jogo da época... infelizmente acabou por ser o jogo da época...

Podemos ter tido todo o azar do mundo, mas pá... era o Schalke... não podiamos ter desperdiçado esta oportunidade... como o Pis diz, era demasiado fácil... mas o jogo da primeira mão condicionou de forma decisiva este segundo o jogo... É óbvio que se começamos a falar nos SES... tudo seria diferente...

Prata, havia um que eu ontem não aplaudia... não foi pelo golo que falhou... isso acontece... foi por tudo resto... eu não o consigo compreender e não admito que o menino deve ter tratamento especial... desde jogar para o "youtube" durante os 120 minutos, incluindo aos 80´s e tal minutos quando perdiamos, até ao desagrado mostrado perante 50.000 pessoas e outras milhares pela TV por um colega de equipa lhe ter feito mal um passe (foi à tua frente Prata), nesse caso o Fucile... acho simplesmente inadmíssivel... ele é apenas mais um que vai passar pelo FCP... e, desejo sinceramente que faça o Europeu da vida dele para nos dar muito dinheiro, porque já sabemos que para o ano não o vamos ter, pois está a fazer de tudo para ir à vidinha dele...

Quanto ao resto orgulho-me, de facto, de ter Lucho, Licha, P. Assunção, Meireles e próprio Mariano que se entregou de alma ao jogo... aquele golo perto do fim só mostra toda a vontade que eles tinham... foi fantástico... mesmo depois do Fucile ter sido expulso e o jogo parecer sentenciado... fizemos com 10 um grande prolongamento... mas perdemos...

Os jogos, não só as finais, são feitas para ganhar... e ontem apenas foi meia parte do jogo...
prata disse…
A frio até dá para concordar. Não nos podemos queixar da sorte numa eliminatória a duas mãos...

Quanto ao Quaresma, tento pensar nele como um dos grandes obreiros do bicampeonato... Ontem é melhor esquecer, senão propunha que fosse para o banco no resto da época. Foi demais... Sobretudo esse lance em que reclama com o Fucile... Passou o prolongamento a passo excepto quando tinha a bola. Aí não só já conseguia correr como não passava a bola a ninguém! Que péssimo colega... Enfim espero que o jogo de ontem não marque em difinitivo a imagem do Quaresma junto dos adeptos. Ele já fez muito pelo clube, mas recentemente...
Ronaldivo disse…
Jesualdo meteu agua quando tirou o Tarik e meteu o Farias,começamos a jogar com menos um!!!
riskolas disse…
Algumas horas depois estou mais calmo e mais frustrado...

Começo por explicar o post anterior. Há um ciclo "Jesualdo" e esse ciclo terminou ontem. É a minha opinião e ninguém - nem mesmo tu Artur - tem o direito de desrespeitar a minha opinião. Aceito que não concordes. Não aceito que me ofendas. Aliás, eu tento ser coerente e já tinha dito e ESCRITO que se fossemos eliminados havia um ciclo que se encerrava. Sendo o nosso adversário nos 1/8s o Schalke04 a meta obrigatória seriam os 1/4s. Básico! De qualquer modo, não acho que tenha sido um ciclo mau! Foi regular. Foi satisfatório. Cumpriu os minimos. Para mim, isso não chega! Já agora, e porque temo que alguém ache que eu desejo mal ao Prof., a lápide representa a morte de um projecto de 2 anos. O Prof. é o rosto desse projecto. Apenas e só. Espero que agora percebas. Dou-te um desconto. Ontem devias estar tão fodido como eu...

Prata, aceito que aches injusto mas... factos são factos. Depois do jogo que fizemos na 1ª mão, fizemos com que a via láctea não estivesse connosco. A sorte também se busca! Com sorte apanhavamos os turcos nos 1/4s. Com eficácia estávamos nas 1/2s! Eu não "exijo" a CL! Sonho com ela!

Subscrevo tudo o que o Pascoal escreveu. Reforço que a chave desta eliminatória esteve na 1ª mão. Eu sou um leigo e, se eu sabia que é fundamental marcar golos fora, o Prof. tinha de saber isso e muito mais. Assunção, Licha e Lucho enormes!
Falando um pouco do jogo... Foi muito emotivo... Fizemos 15' fortes e depois fizemos chuveirinho! Não percebi... Eu sou leigo e sabia que eles só vinham defender. Sabia também que defendem muito bem. Ou seja, o Prof. devia saber isto e muito mais! Eu vi o Ernst a ganhar 99% das segundas bolas no meio-campo. Jogou sempre sozinho. Se eu sou leigo e vi isto, o Prof. tinha de ter visto isto e muito mais.
Não me lamento pela enormissima exibição do Manuel Neuer. Fez o trabalho dele e esteve super feliz. Parabéns.

Exceptuando o jogo contra as lamparinas, o Prof. perdeu sempre que tinha de ganhar! Tenho pena do homem... É mesmo pé frio... :(

O jogo de ontem era muito dificil. Apesar do chuveirinho gostei do Porto e fomos infelizes... o árbitro terá sido infeliz... mas perdemos a eliminatória na Alemanha...

P.S. Artur, já reparaste que tu és "igual" ao Quaresma? Gostas de protagonismo, quando perdes há sempre alguns elementos da tua equipa responsáveis por isso, amuas e resmungas com colegas de equipa e tens também momentos de génio com o teu pé esquerdo...

P.S.2 Se eu mandasse alguma coisa - e ainda bem que não mando - deixava sair todos os jogadores que quiserem sair.

P.S.3 Depois de termos ganho a Champions League, vendemos meia equipa e ficamos com outra meia equipa "rota". Sairam mais tarde, sem glória, para Moscovo...

P.S.4 Esta é das maiores ressacas futebolisticas que alguma vez tive...
riskolas disse…
ADENDA: GOSTEI MUITO DA ATITUDE DA EQUIPA! TENHO ORGULHO NA EQUIPA!

Só para evitar mal-entendidos...

Estou triste... muito triste...
Anónimo disse…
Não fui ver o jogo por estar a 450km do local do jogo. Vi o jogo pela televisão, em casa, com maisdois portistas. Não vou alongar muito, porque nao apetece pensar e relembrar o que aconteceu ontem, mas tive oportunidade de enviar uma msg aos meus amigos no final do prolongamento. Essa mensagem dizia "independentemente do resultado, estes jogadores são uns heróis". Por fim, custa-me acreditar que foi o último jogo do Lucho no dragão para a Champions. Custa-me acreditar...mas será realidade!
Por fim, e por respeito ao riskolas, apenas digo que o senhor nao percebe nada de nada e se calhar deveria tar em blogs de culinária!
Abraços
MANU disse…
A mim, que tb não percebo nada disto, parece-me que ontem o ponto fulcral foi o já referido pelo Riskas: "Fizemos 15' fortes e depois fizemos chuveirinho!"; depois de nos primeiros minutos termos jogado no lado esquerdo da defesa germânica como se o Westermann não estivesse lá, não percebo porque a equipa deixou de o fazer (muito antes da lesão do Bosingwa)!!!
Tanta pressa para marcar tirou alguma lucidez à equipa!
Fica a opinião de um leigo...
riskolas disse…
Ó Mister Moutinho, que tu percebes muito de futebol, já eu sei. Aliás, essa é a tua vida. Eu sou um leigo apaixonado que pago as minhas quotas e o meu lugar.

Vou tomar em consideração a sua sugestão do blog de culinária.

Sugiro-lhe que consulte blogs da lingua portuguesa e depois me diga o que não percebeu na seguinte frase: "GOSTEI MUITO DA ATITUDE DA EQUIPA! TENHO ORGULHO NA EQUIPA!"

Já agora, peço-lhe que lá bem do alto da sua enorme eloquência me explique porque é que diz "o senhor nao percebe nada de nada". Refere-se a futebol? Ou a cozinhados?

Pior do que não perceber nada de futebol é achar que se percebe. Eu também podia dizer-lhe que não percebe nada de nada... Mas não digo!

Deve saber que a "vaidade" é um dos pecados capitais...

Cumprimentos,

Riskolas
prata disse…
Riskas não concordo com essa história do chuveirinho. Apesar de termos feito muitos cruzamentos para a área acho que tentamos o golo através das mais variadas maneiras.
Concordo ainda menos com esse discurso apocalíptico do fim de uma era! É certo que Jesualdo não é o treinador que eu sonho para o FCPorto. Mas Mourinho há só um! Wenger também!

Moutinho, ainda vou comprar uma camisola do Lucho este ano.

Os objectivos propostos a Jesualdo para o primeiro ano foram essencialmente internos até porque não fez pré-epoca. O que significa que só agora, e pela primeira vez, se pode dizer que ele falhou um objectivo europeu. É por esta razão que eu acho que o ciclo ainda não acaba por causa desta derrota. Por muito que eu tenha em mente, para o nosso clube, outro tipo de treinador, aliás estou farto de cascar aqui no homem…
riskolas disse…
Prata, na boa... Eu acho que o Porto tentou e muito ganhar a eliminatória! Não ponho isso em causa! Mas posso achar que houve "chuveirinho" a mais, certo? Até entendo que isso aconteceu porque a equipa queria mesmo passar aos 1/4s! Não ponho em causa a atitude!!! Foda-se! Eu escrevi que tenho orgulho na equipa! Eu aplaudi! Eu tou bastante rouco. Mal consigo falar hoje! Eu apoiei! Eu cantei! Eu saltei! Foda-se!
E não é tanto pelo tempo do Jesualdo ter acabado! É pelos jogadores! Há muitos jogadores a querer sair. Eu só acho que, se vai haver muitas saídas, o treinador também devia sair. Primeiro porque se dava a oportunidade a outro treinador de iniciar um projecto. Segundo, porque sou estúpido e não percebo nada de nada, não gosto do Jesualdo para treinador do Porto e acho que com ele nunca vamos ganhar nada! Quem me dera estar enganado! Provem-me que estou enganado! Não me custa nada reconhecer que errei! Mas só quando me provam. Tenho muito orgulho por pensar apenas pela minha cabeça! Tu também és assim Prata. Por isso somos amigos!

Abraço.
"Heróis", palavra mais do que acertada para classificar aqueles homens de camisola às riscas. Eu também tenho orgulho na forma abnegada e digna com que lutaram durante todo o jogo. Aplaudir aqueles bravos no fim de tão desgastante jornada era o mínimo que qualquer portista de coração podia fazer pelos atletas.

Gostei do texto e concordo com tudo o que foi escrito. De facto, Jesualdo não merecia...

Porto: eterno amor!

Cumprimentos.
Anónimo disse…
Vaz, concordo plenamente com o teu post, até que enfim!

Acho que se tem de dar os parabéns a todos jogadores, pela sua entrega, não vou individualizar pela positiva ou negativa porque seria injusto, até porque grande parte dos jogadores fizeram 120 minutos e apesar dos adeptos quererem sempre mais, eles não são máquinas. Simplesmente ontem não era o nosso dia.

Quanto ao Quaresma e não vou falar deste jogo, para mim é génio (não se chateiem...),claro que pode enervar quando perde a bola, mas eu gosto de quem arrisca e não tem medo das consequências, só o futuro, noutro clube (Arsenal é o ideal) dirá se ele se afirma como génio da bola ou se se torna em mais um jogador de equipa mediano.

Quanto ao Jesualdo, aqueles que dizem que ele se vai embora, é só lembrar qual é a atitude do Presidente nestas alturas, renova!

Para terminar, o jogo de ontem lembrou-me outro de má memória que também vi ao vivo, nas Antas, perdemos com a Sampdoria em pénaltis, falhou Latapy.
prata disse…
Não me lembres desse jogo com a sampdória. Foi uma desilusão muito semelhante a esta...
Lamas disse…
Bem... nesse dia não tive exame...

Sim, CLARO que estava lá... ui se custou... Aquele Caccioli da Sampdória, normalmente denominado de Lombardo com o 7 nas costas...

Russel Latapy falhou e custou muito...

As diferenças entre esse e este é que o FCP entrou a ganhar e neste andou atrás do prejuízo... e a Samp da altura era muito superior ao Schalke de agora... mas custou imenso pq tinhamos tudo... como tinhamos tudo nesta eliminatória da Champions...

Fogo... esta cena custa só de pensar...
Lamas disse…
esta cena refere-se obviamente ao jogo de ontem...
Taqui disse…
Concordo com muito do que li, só gostava de acrescentar muito mais em relação ao Quaresma, mas não o vou fazer,é mt fácil e ele até vai de "férias" no fim da época!

Dp queria partilhar com vocês a estória de um amigo,que me ligou hoje a perguntar como eu estava (...)e tu? - pergunto eu. Contou-me isto: Não dormi de noite e acordei mal disposto,nao fui trabalhar!!

é muito triste irmos embora assim..

O campeonato já nao sabe a nada! A taça,sei lá, é mais uma!
Mas isto é entre nós,por aqui.. Eles tem que continuar...
Por isso,Domingo lá estarei de pé,triste,mas a bater palmas qd "eles" entrarem em campo!

Força Porto,
abraço
prata disse…
Novo objectivo mínimo: Ganhar todos os jogos até ao final da época!
riskolas disse…
Caro Prata, se esse é o objectivo minimo, qual é o objectivo máximo? ;)

Abraço

P.S.2: Já agora, aproveito o facto de não perceber nada de futebol para sugerir mais um nome: LAUDRUP!
Quem ganha na Luz merece uma oportunidade! LOL
riskolas disse…
Errata: Onde se lê "P.S.2" deve ler-se "P.S."

Obrigado
prata disse…
Não ficou claro? O máximo é golear todos os jogos! LOL
Pispis disse…
Vocês são fdd... os jogadores não são máquinas!!! Não podemos exigir vitórias em todos os jogos! Que percam com... sei lá... um jogo qualquer... olha, tipo de amanhã a oito dias em Matosinhos! Depois podem ganhar os jogos todos! :-)

Já disse que quero o Azenha a treinador principal? :-)
Anónimo disse…
Noite negra a de Quarta. Levei com os cabrões dos alemães durante o jogo quase todo (estava a uns escassos 30 metros). A 5 minutos do fim, a jogar com 10, dá-se o milagre: grande golo do Licha, bola colocadíssima por cima do gigante Neuer. Gritei e celebrei como não me lembro de alguma vez o ter feito, os meus parceiros do lado que o digam (bem, talvez o golo do Derlei no 3-2 ao Celtic - "o jogo" da minha vida, apesar de já termos ganho coisas + importantes). A partir daí nunca mais me calei, e o resto do estádio tb não. Deixei até de ouvir os alemães, mas eles devem-me ter ouvido: cantem agora cabrões de merda! A jogar com 10 é impressionante como caímos em cima deles. A equipa fez de tudo pra ganhar o jogo nos 120m. Mas não era a nossa noite. Confesso que não estava optimista pros penalties. O Helton não é GR pros penalties. Depois do falhanço incrível (mesmo à minha frente) do Quaresma no prolongamento, apoderou-se de mim um sentimento de que não ia ser feliz naquela noite... e não fui. Não fomos todos nós que amamos o nosso clube. Mas, como diria alguém, a vida continua e temos 2 títulos pra ganhar esta época. Um, o campeonato, nem uma hecatombe nos pode tirar. O outro, a Taça, serve apenas de consolo pra tentar esquecer esta eliminação da CL. Só espero que o nosso clube chegue à final e apanhe o Sporting, pois ainda temos contas a saldar desta época com os lagartos. Quanto aos mouros, já ganhamos na luz, de certeza que vamos ganhar no Dragão, se não for de goleada (eles são tão fraquinhos... como é possível irem em 2º?), por isso já nem desejo apanhá-los na final da Taça. Seja como for, venha quem vier, vamos comê-los! E, se Deus quiser, eu estarei lá pra ver. Abraços
Anónimo disse…
Aditamento: o Mourinho continua desempregado. Se eu fosse o PdC telefonava-lhe e perguntava-lhe: oh Zé, queres ser campeão europeu outra vez? :)
Lamas disse…
pmir... o último comment é simplesmente fantástco!!!

Eu desejo tudo de bom ao Zé de Setúbal, mas que dava um gostinho especial ele não voltar a ser campeão europeu... isso dava... mas mesmo que ganhe, já se sabe qual o clube lhe permitiu conseguir isso pela primeira vez... e isso... isso é impossível a história apagar... o título que ele ganhou, mas que nunca festejou...
prata disse…
Sérgio, o Jesualdo vai renovar mais um ano...
Quanto ao Zé Mário, pela cara do Berlusconi a seguir ao festival do Arsenal em San Siro, parece quase certo que vai lá parar.
riskolas disse…
So be it...

Será mais um ano para se confirmar o que eu penso sobre o treinador Jesualdo Ferreira... ou um ano para reconhecer que estou errado...

... embora eu não perceba nada de nada...

O que eu quero é que o FCPORTO ganhe todos os jogos. Sempre!

Cumprimentos.
riskolas disse…
"A pouco mais de dois meses do final da época desportiva, e com a Liga praticamente assegurada, o sucesso do projecto para 2008/09 vai depender da qualidade do trabalho que está a ser realizado nesta fase. Para além da confirmação oficial da renovação do técnico, será importante a clarificação dos objectivos desportivos. Em consonância com Jesualdo Ferreira, a SAD poderá romper a tradição e orçamentar por antecipação a presença nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, aumentando a responsabilização, ou continuará a ser dada prioridade à liderança interna?"

Lá está o que eu escrevi há 2 posts atrás. Que opção vai a nossa direcção tomar? Essa é para mim a grande questão! E com a renovação do contrato do Jesualdo, digo eu que a aposta tem de ser grande! Manter os melhores e contratar bons jogadores! Não muitos. Apenas bons!

Mas eu não percebo nada de nada... aliás, quem percebe?

Bibó Puorto!