Os suplentes

Mais uma vez fomos extremamente infelizes na finalização. Já tinha acontecido em Alvalade, mas ao menos desta vez não perdemos… No entanto, e dada a equipa titular apresentada e se juntarmos o jogo para a Taça com o Gil Vicente (fui um dos que foi ver o jogo) podemos fazer uma avaliação às opções que Jesualdo tem no banco.
Os que entusiasmaram
João Paulo - Jogou muito bem nos dois jogos. Seguro, rápido e extremamente empenhado em ganhar um lugar.
Mariano Gonzalez – foi o melhor em campo contra o Gil Vicente e arrancou muito bem no Bessa tendo caído a partir dos 30 minutos. Não deixa de ser uma surpresa mas parece que funciona assim com os nossos argentinos: basta um golo para que passem a jogar alguma coisa. Contra ao Gil fez de tudo: cruzamentos, dribles, passes para as costas dos defesas, recuperações, etc. Contra o Boavista, faltou-lhe maior acerto no passe final e perdeu muitos lances no um-para-um. Mesmo assim esteve bem mais activo que Tarik, Farias e Adriano. Será que é para continuar?
- Nuno – Uma grande defesa e uma exibição sólida contra o Gil deixam-nos confiantes, sobretudo se continuar a tremideira de Helton nos jogos importantes. Temos ali uma alternativa a ter em conta.
Os que não desiludiram nem entusiasmaram
- Stepanov – Apesar de ter jogado bem durante os dois jogos, teve uma série de 3 passes errados no jogo para a Taça, que resultaram em contra ataques perigosos. Ou seja, mais uma vez tem aquelas paragens de cérebro, mas ao menos não resultaram em golo. Gostei mais do João Paulo.
- Lino – Apesar de apoiar bem o ataque e ser bem melhor que Quaresma nas bolas paradas, defende pessimamente. Todo o ataque do Gil Vicente veio do seu lado e na maior parte das vezes ele nem está lá. Muito tenrinho para um jogador já com 29 anos.
- Farias – Jogou razoavelmente nos dois jogos mas falhou um golo incrível contra o Gil.
- Tarik – Foi dos melhores contra o Gil mas simplesmente não apareceu no Bessa tal como em Gelsenkirshen. Sinceramente, prefiro o Farias para o próximo jogo mas a escolha entre os dois terá de ser de acordo com as características dos adversários, nomeadamente a fragilidade dos laterais poderá favorecer Tarik, por exemplo contra o Benfica.
Os que desiludiram
- Kaz – Parece desmotivado e, sobretudo, preso de movimentos. Só parece querer mostrar serviço ao nível do remate quando, provavelmente, teria de mostrar mais em termos de empenho.
- Hélder Barbosa – Muito nervoso e trapalhão. Esperava muito mais deste miúdo. Necessita de trabalho do treinador.
Destaques entre os titulares para Lucho, que tem estado cada vez mais a percorrer todo o campo e para a excelente segunda parte de Quaresma no Bessa e numa posição que não o favorece nada. Todas as esperanças dos portistas concentram-se nestes dois, mais Lisandro. Estou como muito medo de quarta-feira. Basta ver a sorte que tiveram os mouros na Alemanha…
Equipa para o Shalke:
Helton; Zé, Pedro Emanuel, Bruno e Fucile; Paulinho, Lucho e Raul; Lisandro Tecla e Quaresma

Comentários

Taqui disse…
Já vai sendo habitual concordar com quase tudo o que escreves, mas como eu pra lém da taça tb fui ao bessa, tenho a acrescentar que:
O kaz é mesmo para esquecer, ele é capaz de estar sempre onde a bola nao está,impressionante!
O Stepanov faz falta em todos os lances que disputa,tem muito a aprender.
Farías: notou-se a falta de entendimento com Adriano,tem-se vindo a apagar! Por isso para quarta a minha opçao vai para o tarik!
Tenho tb a lamentar a péssima condiçao física do Fucile, o homem anda todo rotinho,custa vê-lo assim sabendo do que é capaz. De resto foi o normal,pena aquela bola à trave do quaresma nao ter entrado. A registar a grande moldura humana,lindo. Para reflectir é o facto de ter ficado 15m no fim do jogo sem poder sair. É caso para perguntar: nao entrámos todos juntos?!
Voltando ao jogo da Taça,foi preciso ir para a bancada central pa ver uns gajos à porrada,mm à minha frente... lololl

Abraço
Infelizmente, devido ao horário, fui um dos muitos que não puderam deslocar-se ao Dragão para a Taça. Nem o relato pude ouvir.

Relativamente ao Bessa, nem todos os atletas estiveram bem no jogo. Mas alguns dos jogadores que têm sido menos utilizados marcaram pontos junto do treinador, nomeadamente o Mariano e o João Paulo como referiu. Pelas críticas que li e ouvi, o Nuno esteve muito bem contra o Gil.

Desde que o Lucho deixou de ser convocado para a selecção argentina tem estado muito bem fisicamente e isso nota-se na preponderância que assume no Porto. As idas às selecções sul-americanas desgastam muito os atletas, Fucile que o diga.

Amanhã vai ser difícil. O Schalke 04 tem boa equipa apesar de na minha opinião ser uma equipa acessível para o Porto.

Basicamente concordo com a equipa que elegeu para o jogo contra o Schalke, mas penso que existirão ainda dúvidas sobre se jogará Farías ou Tarik.

Cumprimentos.
prata disse…
Taqui, continuo a achar que somos mais ofensivos e temos mais poder de fogo com farias em campo e como precisamos de marcar pelo menos 2 golos...

Nicolau, arriscamo-nos a perder o Lucho para um tubarão da europa se ele continuar a não ser convocado para a selecção. Para os rrgentinos e brasileiros a selecção é tudo e por isso, por muito que se sinta bem no Porto, vai ter sempre vontade de ir para um clube que lhe ofereça mais oportunidades na selecção...
Lamas disse…
Para amanhã também vou na onda dos comentadores do post... também prefiro Tarik...

Gostei muito dele no jogo contra o Paços, quando não havia Quaresma... Contudo, falhou golos incríveis, mas teve atitude e criou desiquilíbrios...

Acho que o Tridente Quaresma/Lisandro/Tarik fará mais furor com as constantes trocas de posições... Eles são um bocado presos de movimentos... especialmente a zona central...
Anónimo disse…
Eu amanhâ apostava em Ernesto Farias!Apesar de gostar muito do Tarik acho que em ataque continuado Farias é letal!!Tá smp no sítio certo!!