Fica Baía!



Alguém me explica porque é que ninguém está a fazer nada para que Baía fique mais um ano?
Será que já não serve? Eu pessoalmente, acho que ele ainda tem muito que dar ao clube...

Três razões (entre muitas) para tentar convencer o Baía a ficar:
- Carisma e peso no balneário - Será o único campeão europeu no plantel (mais o Bosingwa. Mas este também deve sair...). É uma lenda viva do clube e julgo que estes pergaminhos têm mais influência enquanto ele jogar (ou estiver no banco). Como director desportivo isso não conta nada! É por demais necessário enquanto não se encontrar um verdadeiro sucessor (já disse aqui que pode ser Bruno Alves).
- Talento intacto - Para mim, e estive bastante atento a isso no jogo dos campeões, as suas qualidades não se alteraram por aí além. Mantém a elasticidade e uma boa forma física. Quanto ao resto duvido que se esqueça... Para ele deve ser como andar de bicicleta...

- Calendário da próxima temporada - Recordo que no próximo ano vamos ter três competições. Vai ser necessário um bom suplente para a Taça e sobretudo para a Taça da Liga onde, se tudo correr como esperado, vamos apanhar bons clubes visto que poucas equipas de divisões inferiores deverão chegar à fase em que entra o FCPorto.

Por todas estas razões e mais alguma, os portistas deviam fazer força para que ele ficasse! Ainda por cima, cheira-me que é essa a sua vontade e que estão a empurrá-lo para a reforma. Senão porque é que seria contratado o Nuno Espírito Santo antes mesmo do anúncio da retirada?

Ps: Mais um brasileiro: Fernando! Ainda por cima parece que é para emprestar... Ainda há o Lino... Tudo isto aliado à previsível dispensa de Ibson e Bruno Moraes... Para mim eram dois jogadores talentosos, jovens e dois dos brasileiros a manter... Enfim...

Ps2: Pelo que vi, nenhum dos jogadores que estiveram a rodar vão sequer para a pre-temporada com o clube... Julguei que o historial de Jesualdo nas camadas jovens viesse alterar esta tendência dos últimos anos, mas pelos vistos enganei-me... Não defendo uma política igual à do sporting, mas prefiro um Helder Barbosa no banco a um Alan... Financeiramente até era melhor para o clube... Enfim...

Comentários

Anónimo disse…
Sei que este forum está cheio de elementos licenciados em economia. Por isso as opinoes concentram-se sempre no aspecto economico. Se tivessemos aqui um tratador da relva falaria do estado da relva, um padeiro falaria da alimentação ou dos paes que o rentería deve comer ao pequeno almoço.
As pessoas esquecem-se da realidade do nosso futebol. Nós estamos condenados a comprar barato para tentar vender mais caro. Condenados a formar jogadores para vende-los. Condenados a ter grandes jogadores so por emprestimo e sem pouca rentabilização para os nossos cofres. A realidade é esta!Nem os grandes treinadores escapam a esta filosofia.
A saída do Anderson era inevitavel. Só se andassem a dormir é que nao o vinham comprar. Jogadores destes nao são para o nosso campeonato. Ponto final! resta-nos encontrar soluções para colmatar e equilibrar o plantel dentro das possibilidades do clube. ponto final.

Vitor Baia é um símbolo do FCPorto. Quando o senhor prata diz que nada tem sido feito para ele continuar, nao sabe o que diz. ou melhor, fala do que ve e ouve na comunicação social. Desde quando esperaria que a comunicação social iria promover e idolaterar algum jogador do porto? seguramente ao nivel interno há pressão para o vitor ficar, senao veja-se as declarações do jesualdo.

Quanto ao senhos pispis (julgo ser assim) sabe muito bem que quando disse que havia adeptos em lista de espera para serem detentores de lugares anuais, era uma forma de expressão. O que queria dizer, e penso que a msg era clara, era que se o senhor nao se sente bem no dragao e se nao quer renovar o lugar anual, alguem no proprio dia ficará com o seu lugar. Outro ponto é para o facto de o senhor pispis e o senhor prata referirem-se a saída de jogadores importantes como uma razao para nao renovar (prata fala de lucho) esquecem-se de uma coisa importantissima e que está acima disso tudo: a INSTITUIÇÃO! Como dizia alguem...os jogadores passam a Instituição fica!

Abraços e ate breve
prata disse…
Moutinho:

Porque foi contratado o Nuno Espírito Santo? Se é para o Baía ficar, não percebo. Vai ser o 3º guarda-redes?

Quanto aos clubes que estão condenados a comprar barato e vender caro, estuda o caso o Olynpique de Lyon... Em 20 anos tornou-se numa potência do futebol europeu e partilha conosco e com o PSV Eindhoven a segunda vaga de grandes clubes europeus que veio finalmente bater o pé aos clássicos Real Madrid, Milan, etc... É um caso em tudo parecido com o nosso com duas pequenas diferenças. Não conseguiram os resultados desportivos que nós conseguimos, mas por outro lado têm uma saúde financeira bastante melhor. Vê quantos anos conseguiram aguentar o Malouda por exemplo... Eventualmente acabam por vender mas conseguiram tirar o máximo partido dele... E não os vejo a comprar jogadores a meias com fundos ou qualquer entidade que possa vir a meter o bedelho nas decisões da equipa técnica...

Quanto ao lugar anual, o Lucho é apenas um pretexto por ser o meu jogador preferido. Já o era quando Anderson fazia parte do plantel...
riskolas disse…
Obviamente que a INSTITUIÇÃO está acima de tudo o resto. De outro modo, ninguém perdia tempo a escrever aqui... Melhor, é o amor à instituição...

Neste campo, eu concordo a 100% com o prata e não tem nada a ver com uma visão puramente economicista.

Só quero que alguém me explique porque é que em tempo de vacas magras se contratam tantos jogadores de valor duvidoso pagando tanto dinheiro por eles quando temos jogadores, no minimo, com o mesmo valor por muito menos dinheiro. Ah, e com algum "amor à camisola"

Chamem-me lirico mas ainda acredito nisso...

Bibó Puorto!

P.S. Não aceito "lavagem de €" como resposta...
Tony Silva disse…
Olhem lá se o Nuno não virá para o lugar do... Helton.
Anónimo disse…
Relembro que a única justificação para a venda do Anderson poderia ser a necessidade de liquidez!!Mas lembrei-me que o Porto contraiu um empréstimo obrigacionista!!Para quê??Onde vai ser investido esse dinheiro??O Prata vai deixar de escrever no blog e vai passar a pedir satisfações nas Assembleias!!
O Baía se quiser ficar fica,basta dize-lo publicamente e força a situação!!Contra o apito dourado já temos o Fernando Reges!!
Abraços!!
Pispis disse…
O senhor Moutinho está muito enganado pk o portista só é burro até certo ponto. Ou você acha q se o Porto n ganhasse títulos isto não estaria pior do q o ano do Neri-Fernandez-Couceiro? Ou então explique-me pk é q o Porto mm tenso sido Campeão Europeu no ano a seguir teve menos sócios com lugar anual? Terá sido pela debandada dos plantel?
Onde esteve você Moutinho? Se o Anderson não é pra este campeonato cm veio aki parar?
Quer rentabilizar jogadores c 29 anos? Quer comprar 10 para ver se sai um na rifa? Acha q as possibilidades do Porto n deviam ser um pouco maiores nesta altura?
Mas não, vamos continuar a aceitar a delapidação da Instituição pk o q interessa a mt Moutinhos são campeonatos e quem vier a seguir q feche a porta. E se eu quisesse deixar o lugar anual pela saída de jogadores importantes, deixaria na hora q o Deco foi embora.
Pela Instituição ficar é q devemos ficar preocupados, mas não senhor Moutinho, vamos esperar q os treinos sejam invadidos pelos Super para dp tomarmos algumas atitudes.
Anónimo disse…
Bato palmas ao Pis! Subscrevo.
Lamas disse…
Prata, para início de comment, só um mero reparo... Baía é o único Campeão Europeu a par do Bosingwa... do Ricardo Costa... do Pedro Emanuel... do Nuno Espírito Santo (contando já com o seu regresso)...

Mas apesar da gaffe, concordo contigo relativamente ao Baía… também não gostava que deixasse de jogar… é o Baía Carago… e mesmo esta época devia lhe ter sido dado a oportunidade… e embora sabendo que é um activo bastante caro em termos salariais, acho que o papel dele no balneário nada tem a ver com o possível papel de dirigente… fico aguardar pelas últimas incidências, mas acredito que o mais certo é bater a porta…

Ficam os títulos… e possivelmente o adeus do jogador com mais êxitos do Mundo… Apenas o Maldini poderá lá chegar perto nos próximos tempos… e esta época que agora vai iniciar também deve ser a sua última…

Quanto aos putos, tenho a dizer que sou apologista que eles rodem… que ganhem calo… isto não pode ser um mar de rosas para os meninos que acabam de sair das camadas jovens… estava a ver o Trio de Ataque e ouvi o exemplo do Engenheiro do Penta que era convidado do programa sobre o Ricardo Carvalho… possivelmente o melhor do Mundo na sua posição… Fernando Santos recordava o primeiro jogo dele pelos seniores do Porto e eu recordei-me a ouvir as suas palavras… Uma das primeiras vezes que toca na bola a fazer um passe lateral para o outro central coloca a bola no avançado que isolado faz golo… ele a dizer isto e eu a lembrar-me perfeitamente… foi contra o Salgueiros, o avançado era o Celso, um brasileiro que iniciou muito bem essa época… no final demos a volta e espetamos 4-1… R. Carvalho tinha feito um jogo bom mas com um erro clamoroso que ia deitando tudo a perder… teve de errar para evoluir e era isso que Fernando Santos defende… e eu concordo… teve de crescer e foi rodar no Alverca e no Setúbal… para chegar onde chegou teve de aprender com os erros que cometeu… teve de lutar para crescer e merecer mais oportunidades…

Olhem para o Sporting… uma equipa à base de miúdos… resultado perdem… justificação: os miúdos estão a ganhar maturidade… quando ganham são vendidos e começa o processo de novo… uma equipa para ser campeã não pode ser uma equipa de miúdos… tem de ter alguns, claro… a sua irreverência também é precisa, mas é preciso algo mais… não podem ficar agarrados ao facto de eles estarem a crescer e mais não sei o quê… por isso é que o FCP nunca vai ser como o Sporting ou o Ajax… Nós queremos GANHAR…

Dos que o FCP tem emprestados apostava no Paulo Machado, mas pelos vistos vai para o Nacional… penso que evoluiu bastante… o resto… Ivanildos, Vieirinhas, Hélders Barbosas… tem de crescer mais…

Exemplo de aqueles que tiveram sempre tudo e pouco cresceram pelo menos em mentalidade… o mais flagrante é o Postiga… menino mimado que até irrita… estas declarações depois do jogo da selecção puseram fora de mim… e porquê??? Porquê que a mentalidade não cresceu??? porquê que continua a ser mimado??? Porque não teve de lutar para crescer… deram-lhe a papinha toda… apareceu logo na equipa principal e pronto… agora joga de nariz empinado, manda vir com os colegas sempre que lhe apetece e queima os colegas que só visto… mete-me mesmo nojo… tanto ódio que estou seriamente a pensar num post só para ele…

Resumindo… humildade é preciso… e penso que os miúdos a rodarem pelo menos bebem um pouco disso…
prata disse…
Relativamente aos campeões europeus lembrei deles mas não me pareceu relevante ir corrigir... O

Quanto ao Paulo Machado, já rodou dois anos e foi contratado um jogador mais novo e brasileiro para sua posição... Boa! Bora lá, motivar os jovens! É disto que eu falo... Qual o sentido de ter 4 extremos a rodar se não temos qualidade suficiente e superior no plantel? Qual a motivação que lhes damos se ano após ano ninguém é integrado no plantel? O que é que o miudo há de pensar se consecutivamente são contratados jogadores de 5ª categoria para a posição que sempre sonhou ocupar?
Não defendo que se siga o exemplo do Sporting, mas acho que temos um conjunto de jogadores com experiência suficiente para permitir a integração perfeita e gradual de um ou dois dos nossos jovens...

Já agora, esquecem-se do Bruno? Gama(vejam o torneio de toulon! o miudo evoluiu bastante!) Para o ano é mais um que regressa... E que vai de novo...
Lamas disse…
Sim... concordo contigo... dois gajos pelo menos sim... e depois de rodar... Paulo Machado sim... Bruno Gama era mais um ano no Braga...

Essas contratações dos brasileiros já sabemos que são negócios de lavagem de dinheiro e que há muita gente que ganha com isso... nem ponho isso em questão...
Anónimo disse…
Caros amigos economistas. Parece-me que o senhor pispis (deve ser assim que se escreve esta alcunha a fazer lembrar as revistas do La Féria)anda realmente muito nervoso. O senhor troca o conteudo das afirmações e depois perde-se em textos que sinceramente nao entendo o significado ou onde quer chegar. O senhor é portista certamente. Como maior parte dos elementos deste forum, independentemente se só perecebem de economia e pouco mais. Penso tambem que o senhor acompanhou a carreira do Porto este ano (se foi ou nao aos estadios, isso é consigo). O senhor consegue colocar os jogadores acima do clube. Consegue dizer mal do clube e dos jogadores mesmo que nao saiba o que esta a dizer. Consegue falar da delapidação da Instituição e nao apresenta factos para tal aberração. Relembro ao senhor que o clube ja lhe deu mais nestes ultimos 5 anos que no resto da sua vida.
Sou adepto do meu clube e de profissionais competentes que honrem a instituição e os seus adeptos. Sou adepto das vitorias com esses profissionais.

Por ultimo, o senhor nokinhas (parece mesmo uma revista!!) revela um sentido de oportunidade fantastico. Parco em palavras, mas com um raciocinio lógico acima da média. A rever...
prata disse…
Este moutinho é um incendiário... lol

Não concordo com nada, mas são sempre bons comentários...
Pispis disse…
Tio Moutinho,

Pispis é assim q se escreve e, se quiseres, ajudo-te a tirar outras dúvidas. Passarei a 'idolaterar-te' mt mais.

Cada vez q fazes um comment fico c a sensação q sofres de dupla personalidade, ora pedes jogadores cm Lucho, Lisandro e Anderson q por metade dos passes demos 3.6, 2.5 e 5 milhões, respectivamente, ou dizes q estamos condenados a comprar barato ou a formar jogadores. Não queres Sougous ou Linz e preferes jogadores portugueses... Antunes Vs Lino... Não te lembra nada? Não queres criticar um pouco os profissionais competentes que honram a instituição e os seus adeptos? Só um pouco... Ou daki a 5 anos vais continuar a refugiar-te nakilo q nos deram nos últimos 10 anos?

Não percebo pk dizes q meto os jogadores acima do clube e pk só falo mal do clube e dos jogadores. Parece um contra-senso, mas vindo de quem vem...

Mas creio q és tu a pessoa indicada para me explicar (a mim e a mt outros portistas) onde para o dinheiro. Vamos aos factos concretos q me pediste, e nisto só vou referir as vendas dos jogadores pk é akilo q mais salta à vista e, por isso, nem vou falar nas relações entre CMP e Porto e as vendas dos terrenos: 30M (R.Carvalho), 20M (Paulo Ferreira), 15M (Deco), 10M (Seitaridis), Maniche, Costinha, Deco, etc, etc.

Não, tb n vou falar em receitas da Liga dos Campeões.

Pk é q n temos dinheiro pra comprar o Jovanovic por 4M se é assim tão bom? Ou o Jan Venegoor of Hesselink? Tu, acérrimo defensor dos competentes profissionais da SAD, és capaz de explicar?

Nós q nem um centro de estágio temos? E até o pavilhão ainda não saiu do projecto?

Delapidar é o mesmo q estragar, esbanjar, percebes o conceito? É cm tu dizes, és adepto das vitórias c estes profissionais, não me admira q na hora das derrotas faças cm a avestruz.

Abraço pra todos os elementos deste fórum q só percebam de economia e pouco mais.
Anónimo disse…
Deixem lá as economias

A formação do FCP volta a dar cartas

Com duas vitórias aos lampiões fomos campeões de juniores A, e asseguramos dois pontos de vantagem, à entrada para a última jornada, para os lagartos em juniores C.
Lamas disse…
Só quero esclarecer que não sou de economia, mas sim de GESTÃO... :-)

Quase, só faltou mesmo referir que essas vitórias foi contra os MOUROS e a dos Juniores C por 6-0...