O refugo do Man. United

O defeso já leva algumas semanas e o plantel começa a ganhar contornos. Não me parece que o FCPorto irá estar muito activo a partir do momento em que fechar estes negócios que parecem estar praticamente concluiídos. Isto partindo do principio de que não sai mais ninguém...

Assim vamos por sectores:

Guarda-Redes

Apesar de não concordar com a contratação do Nuno e de ter pedido a continuidade do grande Vítor Baía, parece-me um sector bem estruturado. Um titularíssimo, um suplente com provas dadas e um terceiro guarda-redes para partilhar com os juniores. No papel parece-me bem. Quanto ao Baía, enfim... Salva-se da decisão a poupança clara em salários, visto que se tratava do mais bem pago do plantel.

Defesa

Aqui parece-me que não vai mudar nada. Por mim, tentava transferir o Ricardo Costa e ir buscar um jogador melhor. Não é essa a intenção do Jesualdo e não me parece que vá ser por aí... Nos laterais mantém-se a estrutura do ano passado, apesar da previsível troca de Lucas Mareque por Lino.

Meio Campo

Aqui é que vai a confusão... Tínhamos um plantel com várias soluções e parece que vamos passar a ter ainda mais...
Assim, para trinco vamos ter o Paulo, o Bolatti e possivelmente o Andres Madrid... Parece-me demasiado o que deixa antever que se o argentino for mesmo contratado, o Paulo vai sair. Não concordo nada mas, paciência...
Para médio do lado esquerdo vamos ter o Kaz e o Raúl, com o Marek Cech a poder dar uma perninha. Parece-me bem! Para o lado direito, vamos ter o Lucho e o miúdo Castro. Também não está mal, mas não há espaço para o Paulo Machado e sobretudo o Ibson. Vai ser mais uma dispensa que nos vai fazer engolir em seco ao ver as suas prestações noutro clube europeu...
Para a alternativa táctica do 4-4-2 vamos ter ainda o médio criativo. Aqui vão aparecer Jorginho, o miúdo Rui Pedro (acho que é assim que se chama...) e Leandro Lima, que não passa de uma incógnita... Esperemos que não seja caro...

Ataque

Aqui é que entra a opção que temos de um jogador do Manchester United. Se no ponta de lança estamos bem servidos (apesar de não termos nenhum grande jogador, Postiga, Adriano e Edgar são opções válidas). Se bem que, mais uma vez, não se perdia nada em tentar vender o Postiga... Para extremos é que me parece que estamos mal. Temos os imprescindíveis Quaresma e Lisandro e depois não se vê mais ninguém... Parece claro que a alternativa de Jesualdo ao Lisandro é o Renteria (mais outra incógnita...). E para o Quaresma? Será o Alan? Será o tal Rui Pedro? Ou será um dos 20 jovens extremos que temos emprestados?

Vamos às opções do M.United que temos:

Louis Saha
















Não deverá ser emprestado, mas seria óptimo se não se tivesse lesionado com gravidade e não fosse perder grande parte do início da próxima época. Não fosse isso, seria a melhor opção possível.

Alan Smith



Como podem ver na imagem é dos que deixa a pele em campo... É também um bom marcador de golos, muito oportuno e com um bom remate. Tem um feitio muito complicado e não é raro ser expulso por isso... Além disso é um jogador que dificilmente sairá do campeonato inglês onde tem muito mercado. Além disso o Fergusonconta com ele para o meio-campo.

Chris Eagles



Falou-se nele e o United tem todo o interesse em emprestá-lo a um bom clube. O problema é que apesar de ser razoável tecnicamente é fraquíssimo fisicamente não me parece chegar aos calcanhares dos nossos miúdos emprestados.

Kieron Richardson



Parece que o Ferguson conta com ele para o plantel, mas mesmo assim não me parece grande jogador apesar de ter um bom pé esquerdo... Parece que atitude e garra não são com ele.

Guiseppe Rossi



Parece-me a melhor opção de todas. Pelo que tenho visto no Euro de sub21 parece-me que poderá ser mesmo o que precisamos. Faz de extremo e de avançado, tem um remate potente de pé esquerdo e é muito rápido em progressão com a bola colada ao pé. Julgo que o plantel ficava com o imput de qualidade que precisava nas alas. Esperemos que se consiga trazer este miúdo. Pelo menos parece que é o preferido da SAD...

Concluindo, chamo refugo aos dispensados do Manchester porque nenhum, com a excepção de Rossi, poderá interessar. Até admira que um clube daquela dimensão não tenha mais para oferecer. Ou não! Mais um exemplo de boa gestão... Claramente os jogadores que não interessam ao United são despachados e bem vendidos. Têm um plantel que é complementado com jogadores das camadas jovens. Não há cá jogadores de 27 ou 28 anos emprestados... Mais um exemplo a seguir...

Comentários

Lamas disse…
Para mim o maior erro será essa (por incrível que pareça) dispensa do Ibson... via nele o 3.º homem do meio campo ou quarto quando jogassemos em 4-4-2...

Para mim ele seria o tal 10... é muito bom no último passe, nomeadamente naqueles que rasgam a defesa, tem uma técnica fantástica, tem garra e características defensivas adquiridas nas posições que regularmente joga... é o jogador mais próximo de um DECO que penso que faz falta à nossa equipa... até na maneira como agarra na camisola quando joga de manga comprida :-) ... é uma pena se for mesmo...

Claro que esta minha teoria de o meter a 10 tem contra ela o facto de o mesmo não estar rotinado nela, mas acho que Ibson encaixava na perfeição nesse 10 que além de criativo seria trabalhador...
prata disse…
Eu gosto mais do Lucho nessa posição... Aquela 1a parte no Chelsea e na luz deram muito boas indicações...
Lamas disse…
Também gostei de o ver a 10...

Muito forte no último passe e tem longa distância que pode resultar em golos... Sabemos que tacticamente é um jogador acima da média, digo eu em qualquer posição que jogue...

Contudo falta-lhe ser um jogador explosivo no sentido de ir para cima do defesa... e nessa posição também é preciso, sendo que Lucho não tem essas características...
riskolas disse…
Alguém quer fazer uma simulação do que será o plantel na época 2007/8?

Começamos a ter muitos jogadores não?!?!?

Com certeza ainda vão haver saídas! Quem? Ibson? R.Costa? Alan? Jorginho? P.Assunção? Lucho? Pepe? Bosingwa? J. Paulo? Postiga?

Creio que o Rui Pedro embora jogue com a "10" é ponta de lança.

Estou confuso...
Lamas disse…
Eu tou com medo do Óscar Cardoso... e o Prata também deve estar... ontem ouvi o Freitas Lobo a falar dele... o homem quase que tinha um orgasmo... tudo excitado...
prata disse…
Eu também ouvi o Freitas Lobo e fiquei com medo. Mesmo assim acho que o Edgar vai surpreender muita gente. Mas, de resto, eu respeito muito a opinião de um gajo que vê 5 jogos do campeonato argentino por semana... Se bem que ele não acerta em tudo. Não ouviste ele a dizer que julgava que o Miguel Veloso era defesa central? Eu, na minha ignorância, a 1a vez que o vi jogar vi que ele era um grande trinco. Basta ir ver o arquivo deste blog quando projectei aqueles que iam ser os protagonistas deste campeonato.

Sérgio o desenho do plantel está mais ou menos no post. Quem não vires ali provavelmente vai ser dispensado... Bruno Moraes, Alan, Ibson...

Preocupa-me uma coisa: o Pinto da Costa referiu que estava à procura de médios e um avançado... Hoje fala-se outra vez o Vukcevic... Não são médios a mais? Não irá sair alguém importante do meio-campo? Estou com medo...
Lamas disse…
Principalmente se esse alguém se chamar Lucho Gonzalez...

Se for esse cheira-me que irá para a Juventus e bem que somos capazes de comer com o Miccoli...
riskolas disse…
PAH, ESTOU COM PREGUIÇA. :)
APETECIA-ME VER UMA LISTAGEM SIMPLES.

QUANTO AO LUCHO, NÃO CREIO QUE ELE VÁ PARA A JUVE. O TIAGO JÁ TERÁ SIDO CONTRATADO POR € 15M.
ESTOU A ESTRANHAR É OS POUCOS € OU $ GASTOS NO OUTRO LADO DO ATLÂNTICO... EMBORA POGON (POLÓNIA) E INVERTFUTEBOL SEJAM DUVIDOSOS... MAIS O BOLLATI E O LEANDRO LIMA... FALTA O INVESTIMENTO DE VULTO! NO FCP NÃO SE REDUZEM PASSIVOS!

SERÁ QUE O BAÍA NÃO VAI GANHAR O MESMO? PASSA A TER VENCIMENTO + AJUDAS DE CUSTO... ;)

ESTOU MORTINHO POR VER A BOLA A ROLAR!
Pispis disse…
O Ibson já me empolgou mais, parece-me muito displicente e há momentos que parece estar a jogar sozinho, mas daí até dispensá-lo pra contratar um gajo de qualidade duvidosa parece-me um erro... Bem aproveitado e ele querendo, no mínimo, era um jogador para ser utilizado regularmente...

Agora contratamos mais uma promessa: Rabiola! Parece-me uma boa aposta mas não percebo a transferência: o Porto promove o jogador, daqui a 2 anos joga nos principais palcos nacionais e europeus, paga-lhe o ordenado, depois é vendido a um colosso e quem leva 50%??? O Vitória... Não percebo...
Lamas disse…
Afinal o tal 10 já chegou...

Luis Garcia de seu nome... nem um vídeo do gajo no youtube... o que... até pode ser bom sinal... a ver vamos...

Se tiver a atitude do Fucile já é bom... jogadores à Porto... mas claro que um 10 tem de ter algo mais... parece que marca livres... finalmente um gajo que faça isso...
prata disse…
Ainda ninguém falou sobre o Rossi... Que acham do miúdo?
Lamas disse…
Ainda não o vi jogar... Vi um dos golos no resumo, remate de pé esquerdo cruzado... esse foi bom...

Também não vai ser hoje que vou ver... mas Prata... confio em ti... :-)
Pispis disse…
Rossi? Dp dakele slalom, ontem, frente a Portugal, por mim tá aprovado :-)

Entre as opções do United acho que é o mais apetecível, isto se tivermos em conta q Saha ou Smith nem devem ponderar vir para o Porto...
prata disse…
vamos contratar dois numeros 10's? Leandro Lima e Luis Garcia?

Cheira-me que o jorginho também via à vida...

Quanto ao refugo do Man. United, ou vem o Rossi ou então é melhor guardar a opção para outra altura...