2º? 3º? Era só o que faltava...


O jornal o jogo de hoje roubou-me a ideia para o post. Tinha decidido falar sobre as declarações enigmáticas de Jesualdo no fim do jogo. Fiquei pasmado com aquela frase: «A equipa oscilou muito na segunda volta. Não é muito difícil as pessoas perceberem porquê...» Em primeiro lugar, qualquer bom jornalista perguntaria logo porquê. Não foi o caso e eu apresento aqui duas visões da situação.
Primeiro vou tentar perceber qual a visão do Jesualdo ao dizer isto. Para mim tudo isto soou a desculpas. Jesualdo entende que factores externos determinaram esta performance medíocre. Aqui só estou a ver duas situações em que ele possa estar a pensar: as insistentes lesões e o processo apito dourado. Quanto às lesões não concordo. O plantel vasto e rico (exceptuando nalgumas posições) aliado a uma vantagem que chegou a ser considerável mais a possibilidade de ir ao mercado no inverno fazem com que não aceite este tipo de desculpas. Quanto ao Apito Dourado, em nenhum dos jogos em que fomos claramente prejudicados a equipa demonstrou atitude suficiente para vencer (excepto no jogo de Leiria).
Posto isto apresento os meus porquês para ver se o professor aprende alguma coisa em vez de insinuar:
1- NÃO É DIFÍCIL PERCEBER que o problema do FCPorto é um problema de manicure: temos um treinador sem unhas para um plantel e uma equipa com as responsabilidades do FCPorto;
2- NÃO É DIFÍCIL PERCEBER que temos um treinador sem o carisma suficiente para motivar os jogadores para um jogo que pode dar o título.
3- NÃO É DIFÍCIL PERCEBER que certos jogadores do plantel só tiveram oportunidades devido às lesões e alguns continuam à espera. Qual seria a política de rotatividade do Jesualdo? Fica a dúvida;
4- NÃO É DIFÍCIL PERCEBER que o mais difícil num plantel vencedor é montar um bom sistema defensivo. Para mim, a partir daí tudo fica mais fácil e com o tempo o processo ofensivo aparece. Como é possível o processo ofensivo ter se vindo a piorar a cada jogo?
5- NÃO É DIFÍCIL PERCEBER que o Jesualdo vai ficar no clube mais uma época, mas será que merece? NÃO!!!
Quanto à próxima jornada, era só o que faltava não sermos campeões. 2º? 3º? Jogadores e Jesualdo: Tenham vergonha! Respeitem a vossa massa a associativa que vos apoia como nenhuma outra! Só uma vitória clara serve!
Ps1: O Zé continua a ser a nossa maior arma ofensiva... Pasmem-se...
Ps2: Estava preparado para vir para aqui criticar o melhor defesa central do Paços de Ferreira: Adriano. Mas o homem não perdoa! Estava a fazer um jogo horrível como o Quaresma, como o Lisandro e como o Anderson. Mas só ele é que conseguiu pôr o seu nome do marcador... Impressionante o faro de golo do homem. Como o posso criticar? É limitado mas marca que se farta...

Comentários

riskolas disse…
Não esquecer o cigarro do Prof.(?!?!?) que não levou com nenhuma pinga da chuva porque ele escondeu-se muito bem no banco...

A minha maior tristeza, futebolisticamente falando, é não ter prazer nenhum em ver a minha equipa...

Há 2 anos que isso dura... mas este ano a pobreza de classe é gritante!
Anónimo disse…
Boas
Prata gosto muito de ler os teus comentários que são muito bem redigidos.Contudo poderias muito bem ser um jornalista sensacionalista uma vez que de um jogo em que empatámos,em que sempre procuramos o golo e em que sofremos dois remates em 90 e tal minutos e de uma época em que iremos ser campeões e em que fomos mal eliminados da champions pelo chelsea conguiste fazer um drama tal que eu próprio tive de pensar um pouco porque não percebi o que se estava a passar aqui!!
Ao contrário do que o Sergio diz eu tenho muito gosto em ver o meu clube e este ano assisti a jogos muito bons e à excepção de E. Amadora e Sporting penso que sempre demonstrámos quem manda no nosso estádio.
As razões da quebra na 2ª volta sao evidentes.O Porto chega ao fim da 1ª volta com grande vantagem não só em termos de pontos como em termos de jogo jogado;Tem um plantel com jogadores que em termos individuais estão a anos luz dos principais candidatos(apesar de 3 ou 4 do plantel nem no Aves terem lugar).Essa razão justifica um deslumbramento e uma confiança tal que fez com que facilitassem quer nos jogos no novo ano,quer nos treinos.Enquanto isso os outros (Sporting) evoluiram e aproximaram-se e quando quisemos voltar ao que eramos já o físico não acompanhou o andamento.Culpado????Treinador claro.
Eu admito que num jogo normal o Jesualdo pudesse estar abrigado da xuva no banco a fumar o seu cigarro,contudo numa altura em que tavamos quase a perder o título um verdadeiro líder tiraria o casaco e iria para a xuva ou para o granizo para mostrar o que é o querer,a garra,o espiríto de sacrifício,a vontade de ganhar e sobretudo o AMOR ao nosso clube!!Todavia ele não o tem!!Mas também não foi preciso porque por tras da baliza estava um líder e um expoente de amor ao clube que segurou o de braças no ar um cartaz, que quase chorou mas que quando foi preciso tirou o casaco,a camisola e à xuva e ao granizo gritou,esbracejou e mostrou o k nós portistas sempre keremos..Ganhar,Ganhar,Ganhar..Neste caso o exemplo veio de baixo..Obrigado Makako.
(O Lisandro perdeu abola ktas vezes????que pés!!!!)
Lamas disse…
Gostei particularmente da descrição do Artur de um verdadeiro líder... concordo plenamente...

Um gajo para ser treinador de futebol tem de ter pelo menos um bocadinho dessa característica de liderança... e qualquer um com esse bocadinho de liderança e no contexto em que o FCP se encontrava neste fim de semana tinha conseguido transmitir aos jogadores que aquele era para "comer relva" se fosse preciso...

Faltou a "ansia de vencer" conforme diz na música... e não consigo compreender a incapacidade do Jesualdo em transmitir isso aos jogadores quando se está tão perto do fim...

Exemplo de um treinador à FCP... quem esteve no Bessa viu como o Baía saiu disparado ao Cech por este ter devolvido a bola ao Boavista depois destes fazerem anti-jogo... falta essa voz de comando... falta esse grito... falta esse homem do leme...
Lamas disse…
Mais... depois de conseguir o empate... era para espetar mais dois ou três... onde estava a vontade de vencer naqueles jogadores?
Pispis disse…
Ó Artur, o Macaco estava a segurar um cartaz para se abrigar da chuva, crl!!!

Concordo, essencialmente, com o ponto 2 do Prata e com o Carlos Tê. A força física q o Porto demonstrou na 1ª volta deve-se à equipa técnica do Adriaanse.

O Artur tb explicou bem o q é um mau profissional: "Ah, somos melhores jogadores, temos uma vantagem do crl, então vamos facilitar nos treinos e nos jogos c o Estrela, c o Sporting e... c o Atlético"

Pensei q a atitude dos jogadores no Bessa tivesse sido um mero acaso, enganei-me...
prata disse…
pis...

tu e o adriaanse... Que paixão assolapada... A embalagem do Adriaanse durou meio ano? Eu contratava já o gajo outra vez mas para preparador físico... lol

Artur, só se viu o macaco depois do golo... -antes estava bem abrigadinho como o jesualdo. Aliás, essa teoria de um bom treinador ter de apanhar chuva...

De resto, apeasr dos jogos recentes, cheguei a ver bons jogos do FCPorto nesta época. Concordo que não chega.
Anónimo disse…
MTA. CONVERSA E LAMENTAÇÕES...

O QUE FICARÁ (DEUS É GRANDE E AZUL!) É MAIS UM CAMPEONATO PARA O NOSSO F.C.PORTO.

DESTA ÉPOCA A UNÍCA VERGONHA FOI A ELIMINAÇÃO DA TAÇA... MAS, ENFIM, DEIXEMOS ESTE TROFÉU PARA CLUBES MENORES.

CAMPEÕES, ALLEZ, CAMPEÕES, ALLEZ, CAMPEÕES ALLEZ!!!! OHOHOHO
lucho disse…
FAço aqui um convite a todos para que comentem no meu blog um post sobre o dia 21 de maio de 2003 (ganhamos a uefa) e q faz na 2ª feira 4 anos sobre essa data. Este Domingo dia 20 espero sentir as mesmas emoções.
Anónimo disse…
A presença do empresário António Araújo na Vila das Aves, na passada quinta-feira, surpreendeu os dirigentes do Desportivo local e não passou despercebida a outros.

“Estranhamos que figuras conhecidas do processo Apito Dourado apareçam de repente, numa altura destas da Liga”, avançava ontem fonte do Benfica, depois de Joaquim Pereira, presidente do clube nortenho, lançar a expressão “coisas do 3.º mundo” para definir o sucedido, deixando ainda no ar a possibilidade de, após o FC Porto-Aves de hoje, assumir algumas revelações sobre o futebol português.

António Araújo, agente com ligações conhecidas ao FC Porto e acusado no processo Apito Dourado, esperou o brasileiro Anilton no final do treino e conduzindo-o para Braga, onde fechou uma transferência com António Salvador. O “timing” foi questionado porque o avense, sendo jogador em final de contrato, podia ter sido poupado a um novo vínculo numa semana decisiva para o seu emblema.

“Não tenho nada contra o Braga e não fiquei surpreendido com o facto de o Anilton ir para lá, porque ele estava em negociações há 3 semanas. Agora, aparecer cá, a tão pouco tempo do jogo com o FC Porto, um empresário que nunca veio às Aves o ano inteiro e passou duas horas em redor nas nossas instalações... vou ter que analisar o rendimento do jogador”, disse a Record Joaquim Pereira, equacionando pedir uma audiência na Liga para se aconselhar.

Araújo, que segundo apurámos terá falado com outros jogadores, disse ao nosso jornal não ter “explicações a dar”. “Fui buscar um jogador e negociá-lo com o Braga. Assinou por 3 anos”.
policy10 disse…
queria q o homem com 60 anos fosse pra chuva??? mas tao parvos...?? ele morria ali!!!!

acho q o prob sao mm as unhas do jesualdo... n tem força mental para ser treinador do fcp....