Ich War Da…

Gelserkichen, 26 de Maio de 2004

Até parece que já foi há uma eternidade, mas apenas faz 3 anos hoje que a única equipa portuguesa venceu a Liga dos Campeões no formato actual, algo simplesmente inimaginável… Não foi uma final emocionante como a de Sevilha ou mesmo a de Viena, mas foi certamente o título mais importante que alguma equipa portuguesa até agora venceu com uma dimensão e uma dificuldade muito superior à antiga Taça dos Campeões Europeus… O que eu venho narrar é as memórias desse dia… algo tão mágico que ninguém me poderá tirar…

Pouco se dormiu, não só a adrenalina do dia que se ia viver, mas também o facto do check-in em Pedras Rubras ser às 4h30 da matina também ajudou à festa…

O dia começa stressante, Prata atrasa-se e chega depois da hora marcada a minha casa e consequentemente a casa do Pispis… A chegada ao aeroporto é just in time… impressionante a moldura humana às 4h30m da manhã… era muita, muita gente… muito azul e branco… a adrenalina pairava no ar…

A viagem foi numa companhia britânica, das rafeiras, com hospedeiros de condição duvidosa… o tempo passou-se a ler o livro do Mourinho e do Deco… dormir era difícil… a ideia de que o F.C. Porto estava novamente na final da Taça dos Campeões Europeus e mais do que isso que eu ia estar lá, parecia, já em plena viagem, ainda um sonho… No livro que ia lendo, Mourinho comentava a época transacta em que se ganhou tudo o que havia para ganhar… “inesquecível, mas que ninguém diga irrepetível”… dizia ele… simplesmente arrepiante…

Após chegarmos ao aeroporto de Munster, tivemos de nos deslocar em autocarro até ao estádio… apanhamos um trânsito infernal… estávamos em plena VCI lá do sítio… o que nos valeu foram as cartas e o famoso “King”, sem esquecer os panados do Pispis… Volta e meia pensava… será real???... Indescritível todas as sensações que se iam vivendo…

O autocarro estacionou já no estádio… e foi a primeira coisa que fomos ver… os meus olhos estavam vidrados… a Arena Auf Schalke parecia um pavilhão gigantesco e nele estavam as bandeiras do FCP e do Mónaco com uma frase por cima dizendo “UEFA CHAMPIONS LEAGUE FINAL”… ainda era um sonho…


Era impressionante a quantidade de portugueses lá presentes, franceses quase nem os viamos… o JN tinha uma edição especial feita exclusivamente para os portugueses que estavam lá… a UEFA e os patrocionadores da Champions League tinham diversos eventos à volta do Estádio para nos entretermos… e assim o fizemos, mais propriamente o Lamas, Pispis e Levezinho às sardas numa bola contra uma baliza que marcava a velocidade com que o remate era realizado… o ambiente era fantástico… afinal era verdade… nós estávamos lá…

Depois fomos no metro de superfície lá do sítio até ao centro para meter qualquer coisa cá para dentro… quando lá chegamos ficamos abismados… a cidade estava pintada de azul e branca, tamanha multidão que lá se encontrava… estávamos em casa… apenas falava-se português… andamos incessantemente à procura de um muito falado restaurante português chamado “Vasco da Gama”, até que a fome já não dava para mais e sujeitamos ao que apareceu… mais propriamente a comida lá do sítio cheia de molhos e coisas esquisitas…



O tempo passava e adrenalina aumentava… era mesmo verdade, estávamos lá… o FCP estava na Final da Champions League e nós lá…

Entramos na Arena cerca de uma hora antes do jogo… monstruoso, fantástico… Como parecia cá de fora, um pavilhão gigantesco com um marcador eletrónico no meio… Houve muita animação antes do jogo começar… com um speaker português e outro francês… Entrevistaram grandes figuras ligadas aos dois clubes… pelo FCP, o meu primeiro ídolo, o nosso Bi-Bota e pelo Mónaco um senhor alemão de seu nome Jürgen Klinsman, outro ponta de lança que não enganava… O jogo estava a começar… e mais uma vez a questão voltava a levantar-se… é mesmo verdade???


O Jogo… toda a gente sabe o que se passou… fomos pragmáticos… objectivos… e quando Deco tem aquele momento mágico e de pura classe, já não havia dúvidas… éramos Campeões Europeus… foi um momento sublime…


O levantar da Taça foi arrepiante… vinha à cabeça as imagens de João Pinto com a mesma Taça que eu vi quando era puto colado ao televisor… 17 anos depois eu tinha o privilégio de ver o mesmo momento ao vivo… e é nestas coisas que sabe tão bem dizer “Ich War Da”… eu estive lá na língua forasteira…


Antes de sair… e depois das fotos… fica na memória aqueles panados gigantes vendidos no estádio, pagos através do próprio bilhete de jogo que era recarregável com dinheiro… nunca visto…

O regresso chegou a ser um tormento… mas trazíamos com connosco algo que reconfortava qualquer coisa… éramos CAMPEÕES EUROPEUS… e tínhamos estado lá… Tormento porque ficamos horas na camioneta antes de voltar para o aeroporto e depois dos 50 aviões directos Porto-Gelserkinchen, 4 foram parar a Lisboa pelo tráfego aéreo estar entupido e 2 desses 4 tiveram de regressar de autocarro… já perceberam que nós estávamos precisamente num desses dois aviões… O cansaço era evidente, há mais de 24 horas sem praticamente fechar o olho… mas de tudo isto… retiramos uma sensação incrível de sairmos em Lisboa e de cachecóis bem erguidos e a gritar como se não houvesse amanhã… SOMOS NÓS, SOMOS NÓS, OS CAMPEÕES DA EUROPA SOMOS NÓS… o orgulho que tinha dentro de mim era imenso…
Simplesmente Inesquecível…

Comentários

Pispis disse…
E ainda tivemos aquele alemão que nos abordou: "How do you say 'Fuck You' in portuguese?" :-)

Ou então akele francês a perguntar o que é que a Revigrés fazia... Ficou a saber o mesmo :-)

Lamas, recordo-me de termos estado nas imediações do estádio a competir na potência do remate, mas quem é que quis competir com os miúdos de 9/10 anos em pleno centro de Gelsenkirchen não os deixando brincar? :-)
Lamas disse…
Esse gajo só faltou mesmo virar-se para os putos e dizer... quanto queres apostar que eu te ganho nesta m....?
prata disse…
Lembro-me perfeitamente à entrada da arena dizer que preferia que fosse titular o alenichev em vez do 'feijão'. Como é óbvio estava errado...
Lembro-me também que estava um jovem emigrante benfiquista ao meu lado a ver o jogo. Lembro-me também que foi a única pessoa à minha volta que não abracei após o golo do Deco! No futebol sou supersticioso, que querem!
Lembro por último de ter estado a tripar com aquela hospedeira enorme com um ar bem avacalhado que não queria deixar o pis avisar o pai e dizer-lhe porque estávamos horas atrasados. Que cabra!

Que dia! Há coisas que nunca se afundarão no esquecimento...
Anónimo disse…
eu só sei que tive o remate mais forte... final ?? que final ??
Anónimo disse…
Pis... panados?? Só faltava o meu coelho estufado...

Desta vez não estaremos à espera 17 anos... Penso que estará bem mais perto!!!

Porto!! Porto!! Porto!!
policy10 disse…
só pra dizer q eu n tive la! tive em casa.... mas chorei... foi lindo...

ps: lamas, parabens pelas ... só ficam bem!! :)
riskolas disse…
E eu?
Eu fui na 2ª feira, nas calmas! Os campeões foram no MEU avião! Tirei fotos no aeroporto com o feijão e outros! Tive acesa discussão com o "mal-criadão" do Nuno Espirito Santo! Vi o jogo na Bancada Central! Sim, chorei! Sim, voltei num daqueles aviões prioritários. Ah, pelos vistos a equipa que ganhou a champions nesse ano também regressava nesse avião! Sim, tive a taça na minha mão!
Não, não paguei um tostão por 3 dos melhores dias da minha vida e por um momento completamente inesquecível... mas não irrepetível!
Belo post lamas! Gostei de me arrepiar ao lê-lo. :)
prata disse…
Ainda goza com os pobre, o gajo! lol
Pispis disse…
Por isso é q ele nunca mais tira a foto do hi5 c o Reinaldo Teles...
Anónimo disse…
Na vossa camioneta também tinham uma sande americana e um sumo de laranja após o jogo?
Foi a sande americana da minha vida!
Tudo o que se passou antes,leio o texto,fecho os olhos e lembre-me de tudo o que está escrito!

Agora imaginem se numa final da Champions estivesse um clube português e o estádio estivesse com 2/3 da lotação com os seus adeptos? O que esse presidente, com fama de traficante de droga, não diria? Seguramente que exigia à FIFA que decretasse ad eternum que o seu clube fosse o mais grande do mundo.
Foi mais uma daquelas coisas branqueadas pela Comunicação Social e de nádegas abertas para a Capital e tudo o que lhe diga respeito.
Digo isto porque tive familiares a verem o jogo na bancada destinada aos adeptos do Monaco...
Anónimo disse…
...Foi mais uma daquelas coisas branqueadas pela Comunicação Social MAIS CORRUPTA DO MUNDO e de nádegas abertas para a Capital e tudo o que lhe diga respeito.
Digo isto porque tive familiares a verem o jogo na bancada destinada aos adeptos do Monaco...

Uma pequena rectificação ao texto.
Pispis disse…
Até na sande americana e no sumo fomos chulados... Pkp a Abreu! :-)

Por outro lado,o nosso Riskas teve direito a uma massagem da Jaciara que seguia na fila atrás, mesmo ao lado onde a Taça estava pousada :-)
Lamas disse…
E eu só falei da viagem... imagina se tinha falado na compra dos bilhetes... depois de termos levado para a cabeça dos mouros e do lucílio naquela célebre final da taça... ir para o Dragão e passar duas noites ao relento(embora a segunda já tivessemos Sportv) para conseguirmos os abençoados dos bilhetes... qual seria o comentário do riskolas???
Anónimo disse…
Fico à espera de um artigo da mesma estirpe do meu mano Pis a propósito das três gerações juntas em Moscavide pra assistir ao vivo ao regresso de um histórico ao fim de 18 anos... :)
Pispis disse…
Acho q até posso fazer isso... agora os clubes dão-se tão bem :-)

3 gerações estiveram nos Olivais, repetindo 1988 quando no Estádio do Mar (numa tarde de sol) presenciaram à goleada por 4-1 ao Paços de Ferreira garantindo a subida à I Liga!!!