Retoques

Para lançar mais uma vez a confusão, e peço desculpa ao lamas por arrastar o seu excelente post para baixo, propunha que dessem a vossa opinião de treinadores de bancada sobre os retoques no plantel. Isto porque julgo que todos concordamos que o plantel apenas precisa de pequenas alterações. Cá vai:

Dispensas:

- Ricardo Costa - Antes que seja tarde e não reste mercado para vendê-lo.
- Helder Postiga - O mesmo raciocínio do Ricardo Costa mas adicionando a convicção de que não me parece um jogador bom para o balneário... Prefiro esperar que o Bruno Moraes melhore.
- Alan - É preciso apresentar razões?
- Ezequias - Já nem me lembrava dele mas apareceu ontem no relvado e não gostei...
- Leandro do Bonfim - Não deve estar a receber pouco...
- Pitbull - Idem

Dúvidas (Dispensar ou não dispensar?):

- Diogo Valente - Entre este e o Ivanildo ficava com um mas prefiro o Ivanildo.
- Ivanildo - Julguei que iria fazer uma época melhor no Leiria.
- Lucas Mareque - Parece-me atacar bem. A defender é um desastre...
- Renteria - Para mim é o novo Quinzinho! Quem não sentiu a empatia com o público ontem no Dragão? Mas é tão mau tecnicamente...
- Vieirinha - A minha opinião é que precisa de rodar um ano, se possível num clube com ambições europeias. Por outro lado, acho que não teve oportunidades suficientes...

Regressos

- Bruno Vale - Parece-me óbvio se Baía realmente sair.
- Hélder Barbosa - Cheira-me que vai rebentar para o ano. Se não fosse a lesão teria sido já esta época...
- Paulo Machado - Vai trazer outro tipo de soluções ao meio campo. Tem raça e técnica, que são ingrediente essenciais. Além disso parece-me extremamente portista e quero mais portistas no plantel!

Contratações


Ponta de lança:
Adriano é uma aposta firme especialmente para os jogos em casa no campeonato. No entanto penso que deveremos assumir uma candidatura clara pelo menos aos quartos ou meias finais da champions. É fundamental reassumirmos a segunda vaga da europa juntamente com o Lyon e o PSV Eindhoven. Para isso é fundamental contratar um bom ponta de lança. 3 sugestões:
- Jimmy Briand do Rennes - Grande rapidez e robustez física fazem dele uma das maiores esperanças do futebol francês. Não sei se estará ao nosso alcance até porque está convocado pela primeira vez para a selecção francesa
- Milevsckiy do Dínamo de Kiev - Jogador não tão rápido mas de técnica impressionante. Pode vir suprir uma lacuna que é a dos livres directos. Mais um jogador de selecção e que poderá ser caro...(também parece ter um feitio complicado mas não podemos ter medo disso!Se houver liderança...)
- Elmander do Toulouse - ponta de lança clássico sueco que está esquecido no futebol francês. Bom jogo de cabeça, boa capacidade de desmarcação nas costas dos defesas e um remate potente fazem dele o meu preferido entre estes 3 que proponho.

São todos eles jogadores que não custarão menos de 6/7 milhões de euros... Caso não haja dinheiro (é provável...) teremos de nos contentar com o mercado nacional: Linz e sobretudo Edgar do Beira-mar são as melhores hipóteses...

Extremo:
Duda - Sobretudo se Quaresma sair. Está a fazer um bom fim de época e duvido que o deixem sair barato. O empréstimo poderá ser um hipótese viável.

Defesa Central:
Devic - Não tenho muitas soluções na cabeça mas, se o Pepe não sair, apostava em Devic que me impressionou nos vários jogos que o vi fazer.

Se o Pepe sair acho que estamos lixados... Não estou a ver soluções no mercado, ao nosso alcance... Só no mercado de Leste... Gostei também de um dos centrais do Paris Saint Germain (o mais novo). Nem sei como se chama...


Parece-me que , se não saísse ninguém, estes reforços chegavam: Devic, Paulo Machado, Helder Barbosa, Elmander(ou Edgar) e Bruno Vale.


Qual a vossa opinião? Já agora, não pus o Madrid de propósito. Acho que nessa posição o Paulo e o Raúl dão boas garantias...

Comentários

policy10 disse…
eu contratava esses 3 avançados.. principalmente pq n os conheço de lado nenhum...

prata, só falta um detalhe... n vamos contratar brasileiros?? mas tas maluco ou n conheces o nosso clube?? pelos menos 2 ou 3 vao aparecer ai..

pois... tens razao, sao 2 ou 3 brasileiros mas nunca ouvimos falar dele... (n fui ao brasil este ano e n posso aconselhar o leo lima... essa sensaçao!!)
Anónimo disse…
Elmander - colocou o Toulouse na Liga dos Campeões (3 golos no último jogo contra o Bordeus), parece-me uma boa opção, mas..... não deve haver dinheiro... talvez pedindo um empréstimo ao Casino de Espinho!

Penso que será novamente o mercado dos Brasileiros a imperar.

O Dady do Belenenses? Não parece mau..
riskolas disse…
De uma forma muito sucinta:

1- Concordo com todas as dispensas que sugeriste;

2- Acrescento a do Mareque, a do Diogo Valente (devolvê-lo ao boavista por troca com um dos jogadores a contratar);

3- Relativamente às dúvidas, o Ivanildo parece-me outro flop. Não se desenvolveu fisicamente. O Renteria merece a pré-época. Pode ser tosco mas contrariamente ao que mostrou no Circo pode ser matador. É colombiano e eu gosto dos jogadores colombianos. Só quando se juntam é que não jogam nada. O Vieirinha tem de jogar. Cruza muito bem com os dois pés e remata bem. Tem de ganhar "ganas" e isso era fácil num clube com aspirações europeias. Vejam o Cândido "Tolo" Costa no Belém.

4- Regressos? Não está fácil. Não confio no B. Vale e o Hélder Barbosa parece-me ter um belo pé esquerdo e um cérebro do tamanho de uma andorinha... A ver vamos...
O Paulo Machado já na época que agora findou deveria fazer parte do plantel. Faz todos os lugares do meio-campo.

5-Finalizando, contratava o MADRID (melhor trinco de longe do futebol português), o KAZ do boavista (fortissimo para os jogos fisicos da Champions), um ou dois extremos (duda??) e um ou dois avançados (não avanço nenhum...)

Amplexos.
riskolas disse…
O tamanho do cérebro do Helder Barbosa não é o tamanho de uma andorinha mas sim do tamanho do cerebro de uma andorinha! LOLOLOLOLOLOLOLOL

Mega gafe!
prata disse…
Mesmo assim não seria muito grande...
LOL

Kaz só se o Ibson sair como se prevê... Que decisão péssima que vai ser...

Quanto aos Brasileiros propus o Edgar... Mas provavelmente vai-se apostar num (ou vários) vindo do Brasil... Vai ser a Lotaria do costume...
Bruno Pinto disse…
Boas aqui a todos do blog! Sou portista e não dispensava o Postiga de forma nenhuma! É que nem pensar!
prata disse…
Icas aí está o primeiro: Lino! Brasileiro da Académica, lateral esquerdo de 29 anos... (devem estar a dar-lhe um contrato de 4 anos!?)

Palavras para quê? Até já nem estamos habituados...
policy10 disse…
Aí está o primeiro... LINO!!!!

eu como sou meio leigo nestas coisas... pergunto: "Quem é o Lino?"

mais uma contratação "enche bolso"...

o q vale é q somos campeoes....
Anónimo disse…
Malta amiga:

O Edgar é do Braga.Foi emprestado ao Beira-Mar! Com o presidente que o Braga tem, dizem que é portista e aspira a ser presidente, iria pedir, no minimo uns 10 milhões de €. Não se esqueçam do Diego que estava no Penafiel e foi preciso termos sido nós a descobri este diamante...Já para não falar do Madrid. Pedia 5.000.000€.

O Elmander já devia ter vindo em 2004, depois de ter destroçado a defesa portuguesa no EURO2004 de sub-21! Dessa defesa faziam parte Bosingwa, Ricardo Costa (...) e Bruno Alves. Agora já não temos dinheiro! Há 2 anos devíamos ter ido à Holanda buscar o Huntelaar, o mais promissor ponta-de-lança do mundo. Adriaanse bem que pediu. Agora já é tarde. Vai para a Juve!
Resta-nos o Jimmy Floyd Hasselbaink. Que grande jogador já foi! Está livre e aposto que vem para o clube dos jagunços, drogados, dopados, batoteiros e mais grandes do mundo...

O ponta-de-lança já contratado é o irmão do Bruno Moraes...
Pispis disse…
Eu bem defendi a contratação dum defesa-esquerdo e nem sequer tava a falar de mim :-)

Podia ser o Antunes, mas ainda não deve ter empresário...

O Jimmy Briand já teve referenciado pelo Porto esta época e n veio...

O Elmander é o mais conhecido, até teve no Mundial, podia ser uma boa contratação...

O outro gajo n conheço...

Prata, andas a ler muito Luís Freitas Lobo :-)

Por fim, quero o Postiga no Porto pk tou c receio q seja emprestado ao Leixões :-)
prata disse…
Essa do Edgar não sabia... É do Braga? Sendo assim concordo que deverá ser difícil. O homem é intratavel... Acho que o Madrid também não veio por causa dele... Não quero que seja portista a negociar. Que seja minimamente razoável...

Não acho que a lateral esquerda fosse uma prioridade mas Lino??? A reforçar seria um negócio de oportunidade como por exemplo esse Antunes.

Já agora, Milevskiy é sobejamente conhecido e tal como o Huntelaar e o Briand esteve cá no europeu de sub21 e foi dos melhores da prova. Recosrdo que a Ucrânia foi à final... Além disso, ainda deu uma perninha no mundial onde entrou várias vezes vindo do banco. Teve ainda tempo para marcar um penalty à Panenka... Num Mundial com 20 aninhos!? Enfim, são tudo jogadores conhecidos e muito caros... Mas 2 Linos mais o dinheiro do Hugo Almeida já davam para pensar no assunto...

A propósito, o site do Luís Freitas Lobo deveria ser levado a sério pelos clubes. Eu se fosse à SAD despedia 3 olheiros e punha um gajo só a consultar o site. Fontes seguras contam-me que o homem põe despertador a meio da noite para ver o campeonato do México?!LOL Para mim tacticamente não é tão forte (comparado com outros comentadores é fortíssimo!). Mas na análise de jogadores é muito bom!
Lamas disse…
Para aqueles que não se lembram, eu sei perfeitamente qual é o defesa esquerdo que o Prata queria contratar para o nosso FCP... contudo, esse míudo já assinou pelo Braga... é meu vizinho e chama-se Peixoto... César Peixoto... :-)
Pispis disse…
Oh, já tou a ver quem é esse Milevskiy... Cabelo comprido e meias em baixo, acho q jogou c o nº 20 aki em Portugal... Não o acho nada ponta-de-lança, pode servir de apoio a este a avançado ou a médio ofensivo ams não o tou a ver a ponta-de-lança...
Vou ter q analisar melhor :-)

Nisto de contratações e empresários já tou cm o MST: fomos buscar o Jesualdo ao Boavista q é a dois passos das Antas e mm assim teve um intermediário sul-americano...
Anónimo disse…
Grande contratação do nosso F.C. Porto este jovem Lino!!Futebolisticamente não me incomoda a sua contratação pois sei k estaremos sempre seguros com o Fucile e por não o conhecer não quererá isso dizer k o Lino não tenha qualidade!Depois há sempre que ter em conta a grande jogada de marketing pois ja estou a ver o pessoal com camisolas oficiais com Lino nas costas!Sugirao ao nosso presidente que ao menos lhe dê o número 69!!
Quantas às contratações propriamente ditas não vejo no nosso campeonato jogadores com lugar no nosso plantel, à excepção do Andres Madrid,à falta de dinheiro o Dady ou até o Filipe Teixeira.No estrangeiro eu sugeria o Pato para se juntar ao nosso Anderson, a recuperação do Carlos Alberto ou o regresso de Maniche ou Pedro Mendes!É uma questão de analisar quem poderá dar mais dinheiro aos comissionistas.Só n percebo pk k o Porto n ker ter jogadores a ganhar muito mas com qualidade e tem muitos a ganhar menos e k n valem nada!Mas é o que temos e a continuar assim seremos campeões mas só de Portugal!!
Lamas disse…
Quanto ao post...

Elmander... muito forte... não só no CM, mas também nesse europeu de sub 21 que o brisa do mar referiu... mas de certeza muito caro, além de certamente haver mais clubes de olho nele... digo eu... mas concordo rm pleno... é dos 3 o melhor... o ucraniano parece-me ter algum vedetismo... o francês pode vir a dar jogador... mas o mais completo é o sueco...

Um avançado mais perto do real... mas não aquele que querias (o tal para atacar a Champions)... talvez Linz, embora tenha perdido mt gás ultimamente... O referido Daddy parece ser mais de contra-ataque... embora tenha gostado dele... e o Belenenses jogava assim... pode ser que também seja bom noutro sistema... só queria referir mais o Nei do Naval... embora não tenha visto muitos jogos, teve um início de época promissor, e como gostamos de brasileiros... mas mais uma vez Prata refiro, não é um destes que precisamos para a Champions... era de mais valias...

Alas... Sogou... parece-me uma hipotese bastante viável dado as relações com o Leiria e aceitável... Duda também gostava... dado também sentir a camisola, mas seria mais para o meio campo e para os livres...

Defesa Esquerdo... o do Belenenses... Alvim... mais um brasileiro, logo já cumpre um dos requisitos... pareceu-me certinho e cruza bem... e claro é dos baratos... mas parece que o Lino já tá confirmado... só queria lembrar que o Ezequias tb veio da Académica...

Centrais... não prestei atenção nesse Devic... mas precisavamos de um gajo rápido, já que os que temos são bastante duros de rins... e só um do género do Pepe é que havia complementaridade com o Bruno Alves... Prata ainda fui à página do Lobo... só para dizer que percebo disto, mas não encontrei nenhum central rápido na prospecção dele... :-)

P.S. Icas ainda estou para perceber como é que faziamos tantos pontos contigo naquela máquina com trivial de desporto na sala de convívio da FEP :-)
Lamas disse…
Ah... Paulo Machado é de caras no plantel da próxima época... com o Pirlo do Cerco naquele meio campo haverá muita mais alma portista...
prata disse…
Antes o César ao Lino e ao Lucas Mareque...