Quase



Já falta pouco para assegurar um dos principais objetivos da temporada. Nada mau, visto que o fizemos em apenas 4 jogos. Como seria de esperar, com 10 pontos à quarta jornada, estamos numa posição invejável para garantir igualmente o primeiro lugar no grupo, algo que permitiria abordar o sorteio dos oitavos de final com outra ambição. Mas voltando ao terreno da objetividade, ainda falta uma vitória, já no próxima receção ao Shalke04, equipa que nos pareceu acessível na Alemanha, mas que parece ter evoluído bastante desde essa altura.

Assim, extraímos muito de positivo do jogo. Os pontos, a posição invejável, os milhões e a vitória! Vamos à parte negativa. O tempo e consequentemente o terreno de jogo, trouxeram um esforço físico bem acima do normal para um jogo de Champions, que já é muito. Se a isto adicionarmos o jogo da Madeira, com viagem e também com intensidade alta, só poderemos ficar um pouco apreensivos para a receção, no Dragão, ao Braga, que tem os mesmos pontos, mas muito menos minutos de jogo nas pernas. Talvez pelas condições ou também por alguma falta de tranquilidade da nossa parte, o resultado, tal como da Rússia, acabou por ser melhor do que a exibição. Poderá parecer estranho para quem só tiver visto o resumo e o resultado, mas a equipa russa teve grandes partes do jogo em que esteve por cima. Parecia que lhes faltava sempre alguma coisa, ou qualidade na finalização ou sobretudo no último passe. Felizmente o FCPorto foi muito mais competente na materialização dos seus períodos de domínio.

Começámos logo por concretizar numa das primeiras jogadas do jogo e na nossa primeira aproximação à área contrária. Certamente que isso deveria ser suficiente para serenar a equipa. Mas não foi possível e o Lokomotiv foi crescendo no jogo, sobretudo com remates de longe bem perigosos. Surge então um golo típico do Marega. Daqueles que ele já marcou tantas vezes em Portugal, que as equipas já nem se atrevem a ter a linha defensiva tão subida. Com 2-0 ao intervalo poderíamos ter finalmente alguma tranquilidade para a segunda parte. Errado, novamente! O Lokomotiv voltou a crescer no jogo e, à medida que o dilúvio e o relvado iam piorando, o poderio físico dos russos ia-se impondo até que chegaram ao golo. Dava sempre a ideia que os nossos defesas já estavam a ter muita dificuldade nos duelos. Notava-se sobretudo em Alex Telles e em Felipe que, a certa altura, resolveu exagerar nas queixas e ficou de fora num canto defensivo, para irritação dos mais atentos nas bancadas. O golo de Corona, após boa pressão alta da equipa e boa recuperação e assistência de Oliver, veio serenar finalmente a equipa até ao golo final, demasiado cruel para os russos. As apostas iniciais de Sérgio Conceição vingaram todas. A maior dúvida seria a opção entre Herrera e Otávio. As condições de terreno tornaram mais favorável a opção e confirmou-se o sucesso da mesma, visto que Herrera está nos dois primeiros golos.

Individualmente destaco 4 exibições: Marega, Corona, Danilo e Oliver. Dou o MVP a Marega porque foi o mais decisivo nos dois primeiros golos. Acresce que, tal como já foi demonstrando no jogo na Madeira, parece que está finalmente a regressar à sua melhor forma apesar de, neste esquema, passar grande parte do jogo longe da equipa, tornando a sua tarefa algo ingrata. Corona voltou a estar bem melhor que o desinspirado Brahimi. São já várias exibições boas seguidas, algo muito raro neste jogador. Danilo teve muito trabalho defensivo e parecia que estava em todo lado para limpar as borradas dos colegas. Oliver foi dos que menos erros cometeu e foi um bom auxílio defensivo. Dado o seu físico 'imponente', há sempre aqueles que acham impossível que um jogador com estas características possa render com estas condições. Enganam-se! Na defesa, o meu preferido foi Maxi, o mais sereno. Continuo a sentir saudades do verdadeiro Alex Telles que tarda em aparecer nesta época. Hernani entrou. Vou repetir algo que já escrevi por aqui: julgava que havia uma regra que impedia a entrada de Hernani em jogos importantes...

No sábado fechamos o ciclo infernal, antes da pausa para selecções. Uma vitória deixa-nos em boa posição em todas as competições, algo que não parecia fácil há um mês. Mais um esforcinho malta!

Comentários

Anónimo disse…
Destacava tb Militão, acho que esteve mt bem pelo ar, sp sóbrio e decidido ! O felipe já está a chatear um bocadinho com tanta vaidade e queixinhas... Nesse lance que ele se queixa, nao pediu assistencia, mas o arbitro, fino, mandou entrar... Assim para a proxima nao se poe com merdas!!!

Taqui
frederico disse…
muita critica aos jogadores e equipa técnica disnecessária. é a marca deste blogue, já me habituei.