Já está!


Mais um grande feito para este FCPorto de Sérgio Conceição! Qualificou-se para os oitavos de final da Champions, antes mesmo de entrar em campo para o seu quinto jogo. Mais tarde, confirmou o primeiro lugar no grupo com uma excelente segunda parte. Já sabemos que se vai tentar desvalorizar com a suposta sorte no sorteio mas, nesse ponto, concordo com Conceição. Não é líquido que estes grupos equilibrados sejam mais fáceis. Parece-me que o primeiro lugar do grupo fica menos inacessível. Mas o último também fica. Temos atualmente os nossos 3 adversários separados por 4 pontos, algo que atesta o equilíbrio entre eles. O FCPorto é que acabou por se destacar mais do que antecipado. E se recordarmos os dois primeiros jogos, não era assim tão claro que o FCPorto se iria destacar desta forma. O que aconteceu é que, recentemente, o FCPorto arrancou para 9 vitórias em 9 jogos, disparando em todas as competições. Depois de um arranque inseguro, que aqui apontámos, o FCPorto de hoje em dia transborda de confiança e aproxima-se cada vez mais da sua melhor versão. Teremos de aproveitar esta tendência para cavar também um fosso no campeonato.

Quanto ao jogo, gostaria de começar por destacar o treinador do Schalke 04. Fiquei surpreendido quando percebi que tinha 33 anos, mais novo que Iker e Maxi. Mas fiquei ainda mais surpreendido com o futebol algo antiquado que a sua equipa pratica. Desde o modelo táctico com 3 defesas e uma linha defensiva muito recuada, até aos lançamentos longos constantes para os avançados que andaram sempre perdidos. Isto para uma equipa que precisava de ganhar... O golo acabou por cair do céu e no final tivemos mais uma amostra de futebol antiquado, com aquele adiantamento do central mais alto e com as bolas bombeadas de qualquer parte do campo. Resultado: mais um golo para o FCPorto que deu para festejar melhor a passagem. 

Mas, voltando um pouco atrás, tal como tinha acontecido na Madeira contra o Marítimo, voltámos a reagir mal perante uma táctica à moda antiga e uma defesa ultra povoada. O número de bolas que perdemos nos primeiros minutos foi assustadora. Nessa altura, valeu-nos a boa exibição dos nossos centrais. A partir daí, conseguimos serenar e ter o controlo do jogo mas não criámos muitas situações de perigo. A segunda parte foi totalmente diferente. Não vi nenhuma alteração de fundo. Apenas me pareceu que Herrera se colou mais a Marega. Mas a atitude competitiva foi completamente diferente e as oportunidades sucederam-se até ao momento em que marcámos dois golos de rajada e mantiveram-se até ao último minuto com o golo de Marega. Foi uma segunda parte de 'avalanche' de futebol ofensivo e o resultado ficou aquém do que fizemos por merecer.

Individualmente dou o MVP a Militão. Poderia até dar à dupla de centrais, mas desempato pelo golo. É de destacar que até parece que podia ter sido Felipe a marcar o golo, visto que os dois atacaram o mesmo espaço no cruzamento de Oliver. Parecia que se estavam a marcar um ao outro. Mas o mais importante é que Felipe conseguiu finalmente ter um nível exibicional semelhante ao do seu colega do lado, algo que tem tido muita dificuldade em fazer. Militão é um daqueles casos em que se vê que é tão bom, que já estou a antecipar um mês de Janeiro em que vamos estar inquietos e a esperar que nenhum dos tubarões se lembre que cometer uma loucura já... Também tinha essa sensação com Dalot e em Junho concretizou-se... Vá lá que este parece estar melhor protegido. De resto gostei de quase todas as exibições. Destacaria apenas pela positiva Marega e pela negativa Maxi. Marega fez mais um bom jogo, parecendo agora mais adaptado ao papel de ponta de lança numa equipa como o FCPorto. Não basta aparecer na área para os cruzamentos ou buscar a profundidade. Tem de ligar constantemente à equipa e hoje já fez isso melhor. Maxi acabou por recuperar na segunda parte mas, na primeira, fez demasiados disparates. Destaque ainda para a pequena mancha na exibição de Oliver com aquele penálti parvo.

Domingo vamos ao Bessa. Trazemos uma boa sequência de resultados em todas as competições, mas também trazemos uma boa sequência de vitórias no derby portuense. Temos de prolongar esta série!

Comentários