Melhor


O resultado final pode não espelhar isso, mas esta exibição já foi melhor que as anteriores. O facto de termos sofrido até perto do final para marcar, também ajuda a que não seja fácil discernir alguma evolução, mas julgo que é claro que evoluímos e isso está espelhado no número de oportunidades de golos que conseguimos. Na última crónica referi que já não pedia uma evolução em relação ao nosso modelo de jogo do ano passado e que já me contentava com a mera réplica do mesmo. Pois parece-me que já tivemos uma boa aproximação aos jogos no Dragão da época passada. 

Tivemos uma entrada muito forte, com várias oportunidades de golo logo no início, a que se seguiram muitas mais, com um frequência consistente até ao final da primeira parte. Na segunda parte, houve menos oportunidades, talvez em resultado do crescente nervosismo, absolutamente normal nestas ocasiões. Tudo isto sem sofrer qualquer calafrio defensivo, de que me lembre. As substituições foram suficientemente audazes e ofensivas para aumentar gradualmente o caudal ofensivo final. Como marcámos pouco depois da saída de Maxi, não cheguei a perceber bem se Conceição queria uma defesa a três ou se queria que Corona fizesse todo o corredor a partir de trás. O golo surge de um frango mas não apaga tudo o que foi feito, tal como não apaga a excepcional exibição do guarda-redes adversário até essa altura. Em suma, tudo correu normalmente com a excepção da bola, que custou a entrar, e da lesão de Aboubakar, que se confirmou ainda mais grave do que se supunha, tendo em conta que saiu do campo pelo seu próprio pé.

Individualmente, dou o MVP a Soares. Estaríamos a falar de um campeonato diferente se não houvesse este golo. Dirão que foi só encostar, mas é preciso estar lá e lembro-me de um centro de Otávio na primeira parte em que se pedia o ataque ao segundo poste e onde não estava nenhum dos nossos avançados. Nem Marega, nem Aboubakar. Gostei das restantes exibições, todas positivas, mas nem todas em nível de inspiração máximo. Aqui refiro-me a Alex Telles e Brahimi. Não que tenham tido más exibições. Foram boas. Pareceu-me que a qualidade do drible do Brahimi e a qualidade dos cruzamentos do Alex, não estiveram ao nível que nos habituaram. Para terminar, continuo a não perceber estas oportunidades a Hernani em jogos importantes e quando o jogo não está resolvido. Enfim... Também não tenho de perceber tudo...

Para terminar, gostaria só de abordar as recentes declarações de Sérgio Conceição sobre críticas que tem recebido. Antes do jogo, um jornalista pergunta sobre Oliver, dizendo que uma breve passagem pelas redes sociais, dá para concluir que os adeptos querem ver mais Oliver em campo. Conceição perguntou logo se os adeptos estavam identificados e se havia garantia de que seriam mesmo adeptos do FCPorto e insistiu nessa 'tecla' para terminar numa resposta clássica de que ele é que decide de acordo com o rendimento no treino. Mais tarde, após o jogo, voltou a abordar outras críticas, desta vez por iniciativa própria insistindo num 'chavão': «quem quiser espetáculo pode ir ao coliseu...». Especificou que essa crítica tinha como destinatários os comentadores internos. Não sei se se referia a comentadores do Porto Canal ou a comentadores portistas noutros canais. Pouco interessa. O que registo é este estranho nervosismo, com manifestações variadas ao longo deste início de época. Desde a 'flash interview' após o primeiro teste televisionado da pré-época, até esta reação demasiado contundente a ténues críticas vai ouvindo. E escrevo ténues porque é fácil de o comprovar. Se existem algumas críticas, entre Treinador, Presidente, SAD e Jogadores, ele será claramente e justamente o menos criticado de todos. Para quê, esta intranquilidade? Isto já para não falar do episódio mais caricato que é a expulsão num intervalo de um jogo da Taça da Liga. Nessa ocasião, ele abandona o relvado uns minutos mais cedo e, mesmo assim, apesar de ter tido tempo para se acalmar, conseguiu fazer o suficiente para ser expulso numa competição que está em quinto lugar nas nossas prioridades para esta época. Achei ridículo mas nem valorizei até somar as outras ocasiões. Sem querer entrar em demasiadas considerações, apenas aconselho humildemente alguma calma. É o que Sérgio Conceição precisa e é o que a equipa precisa. Que aproveitemos melhor a confiança de sermos Campeões!

Por falar em Campeões, receberemos na quarta-feira os da Turquia. Temos de atacar já o primeiro lugar no Grupo!

Comentários