Tri-pichichi


Começam a faltar motivos de interesse neste campeonato. Pelo menos para os portistas. O de ontem era o de saber quantos golos Jackson iria marcar, por forma a que confirme o terceiro título consecutivo de melhor marcador. Tal permitirá que faça o pleno, visto que participou em três campeonatos... 

Dois golos foram poucos para as oportunidades que criámos e deu a ideia que só queríamos os golos de Jackson, dada a absoluta 'nabice' demonstrada nos outros momento de finalização. Mesmo assim, não foi mau e o estilo do último golo deu para compensar a paciência com que aturámos alguns longos períodos de bocejos a que assistimos no Dragão. Dava a ideia que quando acelerávamos, criávamos perigo. À minha volta falava-se dos 5 golos que a equipa do Mota apanhou na semana passada. Ontem não foram 5 ou mais por causa da nossa falta de eficácia. Jogo sem grande história.

Pela positiva, gostei do MVP do jogo e da temporada, Jackson. Esteve bem auxiliado por Danilo e Quaresma que fez mais duas assistências para golo. Gostei também das entradas de Ruben e Evandro que ajudaram a agitar o 'bocejo' que estava a ser a segunda parte. Pela negativa Alex. Irritou-me imenso. Uma displicência de quem quer sair, de quem não quer renovar, ou sei lá o que vai na cabeça de um jogador, a não ser o gel e as tranças. Irritam-me os craques amuados.

No final esperáva-nos outro motivo de interesse que foi a conferência de Lopetegui. Tenta simplificar com comparações de rendimento na Chanpions e com decisões de árbitros, para explicar como é que uma equipa superior fica pior classificada que uma equipa pior. É um modo de ver as coisas mas também sinto entre os portistas outro tipo de raciocínio simplificador: Se mesmo com o 'manto de proteção' a diferença é de três pontos, significa que o confronto directo foi determinante. E aí provámos ser melhores? Fizemos tudo para prová-lo? São apenas simplificações. Quem quiser que as engula... Nós aqui vamos tentar pensar mais e nos próximos tempos vamos analisar a época 'como deve ser'.

Comentários

miguel87 disse…
Dos piores jogos que me lembro de ver esta época no dragão.

Sobre o ultimo paragrafo não acho que o argumento do confronto directo seja assim tão determinante e esclarecedor, basta pensar nos titulos de Jesualdo e Adriaanse... quantos vezes ganhamos a benfica e sporting nesses anos?
Por outro lado o campeonato são 34 jogoe e não 2, eem quantos desses jogos Porto e Benfica foram beneficiados por erros de arbitragem com influnencia no resultado?? É ver a realidade que o mister falou e fazer as contas...
Anónimo disse…
eu tb tou com o treinador. Ele tem que se desculpar, e desculpa-se com factos. Mais: esses factos são unânimes como ele disse.
Se não vejamos: na 1ª volta do campeonato, quando jogava na Champions e tinha de resolver problemas, recorde-se que saíram vários jogadores, alguns titulares, o Benfica fez 46 pontos. Na 2ª volta, mesmo que ganhe os jogos todos até ao fim, apenas pode fazer 41, isto apesar de jogar de semana a semana, sem qualquer desgaste das provas europeias e Taça de Portugal. Já o F.C.Porto, que na 1ª volta fez 40 pontos, na 2ª volta, se ganhar os 2 jogos que faltam, fará 44, mesmo tendo estado sujeito ao desgaste de ter chegado aos quartos-de-final da Champions League.
Desses erros todos, bastava nao nos tirarem 2 pts em Guimarães e de nao lhes ter dado 2 pts num jogo qualquer em que beneficiaram deles, e foram muitos!

Quanto ao jogo de ontem, notou-se claramente a constante e exagerada procura do jackson, pois mais ng rematava! nao me chateio agora no fim, qd cumprimos os objectivos, 3 pts e golos para o jackson!

Taqui
prata disse…
esclareço que eu não estava a defender a importância desses jogos e esse raciocínio. Apenas apresento uma simplificação oposta à do treinador e que tenho ouvido muitas vezes.
Lamas disse…
Não percebi porque foi o Quaresma a marcar o penalty... e até aziei nesse momento... havendo objetivos há que os conquistar...

Valeu pela vitória e pelos golos do Jackson...
Pispis disse…
É preciso recuperar o nosso ADN, é preciso recuperar árbitros que não nos deixem com 10 em pleno Dragão logo na primeira parte, é preciso recuperar jogadores emprestados pelo Porto que cavam pênaltis contra o Porto e ainda por cima os concretizam, é preciso muita coisa e esta época fomos uns anjinhos...

No Dragão fomos muito superiores ao slb e na Luz tb me parece q o fomos mas o slb demonstrou ter equipa, uma equipa pragmática q jogou para o resultado. Nos 2 jogos acho q merecíamos mais do q eles mas se o futebol fosse justo, tal como tudo na vida, não tinha piada...