Menos com menos não deu mais
Sabia que íamos enfrentar um clube candidato ao título transformado em clube que luta para não descer de divisão. O 'pontinho' iria saber bem e nem seria a primeira vez que jogariam assim este ano. Não esperava que o FCPorto demonstrasse tanta dificuldade em criar problemas a este esquema defensivo. Dá-me a ideia que as duas equipas, deliberadamente, se retraíram e resistiram a um impulso natural de tentar vencer o seu maior rival. O problema é que, o que para nós era uma gestão de ímpetos com receio de perder já o campeonato, no caso das 'papoilas', isto era um saborzinho a título... Terá sido a primeira vez que ouvi uma tentativa de 'olés' com nulo no resultado... Eles contentam-se com esta mediocridade e eu até posso compreender, pelo facto de não cheirarem o 'Bi' há trinta anos. Não me conformo com a nossa incapacidade de os fazer sofrer perante esta falta de ousadia, perante este futebol 'trapatonizado' e perante esta táctica que enfrentamos todos os fim-de-semanas, seja com a Académica, seja com o Boavista, seja com o Arouca, etc. Exigia-se mais às duas equipas que um jogo de futebol sem balizas e eu atribuo mais responsabilidade ao FCPorto, porque é o meu clube e porque estávamos em posição de os pôr em pânico. 'Meio a zero' chegaria!
O onze inicial não me entusiasmou nem me assustou. Por um lado, muitos clamavam por Helton e com razão. Evandro e Ruben têm demonstrado capacidade de jogar seja onde fôr. Por outro, a saída de Quaresma fazia adivinhar falta de acutilância ofensiva, mas era simultâneamente uma opção que não seria fácil de antecipar pelo adversário. Dei o benefício da dúvida. De facto, entrámos melhor. Com muita bola, com controlo do jogo, mas sem perigo. A única excepção foi o lance de Jackson. Ao intervalo parecia-me pouco. Julgava eu que a estratégia passaria a ser mais ousada na segunda parte. E até pareceu essa a intenção mas ficámos por aí, pelas intenções. O jogo passou a ser de bolas para a bancada, provocações, simulações, perdas de tempo, etc. Nada conseguimos fazer para contrariar o futebol nulo que se jogou.
Individualmente, não notei nenhuma exibição deslumbrante. Dou o MVP a Danilo porque me pareceu o jogador mais próximo da sua normalidade. Brahimi começou bem mas foi desaparecendo e Jackson teve todas as nossas oportunidades, mas não definiu bem. O meio campo recuperou muitas bolas mas só com Herrera e com os laterais é que nos conseguimos aproximar da área contrária. Por isso, é normal que não atribua grande nota aos médios. Quaresma e Hernani também entraram com vontade. Apenas isso. Os centrais anularam bem as acções do adversário mas aqueles lançamentos longos foram muito maus. Lopetegui perdeu a aposta táctica inicial e pareceu-me que perdeu substituições ao meter dois extremos no jogo. Para isso mais valia ter deixado Brahimi em campo e ter a possibilidade de lançar Aboubakar no desespero. Por falar em desespero, que dizer daqueles últimos dois minutos de jogo em que insistimos em não colocar a bola na frente?
Resta-nos ganhar para adiar ou ganhar para pressionar. Começa a ser uma época frustrante...
Comentários
Fui "calmamente stressando" durante o jogo perante a nossa incapacidade de os encostar à área deles mas sem me irritar.
Dos 90' aos 93' passei-me com a nossa inenarrável passividade e incapacidade de atacar!
Gosto do Lopetegui e estou com ele (até porque a estatística é francamente positiva) não obstante ficarmos mais uma época a zeros.Foi o único que ficou fodido com o empate. Fiquei podre com os sorrisos do Helton e os ósculos do Quaresma.
Como já me disseram o #SomosPorto acabou ou está em vias de...
Não temos referências no balneário, um Jorge Costa que vá ao focinho dos que só se preocupam com o seu umbigo, por isso sou favor da contratação de miúdos que passaram pela formação (Sérgio Oliveira e André André) e da promoção de outros mais novos (Rafa, Leandro, Gonçalo, André Silva e até Ruben Macedo!)
Se não vamos ganhar titulos vamos criar as bases para voltarmos a #SerPorto.
P.S.
Mourinho 2002/2003 34j 27v 5e 2d
Mourinho 2003/2004 34j 25v 7e 2d
Lopetegui 2014/2015 30j 22v 6e 2d
A entrada do Quaresma não pode ser para o lugar do Brahimi... e tinha de ficar em aberto a entrada do Aboubakar... ontem era o tudo ou nada... compreendi as cautelas no primeiro tempo, pois se Jackson marca até podia ser suficiente, mas no segundo tempo, e com o resultado adverso tínhamos de ir atrás do prejuízo...
Mil vezes a Azia (ou como já li por aí, o "não saber perder") do Lopetegui do que os beijinhos e abraços na troca de camisolas... CRL, tínhamos acabado de PERDER O CAMPEONATO... FDX...
Sintomático!
Espectacular!
Abraço
Taqui
Vítor Pereira 2011/12 30j 23v 6e 1d
Vítor Pereira 2012/13 30j 24v 6e 0d
Relembro um jogo há 2 ou 3 anos na luz em que não precisávamos de ganhar (apenas empatar) e de repente o treinador tira o Rolando, joga com 3 defesas e mete um ponta de lança. Isto é #serporto. Mas coitado, era humilde, só sabia trabalhar, só sabia chorar pelo Porto, não criava empatia. Continuamos a ter o que merecemos.
Artur
Respeito muito os dois e continuarei a respeitar, por tudo que fizeram pelo FCP e não é este episódio que vai apagar isso, mas ali não souberam estar... eles são, deveriam ser, o exemplo, principalmente naquele momento...
Eu critico a atitude medrosa do treinador mas reconheco lhe competência e agrada me mto o nosso estilo de jogo. Só não teve cojones mas mesmo assim desejo que continue no nosso clube.
Artur
Tira um MC mete um MC ao intervalo e passado 6 minutos apenas tira um extremo e mete um extremo?!?!?
Claro que os jogadores são diferentes, mas não muda quase nada.
Ao intervalo tinha de começar a jogar com dois alas. Se estava descontente com o Brahimi, tirava Evandro e Brahimi e metia Quaresma e Hernani.
eles (benfica) queriam ganhar mais do que nós... eles queriam-nos derrotar... nós íamos aos jogos.
Estou habituado a que seja o oposto.... daí o meu desatino com JL a quem cabe a tarefa de incutir nos jogadores a vontade de comer os gajos.