O Sr. 18 milhões
Foi-se o Danilo! Três coisas importantes neste negócio:
1) O Sr. 18 milhões: Danilo começou por ser caro. Doze milhões por um lateral direito era demasiado para um jogador que nem foi titular logo à chegada. Mal sabíamos nós que ainda havia um camião de comissões a pagar, que aumentavam o preço para 18 milhões. E aí a embirração aumentou exponencialmente. Era demasiado! Agora olhamos o preço de venda e já não achamos caro. Deu-nos 3 anos de titularidade e presença constante, sempre em incremento de rendimento futebolístico e deu-nos uma mais-valia no final. Conclusão: grande negócio!
2) Decapitção temporária: Vendendo agora vamos ter cá o jogador, mas a cabeça vai estar longe. É inevitável! Será possível um jogador não pensar que pode perder o contrato da vida dele se se magoar? E tem o imprevisível Fabiano atrás dele... Pode até acontecer que o FCPorto defronte na Champions a próxima equipa de Danilo. De facto, este 'timing' é uma bizarria sem precedentes! Mas podemos pensar de outra forma. Quantos negócios destes não ocorrerão em Março, sem o conhecimento dos adeptos e jornalistas? Vendo pelo lado positivo, pelo menos este já sabemos. Já Jackson, sabemos que vai, mas não sabemos para onde...
3) Dinheiro à vista: Dado o 'timing' estranho do anúncio do negócio, parto do princípio que o pagamento é imediato, pelo valor total e que o dinheiro 'caiu' na conta ontem. Só assim percebo que não se tente promover um leilão pelo jogador. O preço é obviamente bom mas o 'timing' levanta uma inquietação sobre a necessidade de um encaixe desta monta nesta altura. Porque é que precisamos de 30 milhões em Março? O que é que fez com que tivéssemos resistido à tentação de tentar chegar aos 35 em Junho?
Comentários
Será mesmo isso, de pagar já? Será que estamos a precisar de liquidez, já?
Taqui
Não me lembro de nenhum jogador vendido por um valor destes a um ano do fim do seu contrato.
Acham que o Danilo iria renovar, se nós esticássemos a corda?
Acham que tendo o Real Madrid como interessado, esta era uma situação de indiferença para o Danilo?
Vendemos um jogador, lateral-direito, com apenas mais um ano de contrato, com a perda diária do "momentum" de venda e o risco associado da não renovação, por 31,5ME.
Há ainda a eventual possibilidade (só no relatório e contas o saberemos) do valor ser líquido dos "encargos adicionais" tal como com Hulk e Mangala...
Não é bom?
Abraço
Penso que o Barça ficou fora da corrida há uns tempos quando foi impedido de inscrever jogadores até janeiro de 2016.
Desse ponto de vista, o Danilo e o FCP não iam ficar à espera. Creio que dificilmente o FCP conseguiria um melhor negócio. Lateral direito (de selecção), capitão, com mais um ano de contrato, que não quis renovar com o clube, vai por mais de 30M!
Interessa-me mais neste momento saber qual é o seu substituto, porque o Ricardo ainda não convenceu (pelo menos a mim) por inteiro, do que supostas preocupações de lesões ou encontrar o Real nas meias, porque estes negócios devem acontecer todos os anos, não são é divulgados à CMVM, como bem disseste.
Abraços
Carlos