De volta ao poleiro


Lá voltámos ao primeiro lugar. Espero que desta vez seja definitivo. O resultado do Braga era absolutamente indiferente. Precisamos de ganhar os jogos todos para sermos campeões. De qualquer forma, confesso que até não me incomodei muito com o resultado. Continuo a achar que o Braga é o nosso maior adversário. Temos portanto jogo do título na próxima semana.

Na sequência do jogo de Paços, voltámos a criar demasiadas oportunidades para os golos que marcámos. Hulk continua a passar pelos adversários com uma facilidade incrível e continua a insistir em definir mal os lances. Tal como no jogo anterior voltou a fazer uma assistência. E parece-me que está em boa forma o que é uma óptima notícia para este final de época. Mas Hulk resolve as coisas sozinho e tem-no feito ao longo da época. A diferença de produção ofensiva nestes dois últimos jogos tem sido o entendimento crescente de e a aposta em continuidade num trio de armadores de jogo: James, Moutinho e Lucho. Ou seja, não tem faltado fantasia mas falta a inspiração na finalização. Estou um pouco mais confiante mas já não é a primeira vez que me desiludo este ano, graças a esta montanha russa exibicional que o FCPorto tem apresentado. 

Individualmente gostei de Hulk, de Lucho, de Maicon e de Sapunaru. Moutinho também fez um bom jogo. Gostei da opção de Maicon a central mas não gostei da saída de Rolando. Apesar de achar que Rolando não tem estado sempre bem, acho que Otamendi tem estado consistentemente pior. Também não gostei da opção de Defour por Lucho. Correu bem, mas ainda estava 1-0 e cortou-se na fantasia. Se era para sair Lucho mais valia ter entrado o Varela, por exemplo. Pela negativa, Janko não me tem entusiasmado nos últimos jogos. 

Esperemos então pela próxima jornada. O que vai acontecer em Braga é uma perfeita incognita pelos motivos já expostos. Mas julgo que o FCPorto dos últimos dois jogos tem boas hipóteses. Basta afinar a pontaria.

Comentários

prata disse…
Que calmo que isto está...

Vi agora o video do Gobern a festejar o golo das papoilas em directo. Não poderei dizer que estou surpreendido... Ao menos este assume.
Barba azul disse…
Prata, as tuas análises são de oiro...
Barba azul disse…
Quanto ao Gobern, ele nunca deixou qualquer dúvida anterior sobre o seu clubismo, nem - o que é de facto importante - a sua parcialidade na análise técnica de jogos, ou na interpretação de atitudes e intenções de pessoas ou instituições em arrepio dos factos evidentes. Mas continua a ser indesculpável o despudor da demonstração da parcialidade - é disso que se trata, não franqueza e honestidade.
Artur disse…
Adorei ver o Rolando no banco. Pode ser que os objectivos dele mudem.Alguém teve a coragem de pôr as coisas no lugar.
Lamas disse…
Basculação Tour?

Desta vez vêm vocês cá... :) e conto que o Artur esteja no nosso meio... :)

Hulk tem estado muito forte nos últimos jogos... não tem a devida ênfase da imprensa nem dos próprios adeptos porque dele espera-se sempre mais...

Prata, concordo com a tua ideia na saída do Lucho... ser era para sair ele teria de ir James para 10...
prata disse…
Acho o Gobern é um rato de esgoto. O que ele fez não se admite mas também não admira... O gajo deve ter tantos amigos na RTP que o realizador lhe pregou esta partida. Nem sei como o director Carlos Daniel permitiu isto...
Pispis disse…
O resultado justo era 3-0, sem dúvida :-)

A meio da primeira parte ainda pensei q iríamos ter mais um jogo no Dragão c 0-0 ao intervalo e mais uma segunda parte a sofrer, vá lá, foi tranquilo, já tinha saudades dum jogo assim :-)

Este fds pode decidir o título: se Porto ganha e Benfica não vence (Porto Campeão); se o Porto não ganha e o Benfica vence em Alvalade (Porto não é Campeão)...
MPSV disse…
Vejam a coisa pela positiva-o Govern ainda consegue levantar um braço.