Segundo objectivo falhado


«Lá está o gajo a implicar... Viu o mesmo jogo que nós?» Não é isso. A nossa Champions não se mede só no jogo de ontem e a dura das verdades é que não nos conseguimos apurar num grupo bastante acessível. Direi até que ontem não tivemos a sorte que tivemos na Ucrânia. Direi também que jogámos melhor que no único jogo que vencemos em casa. Isto interessa? Não somos clube de vitórias morais e há que assumi-lo: a equipa falhou um crónico objectivo. É uma desilusão dada a qualidade do plantel e, tal como aqui previ, pouco a pouco os objectivos e ambições legítimas da equipa e do clube e dos adeptos vão sendo defraudados. Que termine por aqui.

Vamos ao jogo. Ao contrário do que aconteceu no jogo com o Braga, gostei da forma como jogámos nos primeiros 30 minutos. Dinâmica, ataque organizado, ideias de jogo e futebol variado com James e Moutinho a pensar o jogo. Nada do pontapé para a frente que chegámos a ver no último jogo do Dragão. Depois disso e sobretudo na segunda parte, deixa de haver cabeça, deixa de haver treinador e só há coração. Houve muito, mas não chegou. De falta de empenho não os podemos acusar. Quanto a Vitor Pereira, não concordei com a equipa e já aqui expliquei porquê. Ninguém saberá se não teria sido diferente se tivéssemos tido um ponta-de-lança de raiz a jogar durante o nosso melhor período. Ou se o Hulk não se teria conseguido soltar mais vezes se tivesse a entrar nas costas o Fucile em vez do Maicon, que até nem jogou mal, mas que ofensivamente não consegue mais que aquilo. Pelo menos meteu num bolso rafeiro luso-venezuelano...

Individualmente, Moutinho foi um gigante. Voltou aos grandes jogos e começa a assumir a equipa, o que constitui uma óptima notícia para Vitor Pereira. Depois gostei do Alvaro e do James. Mais atrás gostei também do Otamendi que matou cedo vários contra-ataques. Hulk não esteve soberbo mas não consigo dizer que jogou mal. Por último, destacaria o ridículo que é acabar o jogo com Rolando na área adversária não havendo opções de avançados no banco. Problema que já vem de trás. Mais uma vez, a Champions não se perdeu ontem... Mas se se tivesse perdido, gostaria de destacar também um espanhol que parecia que vinha com o guião delineado pelos russos. Incrível a entrada que, não só não expulsa por acumulação um jogador do Zenit, como tira do jogo por lesão, um Defour que vinha crescendo no encontro. Isto por entre uma serie de decisões bizarras como os amarelos a Helton e Hulk, uma falta por marcar sobre Djalma em cima da área e um período de compensação ridículo.

Resta-nos tentar o Bi. Se assim for, cairá bem na mesma. Mas, depois de uma repescagem da Champions, não será a mesma coisa...

Comentários

Pispis disse…
Eu achei q a 1ª parte foi mt inconsequente, n chegamos c perigo à baliza contrária e n alargamos o jogo procurando mt o meio e os gajos do Zenit completamente fechados lá atrás...

Na segunda parte fomos mt mais pressionantes, mt coração é certo, mas mt atitude e boas jogadas... Foi bonito ver o Dragão c a equipa...

Triste é entrar c o mesmo 11 depois de uma semana e meia só de treinos... na segunda parte queríamos atacar pela direita mas Hulk completamente desapoiado pk Maicon n é ofensivo; Hulk melhor na ala mas Kleber pior q Hulk a ponta-de-lança... Começar sem ponta-de-lança e sem defesa-direito num jogo no Dragão para ganhar n me parece grande estratégia...

Destaco as exibições de Maicon, Fernando, Moutinho (q jogo!) e James... Djalma surpreendeu em 2 lances na 1ª parte!

Venha a Europa League, sem motivação nenhuma mas venha ela...
Daniel disse…
Bom jogo do Porto mas sem golos, logo o objectivo não foi alcançado, preferia que não tivessem jogado nada e tivessem marcado um golo, no futebol não existe sorte ou azar, ganha-se ou perde-se. Esta Liga dos Campeões perdeu-se na Rússia e em Chipre.

Se o Porto passa-se, o mais certo seria ser eliminado na próxima ronda, foi mau financeiramente mas pode ser bom desportivamente, Bucareste é o destino!

Dos jogadores destaco o patinho feio, Maicon, fez o melhor jogo de dragão ao peito e fez centros para golo...

Jogamos de inicio com o nosso melhor defesa direito e com o nosso melhor ponta de lança, só não vê quem não quer. Pode ser triste mas é o que temos.

Espero que Janeiro seja a afirmação de sangue novo, Danilo, Alex Sandro,Mangala, Defour e um ponta de lança experiente.

No fim não havia como não aplaudir.
Lamas disse…
Assim, não critico... sentir que eles tiveram atitude e que queriam ganhar, para mim é fulcral...

Agora, a desilusão é imensa...

Grande Jogo do Moutinho...

P.S. Espero que pelo menos as bifanas estivessem boas... :)
miguel87 disse…
Por mim era aproveitar o mercado de inverno e despachar os amuados (amotinados) que minaram esta campanha na Champions - obviamente que ontem e na Ucrania foram excepções, mas foi preciso o presidente ir ao balneario pôr os meninos no sitio - Fucile, Rolando, A.Pereira, Fernando, Moutinho, Guarin, Cebola podiam ir todos pela beirinha, já que têm tanto mercado.

Temos o Alex Sandro, Mangala, Souza fez um inicio de época brilhante, Defour, Iturbe, até Djalma demonstrou vontade e força para entrar na equipa, venha o Atsu e vamos ver chegar "O" reforço desta época, que vai ser Danilo.

A limpeza de balneario/fechar de ciclo deveria ter sido feita na pré-epoca aquando da deserção do sonho, está bom de ver agora.
Que aproveitem esta saida da Champions para não esperar mais meia época por esse desiderato.
riskolas disse…
Ponto prévio: Vi o jogo a partir dos 30'.

Na minha opinião perdemos o apuramento no jogo de ontem! Já tinhamos morrido depois do jogo em Chipre e ressuscitamos com o alinhamento de Marte em Jupiter que deu a nossa vitória na Ucrânia e o empate caseiro do Zenit contra o Real Madrid... Perdão, APOEL.

Ou seja, tivemos um crédito extra e esbanjamo-lo.

Quanto ao que de bom fizemos no jogo, acho que teve ZERO de treinador e TUDO de garra, de jogadores a quererem continuar na CL... depois de andarem em greve durante 4 jogos! O Moutinho fez um jogão e o Hulk acusou a responsabilidade de ter de ser capa de jornal do dia seguinte. É nabo! O fifica joga hoje, por isso, nem que tivéssemos ganho a CL seria o destaque das capas dos jornais.

Só quero abordar um pormenor. Na segunda parte, com a entrada do Kléber que mais não fez do que permitir que o Hulk respirasse e que o James pudesse jogar onde todos queremos vê-lo a jogar (a 10!) o Zenit levou um abafo e já jogava no chutão para o rafeiro correr atrás da bola. Assim, a partir dos 70' eu comecei a pedir a entrada do Belluschi para o lugar do Otamendi, CETERIS PARIBUS!!!! Assim, teríamos mais um armador de jogo para a avalanche final!

Não é que o PIOR treinador da História do nosso clube faz essa substituição, não só com 15' de atraso, mas esquecendo por completo o CETERIS PARIBUS?!?!!? O que é que o cabrão fez:
- O Rolando foi para PL, o Maicon foi para o centro, o Polvo foi para o lugar do Maicon, o MOUTÃO foi para trinco e o Belluschi vai para o lugar do MOUTÃO que estava a ser só o MVP?!?!?!?!

Outra coisa, o Palito só tem forças para atacar mas não faz um cruzamento em condições! Porque não convoca o Alex Sandro?? Ontem, em vez de meter o inútil do Varela que está uma nódoa e a anos-luz do que pode e sabe fazer (especula-se que está vendido para um clube russo), metia o Alex Sandro e o Palito nem tinha de avançar para extremo... já lá estava!

P.S. Porquê o cabrão? Porque só um cabrão é que pode dizer, com um sorriso nos lábios e depois de eliminado da CL num grupo destes em que em 12 pontos possíveis contra ZENIT e APOEL faz 2!, que "Vamos defender o prestigio na liga europa" e "não posso ficar triste".

@Miguel87: Para o bem e para o mal, os jogadores são os activos mais valiosos da $AD. É preciso ter paciência e saber mimá-los para podermos financiar a $AD e, "de vez em quando", fazer negócios à Danilo (não ponho em causa a valia do jogador!!!!).


VITOR PEREIRA: RUA! LONGE! VOLTA OCTÁVIO QUE ESTÁS PERDOADO!!!!
riskolas disse…
Dr. Artur "leva cueca" Barbosa, estou à sua espera.
miguel87 disse…
Riskolas, o "cabrão" do treinador desde o jogo na Ucrania reformulou a tactica e pôs a equipa a jogar do mesmo modo que o Cabrão do ano passado fazia - a nuance mais visivel foi pôr o Moutinho a fazer o que fazia na época passada: dar prioridade ao apoio ao trinco e equilibrar a equipa defensivamente (coisa em que ele é perito e onde se destaca verdadeiramente. Patrão do meio campo? a defender sim, armador de jogo? quando? quantas assistencias e/ou golos ele tem em época e meia?? esqueçam).
Por outro lado, os alas aparecem em jogo colados ao meio campo, fechando primeiro e só depois partindo para o ataque. Coisa que o Hulk não faz, daí parte da justificação de ter sido desviado para o meio (ver exemplo do primeiro golo do Braga) - com bons resultados contra equipas menos fechadas, mas claramente má opção ontem contra o catenaccio do Zenit. Aqui a diferença é que o Cabrão do ano passado tinha Falcao, mas o "cabrão" de agora não! (até rimou!!)

O "cabrão" ontem colocou na segunda parte o James a jogar onde onde todos queremos vê-lo a jogar, mas de uma maneira que o Cabrão do ano passado nunca fez: como vertice adiantado do triangulo do meio campo, ao contario do vertice do losango de meio campo visto esporadicamente na época passada.

Já o alinhamento de Marte em Jupiter foi fenomeno que não nos faltou durante a época passada, e basta lembrar a primeira parte da primeira mão com o Villareal, o falhanço do Mossoró na final de Dublin, etc. É Futebol...

De resto, cito uma frase que explica muito e até vai contra a tese do "PIOR treinador da História do nosso clube":
"(...)TUDO de garra, de jogadores a quererem continuar na CL... depois de andarem em greve durante 4 jogos!"
prata disse…
A certa altura pareceu-me que o posicionamento do Alvaro, sem recuar muito, era exactamente o que o treinador lhe estava a pedir. Quanto aos cruzamentos, parecem bem piores quando não está lá ninguém para finalizar. Isso aconteceu várias vezes na primeira parte.

Mais dois toquinhos de lenha para a fogueira:
- este ano fomos cabeças-de-serie...
- Se ganhávamos voltávamos a sê-lo no próximo sorteio porque ficávamos em primeiro no grupo.
prata disse…
Miguel com bons treinadores não há greves...
riskolas disse…
Miguel, eu não digo que este é menos cabrão do que o antecessor. Mas não sei porque insistes em falar nele. Ele ganhou. Este só perde! Pior, parece andar satisfeito com isso!!! Quem o ouve parece que somos os melhores e perdemos por azar! Alô Peseiro?

Depois, o Prata respondeu-te bem. A característica mais importante que um treinador tem de ter é a capacidade de liderança! Com líderes não há greves!
miguel87 disse…
Riskolas, falaste no alinhmento dos astros para justificar uma vitória deste ano, mas não admites o mesmo argumento que invoquei já este ano para alguns resultados maus ao invés de outros bons na época passada em exibições em todo semelhantes... ou vale para os dois ou não vale para nenhum!

"com bons treinadores não há greves..."
Ponto prévio: desde a primeira hora que reconheço que falta voz de comando, pulso forte e capacidade motivacional a VP, mas daí a ver o que muitos jogadores (não) fizeram em certos jogos vai uma longa distancia.
Por outro lado, Mourinho que é quem é não ficou a salvo de Terry...
riskolas disse…
Miguel, tenho um amigo que costuma dizer: "Sorte muitas vezes é perícia, enquanto azar muitas vezes é..."
Escolhe o adjectivo!

Não há vencedores sem sorte mas o triunfo não pode ser resultado apenas da sorte!

Quanto ao Mourinho, o Abramovich é uma sapiência desportiva. Compara o que o Chelsea fez depois de Mourinho e o que o Mourinho fez depois do Chelsea. Quem ficou a perder???
miguel87 disse…
Ok, já percebi que está um de nós a falar na obra prima do mestre e o outro a falar na prima do mestre de obras... no problem.

My bottom line is: a culpa não é tanto do treinador como é dos jogadores, sendo que todos têm culpa, $AD incluida.

Venham o Beira-Mar e Maritimo e logo se verá como vai ser o resto da época.
prata disse…
Não digo que não exista esse problema Miguel. Convém que se trate dos amotinados. Mas isso virá mais tarde e é bom que nós nem cheguemos a saber e que o tratamento que lhes é dado nem saia cá para fora. É que esse tipo de jogadores nessa situação saem a preço de saldo como vai sair o Tevez, por exemplo.

Agora, o nosso problema e o do treinador vai muito para além da falta de rendimento de alguns jogadores. Falar de sorte então...
Artur disse…
Parabéns ao Professor Vítor Pereira e a toda a equipa do FC Porto pelo grande jogo que fez ontem. A certa altura do jogo muitos deveriam questionar-se do ridículo que foram nas críticas ao Maicon no lugar de defesa direito. Esteve espectacular!Muitos outros foram grandes como Fernando, Moutinho,Palito,James, este último com o posicionamento certo para ele na segunda parte. Mérito para o Professor que finalmente descobriu a posição correcta para este grande jogador. Fico triste por não termos passado mas feliz pelo futuro na Liga Europa. Espero que os detractores não pensem em comprar viagens para a Roménia. Parabéns ao público do Dragão que soube reconhecer todo o querer e qualidade da equipa. Já agora, com Falcao ou outro ponta de lança de nível teriamos goleado uma vez que esta exibição foi melhor que qualquer outra que tenhamos feito com o mestre do ano passado que ontem parece ter jogado à Torreense.
miguel87 disse…
Artur, é verdade, vi o resumo do Ch€£$ea-Valencia e só se viam jogadas de contra-ataque dos da casa. Podia ser em virtude do resumo ou das circunstancias do resultado, mas não... já vi vários outros jogos dessa equipa esta época e nunca apresentaram um futebol convincente. Mesmo em jogos que ganham, são dominados pelos adversários por largos periodos de tempo.
prata disse…
E a malta a julgar que o André era consensual antes de se ter metido o Abramovich. Afinal havia quem não gostasse e até começam a sair da toca. O mais estranho é ser para defender o ex-adjunto... Curioso.
riskolas disse…
Lolada Prata!

Tens toda a razão!
Pois eu digo-te que adorei vê-lo a penar neste início de época. Todavia, ouvi-lo ontem por oposição ao VP só me dá saudade!!!!

P.S. Não o quero de volta nos próximos 5 anos!
Pispis disse…
Portanto, o gajo dos 5-0, da reviravolta extraordinária na Luz para a Taça, da fantástica vitória na Supertaça na pré-época, da chapa 5 nos diferentes jogos da Liga Europa, da dobradinha, do campeonato sem derrotas, da conquista de mais um troféu europeu, das fantásticas conferências de imprensa, não presta?

Porco, pesetero ou cabrão, pode ser o que quiser, agora comparar ao q temos hoje?

Maicon a defesa-direito 3 jogos seguidos sendo q dois é no Dragão e imperioso ganhar é do mais básico possível... Nem no Football Manager...
LC disse…
Pronto, ca esta o artur "pereira" a dizer das suas. Mais uma vitoria moral (bem à moda dos anos 70), mais uma competição que fomos embora prematuramente!! Nós jogamos contra o zenith (uma super mega ultra potência futebolistica) e só tinhamos que ganhar por 1-0 ... não conseguimos!!! Esta tudo dito!!!
miguel87 disse…
Ao contrário do que os vossos comentários querem fazer crer, não ponho em causa nenhum dos méritos e feitos do ex-treinador, que muito apreciei e nunca poupei elogios.

A única coisa que tenho contra é a nivel pessoal, e não como treinador, por ter tido a atitude de saltar fora na primeira oportunidade que teve, principalmente depois de ter aconselhado os seus jogadores publicamente a não cairem nessa mesma tentação!

Aliás, pela admiração que tenho por ele COMO TREINADOR, considero uma desilusão este inicio de época do Chelsea (como já escrevi aqui noutros comentários no passado).
Daniel disse…
30m fazem a diferença, espero que já tenham sido visionados.

Este Natal vou comprar um daqueles livros que andam a inspirar muitos Portistas, Liderança para todos, Como motivar a sua equipa ou Como ser líder a 10 pontos do 1º!

Maicon a Capitão!
prata disse…
Miguel a boca era mais para o Artur. Começo a pensar que nos topos não se consegue ver bem o jogo... Anda para a central. Vê-se bem melhor...
riskolas disse…
Offtopic: Ontem vi o resumo no Flash Porto, no Porto Canal, e detestei.
Bastava mudar a cor das camisolas e o nome do canal que o texto era igual ao que se pratica na fificaTV... ao nível das crónicas no site...
Artur disse…
Oh Riskolas só sabes falar mal? Não tens nada positivo para dizer?
Baresi disse…
Antes de mais deixem-me defender o AVB, como são capazes de criticar, quando até o PdC (muitos dizem... Confiem no Presidente, que ele sabe mais a dormir que nós todos de olhos abertos e bem acordados) o elogia e lhe entrega um Dragão de Ouro. Acho que os factos/feitos/títulos que o Pis faz o favor de enunciar falam por si. Quanto ao Chelsea acho que serão poucos os treinadores que conseguem fazer melhor com uma equipa tão envelhecida.

Quanto ao jogo de ontem é unanime que a garra e a atitude da equipa satisfez os adeptos, mas a equipa titular é claramente mal estruturada para quem joga em casa e necessita de ganhar,

- sem ponta de lança de raiz
- sem lateral direito ofensivo
- Hulk fora das laterais

Este onze inicial foi escolhido para jogar na Ucrânia num jogo com características especiais(contenção e saida pró contra-ataque)

Quanto ao resto e como vamos ter de aguentar este treinador até ao final da época, espero e exijo que dos 2 títulos importantes em disputa, ganhe pelo menos um dos dois.

Allez Porto!!
Unknown disse…
Caros portistas
Permitam-me abordar a eliminação noutra perspectiva. Este ano a SAD investiu crca de 50 milhões em contratações. Sucede que chegamos a um jogo decisivo mais do que uma final pois tinhamos que ganhar nos 90 minutos sem prolongamento e penaltys e o que sucede? Temos um ponta de lança adaptado porque os 2 pl do plantel não merecem confiança e com o lateral idem aspas. Ora com 50 milhões de euros gastos ( o maior de sempre) não se consegue melhor? Acho que para isto não precisavamos de gastar 50 milhões. Sem excluir a responsabilidade do treinador, a maior responsabilidade é da SAD com a sua politica de investimentos e com a escolha do treinador.
Saudações portistas.
Jorge Monteiro