Seguimos lambendo as feridas
Depois da desilusão de terça-feira, o mais importante era ganhar. Pelo menos isso está feito. O jogo foi completamente dominado pelo FCPorto e o facto de o Beira Mar ter estado na frente do marcador foi uma autêntica aberração. Nada tinham feito até essa altura e pouco fizeram a partir daí. Jogámos sempre no meio campo adversário, é certo que causando pouco perigo, mas também é certo que, se lá estamos, é sempre mais provável marcar. Até que Otamendi se lembra de fazer uma falta desnecessária e golo. É uma bola parada. Pode acontecer. Nada de demasiado grave. Importava ver a reacção. Não foi má. Tal como aconteceu no jogo todo, não foi nada de muito intenso, mas nota-se que já vai havendo mais confiança e mais vontade. Na segunda parte Hulk tratou de resolver o resto dando justiça ao marcador. Quem pareceu indiferente à justeza do resultado foi Maicon. Naquela fracção de segundo, vi outra vez o jogo de Nicosia. Não é que nos vamos lixar outra vez perante um adversário que passou três vezes o meio-campo e rematou duas? Os deuses do futebol não permitiram. Mas esses mesmos deuses permitem que haja treinadores que apostem consecutivamente em Maicon a lateral direito... Até quando Vitor? Aproveita o oxigénio destas vitórias e da exibição agradável frente ao Zenit para corrigir a teimosia.
Invividualmente, a equipa acentou nos pilares do costume. Falo de Alvaro, Fernando, Moutinho e Hulk. Desta vez com participação mais activa de James. Boa notícia. Precisamos dele. Hulk não vai chegar para todas as encomendas. Belluschi é demasiado intermitente. Faz coisa óptimas e depois desaparece ou, quando aparece, complica. Rolando continua numa época em que aparece poucas vezes ligado aos golos sofridos mas,convenhamos que está poucas vezes lá, onde se tem de cortar. Nesse capitulo Otamendi é muito mais interventivo, mas aqueles passes... Parece muitas vezes que está a gozar de tão maus que são. Djalma é uma solução transitória. Enquanto o Varela andar desaparecido. Que se cuide! 30 segundos de Iturbe entusiasmam mais que meia hora dele. Quanto a Maicon, é uma opção tão absurda que me recuso a avaliar o seu desempenho. É possível dizer mais que um «faz o que pode»?
Ultimo destaque para Xistra. O costume. Toda a vitória do FCPorto com Xistra a apitar é uma vitória apesar do árbitro. Não fugimos à regra. Mas já que falamos de arbitragem, não pude deixar de reparar na análise do jornal O Jogo aos lances da partida. Destacaram o lance do primeiro golo. Queriam saber se há fora-de-jogo de Hulk. Desculpem? Que combinado de comprimidos, alcool, cogumelos, verniz, diluente, creolina andaram a tomar? Resolvi ler. A única conclusão que tirei é que o Coroado está senil...
Para terminar, convém dizer que vi grande parte dos jogos dos três grandes este fim-de-semana. Começo a perceber como é possível o Vitor ficar tão contente com as nossas exibições. O Sporting então, é uma total fabricação. Basta ver as capas dos jornais de Domingo e os diferentes tratamentos aos dois jogos. Então a nossa vitória é que foi sofrida? Só se for pelo brinde do Maicon. De resto não sofri nada. Já o Sporting... Há gente que se contenta com pouco! O Benfica continua a jogar tão pouco que é uma questão de tempo até perder pontos.
Comentários
Todavia, fico com a sensação que esta melhoria ocorre em plena anarquia. Temos meia dúzia de jogadores TOP que permitem disfarçar a total falta de estratégia, táctica, fio de jogo...
P.S. Ouvi/Li que o CR10 e o Walter estão de saída. Se for verdade, pergunto: Porque foi o Walter convocado e o Kléber não?...
Neste jogo tb fico provado q o Maicon n tem só o azar de qd falha geralmente dar golo: desta vez falhou 2x e só deu um golo
:-)
Acho que o FCP até fez um jogo conseguido... acho que o Belluschi no lugar do Defour leva inevitavelmente a haver mais situações de golo para o FCP... acho que o Belluschi esteve bem e apareceu muitas vezes na zona de finalizar, o que não tem acontecido nos últimos jogos... acima de tudo há mais confiança e o rendimento é, logicamente, melhor...
Agora já se sabe, se aquele último lance é golo... estávamos em crise... é importante aproveitar esta onda de vitórias e de melhorias nas exibições para fazer os reajustes inevitáveis já aqui falados, mesmo que seja de forma gradual...
P.S. Artur, vais jogar?
Maicon esteve excelente, excepto em dois lances, um deles por culpa de um péssimo atraso de Fernando e o tal lance no final onde, como frisou o Pis, finalmente teve a sorte que costuma ser de Otamendi que sempre que falha não sofremos golo (a única excepção foi em S.Petersburgo onde está nos principais momentos dos 2 golos da reviravolta)!
No golo sofrido não me parece que se possa apontar alguma falha individual... è a marcação à zona.
Não negando que o Porto dominou o jogo e q mereceu ganhar, que oportunidades claras de golo tiveram? Alguma parecida com a do Beira-mar no último segundo de jogo?
O Porto até estar em vantagem criou imensos lances de perigo, o problema é q tem de ser quase sp de remates fora-da-área pk n temos um ponta-de-lança...
Fernando é impressionante mas se perdemos Hulk não sei onde vamos parar... só se metermos o Maicon na ala ou a ponta-de-lança e assim até tem menos hipóteses de enterrar :-)
Faltou o resto, aquilo que faziamos muito bem na época passada, que era jogar em posse de bola defensiva e controlar o jogo quando necessário.
Aliado a isso, temos os dados estatisticos:
http://www.lpfp.pt/liga_zon_sagres/pages/MatchCenter.aspx
Alguns dados relevantes:
Posse de bola 63%
Passes certos 78% (627 passes)
Remates - 27 (8 à baliza)
Se agora nos falta estratégia, táctica e fio de jogo, quando melhorarmos neste aspecto, o Barça que se cuide!
Para mim, o James é o jogador com mais classe.
Mas queria destacar o capitão e o Fernando, sobretudo este por ter batido no fundo há cerca de 6 meses e ter-se levantado com vontade e raça!
Miguel, até o Porto do Jesualdo era mais consistente que este!!!!
Riskolas, não acho que esse Porto fosse mais consistente, acho que não pressionava (nem alto nem baixo) e apostava tudo nas transições.
Por outro lado, esse Porto teve Pepe, P.Assunção e Lucho por ex. Do actual plantel apenas Moutinho se aproxima da qualidade destes 3.
Este Porto quer ter a bola e quer tê-la bem perto da baliza contrária. Falta acertar as transições defensivas, mas continuo a achar que temos jogadores muito fracos a defender no meio, centrais e trinco - mais do que correr muito, interessa correr bem. Não foi à toa que alguns dos melhores trincos mundiais se destacaram mais pelo cerebro do que pelo musculo: Paulo Sousa, Guardiola, Redondo, Pirlo...
Só o desgraçado do Maicom é que não vale nada!
Tal como se dizia do pepe aqui há yns tempos quando vestiu de azul-e-branco.
Se ganhar um jogo contra o Beira Mar é um sucesso, então estamos muito mal portistas :)
Quanto ao jogo ainda não vi ninguém comentar a 1ª substituição do professor... Vira o resultado e em seguida tira um avançado e mete um médio defensivo?
Força Professor, mal ou bem estou contigo! Como eu já disse este senhor vai durar até ao final da época independentemente dos resultados.
A ser assim talvez me possas explicar o que está correr mal este ano...
Será que o Professor só tem jeito para falar ao ouvido do Principal e nada mais?
Ou o bigodes do adjunto, não sabe falar ao ouvido?
Sinceramente não estou nada satisfeito com o futebol jogado e os resultados estão a acompanhar esta má fase.
Abraço