Vamos Porto!!!


 Grande vitória! Hulk é enorme! Helton fez o impossível! A Champions volta a fazer parte dos objectivos. Até podemos ficar em primeiro lugar. Será assim tão absurdo que o Apoel perca em casa com os ucranianos? Bem... Relendo estas primeiras frases consigo perceber algum entusiasmo a mais... Vou seguir a minha regra numero 1 das postagens, que é a de não escrever em cima do jogo. Volto daqui a umas horas.

...

Pensando bem, a coisa não mudou assim tanto. Foi um jogo descontrolado em que a vitória poderia ter ido para qualquer dos lados. Óbvio que quem tem Hulk, está mais perto de ganhar um jogo destes. Além disso, a atitude da segunda parte já se coaduna com os pergaminhos da nossa casa. Quando assim é, a coisa tem de correr melhor. Mas não convém esquecer que o factor aleatório do jogo só acontece porque ainda temos uma equipa incapaz de controlar o jogo. É certo que não esperava que o fizesse depois dos últimos resultados. Pelo menos que o fizesse a espaços... Isso não aconteceu. Parabéns à equipa, boa viagem de regresso, o Vitor está seguro para já, mas não convem esquecer que isto está longe de ser o FCPorto que se exigia nesta altura da época.

Vamos à equipa. Vitor Pereira fez o que grande parte dos treinadores faz quando se vê encostado à parede: inventou. Não que as invenções tenham corrido mal. Hulk a ponta-de-lança foi o melhor em campo. Grande exibição! Defour também jogou muito bem apesar de a sua entrada resultar num deficit de criatividade no meio-campo. Djalma também não desiludiu. Também não me entusiasmou... Até a repetição da invenção de Maicon como lateral direito correu melhor, sobretudo porque o Shaktar encosta na esquerda um médio de organização que tende sempre a vir para o meio... Não quero com isto dizer que acho a mínima piada ao onze escalonado. Acho um síndrome de pequenez que não gosto de ver no meu FCPorto. Correu bem... Adiante. Juntamente com Hulk gostei da exibição de dois brasileiros: Helton que nos segurou no jogo e Fernando que parece talhado para estes 'thrillers'... Num segundo plano gostei de Defour, Moutinho e Alvaro Pereira. Menos inspirado esteve James que, no entanto, tinha uma missão ingrata de segurar jogo longe da baliza para fazer o último passe para Djalma e Hulk. Não conseguiu.

Em suma, esperemos que esta vitória pelo menos reacenda a chama. Pode ser que a coisa evolua a partir daí. Domingo os jogadores já não estão na 'montra' da Champions... Mas há que atacar com a mesma atitude o primeiro lugar isolado, depois de assistirmos de cadeirão ao clássico da TV a preto e branco...

Comentários

P. Ungaro disse…
Boas,

Era exactamente isto que faltava ao Porto ... pragmatismo ... independentemente de não termos sido brilhantes em termos futebolísticos tivemos algo que nos diferencia e que nos faltava, coesão, vontade e atitude.
Na minha opinião é por aí que devemos começar ... e depois sim dar "show de bola".
Espero que esta vitoria seja o virar da atitude, fundamentalmente, dos jogadores.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/
Penta disse…
caríssimos,

esta noite, mesmo com uma imensa Fortuna, que se soube procurar (e conquistar), a Equipa uniu-se e quis vencer. afinal, "querer é poder".

e, sendo assim, (i) nada está perdido na Champions e (ii) teremos esta equipa técnica até Dezembro (pelo menos) - pelo que será tempo de nos unirmos e lhes darmos apoio, por muito duvidosos que estejamos com um passado recente que não desejamos que se repita no Futuro mais imediato.

somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todos vós! ;)
Miguel | Tomo II
Artur disse…
Prata, hoje tens poucos comentários. Os portistas que cá vieram comentar depois do jogo com o Apoel ainda não devem ter chegado da Ucrânia.
O Vencedor voltou e a magia está a caminho!!Força Porto!!Força Vítor!!
riskolas disse…
Venceu a emoção! E ainda bem! Ontem os Deuses foram portistas! E ainda bem! Dependemos de nós para nos apurarmos para os 1/8s! E ainda bem! O Shakhtar está de rastos! E ainda bem! A equipa inicial foi uma maluqueira à Torreense a jogar no Dragão mas lá correu bem! E ainda bem! O VP ha-de sair antes de 2012! E ainda bem!
Dragus Invictus disse…
Bom dia,

Mais que tudo, ontem a equipa teve atitude séria, lutou e correu pelo resultado.
O meio campo funcionou e por conseguinte fomos fortes na pressão e na construção de jogo.
Helton esteve enorme na primeira metade, evitando males maiores. A defesa com os pés foi fantástica.
Na segunda parte dominamos completamente o adversário e sob a batuta de Hulk e Moutinho conseguimos uma justa vitória.
Espero sinceramente que não tenha sido uma exibição episódica, e que haja continuidade na atitude, pois as boas exibições surgirão com naturalidade.
Que o jogo de ontem não seja como a velha fábula do burro e da cenoura.
Falta-nos uma simples vitória para nos apurarmos. Acredito que se a atitude se mantiver conseguiremos.

Abraço e boa semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com
Lamas disse…
Ainda não tivemos uma boa exibição, mas ganhamos... tivemos atitude e aquela estrelinha... vamos aguardar pelos próximos capítulos...

Sabe bem... GANHAR, claro...
Artur disse…
Bom Dia Professor Vítor Pereira!!
prata disse…
Quanto ao futuro de Vitor Pereira, julgo que tudo vai depender do jogo com o Zenit.
prata disse…
Faltou sublinhar a boa entrada de Rodriguez na partida. Será que o conseguimos transferir já em janeiro?
LC disse…
Boas, resumindo e concluindo... ganhamos, fixe!, mas objectivamente não jogamos nadinha!! Não fazemos 3 passes seguidos e a nossa defesa mete água por tudo que é sitio, principalmente o Rolando que nem sequer consegue fazer um passe para um colega de equipa (pq é que este gajo tem lugar cativo?. A unica coisa boa que este jogo teve (além da vitoria) foi o constatar que ninguém esta a fazer a cama a ninguém (os jogadores pareceram unidos a festejar o golo), o problema é mesmo a falta de categoria e capacidade do "prof" VP.
P.S. Será que o Artur vai continuar a comentar qd o VP for embora? (devem ser familiares)
miguel87 disse…
Eu vi atitude desde o primeiro minuto.
Ao contrário de Coimbra, os jogadores aplicaram-se e jogaram sem ser parados e isso, junto com uma pontinha de sorte que não temos tido este ano, bastou para ganhar.

Em circunstancias normais teria sido um jogo razoavel com um bom resultado, porém na actual situação foi um grande jogo com um resultado fantástico.

Fomos "só" a segunda equipa nas competições europeias a ganhar naquele estádio a seguir ao Barça, por muito que o Shaktar ande de rastos - e é certo que anda, para mim são a desilusão da época até agora, juntamente com o Porto, Chelsea e Unáite.
riskolas disse…
@LC:
No que concerne o "fazer a cama", discordo completamente!!!

O que ontem se viu foi um conjunto de craques a mostrarem-se na montra!!!!

Domingo confirmaremos se os jogadores estão ou não a fazer a cama ao VP
Artur disse…
LC, não sou familiar.Mas acho justo que quem critica sem má intenção também elogie quando há algo para elogiar. E ele ontem esteve bem. Eu já o insultei muito, mas não aqui no blog. Não tenho por hábito criticar em público aqueles que considero um dos nossos. Por maior que seja a sua incapacidade ele é ,sem dúvida um dos nossos. Não esquecer que os adeptos do Chelsea devem pensar que o AVB é um incompetente.
Baresi disse…
Fico-me pela transpiração... Sem inspiração mas com transpiração. Já não foi mau...

Não entendo esta mudança, pelo que era interessante que alguém de dentro do Clube pudesse explicar os jogos anteriores em que não houve atitude.
Daniel disse…
Raça!
Acima de tudo o que faltou nos últimos jogos tivemos ontem. Não é qualquer um que vai ganhar lá, espero que este seja o ponto de viragem.

Foi a noite H!

VP esteve bem na equipa que apresentou e nas substituições, claro que os portistas do costume vão continuar a dizer mal quer se faça bem ou mal, alguns até estariam a torcer pelo adversário e vão continuar a criticar, deitar abaixo, querem sangue e culpados, estão no seu direito, se calhar estão a fazer greve hoje...

O que me deixa contente no meio de tanto pessimismo é que temos um Presidente que pensa pela sua cabeça, não se deixando levar por astrólogos e mestres da tática...

Fucile não jogou, graças a deus, começei a aprender a gostar de Maicon...
Tony Silva disse…
NOTA: Só vi o resumo alargado!

Não estaremos (portistas) demasiado excitados e excessivamente esperançados por este bom resultado????

Não quero ser pessimista mas usando uma espressão que alguém usou atrás, nada me garante que este bom resultado (e não bom jogo) mais não seja que "episódico".
Apenas vi mais vontade e alguma (bastante?) sorte. De resto, ganhamos 2-0 mas podiamos perfeitamente ter perdido 3-0 ou algo assim parecido.
Não me parece que se tenha feito um bom jogo. Ganhamos e ainda bem e isso será sempre o mais importante, mas conforme esta vitória surgiu do "nada", pois nada nos jogos anteriores apontava neste sentido, também podemos rapidamente voltar ao "mesmo" no fim de semana.
Espero sinceramente que não e rezo para que seja o inicio da viragem!
prata disse…
Muito interessante este artigo no já de si interessante blog 'Reflexão Portista':

http://reflexaoportista.blogspot.com/2011/11/culpa-e-apenas-e-so-do-desertor.html

A sucessão de Villas-Boas desmistificada.
LC disse…
Ok Artur, abraço portista para ti.
Baresi disse…
Caros Portistas,

Falam que há portistas que se manifestam para criticar a equipa e o VP, alguns que queriam que o Porto fosse derrotado (espero sinceramente que seja mentira, pois não acredito nesse Portismo), mas caralho, não acham que existiram demasiadas más opções do VP, o discurso no final dos jogos é lastimável (quase cego - No Chipre disse que jogamos à Porto, etc.) que a equipa não corre, que defendemos pessimamente...

Realço que o discurso de ontem finalmente foi curto e ponderado.
Tony Silva disse…
Meu caro Toni Baresi, há muita coisa da vida da equipa que nós não sabemos, porque (obviamente) não estamos lá no dia a dia. Como tal há que dar o beneficio da dúvida ao mister, até certo ponto claro...

Há opções do mister que a nós nos podem parecer descabidas mas que eventualmente derivam do facto ter identificado alguns elementos no plantel com os quais não conta a 100%

Exemplo: a mim estranha-me imenso a aposta no Maicon para defesa direito. Achei estranho quando o VP colocou o Maicon quando tinha o Otamendi com rotinas da posição na Argentina.
Pensei, o Otamendi deve ser um dos que lhe está a fazer a folha e como tal, está a encosta-lo. É bem!
Na volta, no jogo seguinte já meteu o Otamendi de inicio, a central e manteve o Maicon na direita.
Caiu a minha teoria, fiquei sem perceber um crl.

Ontem a mesma merda. Insistiu no Maicon quando tinha um lateral de raiz (Fucile) disponível.
Oh pá, é tanta a coisa estranha que um gajo a determinada altura, por muito boa vontade e compreensão que tenha para com o mister, já não sabe o que pensar nem o que esperar.

Tá tudo fdd!
Tony Silva disse…
Quanto ao haver portistas que querem que o Porto perca para que rapidamente se mude algo (ler mister), é claro que existem e muitos.
Não é o meu caso, nunca consegui pensar assim. O Porto tem de ganhar sempre!!!
LAC disse…
s
e t
b a

^ v

l b
a e
i s
t

Esperemos que o VP (e restantes copinhos de leite) estejam a voltar à fase do bestial!
Pispis disse…
Dois pontos para abordar:
1. Vitória extremamente feliz;
2. Quero lá saber que tenha sido feliz, esta vitória pode ter sido o click q faltava a esta equipa para tornar a ganhar confiança. Basta ver o exemplo do Sporting q n ganhava a ninguém e n jogava nada e dp da vitória em Paços conseguiu não sei quantas vitórias, se agora damos seguimento a este bom resultado talvez a equipa jogue por si e começa a cagar nas indicações do prof :-)

Quanto ao jogo, destaque para Helton, para Fernando/Moutinho/Defour e para Hulk.

Djalma, apesar de inconsequente, muito esforçado e raçudo, enfim, mostrou atitude e era isso q se pedia.

A forma cm os jogadores festejaram os golos e a vitória deixam-me esperançado num futuro melhor... não me estraguem a ilusão já no domingo, por favor :-)