Venha o próximo nível


Esta época do FCPorto começa a ter semelhanças com um video-jogo. À medida que vamos avançando, ou passando de nível, vão aparecendo desafios diferentes e mais complexos. Depois do inferno da Turquia, depois da piscina de Coimbra, e logo a seguir à noite de inspiração de Jorge Sousa, vem a neve de Viena. Que virá a seguir? Será preciso jogar em sintético ou terra batida ou gravilha? Ou será preciso jogar com 8 jogadores? Venha o que vier, havemos de nos arranjar. E isto demonstra uma característica muito difícil de imprimir numa equipa em meia dúzia de meses: carácter. É este o grande imput de Villas-Boas. Não são as deliciosas conferências de imprensa ou as actuações no banco onde parece mais um adepto. Dirão que isto já vem do clube. Concordo: vem! Mas nem todos os treinadores conseguem que isso se faça passar a um plantel com um elevado número de estrangeiros. A equipa está segura de si e das suas capacidades mas, mais que isso, das suas obrigações. É isso que faz com que tenha a capacidade de reacção da segunda parte em Alvalade e ontem após o golo sofrido. Há uma tomada de consciência de que somos melhores e que há que demonstra-lo sejam quais forem as contrariedades. Está bem que nem sempre é necessário o adversário ter de marcar primeiro...

E depois, cada um destes jogos tem tido um herói. Foi o  Hulk na Turquia, foi o Belluschi em Coimbra e ontem foi Falcao. No meio da neve, Falcao abominou tanto que os defesas austríacos terão pesadelos nos próximos tempos. Foi um daqueles jogos em que fez tudo bem. Segurou o jogo quando era preciso e marcou sempre que teve oportunidade. Até quando falhou o remate conseguiu isolar colegas... Foi de resto um jogo onde não consegui descortinar más exibições. Helton podia ter feito melhor no golo sofrido e Varela foi o que menos se adaptou ao terreno agreste. Pela positiva, poderei destacar Guarín que pode pôr em campo todas as suas características de 'panzer' e Rolando que esteve intransponível.

Fica então mais um objectivo mínimo alcançado: o primeiro lugar no nosso grupo da Liga Europa e o estatuto de cabeça de serie no sorteio. Pelo que vejo dos grupos, teremos ter bastante azar no sorteio para que nos calhe um adversário digno de nos dar pôr em causa a invencibilidade...

Comentários

Taqui disse…
Nao se pode pedir, fazer uma petiçao ou alguma coisa do género, para fazer do do nosso mister, o fergunson de Portugal?
Ainda n ganhou nada, mas é um treinador do C***** e Portista!
Falcão sem clausula de rescisao?!! Medo!!

Abraço
miguel87 disse…
Que categoria, até na neve esta equipa joga Futebol (assim mesmo, com "F" grande)!
Grande Mestre André!
A.S. disse…
Gostei muito da atitude e do não amolecer apesar de já termos a qualificação.
Deixo no entanto uma nota relativamente ao campeonato: sinto alguma preocupação pelo facto de uma certa equipa ter feito 2 jogos banais a roçar a mediocridade e ter feito 6 pontos...é preciso cuidado em não adormecer , podem ser 4 pontos em 2 jogos.
Mimmo Spazzo disse…
Passos firmes na direcção certa !


Contra-blog imperdivél:

alfaiatelisboetamustdie.blogspot.com

Enjoy !
A.S. disse…
Aliás é interessante constatar como nos jogos dessa equipa os ex jogadores se comportam de forma tão caritativa...tivemos Hugo Leal a falhar um penalty agora temos Moreto a resolver um jogo...imaginem se fosse com um jogador emprestado do FCP que desse uma abebia ao FCP...o que se falaria neste Pais...assim ninguêm fala.