Que alívio de goleada!


Na segunda parte de ontem terão sido os 45 minutos mais sofridos da época. O adversário até nem foi o mais poderoso que enfrentamos e a prova disso foi que na primeira parte o domínio foi todo do FCPorto. A verdade é que inexplicavelmente, na segunda parte tudo mudou. Convirá reflectir sobre o que aconteceu no intervalo, visto que a saída de Falcao por lesão não explica tudo. Mais uma vez, questiono: será cansaço? Poderá ser, mas convenhamos que se os jogadores estivessem cansados, Villas-Boas deveria ter mexido mais na equipa nos jogos com o Juventude e sobretudo com o CSKA. Como não o fez, até posso presumir que eles não precisavam de descanso. Ou será que a questão da invencibilidade está a influenciar a gestão do esforço dos nossos melhores jogadores? Espero que não. E também é óbvio que isto não estaria em causa se ao intervalo estivéssemos a ganhar 0-3, que seria um resultado que não escandalizaria ninguém que estivesse a ver o jogo.

Vamos ao jogo. Entrámos muito bem com as oportunidades a aparecerem muito cedo e em grande número. E tal sucedeu devido a uma pressão muito alta que provocou muitos erros defensivos do Paços. Pena foi que Falcao não estivesse nos seus dias tendo falhado vários golos feitos. Teve ainda um outro lance onde é claramente impedido de jogar a bola num penalti claro. Hulk e Otamendi também tiveram duas grande oportunidades para aumentar a vantagem mas o resultado ao intervalo era um magro 0-1. Com o intervalo tudo mudou. Total falta de controlo do jogo, passes errados em zonas proibidas, rodriguinhos quando se exigia jogo objectivo e aboradgem demasiado macia aos lances. Aqui destacou-se pela negativa um jogador que até tem vindo a jogar bem: Guarín. Péssima segunda parte. Mas todos estiveram mal e só Hulk  conseguia em lances individuais levar a equipa para a frente. Num deles, mais uma vez, foi derrubado de uma maneira demasiado clara na área. Mas, pelos visto tinha de cair... Mas lá acabámos por segurar o resultado com muita sorte à mistura e com um penalti no fim que até nem parece ter sido bem marcado. Sinceramente, nessa altura já não era preciso. Se tivesse marcado os outros dois poupava-nos o sufoco.

Individualmente, gostei da primeira parte de Otamendi. Falo apenas na primeira parte porque a segunda foi mais ao nível do resto da equipa. Hulk apareceu de vez em quando e quase sempre com muito perigo. E convém referir que está nos 3 golos... E depois há Helton que foi posto à prova algumas vezes. Pela negativa, todos na segunda parte especialmente, Guarín.

Mas convém destacar que conseguimos atingir o objectivo da invencibilidade até ao fim do ano. Já sei que seria bem mais difícil se estivéssemos a competir na Champions mas ainda assim é um feito assinalável. Veremos até onde a conseguiremos prolongar.

Comentários

miguel87 disse…
Concordo com esta analise, pois se já assistimos esta época a algumas exibições QB, a de ontem foi mesmo muito fraquinha, eu diria até que foi uma exibição "á Jesualdo"...

Por falar no diabo, quero mandar daqui um abraço solidário aos adeptos do Panathinaikos, que pelos vistos já andam a usufruir do fabulastico futebol de transições rápidas e assitir ao crescimento dos seus jogadores e construção da equipa! Esta jornada perderam em casa com o campeão em titulo da II liga grega e até obrigaram o Prof. a dar uma corrida... Tenho pena de nunca o ter visto a correr assim do Dragão para fora.
miguel87 disse…
Ainda sobre o que se passou na mata, se o Maicon tinha perdido alguns pontos no duelo particular com o Ota, acho que ontem o argentino, apesar do golo, devolveu os pontos todos e com juros... se os avançados do Paços não tivessem sido tão nabos, ontem podiamos ter perdido o jogo, sempre pelo lado dele.
Penta disse…
@ aos administradores do "Basculação"

meus caros,

sou assíduo visitante deste espaço, que muito prezo. nem sempre comento com a mesma regularidade que o visito, mas "isso são outros quinhentos".

não me levem a mal seguintes palavras nem as interpretem como querer dar lições de moral e/ou outras, mas valho-me dessa regularidade para vos sugerir o seguinte:

encarecidamente, filtrem ainda com mais eficácia as mensagens obscenas desses passarinhos com azia que por aqui gravitam. que eles não merecem o ar que respiram já todos nós sabemos; agora que lhes dêmos tempo de antena... isso é precisamente o que pretendem - para além de que não engrandece nem enobrece este espaço, que se pretende "limpo" e com um ar "respirável" (por que respeitável).

encarecida e literalmente, cortem-lhes o pio. ;)

desde já, o meu muito obrigado! por me terem ouvido

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I
prata disse…
Tem razão. Eu como não ligo a estes atrasados mentais não me incomoda muito. Mas de facto não há necessidade de aparecerem estas baboseiras no meio dos nossos comentários. Vou apagar.
Daniel disse…
2 nomes - Sapunaru e Otamendi, jogam os que merecem e fazem por isso.

Para aqueles que discordam mas não respeitam quem representou o clube com conquistas, acho que deviam mudar-se para a grécia, é um tirinho...
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pispis disse…
Januário, tudo o q é demais enjoa... Come a tua pescadinha e entretem-te c as águias Vitórias...

Se houve ekipa prejudicada em Paços de Ferreira, essa ekipa foi o Porto, mas acho piada q dp dos escândalos q se verificaram a época passada ainda tenham coragem de falar em arbitragens este ano. O facto de n reconhecerem a superioridade do Porto este ano só legitima todos akeles q defendem q o Benfica foi campeão o ano passado por causa de manobras de bastidores (túneis, penaltis sobre Aimares, Di Marias e Cª,...).

Isto numa jornada em q o David Luiz torna a mandar uma chapada num gajo e comete falta no último golo do Benfica. Enfim...
miguel87 disse…
Ainda agora vi o resumo que passou na rtp1 e vê-se claramente em 2 lances o Otamendi a ser ultrapassado pelo Rondon que acabou por rematar ao lado, sem grande esforço deste último.

Sobre os ex-representantes do clube, já escrevi muito noutras alturas, agora só digo que o representante em causa ganhou tudo o que tem graças ao clube, já o inverso não é verdade, muito pelo contrario - basta contabilizar os resultados negativos, alguns bastantes humilhantes, durante essas épocas.
Lamas disse…
Apenas para dizer que acho que faltou mencionar mais uma, na minha opinião, boa exibição de Belluschi... é um jogador com muita classe e que faz mexer a equipa... e as "cuecas" que ele faz deliciam-me...