Metamorfose


O resultado foi semelhante ao da semana passada. Mas ontem viu-se mais futebol e uma evolução que parecia difícil depois do que vimos na semana passada. Mantivemos uma equipa bem mais pressionante que na época passada mas vimos adicionalmente uma outra desenvoltura ofensiva. Na semana passada tivemos só Hulk. Ontem tivemos mais envolvência dos laterais, sobretudo Miguel Lopes, mais troca de bola em passe curto, mais rapidez na troca e muito mais futebol. Nesse aspecto brilharam Ruben e Moutinho que pela primeira vez jogaram juntos na equipa titular. Mas nota-se que também Belluschi aparece a jogar muito bem e pode ser uma opção para a Supertaça. Mas quanto evolução ofensiva que ocorreu numa só semana gostaria de destacar aquele que foi para mim o MVP do jogo de ontem: Fernando. O título do post é dedicado a ele. De facto ontem tivemos outro Fernando. Mais interventivo, mais mobilidade a atacar, mais segurança nos passes, e não estou a falar dos seus habituais passes para o lado e para trás. E um golo. Quem diria. Villas Boas inventou ali um jogador com potencial nos lances de bola parada. Com esta evolução no jogo de Fernando, Villas Boas poderá estar a tornar este 4-3-3 num sistema com pernas para andar. Isto por muito que eu gostasse de jogar em 4-4-2. Mas não passa pela cabeça de alguém jogar em 4-4-2 quando apenas temos um ponta-de-Lança no plantel...

Por falar em pontas-de-lança, há notícias sobre Walter? E Kleber? Estranho muito este tipo de impasse. Não estamos nada habituados a isto...

Destaques individuais, Hulk, Fernando e João Moutinho na primeira parte, Belluschi na segunda. Gostei ainda da capacidade de remate pronto e forte de James Rodriguez, da segurança de Maicon e da irreverência de Miguel Lopes. Não gostei do Rafa que estraga o que faz de bom com falhas de marcação e com um penalti mais que desnecessário, achei o Sereno intranquilo e assusta a falta de pontaria de Falcao. Coisa momentânea...

Comentários

prata disse…
Faltou dizer que achei estranho o Tommy não jogar. Será que me vão fazer a vontade e tentar vendê-lo? Outro destaque para a única dispensa confirmada: Stepanov. Também me parece normal.
riskolas disse…
Não vi nem jogo nem resumo mas os ecos são bons... :)
Artur disse…
Prata estou de acordo com tudo o que falas com uma excepção: Miguel Lopes é uma merda. Todas as bolas que lhe vão aos pés, são bolas perdidas. Aliás, o Hulk apercebeu se disso e deixou de lhe passar a bola.
De resto, estamos a caminho de grandes vitórias
Evolução

Quem viu o jogo frente ao Ajax e viu este, notou uma melhoria clara, nítida da equipa portista. Muito mais compacta, muito mais agressiva, muito mais organizada e a durar muito mais, junto a uma pressão alta e uma posse de bola, que em alguns momentos, foram uma espécie de regresso ao passado, antes de Jesualdo. Houve uma notória evolução do jogo portista e se ainda há muito a melhorar, quem foi hoje ao Dragão, já saiu de lá com outra cara, outro estado de espírito e no meu caso, com uma certeza, a certeza que temos treinador. Temos treinador, meus caros, porque perante tantas incertezas, tantas indefinições, com tudo o que isso significa e fazer evoluir a equipa tanto, numa semana, é motivo para estarmos optimistas em relação a André Villas-Boas. Até agora, se há quem não esteja a corresponder às expectativas, não é o jovem treinador do F.C.Porto... Disse atrás que há coisas a melhorar e o que há a melhorar é principalmente na defesa. Não há boas equipas sem boas defesas - embora hajam excepções à regra: estou a lembrar-me, por exemplo, do Brasil em 70 - e sem um bom guarda-redes. Se na baliza, estamos bem com Helton, Beto e Kieszek, se Maicon e Rolando, garantem alguma segurança no centro e Álvaro é uma certeza, com um bom substituto, E.Rafael - a partir de agora, Rafa. Vá lá saber-se porquê...- para a lateral-esquerda, já no centro e se Bruno Alves sair, temos de ir ao mercado e contratar um jogador de qualidade. Sereno, voltou a não me convencer e se for só o que tem mostrado...meu querido André Pinto! Para o lado direito as coisas são semelhantes. Não gostei de Miguel Lopes, nada mesmo e Sapunaru, embora melhor, não me dá garantias totais. Também aqui, se Fucile sair, o ideal seria contratar alguém, mas com dois laterais apresentados, tenho algumas dúvidas que seja essa a opção.

Muito gente boa no meio-campo. Fernando muito bem e muito mais capaz de ir à frente. Bem Belluschi, J.Moutinho, Souza - este rapaz tem pinta! -, menos bem Rúben Micael, a acusar a paragem, muita sofreguidão em Castro a querer mostar serviço depressa e depressa e bem...e ainda falta Guarín...Meireles, se não sair será a surpresa do defeso.

Idem para o ataque. A Falcao, só está a faltar um bocadinho assim...Hulk, continua com alguns defeitos do passado, mas é capaz de resolver e de que maneira!, James - chico, você me encanta! - quer ter bola, pede bola, assume, vai para cima...e marca maravilhosamente os cantos. Tentou marcar livres, mas ainda lhe falta estatuto. Grande regresso de S.Varela. Esteve parado quantos meses? Não se notou nada! O Cebola, já esteve melhor, mas ainda longe do que pode fazer e Ukra, jogou pouco e a ponta-de-lança...

Um abraço
Frederico Dias disse…
2 avançados, 1 lateral direito/esquerdo e 1 bom central e acho que teriamos o plantel fechado...(só em caso da saida do Bruno e Fucile) o Miguel e Rafa não me dão confiança. acho que precisamos 2 sul americanos (uruguaios ou Argentinos).. daqueles que nascem já a "serrar os Dentes"... Sinceramente acho que este campeonato vai ser bem disputado...Assisti ao jogo dos Milhafres e só tenho uma coisa a dizer (jogam da mesma maneira) nada mudou excepto na baliza :)... tudo a jogar para o Aimar e o Aimar a jogar para o cardozo... Sinceramente acho que temos todas as hipoteses de vencer e massacrar no dia 7...

Força Porto
Toni Silva (Baresi) disse…
Caros Portistas,

Eu estive no Dragão e continuo a achar que o Hulk pode render mais num clássico 4-4-2, pois nas laterais este artista joga sozinho e quer o lateral dto seja bom ou mau, este caralho não passa a bola a ninguém (reparem que na 1ªparte o Falcão quase não tocou na bola - nãso existiram cruzamentos). Este erro do nosso jogo mantém-se e fez-me lembrar o Professor.

No resto parece-me que este plantel é alargado, com mais qualidade e acima de tudo com um banco mais capaz que o do ano passado, apenas ressalvo que a eventual saída do Fucile nos pode enfraquecer. No centro da defesa e apesar de o Rolando não deslumbrar, acho que estamos bem servidos. Falta-nos, claro, mais um avançado centro ou um ponta de lança alto e forte.

De qualquer modo penso que as perspectivas são animadoras.
prata disse…
O Miguel Lopes é um tolinho mas parece ter potencial para trabalhar. Abre muito o jogo pela lateral e é pena que depois nem sempre defina bem. Também se torna difícil ser um lateral ofensivo quando o extremo é Hulk... Gosto bem mais que o Rafa. Se Alvaro sair, aí sim temos um problema. Mas o ideal seria mesmo ter os dois Uruguaios nas laterais.
Anónimo disse…
Nem uma única palavra sobre a Cerimónia de Apresentação Oficial???
Aqueles árbitros fantásticos... Aqueles bailarinos e voluntários do FCP todos a dançar...!
Eu estive lá e foi muito bonito...!
Quanto ao jogo, a minha opinião é que temos equipa e treinador.
Força PORTO!!!!!!!!!!!!!
moutinho disse…
Pormaiores!

Após o jogo falei com o Prata e concordamos com algumas coisas que foram referidas na crónica. por isso nao vou estar a repeti-las!

Mas destaco alguns pormaiores interessantes:

- quando existe um preparador fisico na equipa, ele tem de desempenhar as suas funções em qualquer momento. No porto do André, o preparador físico dá o aquecimento antes dos jogos (jogadores ja correm no sentido do jogo) e dá o aquecimento aos jogadores que estão a aquecer enquanto o jogo decorre. Aspecto extremamente positivo.

- gostei da pressão alta que o porto esta a fazer. pressao esta que acontece em determinados momentos. reparem a quantidade de vezes que os centrais adversarios tem a necessidade de "despachar" a bola. isto é o resultado de uma pressao bem organizada e no timming certo. O resto ja foi dito por muitos comentadores neste bolgue.

- chamo a atenção para a grande diferença do jogo entre André e prof jesualdo. prof Jesualdo gostava de um futebol mais directo. Dou um exemplo: preferia que o medio interior colocasse a bola directamente no extremo. Jogo mais directo, transições mais rápidas. André, pede sempre a participação/acção de mais jogadores na construção do jogo ofensivo. pegando no exemplo anterior, o medio interior em vez da transição rapida anteriormente falada, chama à acção o lateral , para uma construção de jogo ofensivo com um maior numero de jogadores. Transições rapidas nao implicam um maior numero de jogadores, claro. por isso andré é mais um treinador de ataque em bloco, organizado e com variações posicionais. Os laterais vão ser de enorme importancia no processo ofensivo. Nesse aspecto, e na minha opiniao, miguel lopes e alvaro serão os titulares. Sao os laterais mais bem preparados para este estilo de jogo. Mais activos ofensivamente, tecnicamente melhores e acima de tudo disponibilidade fisica acima da media.

- tomas costa: sempre admirei as qualidades do argentino. Ja se percebeu que deve estar de saída. Gostei da exibição frente ao ajax a 6. É ali que rende mais. Disponibilidade fisica, capacidade de choque, leitura de jogo, eficacia no passe a 30 metros, tecnica aceitavel. Souza ainda nao jogou ali. Fernando é dono e senhor do lugar, mas nao ficava apenas com uma opção certa e outra que...nunca jogou ali. mas será uma decisão do André.

- Hulk e Fernando: aparece no inicio de epoca em grande forma. Aquele mito dos brasileiros nao se cuidarem nas ferias e aparecerem gordos, ja terminou.
- Moutinho: nome de craque! Facilidade de leitura de jogo, sabe ocupar os espaços como ninguem e mantem o mesmo rendimento os 90min. Grande contratação.
- Maicon: Bruno Alves? quem?

- Ataque do porto: varela, hulk e falcao. mas sem mais conversas!

- os jogadores ja agradecem aos adeptos no final do jogo. Todos. Será só por ser apresentação (no ajax tb o fizeram), nao sei,mas que agrada aos milhares de adeptos, agrada.

- termino para agradecer novamente o que o professor jesualdo fez no fcporto. Acredito cegamente que nao fomos campeoes por questoes extra-futebol. Se serve desculpa ou nao, voces tirem as ilações que quiserem, mas eramos superiores. Obrigado professor.

A todos um abraço e boas férias!
Já agora aproveito para sugerir uma francesinha no Barraquinha, na praia da Granja!
Pispis disse…
Já tinha saudades do nosso Moutinho :-)

Uma crónica semanal para ele, já!
prata disse…
Estou farto de lhe falar nisso...

Ainda não provei a francesinha do Barraquinha. Na próxima vez...