Ainda sou do tempo em que...
Como hoje é um dia especial para eu ficar saudosista, começo por dizer que eu ainda sou do tempo que A Bola era a ‘Bíblia’ e lá podiamos encontrar jornalismo de excepção e de isenção. Lembro-me que antigamente saía 3x por semana e a compra era sagrada... ok o meu pai é mouro mas mesmo assim não tenho ideia que antigamente os jornais desportivos fossem tão tendenciosos...
Cresci a ler A Bola e devo admitir que em altura de férias, até há pouco tempo, era sempre o jornal que me apetecia comprar... Mas os tempos evoluem e não raras vezes comentamos no basculação as capas dos jornais, ‘que raio de linha editorial eles seguem para não fazer capa uma vitória do Porto na Europa em detrimento duma antevisão dum jogo qualquer?’
A resposta encontrei-a, curiosamente, no Record. O director Alexandre Pais, em resposta a um adepto do Braga que reclamou porque no dia seguinte à vitória por 3-0 sobre o Celtic a capa do jornal era sobre o Sporting que ia jogar contra o Nordjsgeifnsvfiwegfnlg.
As frases que me elucidaram:
1. A verdade é que os jornais são hoje, quase todos, propriedade de grupos de comunicação social que vivem dos resultados e que por eles competem duramente entre si. As capas de qualquer título devem ter em conta o seu público-alvo e ser elaboradas por forma a suscitarem o interesse do mercado a que se destinam, com uma atenção natural ao apelo de compra. A importância das opções de manchete não pode avaliar-se pelo mérito das vitórias mas pelo interesse que a maioria dos leitores possa ter ou não na aquisição do jornal.
2. temos o dever de pensar primeiro naquilo que julgamos ser o interesse da maioria dos nossos leitores
Ainda há isenção no jornalismo? Vai um Record que pelos vistos está direccionado para o Sporting elogiar as exibições do Moutinho? Dizer que o Sporting foi beneficiado? Não é isso que o público-alvo deles quer ouvir...
Tudo isto para concluir que, a partir de agora, sempre que me apetecer comprar o Record ou A Bola é como se me apetecesse comprar a Maria, a Happy ou a TV Guia... não faço parte do público-alvo...
Neste dia, o Porto ia jogar em Manchester para os quartos-de-final da Champions League...
Cresci a ler A Bola e devo admitir que em altura de férias, até há pouco tempo, era sempre o jornal que me apetecia comprar... Mas os tempos evoluem e não raras vezes comentamos no basculação as capas dos jornais, ‘que raio de linha editorial eles seguem para não fazer capa uma vitória do Porto na Europa em detrimento duma antevisão dum jogo qualquer?’
A resposta encontrei-a, curiosamente, no Record. O director Alexandre Pais, em resposta a um adepto do Braga que reclamou porque no dia seguinte à vitória por 3-0 sobre o Celtic a capa do jornal era sobre o Sporting que ia jogar contra o Nordjsgeifnsvfiwegfnlg.
As frases que me elucidaram:
1. A verdade é que os jornais são hoje, quase todos, propriedade de grupos de comunicação social que vivem dos resultados e que por eles competem duramente entre si. As capas de qualquer título devem ter em conta o seu público-alvo e ser elaboradas por forma a suscitarem o interesse do mercado a que se destinam, com uma atenção natural ao apelo de compra. A importância das opções de manchete não pode avaliar-se pelo mérito das vitórias mas pelo interesse que a maioria dos leitores possa ter ou não na aquisição do jornal.
2. temos o dever de pensar primeiro naquilo que julgamos ser o interesse da maioria dos nossos leitores
Ainda há isenção no jornalismo? Vai um Record que pelos vistos está direccionado para o Sporting elogiar as exibições do Moutinho? Dizer que o Sporting foi beneficiado? Não é isso que o público-alvo deles quer ouvir...
Tudo isto para concluir que, a partir de agora, sempre que me apetecer comprar o Record ou A Bola é como se me apetecesse comprar a Maria, a Happy ou a TV Guia... não faço parte do público-alvo...
Neste dia, o Porto ia jogar em Manchester para os quartos-de-final da Champions League...
Comentários
Quanto ao que escreveste, um amigo meu publicou o texto e resposta do AP no facebook.
Este foi o meu comentário:
"A resposta diz tudo. O que interessa é continuarmos a ser tacanhos e pequeninos! O slmerda há-de ter 1 adepto e vamos ouvir a CS a falar nos 6 milhões!
Gostava muito de saber qual é a distribuição de adeptos por faixa etária. Acho que na faixa abaixo dos 35 anos muitas pessoas ficariam surpreendidas.
Eu acho que o "OJOGO" vai fechar porque fez uma capa com o SCBraga! Não deve ter vendido nenhum jornal!
O Rascord é uma vergonha.
P.S. Vejam a capa de "ABOLA" no dia seguinte à vitória do ACMilan contra o FCP na supertaça europeia e a capa no dia desse jogo e facilmente percebem a podridão que são os "túneis", as "Paulas", os "Queirozes", as "frutas"... andamos a reboque de uma verdade contrafeita!
Um dia vão fazer da informação uma religião...
Devem achar que ou somos daltónicos ou seguidores de Mário Lino. Esqueceram-se foi de contar os camelos que pairam nos Restauradores!Só aí estão 4 milhões e meio...Esse é que é o público alvo!
Para o victor sousa: de ferias tambem leio Marca todos os dias, embora este tambem nao seja um exemplo perfeito( muito longe disso..) de imparcialidade...
Por isso é que esses fdp pugnam tão despudoradamente para que certo emblema ganhe mais vezes!
De forma inglória diga-se!
Decerto não gosta da capa de hoje pois, lá está, a chamada de atenção é para o Benfica e isso é o que fazem todos, ou não?
O problema para essa teoria está no facto de com isso se evitar fazer um título a chamar atenção para a derrota do Porto! Tivesse o Porto ganho por 4-1, e veríamos qual seria a capa!
Sou da cidade do Porto e dou de caras muitas vezes com o jornal O "O Jogo" e nunca vi o Porto criticado e muito menos PC como já vi o Benfica e o Sporting nos jornais "Bola" e "Record". Ainda recentemente o "Record" fazia uma capa chamando frangueiro a um guarda-redes contratado por 8.5 milhões de euros, e com apenas 2 jogos efectuados. Alguma vez o "Jogo" faria algo parecido em relação a qualquer jogador do Porto?
Quem contribui para a existência de um jornal como "O Jogo" não pode, vir depois, criticar os outros jornais. Puder pode agora é impossível de ser levado a sério!!
Não conhece nem o autor do post nem percebeu o teor do mesmo.
Em momento algum se falou no "OJOGO" como referência.
Mas lembro-o que o "OJOGO" tem primeiras páginas diferentes para a Edição Norte e para a Edição Sul.
Dizer que o "Record" é isento ou defender a resposta do AP é o mesmo que... nem sei bem o que é! No mínimo, é bacoco!
Se as linhas editoriais se regem por público-alvo e não por akilo q é de interesse nacional então deixo de comprar a Bola e o Record pk quem faz estas capas certamente n as está a fazer para mim, logo n sou público-alvo… Se o Jogo fizer capas para mim (apesar de ter dado o devido destaque à vitória do Braga, o q era o mínimo aceitável em qq um dos diários desportivos) é claro q passo a comprá-lo, agora daí a dar o Jogo cm um exemplo de isenção vai uma longa distância, Xavier… (mas mm assim ainda consegue ensinar qq coisinha aos 'gloriosos' Record e Bola)...