Crónica desinteressante



Aviso: a crónica que estão prestes a ler será tão desinteressante como o jogo de ontem. Não faço milagres. Dificilmente se pode concluir algo significativo do que se viu ontem. Só Hulk, Moutinho e os centrais titulares mostraram serviço e tudo o resto oscilou entre o mediano e o medíocre. A chama foi tão pouca que dá vontade de dizer que esta equipa ainda tem o dedo de Jesualdo. E isso não deixa de assustar um pouco. Que vimos ontem? O mesmo esquema embora com interpretes diferentes. A mesma apatia a seguir à marcação dos golos que resulta num sofrimento desnecessário. E continuamos com o mesmo remédio anti-apatia: Hulk. Quase tudo de bom que se fez nestes dois jogos teve o seu dedo. Tudo o resto ainda está num estado embrionário. Caso para alarme? Obviamente que não! Veremos o que valemos com o evoluir da preparação e ainda há bastante tempo. E convém não esquecer que ainda faltam os mundialistas e os lesionados, sendo que alguns deles terão óbvia entrada directa no onze. Não poderei, no entanto, deixar de referir que gostava de ver estudado um esquema alternativo. Passei todo o ano passado a pedi-lo a Jesualdo e não deixarei de o pedir a Villas Boas. Continuo a achar que Hulk rende mais se não estiver preso a uma ala. Continuo a achar que os nossos médios mais criativos ganham mais num esquema 4-4-2 e que esse esquema deverá ser testado para que possa ser utilizado em jogos de exigência máxima, tal como acontecia noutros tempos em que éramos treinados por um senhor que é o melhor treinador do mundo e que não é a maior influência de Villas Boas.

Termino a crónica com uma avaliação dos reforços à boa maneira do Marcelo Rebelo de Sousa quando apresenta os livros da semana:
- Sereno - melhor reforço até agora
- Emídio Rafael - não podemos vender o Alvaro e ficar descansados
- João Moutinho - não engana mas espera-se muito mais
- James Rodriguez - só o golo
- Ukra - Mas porque é só joga 10 minutos depois do que fez no último jogo
- Kieszek - Para jogar na Taça da Liga. Não se esperam os frangos do seu antecessor nessa posição.
- Souza - Poucos minutos mas melhor que no jogo anterior
- Castro - Não gosto do facto de o Tommy ser titular e o Castro só jogar 2 minutos
- André Pinto - Também não gostei que entrasse primeiro o Stepanov.

No próximo Domingo há mais.

Comentários

Lamas disse…
Eu não fui ao Dragão e dos resumos que deram na televisão do FCP até ao momento só deu para ver os golos...

Pelos vistos não perdi grande coisa, mas estou ansioso para ver este FCP...

Prata, gosto da análise dos jogadores a Marcelo Rebelo de Sousa... :)
Dragus Invictus disse…
Bom dia amigos,

Não tive oportunidade de ir ao estádio nem de ver o jogo.
O que vi foi o resumo na net.

Pelo que me disseram amigos, a exibição foi amarela e tremida como as riscas do novo e feio equipamento alternativo.

De facto ainda há que definir muita coisa relativamente ao plantel.
Sai Bruno Alves, Meireles e Fucile ou não???
O Farias, Tomas Costa, Guarin será que cabem neste plantel???

Pelo que leio das crónicas dos jogos de pré-época, Moutinho, Ruben Micael, Hulk, Falcao e James têm estado bem. Maicon e Sereno lutam por um lugar.

Realce para o Emídio Rafael que me disseram que esteve bem.

Abraço
Pispis disse…
Vamos ter calma, é apenas a 1ª pré-temporada do nosso mister cm treinador principal, para ele também tudo é novo :-)
riskolas disse…
Prata, vi a 1ª parte num stream de má qualidade.

De qualquer modo, vi 20 minutos completamente diferentes daquilo que vi nos últimos 4 anos! Vi uma equipa com bloco avançado a pressionar a defesa adversária.

De resto, faltam rotinas, faltam forças e falta o meio-campo titular (Fernando, Moutinho, Micael) jogar junto muitos mais minutos!!!! Ainda nem 45' juntos devem ter!

O Sereno a mim não me surpreende. Este gajo e o Geromel fizeram uma das melhores duplas que vi em Portugal nos últimos anos!

Temos 3 semanas para preparar a primeira conquista da época e temos de ter alguma paciência. O outro teve 4 anos e adversários moribundos!

Este slmerda está, de facto, muito mais adiantado. Há rotinas adquiridas e muita auto-confiança! Até o Carlos Martins consegue fazer 2 jogos seguidos!!

Valha-nos a anedota que eles têm a guardar o galinheiro!
Realmente, preferir o Kieszek ao Helton deve ser para rir. Não agarra uma bola nos cruzamentos e é fraco com os pés. Não da segurança nenhuma.
É uma corrida contra o tempo.Temos muito para trabalhar e mudar em muito pouco tempo...
Anónimo disse…
Gostei muito do Hulk quando cruzou a bola para lá da linha de fundo, o Soares Dias subiu muito na minha consideração.
Como não estava no Porto não fui ao Dragão, vi na Net o jogo, comentado por holandeses, na 1º parte a equipa até esteve bem, mas depois faltou ritmo, o Ajax também não é qualquer equipa, mas é necessário formar a espinha dorsal, AVB tem de formar uma equipa base, claro que ainda faltam os mundialistas; depois há jogadores que não serão 1ªs escolhas: Tomás Costa não tem hipóteses, ele bem se esforça; Miguel Lopes e Sapunaru não estão ao nível do Fucile. A equipa base e a correspondente estratégia tem de começar a ser posta em práctica, não se pode estar sempre com experiências, temos de ter um fio de jogo, algo que ainda não se viu ontem.
Pedro disse…
Alguém viu o comentário do Mourinho em relação ao Villas Boas, neste fim de semana, numa entrevista dada à TVI? à pergunta se o Villas Boas iria triunfar e se tinha capacidades.. bla bla bla.. a resposta dele foi evasiva "desejo-lhe sorte, nada mais do que desejei há uns meses. desejo-lhe que tenha sorte"
Isto mostra que algo se passou entre eles ... ou que o Mourinho nao acreditas nas capacidades do nosso novo comandante. A ver vamos... A verdade é que também nao estou muito confiante, mas o trabalho nao se pode ver em 2 semanas. Tirando o Jorge Jesus que claro que ja estava a jogar um futebol pró mundial no verão passado, segundos alguns jornais...

SImões
prata disse…
Simões não vi mas não admira. O ego do Mourinho é tão grande que não suporta que um discípulo siga o seu caminho. Bem lá no fundo Mourinho deseja que isto corra muito mal... Mas não acho que ele não confie nas capacidades do Villas Boas.
prata disse…
André Pinto já não treinou. Seguem-se Castro e Ukra?
Taqui disse…
Prata, falta os valores para ser como o Marcelo "veneno" de Sousa...
Domingo lá estive, estádio cheio, espectacular aquela hora ver o futebol. Quer dizer, viu-se pouco futebol, fiquei um bocado preocupado, apesar de já se ver qualquer coisa de diferente: a troca de bola junto às linhas é feita ao primeiro toque e rápido: Lateral dá no ala, vem para dentro e recebe o passe e dobra para a linha novamente. Vi isto mais que uma vez e acho que quando tiver afinado vai dar resultados.
Foi pouco!Esperava mais entrosamento!
Quanto aos reforços, sinceramente gostei do defesa esquerdo, sem tremer e confiante; do James não vi nada;Sereno, pra mim nao faz jus ao nome, aposto no Maicon se o 2 for embora; Moutinho(que ja tem musica)está ainda preso, mas tem uma raça, vai se dar bem por estes lados!Quanto ao guarda-redes, aqui se vê a organização de um clube como o nosso: não se brinca em serviço!Estou tranquilo caso alguém se aleije ou fique castigado!
Força AVB, tens muito trabalhinho pela frente...
Domingo não vou poder estar lá, espero acompanhar a crónica por aqui...

abraço